Confira o segundo post do ano sobre Carreira e faça o teste que irá avaliar que tipo de profissional você tem sido. Satisfação garantida ou seu clic de volta!

Existem vários tipos de profissionais, mas hoje vamos focar em três grupos:

  1. Os que deixam acontecer
  2. Os que perguntam “o que aconteceu?”
  3. Os que fazem acontecer

Os que deixam acontecer

São aqueles que esperam  as coisas acontecerem por si só “para ver no que dá”. São os conformados e, por que não dizer, acomodados. O que acontecer para elas está bom, foi a “vontade de Deus”, o que o destino quis… Eles são passivos e adeptos de não fazer grandes esforços. Afinal, se não acontecer esta semana, quem sabe acontece na semana que vem? No mês que vem? No ano que vem? São os que adoram repetir a frase: “Um dia eu chego lá!” E eu pergunto: será mesmo?

Os que perguntam “o que aconteceu?”

São os que vivem presos ao passado. Eles perdem tempo perguntado “o que fiz de errado?”, “por que tudo pra mim é tão difícil?”, “por que eu tento e nunca consigo?”. Daí a fila anda e eles ficam sempre pra trás. Isso quando não jogam seus fracassos sobre os ombros dos outros e até mesmo de Deus, perguntando “por que Deus permitiu que isso acontecesse na minha vida?”. Será que foi Deus mesmo ou foi você que que estava olhando para o passado e só acordou quando o teto desabou na sua cabeça?

Os que fazem acontecer

São os que chamam a responsabilidade para si. Eles determinam o que querem e agem para alcançar seus objetivos. Definem um alvo e não descansam até atingí-lo, eles trazem à existência aquilo que não existe. Além disso, o que não podem fazer não serve como desculpa, pois eles confiam em Deus e usam a fé. O que está ao seu alcance, ela faz. O que não está, ela tem Deus como seu aliado. Essa é a pessoa que usa a fé inteligente e que emprega todos os seus recursos para chegar onde quer.

De posse dessas informações, temos duas reflexões para essa semana:

  • Qual desses profissionais você tem sido?
  • Qual desses profissionais você quer ser?

A ilustração que abre este post é uma das várias que você encontra no livro Bolsa Blindada. Se você ainda não adquiriu o livro ou já tem quer presentear uma amiga, compare os preços aqui, mas não esqueça de considerar o frete para sua cidade.

Curta nossa fanpage no Facebook e fique por dentro de tudo o que pode contribuir para blindar a sua bolsa.

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia!
    Quero ser a profissional que faz acontecer e tenho sido a que deixa acontecer rs
    Adorei o post, rumo a prática!!
    Beijos

  • O primeiro é uma tristeza hein!! Graças a Deus que estou longe dele!!! Fiz a análise com uma amiga aqui no trabalho e posso dizer que até pouco tempo eu era o segundo. Foram tantas frustrações vividas, problemas, decepções que passei a ficar desta forma: “Oh vida, ´oh noite, oh sol!” rsrsrs
    Mas desde que migrei para o terceiro tipo de profissional, estou colhendo bons frutos!!! Que Deus nos abençoe!

  • Bom dia!
    Vendo e lendo esse post, me identifiquei com “Os que perguntam, o que aconteceu” , as vezes me prendo aos meus pensamentos e pergunto-me porque isso tá acontecendo comigo, o que fiz de errado, puxa, mas hoje lendo a terceira postagem eu quero ser “Os que fazem acontecer”, e tenho certeza que eu posso, eu quero, eu consigo com a ajuda de Deus.

    • Consegue sim, Camila. É só uma questão de se posicionar para isso e perseverar! Bjs

  • Engraçado que eu percebi uma coisa… os dois primeiros profissionais sempre estão “dizendo algo” mas o último não, o último não fala muito, mas age. Isso é importante. 😉

  • Paty tem um filme que assisti com meus filhos que define esses tipos de pessoas se você puder assistir é infantil mas educativo o nome é turbo.

    bjos na fé

  • Graças a Deus que sou do tipo que faz acontecer, tendo Deus como meu aliado, sei que vou chegar aonde quero.

  • Oi Paty, bom dia!!! Maravilhoso esse post hein? Ontem comprei o seu livro, ele já foi entregue à transportadora, não vejo a hora de receber ele. Estou empenhada, já arrumei meu dízimo (pois estava devolvendo a mais) e agora vamos que vamos.

    Muito obrigada por todas as dicas querida!!!

    Deus abençoe!!!

    Bjokas da blindete Taty =)

  • Querida Paty,
    Muitas vezes nos tornamos por momentos pessoas que não queríamos ser, por alguma luta, alguma circunstância da vida.
    Problemas, enfermidades… sei lá!
    Mas, Deus é tão bom que nos desperta através de aconselhamentos como o de hoje.
    Eu sei quem quero ser, o primeiro passo foi dado… olhos abertos… agora o segundo em diante, atitudes!
    Obrigada! Um bejim, Vinni

    • É verdade, momentos de reflexão são sempre positivos para traçarmos novas rotas!

  • Acho que tenho sido Os que deixam acontecer
    Mas quero ser Os que fazem acontecer.
    Obrigado pelo post!beijinhos!

  • ARREBENTOU… Sem comentário, eu sou o que faz acontecer e quero continuar sendo, trazer a existência ao que não existe tem sido o meu lema deste que ouvi pela primeira vez essas palavras dita na época pelo Bispo Clodomir Santos, juntando essas palavras e o Bolsa Blindada e a certeza de vitoria. 2014 ano de prosperidade fechei o 2013 com 0 de dividas, já sou controlada mas me ensina a não me ver como pão duríssima….kkk beijo e fica com Deus….

  • Esta mensagem serve não só para a vida profissional mas para todas as demais áreas também. Se ficarmos esperando as coisas acontecerem ou ficar só reclamando do passado, nada vai mudar, Temos que fazer por onde, né.

  • A um tempo atrás eu me vi perguntando o que aconteceu, fiquei olhando ´para trás para o meu passado profissional e pessoal, quando vi, tomei na cabeça, passaram na minha frente e eu fiquei pra trás. Mas eu não desisti, quando acordei decido reagir, e me tornei essa funcionaria que faz acontecer, resultado, disparei na empresa, estou crescendo Graças a Deus e a força e disposição que Deus me da. Com certeza só trás ótimos resultados Fazer Acontecer.
    OBS: quando se é pro ativo, as chances de vc errar são maiores do que aqueles acomodados, Você ousa mais, você erra mais, mas não desista porque uma hora da certo. Na fé.

    • Sem dúvida que quem faz mais erra mais, mas também aprende mais!! Bjs

  • Eu sou a profissional que faz acontecer…claro que não fui a vida inteira assim, tive os meus momentos de ” Oh vida, oh céus, oh azar!” mas o tempo, a convivência com outros profissionais e a fé ( que em alguns momentos foi abalada, mas hoje está restaurada ) me ajudou a ser uma profissional melhor.
    Por isso não consigo me conformar com pessoas que dizem que “as coisas são assim mesmo” ou “temos que aceitar esta situação, pois não tem jeito” ou ” as coisas nunca vão melhorar”, não consigo e não posso me acostumar com isso.

  • adorei o artigo e creio que sou o tipo de profissional que faz as coisas acontecerem!!! a proposito, comprei o seu livro pela internet, pesquisando e com o melhor preço!beijos

  • Patricia eu amei o livro. Ele é o meu guia a partir de hj. Vou ser uma profissional decidids. Katis

  • Oi Patricia acho que estou com um problema, eu pelo texto estou mais para “o que aconteceu?” e o meu namorado “deixa acontecer”. Eu atualmente moro em barcelona Espanha e antes de vir para ca eu era super “faz acontecer” depois que cheguei aqui tive o problema da adaptação cultural e o estancamento na area profissional ja se pasaram mais de nove anos e me encontro com 36 anos com divida
    No cartão de credito, sem definição na vida profissional e também sem um trabalho fijo, tenho potencial e todos me dizem isso mas me custa muito arrancar , e agora tambem quero me casar e o meu namorado é o ser mais deixa acontecer que conheço. De verdade não sei o que fazer voce poderia me dar um conselho? Gostaria muito de voltar a escrever no seu blog e contar o testemunho da minha vitoria.Obrigado.

    • Oi, Daniela. Eu creio que agora que vc se “autodiagnosticou” e viu que precisa voltar a ser a pessoa que faz acontecer, vc poderia começar a traçar estratégias para retomar as rédeas da sua vida. Veja o que pode fazer para se recolocar profissionalmente e tb inspire o seu namorado a ser mais pró-ativo. Mas não faça cobranças, pois cada pessoa tem seu tempo de agir. Contagie-o com o seu entusiasmo e não com reclamações. E es já estou esperando o seu email com boas notícias!! Bjs

  • Oi Paty, eu estou determinada voltar a ser a que faz acontecer!! Há sete anos eu parei minha vida profissional para me dedicar à minha família. Mas hoje estou planejando um recomeço. Eu quero muito por mais em prática essa força e essa fé que Deus colocou em mim. Após muita reflexão, estou comprovando mesmo que o lema para o meu ano, ou melhor para a vida é: ATITUDE!!! 🙂 E algo vai ter que acontecer! 🙂

    • Eu creio que investir na família, como vc fez, é uma ótima escolha. Mas se é possível agora voltar à vida profissional, vá em frente! Bjs

      • Obrigada pela força :)! É uma decisão que tem um grande peso pra mim, pois não quero que nada me prive de ter tempo para minha família, é importante que eu encontre esse equilíbrio :). Bj

  • Obrigado Patricia vc é muito atenciosa. Com certeza vou escrever o testemunho da minha vitoria aqui no seu blog.Beijinhos e Deus siga te abençoando grandemente!

  • Boenas Pati;

    Bom digamos que eu tenha uma mistura braba aí das três rsrsrsrsrs, mas vou mudar essa situação, vou ser a que faz acontecer 🙂
    Muito bom esse post, realmente é difícil vir aqui e não sair diferente.

    Big bjoooo tchê.

    Dai.

  • misericórdia tenho sido os dois primeiros, mais a parti de hoje vou ser o ultimo em nome de jesus, tenho lido seu blog estou aprendendo muito, estou me organizando.

  • Que pena! tenho sido a que deixa acontecer, e até eu ler esse post eu achava que estava certa, gostaria muito de mudar de pensamento até porque minha profissão exige que eu corra atrás. sou manicure e tem dias que não faço nada e penso da mesma forma como colocado aqui, as vezes isso me incomoda. Quero muito mudar!!!

  • gostei muito deste poste ! me encaixo no ultimo post não gosto de ficar esperando nada acontecer peço sempre direção a Deus e ajo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *