Etiqueta – Como se portar na Igreja

Se tem um lugar onde devemos aprender a nos comportar e respeitar é a igreja, mas muitas pessoas se esquecem disso…

Geralmente quando vamos à igreja, dizemos que vamos à Casa de Deus. Ali é um lugar de paz, onde as pessoas chegam, na sua grande maioria, para fazer orações, ler a Bíblia e esperar a reunião ou culto começar para ouvir a Palavra de Deus, ou seja, Sua orientação para nossas vidas!

Sendo a Casa de Deus, devemos levar em consideração algumas normas básicas e importantes que devemos praticar nesse lugar tão especial:

IURD-ItáliaNão chegar atrasada – se você vai de casa para a igreja, calcule o tempo necessário (seja de carro ou transporte coletivo) para que você chegue, pelo menos 10 minutos antes, evitando correria e tumulto.

Captura de pantalla 2015-04-30 a las 23.03.01

 

Desligar o Celular – se você vai até a igreja se supõe que é para ouvir a voz de Deus e não há nada mais desagradável e desrespeitoso que, em meio a reunião, tocar um celular! Atendê-lo, então, nem pensar! Você está ali para se alimentar das coisas de Deus, portanto, desligue-o!

 

Não caminhar – é muito mais proveitoso se você chegar e já tomar assento, ficar em seu lugar refletindo, se desligando da correria lá de fora, se preparando para a reunião, onde Deus só poderá falar com aqueles que estiverem atentos à Sua voz. Se você ficar caminhando, não terá se preparado para esse momento especial e ainda atrapalhará os que estão sentados buscando essa preparação.

Captura de pantalla 2015-04-30 a las 23.12.09Evitar conversar – o motivo é o mesmo acima. É recomendável que você leve a Bíblia para acompanhar a leitura que será feita durante a reunião, aproveite para ler um pouco antes de começar, dessa forma você estará se colocando ainda mais em sintonia com Deus.

Porem, não é isso que temos observado. Por exemplo: domingo passado, pela manhã como de costume, fui para a igreja e me sentei ao lado de um casal. Começou a reunião e eles falavam sem parar, além de não ouvirem nada, estavam atrapalhando quem queria ouvir. Não bastasse isso, atrás estava uma família sentados nesta ordem: filha, pai, mãe e a outra filha. Eles também falavam o tempo todo, mas não foi só isso! Eis que começa a tocar o celular e a filha da esquerda gritava com a da outra ponta, à direita – atende logo isso, vai… atende logo sua molenga! Mas a moça não encontrava o desesperado aparelho na bolsa. Tocou até parar!

Passados dois minutos o celular toca de novo, nesse momento, a filha da esquerda, o pai e a mãe começaram a falar em coro com a moça, vai atende logo isso, fala que estamos na igreja… Ela achou o celular e atendeu!

Captura de pantalla 2015-04-30 a las 23.25.34

 

Senti vergonha alheia, pois mostraram falta de educação, reverência e de respeito para com Deus e às pessoas que ali estavam em busca de paz. Foi muito constrangedor, e todo esse constrangimento poderia ter sido evitado com tão somente desligar o aparelho antes de começar a reunião!

Observe esses cuidados simples mas que trará um enorme beneficio para sua fé e para sua vida com Deus. Pois o seu comportamento respeitoso e reverente diante de Deus vale mais que 100 orações!

“O temor do Senhor é o principio da sabedoria” Provérbios 9:10.

E você, tem algo para mudar no seu comportamento na igreja?

Beijos e até sexta que vem!

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • Márcia Coimbra diz:

    Oi SandraLinda bom dia 😀 rsrsrsrs Sandra, muitas vezes, quando vou a igreja, praticamente todos os dias, ás vezes tenho a impressão que estou na praça de alimentação do shopping, pois é “normal” ver pessoas comendo pipoca, skilhos, mascado balas e as vezes até fazendo aqueles estouros irritantes, e claro, sem faltar o tal refrigerante, e por incrível que pareça, vejo isso com maior frequência na catedral aqui da minha cidade, diferente de uma igreja menor. Aí eu me pergunto: Se aqui na catedral faz isso, imagina só como seria lá no Templo de Salomão em São Paulo ? Aja paciência viu, olha, se eu pudesse, eu levaria um cartaz com a seguinte frase: Da próxima vez que vier a Casa de Deus, tomo antes, uma xícara de chá de simancol, pois aqui é Lugar Santo e não praça de alimentação”. Ahhh se eu pudesse, mas enfim….não se pode ter tudo né rsrsrs. Beijo Sandra…..na fé 🙂

    • Sandra Lages diz:

      Oi Márcia, é verdade! Nem mencionei comer na igreja porque aí é que não tem cabimento mesmo! Tem muitas outras coisas que poderiam compor o post, mas ficaria enorrrrrrrmeeee! Se observarmos esses itens já será muito bom! Beijos e obrigada por comentar.

  • Jaqueline diz:

    Muito bom!

  • Jaqueline diz:

    Ficar paquerando na igreja também não é legal.ler o jornal na hora do culto nem se fala.Acho que devemos falar nas descrições das roupas para ir na casa do Senhor,onde vejo que muitas das vezes nem nelas conseguimos ver uma revência de se estar na casa de Deus.

  • roberta diz:

    olá Sandra, muito bom esse post.queria lhe pedir sua opinião sobre meu comportamento. no último domingo fomos á igreja e logo atrás de nós estavam duas moças que literalmente não paravam de conversar.aquilo estava me incomodando tanto á ponto de me irritar então quando me levantei para ofertar fiz sinal pro meu esposo e trocamos de banco, mas antes olhei bem pra elas para ficar claro que estavam me incomodando.nao fiquei confortavel com meu comportamento mas aí então pude prestar atenção no culto.mais tarde o pastor apresentou entre outros, ela como visitantes e participantes de outra igreja.fiquei pensando,visitas e representa outra igreja que não paravam de falar sobre o que namorado disse ou não disse as três da manhã. me poupe ne. .. mais aí penso será que não espantei elas com o meu comportamento já que eram visitantes.

    • Sandra Lages diz:

      Oi Roberta, fique tranquila, pois penso que a nossa intenção é a que conta realmente! Por exemplo, se eu fosse visitantes procuraria me comportar muito mais, pois não conheçendo o ambiente observaria com atenção a tudo! Mas, cada pessoa pensa de uma forma, o importante é que você trocou de lugar e conseguiu se concentrar. Beijos

  • Paulliane Santos diz:

    Olá Sandrinha!!!!
    Sem dúvidas tenho sim muita coisa para mudar em relação ao meu comportamento na igreja.
    Engraçado é que enquanto lia sua mensagem, pude perceber Deus me mostrando um monte de coisinhas que não devo praticar, mas que até aqui parecia ser tão normal.
    Mais uma vez obrigada pelas orientações!!!

  • Joselene Lima diz:

    Sim, devo mudar no quesito atraso! Faço tudo certinho, mais sempre chego atrasada 🙁

  • Michele diz:

    É um absurdo! Melhor se ficassem dormindo em casa!

  • Vilma diz:

    É bem isso mesmo…as pessoas Entram na casa de Deus como se entrassem num
    Mercado
    Amo Disciplina.Ordem.E Tiro o Chapéu Pra quem Ditou Regras pra entrar num Templo de Salomão.
    Deus abençoe suas orientações.

  • Dayane Joon diz:

    Amei as dicas, apesar de já praticá-las, não gosto de ficar perto de pessoas que conversam durante a reunião, procuro evitar tbm por que não consigo ficar indiferente, lembro uma das vezes haviam duas mulheres conversando muito do meu lado, durante a pregação, então eu olhei para elas e fiz um sinal de silêncio acompanhado de um ” Xiiiiu” rsrs elas me olharam com uma cara…e resmungaram: ai nossa! Estou errada quando ajo assim D. Sandra? beijos

  • Isabel Alves diz:

    Estas regras já devia de estar na “lista” da boa educação de toda as pessoas.
    Sempre que vou à igreja tiro sempre o som do meu telemóvel. Quando estamos na reunião e toca um telemóvel, acho isso uma grande falta de respeito, primeiro para com Deus, depois para com o pastor e depois para com as pessoas que estão na reunião. Mas detesto também quando as pessoas estão a conversar e não querer ouvir a Palavra e nem deixam as outras pessoas ouvir. É horrível 🙁 Por acaso aqui em Portugal nunca vi ninguém a comer na igreja, mas também já não me admirava nada…

  • Camila Ogassavara diz:

    Existe outro tipo de pessoa que não fala, porém fica o culto todo olhando para trás como se estivesse procurando por alguém. Aquilo incomoda tanto que já olho onde estão eles para sentar longe rs

  • Vitor Silva diz:

    Nunca prejudiquei ninguém na igreja, porém sinto-me prejudicado qd estou a ler a bíblia e ao lado/frente/trás estão conversando, não sou perfeito (tento-o), mas acho uma falta de ética, de classe, de respeito para com Deus., saem do espírito e fazem os outros saírem também.
    Vou contar uma situação aberrante e sem solução (pelos vistos), na minha igreja existe um membro que busca o Espírito Santo, ao gritos, quando é para amarrar o Diabo só se ouve ele, grita tão alto, que não se ouve o Pastor.
    Já falei com o pastor sobre o caso e muitas das vezes ele pára a busca e mete uma canção, só para não o ouvir, já falei que se fosse na igreja matriz, não o deixavam fazer aquele espalhafato, mas creio que não tomam nenhuma atitude porque têm medo que ele se sinta ofendido e saia da igreja.
    Tenham dó.

  • Rogério diz:

    AMEI ESTE ESTUDO EM FORMA DE CONSELHO PARA NÓS CRISTÃOS! VEMOS ISSO FREQUENTEMENTE NAS IGREJAS. UMA FALTA DE RESPEITO IMENSA COM A PALAVRA DE DEUS E ATÉ MESMO COM AS PESSOAS QUE ALI ESTÃO PARA OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO BRADAR EM NOSSO OUVIDO.É DE MUITA UTILIDADE ESSE ESTUDO! DEUS TE ABENÇOA GRANDEMENTE MINHA QUERIDA.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: