Mais um ano letivo começa e é inevitável pensar no gasto com o material escolar! Mas, não é só isso, você também terá gastos com o lanchinho das crianças. Hoje, teremos várias sugestões nutritivas e econômicas  para que você prepare em casa e seus filhos estejam bem alimentados na hora da merenda. 

Em primeiro lugar, você deve aproveitar que o ano letivo está apenas começando para introduzir esses hábitos saudáveis na vida de seus filhos. Invista em uma lancheira resistente, que possa durar todo período escolar, e que tenha algum atrativo para seus filhos, pois assim ficarão mais animados com as mudanças dos lanchinhos. É importante fazer os lanches em casa, pois comprar fora ou na cantina da escola pode significar dinheirinho voando para fora do seu bolso e, muitas das vezes, nutrição zero. Confira estas sugestões:

1 – Bisnaguinha integral com geléia de frutas (ensinamos no mês passado a fazer doces deliciosos com as cascas das frutas, se não leu, clique aqui e mãos à obra). Bisnaguinha com queijo branco. Barrinhas de cereal, muffins doces e salgados, cupcakes sem cobertura, bolos de iogurte, cenoura, banana, laranja, milho, chocolate etc. Ponha seus dotes culinários para funcionar e prepare os bolos em casa, assim como, pão de batatas, palitinhos integrais com queijo, broinhas de fubá com erva doce, torradinhas com queijo cremoso, geleias ou patês.

2 – As frutas devem ser sempre bem lavadas. Algumas como pera, maçã e banana devem ser enviadas inteiras e com casca, pois do contrário ficarão escuras. Não devem estar muito maduras para não amassarem. As uvas devem estar bem lavadas e debulhadas, acondicionadas em um potinho. Laranjas, mangas, mamão, morangos, abacaxi e melão podem ser levados já picadinhos. Uma boa opção é fazer uma saladinha de frutas com  um pouquinho de mel e granola. Mande um garfinho plástico junto.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 20.06.543 – Comidinhas: Prepare wraps com pão sírio enroladinho com recheio de sua preferência. Saladinha com tomates cereja, cenourinhas baby, tirinhas de pepino, ovos de codorna em rodelas e folhinhas pequenas de espinafre.

Espetinhos com cubinhos de queijo branco, tomate cereja e cenoura baby. Corte a ponta do espeto de madeira ou faça em um canudinho. Bolinhos de arroz integral assados, pode misturar ao arroz cozido, frango desfiado, carne moída, cenoura ralada, legumes diversos bem picadinhos, etc., pique salsinha e cebolinha (se seus filhos gostarem), coloque ovos para dar liga e asse em forno médio até dourar. Pão de queijo caseiro recheado com peito de peru e queijo branco.

Legumes cozidos ao vapor e cotados em palitinhos (cenoura, batata, beterraba, chuchu, abóbora) com cubinhos de queijo branco e temperados com orégano e um fiozinho de azeite extra virgem. Iogurtes com granola.

4 – Sucos de frutas: Sucos com frutas ricas em vitamina C podem ser utilizados nas lancheiras sem medo, como a acerola, melão, abacaxi e maracujá. Prepare os sucos perto da hora de ir para a escola, coloque em uma garrafinha térmica escura e bem vedada, isso evitará que entre luz, oxigênio e calor, que promovem a oxidação da fruta reduzindo suas vitaminas. Com esse cuidado o suco conservará seu sabor por até 6 horas. Poderá optar também por água de coco ou bebidas fermentadas.

Acondicione sempre em potes plásticos que protejam os alimentos. Faça uma pesquisa de receitinhas nutritivas para ter mais ideias e monte cardápios semanais.

Use sua criatividade unindo economia, lanchinhos feitos com carinho e nutrição. Seus filhos ficarão contentes em ver sua dedicação e amor e até os que não estão acostumados aos lanchinhos saudáveis com certeza irão aderir aos novos cardápios.

*São apenas sugestões, não substituem a orientação de um nutricionista.

Beijinhos e até sexta que vem!

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • Oieeee Sandra
    Você sempre nos trazendo dicas maravilhosas para economizarmos o nosso dindim!
    ameeeiii essas sugestões para os lanchinhos feitos em casa!
    Alem de serem mais econômicos, são muito mais saudáveis com certeza!
    Obrigado por estar sempre aqui nos orientando e nos ajudando com todo esse carinho!!!
    Deus a abençoe muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *