Ladrões de tempo – Quem são eles?

O dia de todo mundo tem 24 horas, mas por que há pessoas que aproveitam bem e outras que não conseguem fazer quase nada? Os ladrões de tempo podem ser a resposta, confira!

tempo

Para começar esta série de postagens sobre os ladrões de tempo, vamos primeiramente esclarecer o que podemos classificar como um ladrão de tempo.

Ladrões de tempo são basicamente atividades que nos tomam tempo inutilmente, ou seja, você investe tempo em determinada coisa, mas não recebe nada em troca.

Equação simples: investimento sem retorno = perda.

Considerando essa equação, vamos avaliar os seguintes itens:

  • Descanso e sono se revertem em benefícios ao seu corpo e à sua mente, portanto, não são ladrões de tempo.
  • O tempo que você passa brincando, conversando, ensinando e até repreendendo e disciplinando seus filhos se reverterá em benefícios de curto, médio e longo prazo (para você e principalmente para eles). O ladrão passou longe.
  • Os momentos que você passa com seu marido, ainda que de bobeira, apenas lhe fazendo companhia, se reverterão em cumplicidade, interação, companheirismo. Zero índice de roubo.
  • Investir tempo em organizar sua casa, suas agenda, seu guarda-roupa, despensa etc. se reverterá tanto em uma estética melhor, quanto a fará ter mais controle sobre suas coisas, sem perder tempo procurando o que não se sabe onde foi parar. A organização transforma sua casa em uma área de segurança máxima!
  • Cuidar da saúde fazendo atividade física, alimentando-se bem (sem fazer as refeições com aquela pressa maledeta) e fazendo exames periodicamente se reverterá em mais tempo de vida. Relógio blindado para quem faz isso!

Por outro lado…

  • Acompanhar postagens inúteis nas redes sociais ou ficar xeretando a vida alheia no Facebook acrescenta algo na sua vida? Não, então… pega ladrão!
  • Assistir programações na TV que não trazem nada de útil para sua vida prática melhora em algo a sua existência? Não, então…  algema nos “programecos” de quinta categoria!
  • Bater boca com gente cabeçuda ou ficar simplesmente jogando conversa fora vai fazê-la chegar a algum lugar? Não, então… faça o falatório inútil ver o sol nascer quadrado!
  • Reclamar da vida vai trazer algo bom para o seu futuro? Não, então… prisão perpétua para a reclamação!
  • Querer agradar a todo mundo lhe traz algum benefício prático? Você passou por algum episódio na vida em que conseguiu agradar a todo mundo e ainda se sair bem? Certamente que não, então… cadeia nessa ideia furada!

Veja que coisa mais interessante: na primeira lista não há nada que possamos considerar como um ladrão de tempo, enquanto na segunda, todos os itens formam um bando de mal feitores que fazem parte da sua vida passar à toa. Porém, é muito fácil hoje em dia ver o seguinte:

  • Pessoas perdendo o sono para ficar de bobeira na internet.
  • Pais que não dão a mínima para os filhos, pois estão na frente da TV assistindo futebol, novela e afins (nada contra, mas há que se priorizar as coisas…).
  • Esposas que não dão atenção aos maridos, pois estão de conversinha furada com as “amigas”.
  • Pessoas reclamando horas a fio de tudo e de todos, enquanto suas casas são uma baderna sem fim e elas dizem não ter tempo de arrumar.
  • Gente que se anula, negligenciando até sua saúde e os cuidados pessoais para agradar os outros.

Não é uma clara inversão de valores? A pergunta é: por que as pessoas fazem isso? Por que muitos exigem cada vez mais qualidade naquilo que compram, mas aceitam trocar tempo de qualidade por lixo?

Detox_Daniel

Nesse detox áudio/visual (clique aqui se não sabe o que é) você vai encontrar mais tempo no seu dia e o desafio é deixar de lado o que faz você perder tempo e trocar por algo que lhe faça bem. Certamente um grande desafio e, portanto, trará um grande resultado!

Amanhã o assunto será crescimento profissional. E não deixe de visitar nossa loja virtual que já tem o livro Virada Financeira! 😀

Para não perder nenhuma postagem do detox áudio/visual…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Ana Paula de M. Peovanele diz:

    Verdade, uma inversão de valores mesmo. Nos jejuns passados consegui me libertar da tv, e hoje sou bem seletiva com o que assisto. Mas hoje preciso aprender a usar a internet com equilíbrio, sem desperdiçar meu precioso tempo com coisas que não me acrescentarão em nada. Obrigada pelo blog, têm me ajudado muito tanto na vida financeira, como na espiritual. Que Deus te abençoe, e continue te inspirando pra nos abençoar com suas postagens, um abraço!

  • cristiane Araujo diz:

    Concordo, Paty!
    Em apenas dois dias sem as redes sociais, já tive tempo para um montão de coisas, inclusive até tirar uma soneca.

  • ingrid diz:

    Difícil jejuar geral e não ver sua postagem.

    • Patrícia Lages diz:

      Kkkkkkk

  • Raphaela diz:

    Geralmente meus escritores favoritos têm uma escrita “signature”… é só começar a ler e a gente já sabe quem escreveu. Você é definitivamente uma delas. Amo seu jeito de escrever!

    Estou acompanhando fielmente os seus posts durante os 21 dias 😉

    • Patrícia Lages diz:

      Lindinha! 🙂

  • Charlene diz:

    Quando a gente para de fazer uma monte de coisas que não nos traziam benefício algum é que percebemos o quanto tempo realmente temos… Foi aí que parei de reclamar que não tinha tempo.. rsrsrsrs. Bjs Paty.

  • Rosa Miguel diz:

    Obrigada Paty me ajudou Bastante, vou colocar em prática.bjs

  • Marcia Siqueira diz:

    Bom dia Paty. Estou começando o desafio com dois dias de atraso. Mas penso que está valendo, rs. Há algum tempo que na TV eu praticamente assisto somente o novela Os dez mandamentos e algumas noticias que me acrescentam. Se vejo que é porcaria: ou troco de canal ou desligo (minha mãe estranhava no início quando estava sozinha e a tv desligada, rsrs). Outra coisa que tenho feito, eu não ouço mais músicas do mundo secular, agora só escuto músicas gospel. Estou no Detox, somente terei que ter algum contato com meios tecnológicos por conta do meu trabalho.
    PS: Paty estive na Bienal do livro e tiramos uma foto juntas. Gostei de tudo, você é linda e simpática e me apaixonei pelo esmalte que usava. Beijos e fique com Deus!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Marcia. Adorei te receber na Bienal! Eu não estaba de esmalte porque sou alérgica, era uma unha adesiva que já vem naquela cor linda. Uso sempre!! Rs…rs…

  • Sandra Souza diz:

    Eu sigo diariamente os blogs Bolsa Blindada, Bispo Macedo, Cristiane Cardoso e Fonte a Jorrar porque os recebo por email então se tornaram leitura inicial do dia. Mas realmente o jeito de escrever da autora já a identifica mesmo que não assinasse o texto
    Sua ” signature” nos chama e prende a atenção. Eu já tive meu tempo roubado por muitas futilidades. Acabei com isso fazendo uma lista de assuntos prioritários na noite anterior escrita numa folha de papel rosa que fica numa prancheta em cima da bancada da cozinha. Sigi a lista, não exatamente na ordem que foi escrita, Maa cada item realizado eu risco e a mwta e chegar ao fim do dia com ela tida ruscada. Mas se surgir algo importante que não esteja na lista eu pulo e faço o que se tornou urgente. No final da noite refaço a lista para o doa seguinte e coloco no início como prioridade aquilo que tive que ignorar no dia anterior. Assim consegui me orientar desde o primeiro Jejum de Daniel e faço isso diariamente. Sigo minha própria lista de prioridades e não deixo de ler meus emails diariamente e nunca mais tive uma vida apressada. Bjos a todas que estão no #detox.
    Sandra Souza
    Rio das Ostras/RJ.

    • Patrícia Lages diz:

      Arrebentou!!

  • Sula Laiane diz:

    Verdade, Paty. Muito bom saber aproveitar o que realmente interessa e ver os resultados disso.

  • Simone Tateishi diz:

    Incrível como você usa seus talentos! Como sua escrita é suave e agradável! Adquiri recentemente os livros e os cursos na EduK. Os livros estou aguardando, mas os cursos arrebentaram! Como perdemos tempo com coisas inúteis e não prioritárias! Um super beijo!!

    • Patrícia Lages diz:

      Suas encomendas foram postadas ontem. Espero que a greve dos Correios não afetem o prazo!!

  • Ana Cláudia Guimarães diz:

    Em menos de 48h de dettox audio/visual, pude concluir a leitura do livro “Bolsa Blindada” que estava ficando empoeirado; retomei a leitura de um livro sobre a educação de filhos adolescentes; coloquei em dias algumas pendências de meu trabalho que havia deixado os ladrões do tempo fazer com que eu acumulasse, e desfrutei melhor da companhia de meu esposo e de meus filhos.
    Louvo ao Senhor pela vida da Paty que tem sido um instrumento de Deus em nossas vidas, nos dando aquele toque toque especial para recomeçarmos a escrever nossas histórias seguindo as orientações vindas de Deus através dela. Grande abraço para a Paty e para todas as leitoras.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Como as meninas disseram… “quando começo ler, já sei quem escreveu!”
    Beijos

  • Maria Gorete diz:

    Excelente matéria! Fácil assimilação, super clara e organizada. Parabéns!

  • Érica diz:

    Dona Patrícia, não vou mais dedicar todo o meu tempo na internet nem com outras coisas supérfulas que nunca acrescentaram em nada na minha vida. Mesmo depois do jejum de Daniel, vou passar a organizar todo o meu dia assim que acordar. Muito obrigado por todas as vezes que me ajudou com suas mensagens de fé.
    A senhora é um exemplo pra mim. É um prazer me espelhar na senhora! ♥♥♥

    • Patrícia Lages diz:

      Vc é uma graçs! 🙂

  • Vanessa Costa diz:

    Bom dia Patricia, como as bases de nossa vida são importantes! É preciso investir certo! Para ser realmente Rico.

  • Carla Ireno diz:

    Oi Paty!

    Eu estava dentro de uma quadrilha de ladrões de tempo e nem percebia.
    Em apenas dois dias de jejum eu tive uma alta produtividade nos meus estudos. Sem falar na economia de bateria que eu estou tendo. Certamente minha conta de luz vai abaixar o valor. Além da mente limpa, não fico mais carregando o carregador do celular para onde eu vou. Até disso eu era escrava, RSSs
    Aproveito meu horário de almoço para brincar um pouco com minhas cachorrinhas e isso me faz bem, por que vejo que o meu tempo está rendendo.
    Abraços

  • Liliane diz:

    Realmente é sempre uma delícia acompanhar seus posts. Mesmo sem comentar. Rsrs
    Mas, hoje venho agradecer pela alegria que senti ao receber o meu livro Virada Financeira.
    Que cuidado e carinho que você tem. Cada detalhe!
    A embalagem de poá que envolvia o livro, o cartãozinho,o autógrafo. Tudo!
    Vc nos ensina a fazermos o melhor em tudo que colocamos as mãos.
    Vc fala, ensina e vc faz também!!!!!
    Isso faz toda a diferença.
    Já li o Bolsa B. 1 e 2. Emprestei para várias pessoas e indico sempre.
    Agora… Vamos à Virada!
    Bjinhos

    • Patrícia Lages diz:

      Faço com prazer!! 🙂

  • Ana Maria diz:

    Olá Patrícia, ótimo post, amei. Confesso q me fez refletir, porém fiquei feliz, porque depois que comecei a fazer o jejum de Daniel, tenho particiado há algum tempo, me encaixo mais na primeira lista. Ah, também tenho lido os seus livros, kkk. Muito bom, bjs.

  • Alinne Silva diz:

    Lembro na epoca de faculdade. Cursando Arquitetura e os trabalhos geralmente era para virar noites. Um professor pediu um para que fizessemos um grande projeto par entregar no dia seguinte. Um aluno questionou: – professor não dará tempo de lhe entregar amanha. Sabe o que o professor respondeu? -o QUE VOCÊ VAI FAZER ENTRE AS 18:00 E AS 6:00 DA MANHA? KKK lembro como hoje. Tive que virar noite e consegui entregar. Depois vi que o tempo quem faz e a pessoa. Hoje to deixando de assistir Jornal Nacional e novelas vejo depois no celular sem perder tempo com intervalos. Durante este tempo faço cursos EDUK.

  • anita correa diz:

    porque , demorei tanto encontrar esse tempo não teria perdido tanto tempo, vou segui rigorosamente pra não mais perder tempo,,,obrigada mesmo…..

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: