Mentiras que os bancos contam por aí

Estou revoltada com os comentários que tenho recebido de leitoras que estão sendo enganadas por atendentes e gerentes de diversos bancos. Confira 10 mentiras no post de hoje!

blaNa semana passada falamos sobre exemplos de como cortar desperdícios (para ler clique aqui) e um deles era pedir o cancelamento da cobrança de tarifa bancária, pois, segundo o Bacen (Banco Central do Brasil) – que regulamenta as atividades de todos os bancos do país – todas as pessoas têm direito a uma conta sem cobrança de tarifa, contemplando os serviços básicos.

Segue abaixo a tabela (clique na imagem para ver maior) e, se quiser acessar o link direto na página do Banco Central, clique aqui.

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A determinação do Bacen diz que todo cliente tem direito a um pacote de serviços mensais gratuitos que incluem:

  • Saques: 4
  • Transferências: 2
  • Extratos: 2
  • Folhas de cheque: 10
  • Consultas na internet: sem limite
  • Compensação de cheques: sem limite
  • Prestação de qualquer serviço por meio eletrônico: sem limite

Se para você esses serviços são suficientes, você tem direito a ter uma conta sem pagar tarifa. A minha conta é tarifa zero! Não é pagando 50% da tarifa, não é tarifa com desconto, não é tarifa “básica obrigatória”. É SEM TARIFA! ISENTO DE TARIFA! ZERO DE TARIFA!

Veja dez absurdos que algumas leitoras estão ouvindo dos atendentes e gerentes de vários bancos:

  • Você não pode ter tarifa zero porque senão não vai mais acessar o internet banking – MENTIRA!
  • Você não pode ter tarifa zero porque sua conta não é especial e só clientes com conta especial têm direito a tarifa zero. Quando você for cliente especial, sua tarifa será zerada. – MENTIRA!
  • Você não pode ter tarifa zero porque o banco cobra uma tarifa básica obrigatória – MENTIRA!
  • Você não pode ter tarifa zero porque tem um cartão de crédito conosco e, se zerar a tarifa da conta, teremos que cancelar o seu cartão – MENTIRA!
  • Você não pode ter tarifa zero porque tem um empréstimo conosco e só poderá pedir quando acabar de pagar – MENTIRA!
  • Você não pode ter tarifa zero porque seu cartão de crédito é “ouro” – MENTIRA!
  • Você não pode ter tarifa zero porque ainda não tem um ano de conta – MENTIRA!
  • Se eu zerar a sua tarifa você não vai mais poder pedir empréstimos aqui – MENTIRA!
  • Quem tem tarifa zero fica com score baixo – MENTIRA!
  • Nosso banco não é filiado ao Banco Central, nossas regras são diferentes – MENTIRA DAS GALÁXIAS!

Então aqui vão mais algumas dicas para quem AINDA paga tarifa:

  1. Você faz parte do todo – se o Banco Central diz que toda pessoa tem direito a uma conta sem tarifa é porque toda pessoa tem direito a uma conta sem tarifa! Então, por que há tantas pessoas perguntando se têm direito ou não? Você é uma pessoa? Então você tem direito! 🙂
  2. Faça valer os seus direitos – apesar de eu ter indicado o link e dito com todas as letras que todo mundo tem direito a conta sem tarifa, muita gente nem sequer clicou no link para se respaldar antes de falar com seu banco. Depois, disseram que o gerente “não deixou” cancelar e que não sabiam como argumentar… Outras se deixaram convencer em continuar pagando 50% da tarifa por “vergonha de insistir”. Resultado: ficou tudo por isso mesmo! O banco vai continuar cobrando o que a pessoa não tem que pagar e a pessoa vai continuar pagando o que não precisa para quem já está com os cofres abarrotados de dinheiro! De que adianta termos direitos se na hora H abrimos mão deles? 🙁
  3. Reclame no lugar certo – se o seu banco está lhe causando problemas e não está lhe dando um atendimento adequado e com o mínimo de educação, ligue na ouvidoria. Observação: a ouvidoria não é como central de atendimento (onde eles fazem a gente de gato e sapato), mas tem um peso muito maior, pois é fiscalizada pelo Banco Central. Por isso, você deve reclamar se o atendimento do banco não resolver o seu problema, lhe tratar sem o devido respeito ou não atender solicitações às quais você tem direito (c0mo é o caso da isenção de tarifa). Então, primeiro tente resolver no atendimento do banco (pessoalmente ou por telefone), não dando certo, aí você liga na ouvidoria.

Espero que a gente faça um grande movimento para que as pessoas parem de pagar pelo que não devem e que os funcionários dos bancos parem de mentir descaradamente para os clientes. Se todo mundo exigir seus direitos, eles serão obrigados a cumprir! Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a pararem de desperdiçar dinheiro.

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

Categoria: Seus Direitos
  • Shirley diz:

    Ano passado, quando li outro artigo seu sobre o mesmo assunto, fui ao banco e pedi a minha isenção. A gerente me respondeu: “fazendo isso você não poderá mais usar a agência para nada e não terá mais gerente. Está ciente?”. Respondi: pode mudar, vocês não fazem nada por mim mesmo e só venho aqui quando sou obrigada. Eles mudaram.

  • Patricia diz:

    É verdade mesmo!!!
    Os bancos estão mentindo descaradamente para as pessoas.
    Pois orientei alguns clientes meus sobre a taxa zero e fiquei chocada com as respostas dos bancos.
    Mas acredito que as pessoas tem que insistir, poi lei é lei.

  • MONICA MATTOS diz:

    Estou me preparando para ir ao banco solicitar isenção de tarifa. Excelente matéria e obrigada por nos munir com mais informação.

  • Luciana Bodini diz:

    olá pati!tudo bem? eu aprendi com vc esse negocio de nao pagar a tarifa, e lembro q fiz para o meu pai no caixa eletrônico mesmo. Inclusive, ia até aumentar o valor q ele já pagava. Bjos!

    • Patrícia Lages diz:

      Acho que vc comentou! É muito legal quando o banco dá essa opção no caixa eletrônico e no site. Demonstra respeito ao cliente 😁

  • Jaide Maria da Silva Oliveira diz:

    Bom dia Paty.
    Fui ao banco hoje falar com a gerente referente a minha taxa, que eu pagava por mês 38,90.
    Ela falou os blá, blá mais falei pra ela que tenho direito de ter taxa zero.
    Enfim apartir de hoje não pago mais taxa.
    Obrigada 😘👏👏👏

  • Stefanie diz:

    Oi Paty, tudo bem?
    Há alguns anos atrás quando li sobre esse assunto aqui no seu blog eu também fui tentar cancelar na agência mas não consegui (me enrolaram e não deixaram eu cancelar).
    Aí eu mexendo no internet banking do meu banco descobri que lá mesmo tinha uma opção onde podia cancelar essa tarifa. Cancelei a minha e do meu marido sem precisar ficar ouvindo as mentiras que os bancos contam.

  • Fabiana Oliveira diz:

    Boa tarde.

    Quero primeiro te parabenizar, Patricia Lages, pois foi através da sua dica que cancelei a minha tarifa bancária e a do meu esposo. Muito obrigada porque qualquer economia é bem vinda. E em segundo lugar quero agradecer ao banco Itaú pois fizemos os cancelamentos sem nenhum tipo de problema. Fomos até ao gerente e prontamente fizeram o cancelamento.
    Mais uma vez, obrigada Patricia!!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Quando o banco é inteligente a gente agradece!

  • Giselli Belli diz:

    Boa tarde Paty, quero te agradecer por nós ensinar sobre a isenção de tarifa.
    Quando fui abrir minha conta no ano passado, a gerente me disse que teria que pagar uma tarifa de R$ 29,90 por mês.
    Respondi dizendo que não queria pagar nada, pois queria uma conta básica ( ela me olhou com uma cara de “como ela sabe disso”). Ela ainda tentou argumentar, mas estava ciente dos meus direitos graças a você.
    Final da história, tenho a minha conta sem pagar tarifa e ainda posso usar esses R$ 29,90 para tomar um lanche com o namorado rsrs.

  • Ana Maria diz:

    Tenho um conta no Banco do Brasil somente para deposito da prestação do financiamento do apartamento. Pago 25,00 por mês de tarifas. Já fui no banco 2 vezes e não consegui fazer o cancelamento dessa taxa. Mês que vem estou de ferias e vou novamente tentar cancelar. Se eles me enrolarem, vou acionar a ouvidoria do banco.

    Obrigada pelo seu apoio.

  • Araci Borges Dias Martins diz:

    Olá Patrícia

    O gerente do BB,disse que minha tarifa não poderia ser menor porque eu ganho um salário razoável e a tarifa é de acordo com o salário.
    Procede?

    • Patrícia Lages diz:

      Nada a ver!!

  • Leidiane Guimarães diz:

    Olá, Patrícia. Ando tentando fugir dessas tarifas, mas está complicado. O meu gerante disse que por eu ser cliente Banco do Brasil Estilo (grande coisa… nem pedi para me mudarem para essa agência =/ o meu pacote de tarifas não inclui NADA de graça! Pago 34,20 por mês e não consigo nenhum TED pelo celular. Ele, o gerente, disse que para eu conseguir TED´s gratuitos só se mudar meu pacote de serviços para um que me custará 68,00. Isso procede?
    Obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Vc pode voltar a sua conta para conta comum. Fizeram isso comigo tb em outro banco e eu mandei voltar a conta normal.

  • Leni Nascimento diz:

    Olá Patrícia, lendo um post seu no ano passado sobre a tarifa zero ( obrigada por nos alertar, não tinha a mínima noção de que não era obrigada a pagar ) decidi entrar em contato com o banco para fazer o cancelamento. Foi super simples. Entrei no internet banking e fiz a solicitação por lá mesmo, no dia seguinte me mandaram um comunicado que estavam cancelando a tarifa, eles enviaram um link com os serviços que o pacote básico oferece e avisaram que o que fosse utilizado além do que constava lá seria cobrado. Sempre prefiro o contato por lá porque eles são obrigados a me responder por escrito e eu penso que o que está escrito, está documentado. Espero que essa informação possa ajudar outras pessoas. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento. Que Deus a abençoe.

    • Patrícia Lages diz:

      A internet tem a vantagem de deixar tudo documentado. Pode dizer qual é o banco se quiser. Quando fazem a coisa certa devemos divulgar! Bjs

      • Leni Nascimento diz:

        Patrícia, o banco que eu tenho conta é o Itaú.

  • Amanda Gomes diz:

    Não sou de fazer “merchan”, mas esse vale: tb sou cliente do do Itaú e eles me ofereceram a um ano atrás essa possibilidade sem eu sequer saber que existia. Nota 10!

  • Lis diz:

    Patricia, tentei identificar a respeito da conta PJ. Preciso dela para receber um valor sazonal de serviços que presto. Neste caso, por ser pessoa jurídica, tem isenção da tarifa também?

    • Patrícia Lages diz:

      A isenção é para pessoa física. Abs!

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