Você é uma pessoa que desperdiça ou tem criatividade para reaproveitar coisas e economizar? Veja o post de hoje e descubra como fazer sobrar din-din!!

sandalia_arteEstava conversando com uma amiga e falávamos do quanto nos desagrada ver pessoas desperdiçando: sobrou comida, lixo; sobrou pão, lixo; caiu o saltinho da sandália, lixo; a alça da bolsa descascou um pouco, lixo… mas o que é isso?

Muita gente pensa que reaproveitar, reciclar e renovar é ser “pão-dura”, quando na verdade, na minha humilde opinião, é sinônimo de inteligência e dinheiro no bolso. E, com essa economia, poderemos comprar o tão desejado mimo que queremos e pensamos que não temos dinheiro, quando, em realidade, estamos jogando o dinheirinho do nosso mimo no lixo. Já pensou nisso? Ah… já posso ouvir sua resposta… Então pense!

Eu explico: se eu tenho uma mesinha de centro que gosto e ela está um pouco arranhada, sem cor, sem vida, posso muito bem lixá-la, pintá-la ou envernizá-la novamente. Minha mesinha preferida ficará como nova gastando uma fração do preço de uma nova. Isso pode significar dinheirinho no meu bolso!

Outra coisa que não gosto nem um pouco de ver é o desperdício de comida. Você sabia que Jesus ensinou seus discípulos e a multidão de pessoas que o seguia que não devemos desperdiçar?

Sim, quando ele subiu a um monte com seus discípulos e viu que uma grande multidão o seguia, se preocupou com ela e desejou alimentá-la, mas só havia um jovem com cinco pães e dois peixinhos. Jesus pediu os alimentos, agradeceu a Deus por eles e fez a multiplicação, de forma que sobraram muitos pães e peixes depois que todos se fartaram. Então, Jesus falou aos seus discípulos que recolhessem toda sobra para que nada fosse desperdiçado e encheram 12 cestos. (Mateus 14:13-21)

Com essa lição, aprendemos que o desperdício não agrada a Deus. Podemos usar nossa criatividade e inteligência para reaproveitar e reciclar. Outro exemplo: sobrou pão? Que tal fazer torradinhas com geleia de frutas para o lanche das crianças? Sobrou arroz? Renove com presunto picadinho, salsinha, cubinhos de cenoura e pronto: inventamos um arroz primavera (as crianças adoram comidas com nomes diferentes)! Que tal fazer bolinhos de arroz, usando sobras de frango desfiado, carne moída, queijo etc.? Se as bananas ficaram maduras, você pode fazer um delicioso bolo com elas. As crianças vão amar!

Sandra

Já fiz bolo de pêra com maçãs batendo tudo no liquidificador e ficou delicioso!

Você tem talentos que nem imagina, use a criatividade que você tem, sim, isso mesmo, você já tem! Comece a praticar e verá quantas coisas você reaproveitará. Seu bolso e sua família vão agradecer e o seu tão sonhado mimo, (uma blusa nova, um acessório, uma carteira, brinco etc.) pode estar mais perto do que você pensa.

Não esqueça de compartilhar conosco nos comentários, queremos saber tudinho 🙂

Beijos e até sexta que vem!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Olá!
    Eu tinha duas resteirinhas.
    A 1ª era verde e rachou a sola.
    A 2ª era bege e rasgou a parte de cima.
    Como o modelo era parecido, reaproveitei as partes que ainda estavam boas e usei por um bom tempo!

  • Oi! Adorei as dicas!

    Como me identifiquei com a mensagem. Que me ver uma arara? Desperdice, jogando comida fora por nada!
    A dica do bolo de banana já tinha feito, como agora estou precisando perder uns quilos, bolo já não tá sendo minha praia, mas não ia deixar a bendita da banana estragar (com esse verão ela amadurece num piscar de olhos), vi uma receita na net e resolvi adaptar, dei de louca e coloquei a bendita no freezer e depois de congelada, tirei alguns instantes para conseguir cortar, descasquei, cortei em rodelas, bati com leite e suplemento e tinha um shake de banana cremoso para me refrescar nesse calorão e sem ficar com culpa na consciência por calorias a mais.
    Acho que dá pra fazer até sorvete natural fazendo isso com as frutas sem pesar no orçamento e na balança. Vou testar pra ver como fica. O legal é que se acontecer de esquecer a fruta no congelador e não tirar depois de ficar durinha, o congelamento não deixa e ela estragar e ainda dá pra aproveitar.

    Bjos e até!

  • Legal suas dicas, faço coisas do tipo :quando uma calça jeans vai perdendo a cor eu tinjo e fica novinha de novo, as roupas que vão ficando velhas eu coloco para usá-las em casa, Compartilho sapatos com a minha irmã, tanto eu uso os delas como ela usa os meus.

  • Ótimas dicas!! Quando tenho oportunidade , gosto de comprar roupas para os meus filhos naqueles bazares em garagens, igrejas,etc , pois eles são pequenos e perdem muitas roupas e calçados, encontro roupas semi-novas e até com etiqueta dá pra economizar bastante e investir em outras coisas.

  • Verdade,foi assim que fizemos nossa sala,ficou única,todos que chegam se admiram…rs Bjnhos

  • OI Patricia eu nao gusto de julgar nada fora eu faco bolo de banana quando eles estam bem maduras eu ate vendo eu faco com uma calda de acucar.O arroz tambem eu faco bolo de arroz o rocambole recheiado com carne muida. as sandalas eu nao posso usar por e muito baixa mais gostei da dicas.lucia

  • Aqui em casa cresci aprendendo a não desperdiçar.Ontem mesmo minha
    mãe fez um doce de banana com algumas que já estavam muito maduras.

  • Boa Tarde
    Eu sempre gostei de reaproveitar as coisas, desde pequena. Acho incrível o fato de podermos dá vida ao “lixo” Amo os projetos sustentáveis e gostaria de reaproveitar muitas das coisas que vejo pela frente: roupa, sapatos, caixotes… Final do ano passado o Estado do Espírito Santo foi castigado com as fortes chuvas. Minha casa, infelizmente, foi uma das afetadas. Perdemos praticamente tudo. A nossa casa ficou com 1mtr de água. Nem voltamos pra ela ainda. Pensando em não gastar muito, dei a ideia pra minha mãe de não comprar um guarda-roupa novo. Seria mais econômico investir em um de alvenaria. E ela aceitou minha dica 😉 Também sigo esse pensamento. Não irei gastar nada além do necessário. Até porque nem tem como recompor tudo assim, de uma hora para outra. Mas como a senhora diz no blog, estou aproveitando tudo que dá.
    Ótimo post 😉
    Beijos

  • Que legal, amei as dicas confesso que nao estava fazendo isso, mais já vamos corrigir o erro, adorei 🙂 🙂 🙂

  • Me encanto, el contenido de este blog….vou a seguir acompanando, ya tengo un habito de cuidar y dar el maximo provecho a las ropas, incluso una vez coverti una chaqueta de blanca en gris, solo timturamdo, rsrs quedo linda… pero aun tengo que ejercer ,mi creatividad en casa, con los muebles, comida….. bueno un largo recorrido, pero con estas dicas sera mas facil…

    • Hola Carolina, sea bienvenida al blog! Estoy segura que te ayudará muchísimo. Besitos.

  • Oieee Sandra… como sempre suas dicas são excelentes!!!
    Sempre aprendi com minha mãe a não desperdiçar as coisas!… principalmente alimentos!
    quando sobra paizinhos, corto em rodelinhas e faço torradinhas…. é um ótimo petisco com o café ou chá da tarde!
    sem contar com outras sobras de alimentos que podemos reaproveitar!
    Eu ameeeeeei o post de hoje Sandra …. vc está sempre arrasando com suas dicas!!!
    Deus a abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *