Como presentear e não entrar em 2016 devendo?

Presentes de final de ano podem ser um peso para muita gente, principalmente para quem já está com as contas no vermelho. Mas como não desagradar familiares e amigos e ainda manter o equilíbrio financeiro?

gift-04Antes de mais nada é preciso que você avalie sua real situação financeira. Agora, mais do que em qualquer época do ano, é momento de rever os números com atenção. Estamos prestes a fechar um ciclo e iniciar outro totalmente novo, e isso tem um grande significado, portanto, não deixe para fazer seu controle financeiro apenas no ano que vem. Mãos à obra!

Se você concluir que tem orçamento para os presentes, procure não ultrapassá-lo, assim você não leva dívidas para 2016. Dica: se vir que possui 200 reais para os presentes, calcule quantas pessoas quer presentear e divida o valor entre elas. E lembre-se: muito mais vale o cuidado que você tem com o presente do que o próprio presente em si.

Por exemplo: se você tem uma amiga super desorganizada, em vez de pensar em comprar algo caro, que tal dar um livro que a ajude a se organizar? É o tipo de presente que a pessoa que o recebe sente seu cuidado para com ela. Se tem uma amiga que adora um tipo de biscoito, que tal fazer um embrulho cheio deles? É o tipo de detalhe que só amigas sabem sobre amigas!

Dica de ouro: seus verdadeiros amigos não estão focando no valor do presente, mas no significado deles, ainda que sejam simples lembrancinhas.

Quando recebo um presente, por mais simples que seja, mas que trata-se de algo de que gosto muito, é o suficiente para ficar muito agradecida. Um caderninho ou bloquinho de papel de 3 ou 4 reais é suficiente, pois sei que a pessoa lembrou de mim, pensou em algo de que gosto e quis me agradar. Pronto! É para isso que servem os presentinhos: agradar as pessoas de quem gostamos e não nos endividarmos por meses a fio.

Pense bem. Faça uma lista com os nomes das pessoas que quer presentear e, na frente de cada nome, escreva coisas que cada um deles goste. Pesquise e invista em agradar pelo inusitado e não pelo valor da etiqueta.

GiftEu sei que os vale-presentes estão na moda pela praticidade, mas se você quer a minha opinião a respeito, lá vai: parece coisa de preguiçoso! Tipo: não sei o que você quer, não sei do que gosta e não vou perder tempo com isso! rs… rs…

Para dar mais dicas de presentes, amanhã estarei novamente no programa Mulheres, com Cátia Fonseca, na TV Gazeta, que começa às 14h. Não perca!

Nos vemos aqui ou no Mulheres!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Uncategorized
  • Mariana Constantino diz:

    Patty, em casa paramos de vez com essa de presente. Damos uma lembrancinha e olhe la, também parei com aquela besteira de comprar roupa nova, sendo que meu guarda roupa esta abarrotado!
    Faz uns 3 anos que eu começo o ano ferrada, esse ano vou fazer diferente, estou determinada!

    • Patrícia Lages diz:

      Maria, vc pegou o espírito da coisa: para ter resultados diferentes é preciso fazer as coisas de maneira diferente. Parabéns pela atitude, assim vc terá um 2016 mais tranquilo!

    • Daniela Santana diz:

      Parabens mariana muito bem,arrebentou

  • MICILENE MENDES diz:

    Paty, recebí o meu livro e agradeço cada mimo feito do papel de seda pink ao autógrafo, obrigada pelo carinho, é por isso que sou sua fã. Beijos linda!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Vc merece!! 😀

  • Letícia Jardim diz:

    Eu comprei o livro Virada Financeira para dar de presente à minha cunhada e ao meu irmão justamente por me preocupar com as finanças deles.. Acredito que eles vão gostar o tanto quanto eu!! Até porque é uma leitura agradabilíssima não só por organizar as finanças, mas por ajudar a organizar a vida toda!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Presentão! hehehehe…

  • Nay N diz:

    Hoje comprei o meu livro Virada Financeira! Uhull
    Aguardando ele chegar!

    • Patrícia Lages diz:

      Já foi despachado autografado! 😀

  • Viviane diz:

    Estou participando de um amigo oculto no meu trabalho, e estipularam um valor mínimo de R$50,00 na minha opinião estipular preço para presente em amigo oculto é um pouco indelicado, estou participando apenas para não ser antissocial, mas não tenho ideia do que presentear a pessoa que tirei, pois trabalhamos em plantões diferentes e não tenho contato com ela.

    • Patrícia Lages diz:

      Geralmente as pessoas entram em amigo secreto só para não “ficarem de fora”, mas são poucos os que realmente gostam. Se estipula valor porque muitas vezes a pessoa dá um presente caro e ganha um barato… particularmente não gosto de entrar nessa. Veja se é possível pesquisar sobre seu amigo secreto nas redes ou com alguém, assim vc dá algo que realmente a pessoa goste 🙂

  • Shoraya diz:

    Olá, Paty!!!

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer o bilhetinho que veio com o meu kit!!!! Meu cofrinho faz o maior sucesso na minha mesa de trabalho.

    Esse novo ano eu quero iniciar de um modo diferente, então decidi que nada de presentes parcelados a perder de vista. Como sou muito boa com artesanato, vou fazer bonecas para minha filha e minhas sobrinhas, além de calcinhas da Pepa Pig!!! Até a minha mãe quando viu o desenho da malha que comprei pediu uma calcinha!!!!

    Quando as bonecas ficarem prontas eu posto a foto.

    Grata por tudo!!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Quero ver!!

  • Joselene Lima diz:

    Uma dica: o vale presente cai bem no amigo secreto, já que muita gente fica na dúvida do que comprar e com ele é impossível errar 🙂

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: