Medo de dirigir: Por que?

Devido aos vários comentários que recebemos através do post anterior (para ler clique aqui) onde foram abordados vários tipos de medo, pude perceber que um dos maiores medos é o de dirigir automóveis. Por que isso?

 

Captura de pantalla 2015-02-24 a las 11.35.27

Tirei minha CNH em 1995, nessa época tinha toda a disposição do mundo para dirigir, não via a hora de alguém precisar de mim, só para entrar num carro e sair guiando-o por aí. Até me sentia importante, pois: eu sabia dirigir um automóvel!

Naquela época minhas amigas, na sua grande maioria, não sabiam e eu me sentia útil em poder ajuda-las. Logo, fomos transferidos para outro país e claro, tirei minha carteira de habilitação internacional, pois eu queria continuar sendo útil lá também! E logo tive que me aventurar pelas ruas de Buenos Aires, sem sequer falar o espanhol direito! Mas fui, com a cara e a coragem!

Com o passar do tempo e devido algumas mudanças, não foi mais necessário que eu viesse a dirigir, então, me acomodei. O tempo foi passando e fui me bloqueando. Todas as vezes que poderia surgir uma oportunidade eu me ocultava, já não me oferecia mais, pois comecei a pensar que eu já não era tão capaz assim! Com isso, fiquei um bom tempo sem dirigir, até deixei o medo me dominar. Quanto tempo perdi!

Hoje, não me deixo levar pelos medos, pois esses bloqueios somos nós mesmas que criamos, somos nós que nos limitamos e nos anulamos! Não podemos deixar o medo nos dominar, e a única maneira de joga-lo pra bem longe é enfrentando. Vá mesmo com medo, e ele vai desaparecer! Por que ter medo de dirigir? Tanta gente faz isso todos os dias, vai e volta, independentes! Por que você não? Você não é inferior a elas, você não sabe menos que elas, pois certamente elas tiveram que enfrentar seus medos também e por isso estão aí, percorrendo seus caminhos motorizadas!

Nunca se esqueça disso: você é capaz de aprender tudo o que quiser! Todos começaram do mesmo jeito: não sabiam, se capacitaram e passaram por cima dos medos e inseguranças! Ou você pensa que alguém nasceu sabendo? Não, claro que não!

Você pode vencer esse trauma, medo, bloqueio, seja lá o que for que lhe cause medo de dirigir e ser livre, independente! Basta enfrentar! No começo será um pouco difícil, você ficará tensa, com as mãos suadas, mas com a prática e perseverança você se tornará craque!

Captura de pantalla 2015-02-24 a las 11.46.54

Medo de ladeiras? Olhe para elas e enfrente! Se o carro morrer, ligue de novo e vai em frente! Você é muito maior e mais importante que uma ladeira. Insista e vença essa barreira, você pode!

 

Topa o desafio? Me conte!

Cadastre o seu e-mail agora!

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

 

Beijos e até sexta que vem.

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • Edilane Xavier diz:

    Eh verdade, D Sandra eu tive que fazer a prova de direção 6 vezes, mas não desisti eu venci meu medo..

  • Tati diz:

    Bom dia!
    Adorei o post. Já venci o medo de dirigir, agora só falta o de estacionar..kkkk

  • Mariana Pozzi de Oliveira diz:

    Com certeza D.Sandra. Em 2006 tentei tirar a CNH mas fui reprovada na ladeira e nunca mais quis dirigir. Agora que o Davizinho nasceu é questão de necessidade.
    Estou fazendo o CFC e me preparando para ser uma pessoa habilitada.
    Se eu tivesse enfrentado esse medo daquela época não estava sofrendo as consequências agora. Ter que levar o bebê na pediatra de ônibus mesmo tendo o carro na garagem!!!
    Eu vou até o fim desta vez!!!!

  • Carla Lyrio diz:

    Simplesmente amei esse post. Já fiz o processo para tirar a carteira. Tentei 4x , a questão toda não era nem o medo em si, mas a auto confiança. Não consegui, porém não desisti. Em breve vou fazer aqui um comentário que estarei habilitada. Beijos a todas e coragem.

  • Gislene - Santos - SP diz:

    Bom dia. Muito bom este post, estou organizando minhas financças pra me preparar para tirar a minha carta, logo, logo estarei contando a minha benção.Bjos.

  • Samira Tosas diz:

    Verdade!!! O medo de dirigir só é vencido dirigido, e eu sei bem o que é isso. Tirei a carta e morria de medo de enfrentar o trânsito maluco e agressivo de São Paulo, mas aproveitei os feriados de fim de ano com a cidade vazia e dirigi com meu esposo do lado e pronto! Aproveito os horários tranquilos e feriados para superar desafios. Ainda não estou 100% segura ao ponto de andar sozinha, mas em 70% já estou e assim vou superando. Beijos e obrigada!! 😉

  • Fernanda diz:

    Olá Dª Sandra, semana passada li seu post e inclusive comentei do meu medo de dirigir, de depender do meu marido e andar a pé, pois bem, eu tomei uma atitude, estou dirigindo. Sábado, falei para meu marido que ia parar com isso, e sempre fico lembrando “eu tenho um Deus que pode tudo, então eu posso tudo” No domingo eu fui dirigindo para igreja de manhã, na ida meu marido do lado,mas depois durante dia precisava fazer umas coisas e não dava para depender dele, pois ele estava em compromisso na igreja, pois bem, ele ficou na igreja e eu peguei o carro e fui, resolvi o que precisava,voltei para igreja, na volta ele perguntou, está tudo bem, eu respondi que sim e que estava feliz de ter conseguido, uma sensação de vitória; depois fomos ao shopping jantar, tudo eu dirigindo…na segunda-feira a noite, dia de congresso, lá vou eu de novo dirigir, ele resolvendo coisas do trabalho no tel, eu falei para ele, vamos embora, não vamos nos atrasar; ele terminou a chamada, já estávamos na igreja, faltava minutinhos para começar a reunião; eu fiquei pensando….já pensou se eu fosse esperar ele acabar de resolver o problema no telefone?! que horas chegaríamos na igreja?! a esposa auxilia o marido, preciso dirigir.

    Dirigir é uma necessidade, não dependo mais, obvio que estacionar para mim é meio complicado, mas estaciono mais longe e pronto, dou um jeito, VENCI O MEU MEDO. Não estou ainda uma super piloto, mas precisando, eu já me viro.
    bjos e obrigada.
    Fernanda

  • Cristina Fontes diz:

    E o que fazer no meu caso que não tenho medo mais não gosto de dirigir?
    Já iniciei o processo para tirar habilitação duas vezes e nunca termino detestei dirigir :/ todo mundo se surpreende, mas eu não gosto mesmo.

    • Patrícia Lages diz:

      Cristina, infelizmente a gente não tem como fazer só o que gosta. Se vc pode evitar de dirigir, OK. Mas se não pode, fazer o quê? A opção é sua. 😀

  • geane diz:

    Tirei minha cnh em 2013, ttoda empolgada, confesso que peguei um pouco de trauma com os instrutores pois tem uns que acham que a gente tem que saber tudo, quando estamos ali para aprender. Passei, mas fiquei receosa, tenho compromissos que se eu dirigir será tudo mais fácil. Preciso enfrentar esse desafio. Bjs

  • Daniela diz:

    Sandra, mais uma vez você acertou em cheio! Estou no mesmo ciclo de que vc, obrigada pelo incentivo, vou regularizar a minha habilitação e voltar a dirigir. Um grande abraço.

  • Claudia diz:

    Boa tarde, D. Sandra este post veio no momento certo como uma injeção de ânimo e força.
    Confesso que tenho medo de dirigir fiz a prova três vezes e perdi, infelizmente não tenho o apoio do meu marido que diz que nunca vou aprender e quando peço o carro que por sinal ajudo a pagar ele diz que eu posso bater o carro dele. Necessito dirigir e toda vez que pego o carro me da calafrios e o coração acelera parecendo que vai sair pela boca.
    Mais este post abriu minha visão para enfrentar este medo.
    Obrigada.
    Claudia – Salvador/Ba

  • Maria diz:

    Si Señora es un desafió que hace rato quiero superar en cualquier momento voy a empezar las clases de manejo aunque sean aca donde vivo.. en Buenos Aires…ja

  • Jeniffer diz:

    Eu tenho 19 anos , tirei minha CNH com 18 anos passe tudo de primeira tanto na escrita como na prática, e quando as pessoas me perguntam como ,eu falo : EU NÃO TENHO MEDO SE TIVER QUE IR EU VOU.
    Sempre queria me ousar nas aulas, queria sempre aprender mais e mais !
    Hoje dirigir para mim não e necessário mais é muito útil , não me arrependo de nada …
    E queria aconselhar para tentarem e não terem medo , pois quando vencemos o nosso medo é uma felicidade enorme !!!

  • Suzan Rosa diz:

    Olá dona, poxa foi um puxão de orelha, sempre achei legal mulheres dirigindo, e sempre tive vontade de tirar minha carta, porém sempre tive esta barreira do medo, teve vezes de eu até fazer a matricula para tirar carta e quando ia marcar os exames, acabava desistindo. Porém rejeito este medo e sei que sou capaz e agora vou em frente, vou enfrentar o meu medo e vencê lo!

  • Tatiana Santos diz:

    Tinha muito medo de dirigir, mas encarei o meu medo, eu entro no carro e peço a Deus para Ele ficar comigo, ainda cometo alguns erros como estacionar mas percebi que e muito bom dirigir.

  • Rosângela Nascimento diz:

    Vou começar a criar dentro de mim este desejo a partir de hoje, pois não vou agir pelo sinto, mas sim pelo que necessito! bjs.

  • Ane da Silva diz:

    Ótima matéria, eu mesmo me pelo de dirigir, só tirei habilitação. Prática que é bom, já era. Tremo na base,mas amei o encorajamento.

    Beijos
    Ane
    http://www.aaconchego.blogspot.com

  • TALITA diz:

    Minha história com a direção é bem engraçada! Tirei minha cnh aos 22 anos e nunca tinha dirigido um carro antes, apenas o da auto escola… Em minha última aula prática meu instrutor disse que eu deveria fazer algumas aulas ainda porque não estava pronta para enfrentar a prova. Eu não aceitei essa sentença em minha vida e fui ao exame prático assim mesmo… Passei logo de primeira!!!!
    O surpreendente é que passei a ter medo depois disso… Eu não tinha carro, mas meu noivo sempre liberava o dele para eu treinar mais, mas nunca aceitava, tinha quase um infarte só de pensar em ligar o carro. Alguns meses depois nos casamos e eu continuava com esse medo todo, coisa que o deixava irritadíssimo…
    Certo dia eu queria visitar minha mãe que mora em uma outra cidade próxima mas ele queria andar de moto com os amigos e por isso não me levaria, ainda disse que se eu quisesse ir que fosse sozinha!!!! Fiquei com tanta raiva que liguei pra minha mãe e avisei que estava indo,pedi para que ela orasse por mim! kkkkkkk
    Dai em diante, sou piolho de volante!Hoje trabalho em uma cidade diferente de onde moro, pego pista todos os dias e amo isso… Sou marcada com grandes experiencias com Deus no momento em que estou voltando pra casa e começo a orar dentro do meu carro… Até comprei meu próprio carro para não ter que dividir….kkkkk
    Deus é fiel!!!!!!!!!!!

  • Fany Aiolfi diz:

    Olá, Patrícia!

    Esse Post veio em uma boa hora… Tenho pensado muito nisso, e descobri que ainda não tirei carteira de habilitação não só porque quero tirar quando tiver um carro em vista, mas também tenho medo… Eu não posso parar por causa desse medo, então vou enfrentá-lo e tirar carta com medo mesmo, e tem que dar certo! Quando eu tiver minha CNH, conto como foi!

    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, lindinha! Nós temos que nos antecipar às coisas, por isso, antes de ter o carro em vista, vc já deve mesmo estar habilitada. Sua motivação deve ser a de vencer o medo e não apenas ter um carro. Vencer esse medo será um prêmio maior do que qqr carro!

  • leticia-brasilia diz:

    É o mesmo que ocorre comigo, no inicio eu dirigia mesmo com o medo, então minha carteira provisoria venceu e eu fiquei adiando, usando a desculpa para não poder dirigir. Renovei a carteira só por medo de perde-la e ter que pagar para fazer tudo de novo. Fiquei sem pratica e não dirigi mais. As vezes eu vou em algum lugar e no onibus eu fico imaginando que se eu estivesse de carro já estaria em casa. Hoje mesmo minha mão disse que era p mim pegar o carro e praticar, pois ela irá fazer uma cirurgia e eu terei que usar o carro para agilizar as coisas em casa, como ir ao mercado e etc.

  • Francisca diz:

    FOI MUITO BOM LER O SEU POST HOJE, POIS JÁ SOU HABILITADA HÁ 04 ANOS E NÃO PEGO NO CARRO POR MEDO. MEU MARIDO NÃO ME APÓIA A DIRIGIR, ME ACHA INCAPAZ, MAS EU JÁ SUPEREI ISSO DENTRO DE MIM,NUNCA MAIS VOU DEIXAR ALGUÉM FALAR QUE NÃO SOU CAPAZ, E EM BREVE JÁ ME VEJO DIRIGINDO POR AÍ.NA FÉ.

  • marlene diz:

    Amei essa matéria, me sinto motivada a perder todo medo obrigada JESUS, por usar tua serva para abrir minha visão.

  • Ana Paula diz:

    É verdade,em novembro de 2014 eu e meu filho de 7 anos, sofremos um acidente.Estávamos de moto e um carro bateu na gente eu apenas me arranhei mas meu filho quebrou o fémur e até hoje não se recumperou totalmente, fique com medo mais tinha que vence-lo e na semana seguinte lá estava eu novamente andado de moto, e menos de dois meses depois do acidente quase roubaram a minha moto, dois caras em outra moto ficaram igual comigo e apontaram para min uma arma, cheguei a colocar o pé no freio mais me deu um repente e acelerei e fui em bora pelo retrovisor vi quando eles deram a volta foram em bora. Foi um tremendo susto mais no dia seguinte que foi um domingo lá estava eu de moto indo para a igreja buscar o meu Senhor que me guardou nessas duas situações de perigo. Não aceito ser escrava do medo pois minha vida está nas mãos Do Meu Deus.

  • Delma diz:

    Tem 2 anos que tirei a carteira , e em seguida já comprei o carro , fiquei com tanto medo de dirigir que passava mal. Suava tremia boca seca pavor mesmo. Mas enfrentei o medo. Hoje dirijo , e acho normal tranquilo. O segredo é enfrentar,ir mesmo com medo.

  • Camila Ogassavara diz:

    Adoro essa diversidade de assuntos para nós mulherada. Eu tenho esse medo de dirigir pq bati logo no 1º dia de carta na mão. Mas quando vejo que é horrível depender das pessoas por causa desse medo ai penso em arriscar

  • Camila diz:

    OlhA. Tirei minha carteira em novembro passado e comprei meu carro esse mês! Tenho medo mas enfrento . Pego o ccarro e vou onde tenho que ir, toda me tremendo mas vou! GOsto de dirigir, mas sou insegura demais e a auto escola nao te prepara para o trânsito. Apenas te prepara pra prova. Quero perder essa insegurança e sei q só enfrentando que vou conseguir! Meu medo é dirigir em lugares que não conheço o percurso! Os que conheço vou na boa ! Força Meninas ! Vamos longe , só nao desistir !

    • Patrícia Lages diz:

      Isso aí!!!!

  • Raquel diz:

    Olá! A princípio quero parabenizá-la pelo livro Bolsa Blindada e já estou morrendo de vontade de ler o segundo. Procurei no google e achei o seu site e fiquei muito contente por você compartilhar mais um pouco além do livro, os seus posts e tudo o mais.
    Quanto ao post acima, eu tirei minha carteira em 2001, e dirigia os carros velhos do meu pai.Até que casei e mudei de cidade, e passei a dirigir mais e até adicionei a categoria B-moto.Não tinha medo.
    Mas até que fiquei doente em 2010 e fiquei quase 03 anos sem dirigir e já estava há 02 sem dirigir carro, porque só tínhamos moto.
    Agora estou em uma capital, com um tráfego mais intenso do que a que eu morava antes, estou tendo medo. Compramos um carro, mas eu dirigi pouco e só dirijo com meu esposo do lado me guiando a todo tempo no que devo fazer.
    Gostaria muito de vencer isso, me desprender e voltar a ser livre pelas ruas…rsrs. Ele já precisou de mim para levá-lo ao aeroporto e teve que pegar táxi, porque não tive coragem de ir…Esse seu post foi motivador!Obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Raquel, o medo se vence fazendo exatamente aquilo de que temos medo. Vc vai perder o medo de dirigir, dirigindo. Vá na fé que vai dar tudo certo!

  • Isilene diz:

    Tenho carta há mais de um ano, mas tenho muito medo, moro numa rua q passa onibus e é bem movimentada, tenho medo de bater, atropelar alguem, não tenho segurança e nem controle da embreagem,e noção de espaço e tbm não tenho ninguem pra me ajudar.meu marido tbm não dirige nem se interessa em aprender, ja gastei dinheiro com aulas para habilitados e de nada adiantou.
    Tem dias que até choro de tanta frustração.
    O que devo fazer? Me sinto incapaz quando vejo tanta gente dirigindo

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Islene. Tudo o que vc menciona que não tem (controle, noção de espaço etc.) são coisas que só se adquire com prática. Se vc não praticar não tem como adquirir essas habilidades. Eu creio que vc pode, então vá em frente! Bjs

  • Kelly diz:

    Sei q esse post tem muito tempo, mas me deparei com ele hj, um dia em que estou arrazada, triste porque me sinto uma pessoa incapaz. Tive hj uma discussão com meu marido por causa desse medo de aprender a dirigir. Me sinto fraca, covarde, incapaz, sem determinação, sou daquelas pessoas que precisam de apoio, de empurrão e meu marido não me apoia, sempre põe defeito, me põe pra baixo e não tem paciência de me ensinar a dirigir, daí já fico nervosa e acabo desistindo, então ele fala q eu não tenho interresse. Meu sonho seria aprender sem ajuda dele e poder mostrar a ele que sou capaz, queria acordar um dia e descobrir que tenho capacidade. “frustrada”

    • Patrícia Lages diz:

      Vou responder a você com uma dose cavalar de sinceridade: Você NUNCA vai acordar e descobrir que é capaz porque isso não existe. VOCÊ JÁ É CAPAZ, o que acontece é que vc está esperando que algum fator externo confirme isso, mas vc não precisa dessa confirmação. O empurrão que vc precisa o seu marido já deu: provar para ele que vc é capaz e tem interesse sim. Aprender a dirigir não é nem nunca será um sonho, pois é uma questão de atitude. Matricule-se em uma autoescola e vá em frente. Você pode!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: