Mulheres conquistando seu espaço

Nas últimas semanas estive em três encontros de mulheres que fazem a diferença e também tive uma agradável surpresa com o resultado da nossa pesquisa sobre política. Confira o post de hoje e fique por dentro!

 

Grande

As mulheres ainda têm de enfrentar muitas barreiras para conquistar seu espaço. Em pleno século XXI, ainda ganhamos apenas 62% do salário dos homens, fazendo as mesmas coisas e com a mesma qualificação. Há pouquíssimas leis que realmente beneficiam a mulher no que diz respeito ao mundo corporativo. Pior: além de poucas, várias simplesmente só existem no papel.

Você sabe que para conseguir um emprego, temos que provar que não estamos grávidas, não é mesmo? Mas você sabia que existe uma lei que diz que gestação não pode ser impedimento para uma contratação? O artigo 373-A da CLT, inserido pela Lei nº 9.799, de 26/05/1999 “assegura” esse direito. Coloquei “assegura”entre aspas, pois todas nós sabemos que quem se recusar a fazer o exame, já estará fora da seleção, simples assim. É claro que a empresa vai dar uma justificativa qualquer para não contratar e jamais vai dizer que é por motivo de gravidez – ou de suspeitar que a mulher pretende engravidar – mas a verdade é que essa lei só existe no papel.

Porém, embora não estejamos amparadas pelas leis ou pelo mundo corporativo, ainda assim, nós mulheres, temos uma força imensa e, apesar de tudo, estamos conquistando nosso espaço na sociedade.

Fiquei muito feliz em participar de três eventos nas últimas duas semanas. O 1º Seminário de Formação Política do PRB, (Partido Republicano Brasileiro), o partido com o maior número de mulheres afiliadas; o 1º Evento Social do Projeto T-Amar, grupo de voluntárias da Igreja Universal que assiste mães solteiras; e o Cafeína – 11º encontro de mães empreendedoras, promovido pelo grupo Maternativa. Vale a pena conhecer!

Nos três eventos tive o privilégio de conhecer mulheres que trabalham para o bem da sociedade. Você pode pensar que esses grupos são formados por “mulheres-maravilha”, aquelas que têm a vida tão perfeita que até sobra tempo para ajudar os outros, mas não é nada disso. Aliás, é totalmente o contrário.

entrevista-rosangela-gomes-foto-douglasgomes-14-11-14A coordenadora do PRB Mulher, Deputada Federal Rosângela Gomes (foto acima), por exemplo, nunca teve uma vida perfeita. Filha de pai e mãe alcoólatras, nascida na periferia de Nova Iguaçu, cidade da baixada fluminense, conheceu a pobreza e a violência muito cedo, chegando até a morar nas ruas. Mas ela deu a volta por cima, superou todas as dificuldades e entrou para a política.

Foi vereadora, exerceu um excelente mandato e hoje é deputada federal e coordenadora de seu partido. Ela não nasceu com condições para nada disso, mas criou condições e hoje faz a diferença. Imagine a minha satisfação em conhecê-la!

No projeto T-Amar, depois da palestra e do depoimento de duas mulheres que também superaram suas dificuldades, vi mães solteiras que se achavam incapazes saindo do evento com outra visão. Elas entenderam que podem mudar seu destino e escrever uma história diferente.

E quanto à nossa pesquisa sobre mulheres na política, perguntando às nossas leitoras se elas achavam que a mulher deveria estar inserida na política, tive uma grata surpresa. O resultado mostrou que 99% das mulheres que acessam nosso blog disseram que sim, que a mulher deve ter seu lugar na política.

Comemoro o resultado, pois se não tivermos representantes nas câmaras de vereadores, no congresso, no senado, quem irá nos representar? Quem irá criar leis que realmente possam nos beneficiar? E não se trata de uma guerra entre homens e mulheres, mas sim, de termos assegurados – de verdade – direitos iguais.

Vocês todas estão de parabéns! E saibam que nós podemos sim, fazer a diferença!

banner-bolsa-blindada

E falando em fazer a diferença, que tal não deixar que 2015 termine sem se preparar para 2016? Inscreva-se na nossa turma 2 para o Workshop Gestão Profissional e Financeira. Você entrará no ano novo muito mais bem preparada.

Você pode participar de qualquer lugar do Brasil, online e ao vivo. E mais, para você que está em São Paulo, ainda temos 8 vagas para assistir ao vivo, presencialmente (na Vila Mariana). Será dia 12/12 (sábado), das 9h às 13h.

Mais informações e inscrição, clique aqui.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • May / SP diz:

    Oi Paty!
    Comprei seus livros na Saraiva (2 KIT’s) para presentear duas amigas nesse final de ano! Uma ótima promoção!.
    Muito bom semear na vida de alguém livros que mudaram para melhor a nossa vida! Não vejo a hora de presenteá-las! Tenho certeza que vão amar!
    Um grande beijo

    Mayara

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal! Está numa super promoção mesmo, tem que aproveitar! Bjs

  • Mariana Constantino diz:

    Patty, fiquei com feliz com este post!
    Precisamos muito nos empoderar, o feminismo de verdade e aquele de abre portas, que nao dita regras, de muito respeito!
    Todas podemos nos empoderar, seja qual for a cor, credo ou classe!
    Parabens!!

  • Daiana Schemes (Rio Grande do Sul) diz:

    Boenas!

    Temos um caminho ainda grande para percorrer na política e na sociedade, mas tenho certeza que o nosso espaço será conquistado, com dignidade, respeito, muito trabalho e claro a dedicação que já faz parte de nós mulheres, que não nos acomodamos com o de sempre, mas sempre querendo algo melhor.

    Um abraço guria, e do tamanho do Rio Grande tchê.

  • Nay N diz:

    Olá Paty

    Visito o blog diariamente.
    Gostei que vc mencionou sobre politica aqui. Gostaria q vc falasse mais sobre o assunto.
    Abraço.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Nayane. Em breve vamos falar bastante a respeito. Gostei muito de ver seu interesse pelo assunto 😀 Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: