Erro fatal em um currículo

É comum a quem está buscando emprego desejar redigir um ótimo currículo, pois ele será o primeiro contato com a empresa. Mas o que é um ótimo currículo?

maxresdefaultAntes de mais nada, um ótimo currículo é aquele que cumpre o seu papel: mostrar à empresa quem é você e dar todas as ferramentas para que o recrutador analise se você tem o perfil da vaga que está disponível.

Claro que ele tem que estar muito bem escrito, sem erros (nem grandes, nem pequenos) e ser bem objetivo. Particularmente gosto muito de saber como as pessoas se comunicam por meio da escrita, por isso, aprecio quando há uma pequena redação no final com alguma mensagem que o candidato queira passar.

E é aí que, muitas vezes, o currículo vai para o lixo. Sim, lixo! Quando um candidato escreve algo como: “estou buscando uma empresa onde eu possa crescer e me desenvolver” eu amasso e jogo fora. Como assim “eu crescer”?

O candidato que busca uma vaga deveria encarar como uma oportunidade de mostrar que pode fazer a empresa crescer, uma vez que é a empresa quem está dando essa oportunidade. Fazendo a empresa crescer, o crescimento do funcionário será consequência.

Pense nisso na hora de elaborar seu currículo e sempre destaque o que você, com suas qualidades, experiências (ou mesmo a falta dela) e força de vontade, pode fazer em prol da empresa. Assim o seu currículo não vai parar no lixo.

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Alice diz:

    Poxa passa mais dicas! Vai nos ajudar bastante!

  • Aline diz:

    Patricia você podia fazer um poste com o curriculum ideal, pois uma vez um pessoa me disse que não se pode colocar numero de documento em curriculum.
    Isso é verdade?

    • Patrícia Lages diz:

      Vamos falar mais a respeito! Beijos

  • Carmem Patrícia Antunes de Oliveira diz:

    Oi Patrícia
    Desculpe-me mais vou deixar aqui uma aflição que tenho passado a alguns dias. Se vc puder me ajudar eu serei eternamente grata vamos lá Estou com três parcelas do carro em atraso já faz um mês que estou negociando e o lugar responsável sei la o escritório de advogados não aceitam nenhum acordo é o que eles falam e pronto ou seja fazem uma pressão psicológica que cheguei a chorar no telefone com uma das advogadas e ela sempre me dizendo a mesma frase ou paga ou semana que vem entro com busca e apreensão do veiculo já tentei de tudo tenho o valor de duas parcelas com 200 reais a mais ou seja duas sem juros daria 1,400 reais e tenho 1,600 mesmo assim a única negociação é pagar as três e com um juros absurdo chegando a 2,800 reais será que vc tem alguma dica para me dar? Muito Obrigada e desculpa

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Carmem. Tudo depende do contrato que vc assinou, mas normalmente só há busca e apreensão com 3 parcelas vencidas. Então, se vc pagar a mais antiga, já terá mais um tempo para resolver. Mas, antes de mais nada, procure o PROCON imediatamente e veja em que eles podem ajudá-la. Leve o contrato, carnê, tudo o que tiver. Esse serviço é gratuito e eles vão analisar seu caso e sugerir soluções. Não aceite as pressões, busque seus direitos. Bjs

  • Ricardo Arcanjo diz:

    Muito obrigado por mais um texto brilhante. No começo desse mês eu fiz uma entrevista em uma empresa. Foram três seleções eliminatórias. Graças a Deus eu passei nas três. No final, a entrevistadora disse que eu tinha sido aprovado e que aguardasse a ligação da empresa. Acontece que já se passaram uns 20 dias e até agora ninguém me ligou. Com isso algumas pessoas estão dizendo que eu deveria esperar mais um pouco, pois se eu ligar vou demonstrar ansiedade e vou “queimar o meu filme”. Já outros dizem que eu devo ligar para empresa, pois isso iria demonstrar meu interesse pela vaga. Gostaria da sua opinião, que diga-se de passagem, vem me ajudando muito quando preciso. Mais uma vez agradeço a sua ajuda. Atenciosamente, Ricardo Arcanjo.

  • Patricia diz:

    Como esse blog tem me ajudado muito, gostaria de contribuir com as outras leitoras também. No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, o autor cita a carta de uma moça que estava procurando emprego em outra cidade pra onde ela estava se mudando. Vejamos:

    “Os meus 10 anos de experiência bancária seriam de interesse a um banco de rápido crescimento como o seu. Já trabalhei em várias funções, nas operações bancarias em BH, em Nova York, até o meu cargo presente como gerente de agência. Eu adquiri competências em todos os estágios de atendimento bancário, incluindo relacionamento com clientes, créditos, empréstimos e administração. Estarei me mudando para Phoenix em maio e tenho certeza que poderei contribuir com o crescimento e rentabilidade de seu banco. Estarei em Phoenix na semana de 3 de abril e agradeceria a oportunidade de demonstrar como eu poderia auxiliar o banco a atingir os seus alvos.”

    O autor conta que ela enviou essa carta a 11 diferentes bancos, e TODOS a chamaram para entrevista. Bem isto, que a Patricia citou neste post. A bancária não ficou falando somente sobre ela, mas em como ela poderia contribuir com a empresa.
    Beijos e espero ter ajudado com esse exemplo!

    • Patrícia Lages diz:

      Muito bacana!

  • Marcia Germano diz:

    Antes de mais nada quero comentar que li o livro bolsa blindada e foi uma bussola orientadora na minha vida pessoal e familiar…Maravilhoso!!!
    E sobre as dicas da elaboração do currículo, me ajudou na questão da elaboração do texto final, pois geralmente eu colocava “busco crescer”, agora com essa dica vou mudar meu texto para não ir para o lixo…Muito bom!!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: