Onde encontrar respostas? – 28 de 100

20/10/2020

Onde encontrar respostas? – 28 de 100

Em meio a tanta desinformação, fake news e manipulações é natural ficarmos na dúvida sobre onde buscar respostas. Vamos falar…

Em meio a tanta desinformação, fake news e manipulações é natural ficarmos na dúvida sobre onde buscar respostas. Vamos falar sobre isso!

Onde encontrar respostas?

Hoje em dia o que mais existem são fontes de informação, mas como saber quais são confiáveis e quais não?

O bom senso, antigo guia para a boa convivência está cada dia mais escasso e, por isso, cada vez mais as pessoas se sentem perdidas.

É, no mínimo, curioso, viver em uma sociedade com tanta tecnologia e tanto saber, mas que, ao mesmo tempo, tem cada vez mais gente sem saber o que fazer…

As crianças atualmente raramente recebem educação dos próprios pais, deixando isso a cargo da escola, da TV, da internet e até dos games.

É comum vermos pais que permitem que seus filhos façam tudo o que querem, visto que sabem que sua ausência faz falta e sentem necessidade de amenizar suas culpas por não estarem cumprindo seu papel.

Com isso, vemos crianças e adolescentes sem terem noções mínimas de educação.

Eles gritam para impor sua vontade e se acham o centro do universo, portanto, acreditam que tudo deve ser primeiro para eles e não respeitam nada e ninguém.

São o que o psicólogo Léo Fraiman chama de “pequenos imperadores”.

Se os pais estão perdidos, obviamente gerarão filhos igualmente perdidos.

Mas onde buscar respostas para tantas perguntas?

Você que acompanha este blog já sabe: na sabedoria milenar. E o nosso livro que mais traz palavras de sabedoria é a Bíblia.

Independentemente de religião, a Bíblia é um manual moderno de conduta e traz resposta para tudo, desde que quem lê medite em cada palavra.

A profundidade bíblica não pode ser percebida com um simples passar de olhos, pois é preciso refletir sobre o que se lê.

Aqui vai um pequeno exemplo da passagem de Provérbios 21:20:

O homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo seu dinheiro assim que o recebe.

 

Tudo seria diferente se a sabedoria fosse valorizada

Imagine se você tivesse lido o versículo acima desde criança e considerasse esse conselho.

Inegavelmente você não teria tido – ou não estaria tendo – tantos problemas financeiros.

Mas hoje o que os pais têm ensinado indiretamente a seus filhos?

Que a falta que eles fazem pode ser suprida com presentes, que é preciso colocar o trabalho acima de tudo, pois qualquer coisa pode ser justificada pelo fato de “estar fazendo de tudo para ganhar dinheiro”.

Além disso, o que os pais fazem quando pensam em “garantir” o futuro dos filhos?

Deixar a eles a sabedoria ou deixar-lhes dinheiro?

A resposta é fácil e explica muita coisa sobre a decadência da sociedade em que vivemos.

Mas uma vez, fica o conselho: “vigiai”….

 

Recadinhos finais!

Não é inscrito no meu canal do YouTube? É só clicar aqui!

Quer conferir o post anterior? Clique aqui!

E para não perder nada…

Assine o blog por e-mail

Digite seu de e-mail para assinar o blog e receber notificações de novas publicações.

 

 

18 comentários

    Pati faz uma live com este senhor, falando sobre este tema: Síndrome do Imperador.

    Parece que os pais de hoje em dia tem medo de dizer não aos filhos, tem medo corrigir, disciplinar, ja vi uma mãe que o filho não pode chorar por nada e dá tudo o que ele quer, claro e as crianças não são burras, se ela percebeu que só basta chorar pra conseguir o que quer, então é só abrir a boca, não custa nada né?.

    Abraço.

    Deus te abençoe grandemente!

      Seria bem interessante, Lau, mas ele não é fácil de se contactar! :/ Bjs!

    Bom dia, Patricia!
    Se eu precisava de um motivo para justificar o desejo de presentear com a Bíblia, agora já achei!
    Muito obrigada, querida!
    Vânia

    Olá Patrícia! Está sendo maravilhoso acompanhar os posts do Desafio dos 100 Dias. É muito bom refletir sobre as palavras de sabedoria que estão na Bíblia, como o que está em Salmos 119,105: A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Deus é tão amoroso para com seus filhos que sempre mostra, de modo bem simples o que é para ser feito, assim como em Colossenses 3,16: Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Parabéns pelo seu trabalho e por ser este instrumento de Deus que compartilha seus conhecimentos com sabedoria. Obrigada!

    a sabedoria para buscar e encontrar respostas é um presente vindo de Deus, haja visto que foi o próprio Deus quem deu isso a Salomão… se Ele está disposto a ouvir nosso pedido: “que queres que te faça?” – podemos responder sabiamente pedindo sabedoria para vivermos diariamente e o apostolo Tiago afirma que Ele nos dá a sabedoria e nunca lançará em rosto. que Deus nos ensine a buscarmos a sabedoria como um tesouro!!!

    Bom dia Patrícia! Você poderia abordar o tema “PIX”, estou como muitos cheia de receios.

      Fique tranquila, é só uma nova forma de pagamento. Quais são os seus receios?

    Olá Paty! Tudo bem?

    Li bem rápido sem texto pela manhã e agora a tarde voltei pra ler com calma. Paty vc já pensou em fazer podcasts? Seria ótimo poder dirigir, caminhar, arrumar a casa ou fazer qualquer outra coisa ouvindo você.

    Bem, eu nunca te acompanhei tão de perto como agora e vejo que toda a sua escrita está sempre pautada na Bíblia. Embora você cite autores, volta e meia ou sempre você se fundamenta no texto sagrado. Por vezes achei que ao produzir conteúdo para Internet seria uma “crente bíblia” ao mencionar as orientações divinas, mas sabe… Que tolice a minha!

    De fato, a Bíblia tem e sempre terá as respostas, as inspirações, as direções. Ela é o verdadeiro GPS para andar por esse mundo. Ah! Se antes eu tivesse tido esse entendimento. Tudo estar bem na minha frente. Obg Paty! Houve o haja luz ❤️

      Que legal, Caroline! Eu tenho um canal de podcasts, mas estou há bastante tempo sem alimentá-lo. Em meio a tantos afazeres não deu ainda para me organizar e produzir conteúdo periódico, mas essa é uma das coisas que iremos fazer sim! Bjs

    Boa Trade…….é verdade informação de mais “”” tanto saber, mas que, ao mesmo tempo, tem cada vez mais gente sem saber o que fazer…”””

    Boa tarde, tudo seria diferente na minha vida, se de criança fosse ensinando como lidar com dinheiro. Eu aprendi de fato com você Patrícia, muito obrigada pelos ensinamentos. ?

    Boa tarde querida! Verdade! O que mais vemos são crianças perdidas e solitárias. Muitos adolescentes com depressão, muitos pais problemáticos que ñ dão conta nem da própria vida, que dirá dos filhos. ?. Um grande abraço! ??

    Paty, vc fala de maneira tão inteligente da bíblia que as pessoas sentem vontade de conhecer melhor a palavra de Deus. Fantástico suas abordagens e os conhecimentos que saem dela. Bjs.

      A Bíblia é inteligente! 😀

    Edificante.

    Olá Patrícia.
    Estou numa fase de gerir/juntar dinheiro para ter uma qualidade de vida melhor, pois, não tenho tido sabedoria para me organizar.
    Leio e medito todos os dias na Bíblia, no entanto acho que nunca tinha reparado nesse versículo que é realmente ‘para mim’.
    Procuro ajuda aqui e em quase todos os seus canais para a minha vida financeira. Aqui consigo aprender a prosperar caminhando com Deus.

    Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105
    É assim que temos que seguir a vida.

    Eu tenho 29 anos e uma das coisas que amo é escutar as experiências e conselhos do meu pai. Ele sempre me orienta segundo a Palavra e isso é muito raro! Ele é pedreiro ( e bem disputado por sinal), não concluiu o ensino médio, mas, sem querer ser orgulhosa, arrogante ou prepotente, ele com sua sabedoria, ensina muita gente independente do grau de escolaridade. Ele é simples no modo de ser, falar e viver. É tão alegre e amoroso com TODOS sem distinção de pessoas e de longe nem parece que tem problemas! Muitas pessoas têm a visão de Deus conforme a imagem do pai que tem ou tiveram. Se eu dependesse apenas disso para conhecer a Deus, eu diria que Ele é MARAVILHOSO!! Costumo dizer que meu pai é meu “deus humano”. Rs…rs…Sou MUITO grata a Deus pelo pais que me deu!

    Bjs

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.