O melhor investimento: Ensinar brincando

01/08/2014

O melhor investimento: Ensinar brincando

Olá meninas, estou de volta! Já estava morrendo de saudades de vocês! Hoje trouxe o passo a passo de um flanelógrafo…

Olá meninas, estou de volta! Já estava morrendo de saudades de vocês! Hoje trouxe o passo a passo de um flanelógrafo muito bacana e fácil de fazer para contar historinhas para a criançada de uma maneira muito divertida.

Dizem que flanelógrafo é coisa antiga, mas garanto que as crianças amam, tenho feito uso desse recurso visual e elas ficam com os olhinhos brilhando, fitos em cada personagem conforme a história vai se desenvolvendo.

Vamos colocar as mãos na massa? Você vai precisar de:

  • Uma placa de isopor, na medida que desejar com 3 cm de espessura
  • Feltro azul e verde, entre outras cores
  • Tesoura
  • Cola de silicone fria
  • Cola com glitter nas cores que desejar
  • Olhinhos móveis (de boneca)
  • Caneta permanente preta

F 1

Corte o feltro azul de forma que cubra mais da metade do isopor e cole com o silicone frio, para fazer o céu. Na parte inferior do isopor, cole uma tira de feltro verde, encontrando com o azul. Em ambos os casos, deixe uma sobra nas laterais de 3 cm e cole para fazer o acabamento lateral.

F 2

Para fazer os moldes que lhe ajudarão a recortar os personagens, use qualquer papel cartão que não seja muito grosso, neste caso, usei o de uma caixa de shampoo. Desenhe todas as partes que serão necessárias para compor os personagens: cabeça, vários tipos de cabelos, barba, braço, perna, corpo, sol, lua, árvores, flores, animais etc. Coloque os moldes sobre o feltro nas cores correspondentes, risque com lápis ou caneta e recorte sobre a linha marcada com uma tesoura bem afiada. (Clique nas fotos para ver maior).

F 5

F 6

Uma vez que tenha todas as peças, cole cada uma no lugar correspondente (a cabeça no corpinho, braços, pernas, cabelo etc.).

Decore as roupas dos personagens com a cola glitter, cole os olhinhos e desenhe com a caneta permanente a boca, nariz e sobrancelhas, faça cílios nas meninas. Contorne os demais objetos com a cola glitter para dar um bonito acabamento.

F 7

Uhuuu! Seu flanelógrafo está prontinho para que você aproveite o fim de semana, reúna a criançada e proporcione uma linda tarde de historinhas para elas. Você pode contar histórias Bíblicas de uma maneira bem divertida, onde esse recurso visual ajudará a criançada a aprender facilmente e guardar na memória. Fazendo vários personagens você poderá usar seu flanelógrafo inúmeras vezes. O feltro gruda no próprio feltro.

F 8

Cenário para contar histórias de dia e de noite, é só trocar o sol pela lua e estrelas:

F 9F 10

Gostaram? Viu como vale a pena investir seu tempo e pouco dinheirinho para ensinar a criançada brincando? Elas vão aprender se divertindo e vão pedir mais!

Deixe seu comentário, vou ler todos e matar a saudade de vocês!

Um beijo e até sexta que vem!

20 comentários

    Demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais….sabe que eu queria muito aprender fazer isso, sempre faço algo com E.V.A, mas agora fechou !!!
    Deus abençoe !
    Bjs

    Olá Sandra!
    Achei sua sugestão muito criativa.. adorei!!!

    AMEI , lindo !

    Muito Legal!!! Já anotei e vou separar um dia para fazer para os meus sobrinhos, sei que eles vão adorar!! Obrigada pela dica!

    Simplesmente apaixonei!! Amei a ideia como nunca pensei nisso? rsrsr Vou fazer e ensinar sobre a bíblia para meu bebe de 5 anos srsrs espero ansiosamente por mais dicas! Beijos!

    Lindo trabalho!
    Muito criativo!!!
    Com certeza as crianças irao amar!!!
    Deus abençoe !!!
    Aguardo o prox…
    Bj

    Que bonitinho!!!!!!!

    Eles são muito agradável SR. SANDRA.

    Oiieeee Sandra… que bom que vc voltou!!!
    aiinn… estava com saudades também! ….fiquei ausente por uns tempinhos tb por ter uma falha na minha conexão, mas ja está tudo resolvido… acho néh!
    Sandra ..ameeeeeeeeiii essa dica!!! e me fez voltar ao passado, me lembro de quando era criança e via esse flanelógrafo na escola!
    poxa…quando você posta arraza mesmo viu!… nos traz tudo que precisamos ver!
    adoreeeei a ideia e vou fazer aqui para as minhas sobrinhas!
    ahh… esta semana vou responder o seu e-mail tá! …
    Uma ótima semana para você e a Paty também!
    Sandra e Paty … vocês são uns amores !!!

    beijinhoooos

      Oi Luiz, que bom que gostou! Eu me divirto também quando uso esse recurso para contar as histórias, é muito bom! Faça mesmo e nos mande a foto. 🙂

    oi Sandra , adorei, gostaria de conversar pessoalmente com vc . participo da Catedral em Porto Alegre, e gostaria de umas dicas se for possivel.obrigada

      Oi Zilka, vou lhe enviar um e-mail. Bjs

    amei muito criativo

    procurei na minha cidade o feltro pra fazer este trabalho,mas,o que eu encontrei por aqui não gruda um no outro.que tipo de feltro é esse? onde posso encontrar?

      Oi Sibele, é feltro comum para artesanato. O feltro gruda levemente um no outro, mas se preferir coloque um pedacinho pequeno de velcro atrás. Beijos

    tem molde?

      Oi, Tatiana. Não temos os moldes 🙁 Mas vc pode pegar na internet, tem bastante disponíveis. Bjs 🙂

    Gostaria de saber se você disponibiliza o molde desses bonecos.

      Infelizmente não temos os moldes 🙁

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.