Economize até 70% no supermercado!
23/08/2022
Conheça a “xepa virtual” e aproveite novas formas de comprar para trazer economia para o bolso sem abrir mão da…
Conheça a “xepa virtual” e aproveite novas formas de comprar para trazer economia para o bolso sem abrir mão da qualidade dos alimentos
Xepa virtual para quem está disposto a abrir a mente
Você sabe bem o que é a hora da xepa, não é mesmo?
Na linguagem popular, significa ir à feira livre mais para o fim da manhã, quando os preços caíram bastante e os alimentos que sobraram geralmente são mais “feinhos”… rs…rs…
O que normalmente acontece é que as pessoas com menos condições financeiras deixam para ir nesse horário para pagarem mais barato, então, a xepa acabou se tornando o “horário dos pobres”.
Inclusive, oficialmente, a palavra xepa tem dois significados: comida servida em quartel e restos de comida que não foram aproveitados.
Mas, como este blog (e todo o meu trabalho) tem o objetivo de trazer economia para o bolso sem abrir mão da qualidade e do bem-estar e acabar com o desperdício, a xepa precisa ser vista sob um novo olhar.
Segundo pesquisas, 30% dos alimentos são desperdiçados em todo o mundo. Isso porque foi estabelecido um padrão comercial de formatos, tamanhos e cores que privilegia aqueles com cores mais vivas, formatos mais “bonitos” e certos tamanhos.
Os alimentos abaixo, por exemplo, nem sequer chegam aos supermercados, feiras e sacolões por causa de seus formatos “esquisitos”, e não por terem menos qualidade nutricional ou sabor inferior.
Sabem para onde eles vão? Para o lixo!
Mas, em um mundo onde milhões de pessoas passam fome – sim, milhões – que sentido há em desperdiçar tantos alimentos próprios para o consumo só porque têm uma aparência diferente?
É preciso normalizar outros formatos para que o comércio desses alimentos fora de padrão seja cada vez mais aceito. Caso contrário, eles continuarão sendo jogados fora.
Para nos ajudar nisso, já existem sites e aplicativos que comercializam produtos “marginalizados”, digamos assim!
Essas plataformas estão sendo chamadas de “xepa virtual”, pois você pode comprar legumes, verduras e frutas fora do padrão comercial e também produtos industrializados próximos ao vencimento.
Veja abaixo o meu destaque no Jornal da Record sobre esse assunto e, mais abaixo, uma lista de sites que vendem esse tipo de produto.
Plataformas de xepa virtual
Fruta imperfeita – https://www.frutaimperfeita.com.br/
Mercado diferente – https://www.mercadodiferente.com.br/
Cheap Food – https://www.cheapfoodapp.com.br/
Food to Save – https://www.foodtosave.com.br/
Refood – https://refood.app.br/home
SuperOpa – https://superopa.com/
B4 Waist – https://www.b4waste.com.br/
Food Finder – https://foodfinder.eco.br/
Se você conhece outros sites, indique nos comentários.
Conte-nos também se você compra ou pretende começar a comprar nessas plataformas.
Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
Ah, Patrícia, que maravilha que você postou aqui a matéria do Jornal da Record de ontem, super obrigada!
Já vou olhar os sites, sim, muito me interessa! E vou compartilhar!
Oi Patricia!!
Vou ver se acho algum site no interior de SP, moro em Igaraçu do Tiete.
Obrigada por seu maravilhoso trabalho!!
bjs
Leda Ramos
Olá Patrícia! Parece mesmo que nem os alimentos “escapam” do estereótipo perfeito em razão da “necessária aparência” de beleza, em detrimento ao conteúdo, seja valor nutricional ou sabor agradável ao paladar para compor um cardápio variado e nutritivo . Assim sendo, o resultado ao final do período é mesmo o desperdício de alimentos e por consequência dinheiro. Abraços
Nossa que legal, não sabia disso.
olá, aqui em Santarém Pa, o mercadão tem horário da xerpa sim! e os super mercados oferecem descontão quando o vencimento do produto está pertinho. Ainda não tem site, aqui no municipio alguns supermercados oferecem descontos no dia da semana, por exemplo: quinta verde( frutas, verduras e legumes baratos) Parabéns Dona Patricia !
Muito legal! Além de ajudar no crescimento dos pequenos produtores, também auxilia na questão do desperdício. Eu só ouvi falar sobre esse assunto no programa Shark Tank, quando uma empresa levou essa prpoposta. Muito legal saber que essa ideia tem se expandido.
Alguém sabe me dizer se em Belo Horizonte Minas gerais tem pfvr…???
Se sim me informem pfvr …
Gratidão.