Hoje trouxe mais dicas que ajudarão no seu processo de reeducação financeira (sim, essa é a proposta do post de hoje). Com mudanças de hábitos simples você poderá notar a diferença nas suas contas de consumo como água e luz. Vamos lá?

Lavar a louça – Antes de lavar, retire todo resto de comida dos pratos e panelas com um papel toalha e coloque toda louça possível dentro da pia. Jogue água sobre ela e só depois molhe a esponja e coloque o detergente no centro (não volte a molha-la). Ensaboe toda a louça com a torneira fechada, depois enxague tudo de uma vez. Isso evita o desperdício de água e detergente.

Higienizar frutas e verduras – Misture 1 colher (sopa) de cloro ou água sanitária para cada litro de água, coloque as frutas ou verduras e deixe de molho por 15 minutos.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 12.00.51Hora do banho – O chuveiro elétrico é um grande consumidor de energia (cerca de 25% do consumo residencial) e de água. Uma dica simples é colocar um balde para armazenar a água do chuveiro enquanto espera esquentar. Você pode utilizar essa água para lavar os panos de limpeza, colocar na máquina de lavar, molhar as plantas etc. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e só volte a abrir para se enxaguar. Nos dias quentes use o chuveiro na posição “verão”, o consumo de energia elétrica é cerca de 30% menor que na posição “inverno”. Evite os banhos demorados.

Lavar roupas – Procure lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante da sua máquina de lavar. Essa atitude economiza água e eletricidade. Reaproveite a água com sabão quando a máquina soltar, armazenando em baldes para lavar o carro ou pisos e calçadas. Da mesma maneira reaproveite a água do enxague para lavar o banheiro, etc.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 11.51.31Passar roupas – Programe-se para passar a maior quantidade de roupas possível de uma só vez, pois ligar várias vezes o ferro consome mais energia elétrica. Em ferros automáticos, use a temperatura indicada pelo fabricante dependendo do tecido. Comece pelas roupas que requerem temperatura mais baixa e vá regulando de acordo. Outra dica para economizar na hora de passar é estender a roupa no varal esticando-a bem para que seque o mais aberta possível.

Iluminação – Evite acender lâmpadas durante o dia, abra bem as janelas e cortinas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. Apague as luzes ao sair de um cômodo. Cores claras nas paredes e tetos refletem melhor a luz. Dê preferencia às lâmpadas fluorecentes compactas ou circulares. Além de consumirem menos energia, duram até 10 vezes mais.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 12.14.47Aparelho de TV – Consome de 5 a 15% de energia elétrica em uma residência dependendo do modelo (os mais antigos consomem mais). Não deixe a TV ligada quando ninguém estiver assistindo. Evite dormir com o aparelho ligado, pois pode representar horas de desperdício.

 

Coloque essas dicas em prática e observe a mudança nas contas de água e luz no final do mês. Não deixe de compartilhar conosco nos comentários.

Beijos e semana que vem tem mais dicas. Aguardem!

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • D.Sandra esta sendo muito boa estas dicas, pois tenho as colocado em pratica e tem facilitado e muito a minha vida.
    Muito obrigada e que Deus a abençoe sempre.

    Beijinhosss!!!

  • Bom dia D.Sandra!
    É exatamente assim que eu estou fazendo e incluindo os meus filhos nessa maratona.
    Vams economizar!
    Um abraço.

  • Muito bom, devemos economizar, pois $$ai do nosso bolso 😉
    Obrigada Sandra por todas as dicas!!!

  • Pra quem quer economizar e viajar, esta ai a dica para se ganhar dinheiro!

  • obrigada por compartilhar todas essas dicas, com essas e com om outras,este mes tive uma economia da agua e luz.+ou-de 28,00.fora todos os outros itens,que era puro desperdiçio, obrigada por tudo,DEUS te abençoe sempre

  • Bah, tem umas coisas aí que ei preciso mudar 🙂 principalmente o banho e a louça.
    É, isso vai ser mais difícil que nadar de poncho e dormir de espora sem rasgar lençol 🙂 , mas não é impossível.

    Abraço!

    Dai.

  • Oieeee Sandra
    Sempre nos trazendo dicas maravilhosas e nos ensinado a economizar!
    Por isso eu sempre digo que esse Bolsa Blindada é um Verdadeiro Tesouro!!!
    Vocês são pessoas maravilhosas!!!! Usando o tempo precioso para nos ajudar sempre!…. isso não tem preço que pague!
    Deus a abençoe grandemente e a Paty também!!!!
    beijinhooos

  • Sandra e Patrícia, MUITO legal mesmo!!!

    Sabe o que eu descobri tbm? Que tomar banho gelado faz muito bem pra saúde. É sério, quem recomendou isso foi um neuro que acabou se especializando na parte mais alternativa da medicina. Ele diz que o banho frio tem inúmeros benefícios, entre eles, aumenta a imunidade e a resistência naqueles dias que a gente sofre muito choque térmico (sai do ar condicionado e entra no calor e vice versa). Ele recomendou para mim para melhorar a sinusite e não é que melhora mesmo? rsrs..

    Sobre a louça, minha mãe me ensinou tbm a colocar um pouco de detergente em um recipiente com água bem quente e molhar a esponja lá sempre que quiser colocar mais sabão. Além de economizar detergente, a água quente ajuda a combater a gordura, resultando em uma lavagem bem eficaz sem exagero de produtos.

    Sobre economia de água, vcs não acreditam que ouvi em uma palestra sobre edificações sustentáveis, que é possível armazenar e reaproveitar até a água da chuva e daquela condensação do ar condicionado. Conheci tbm uma academia de tênis que tem um sistema de calhas que levam boa parte da água da chuva para piscinas ou tanques grandes e depois essa água é utilizada para molhar as quadras.

    Fala a verdade, né? Com criatividade a gente consegue gerar economia e ainda ajudar a natureza.

    Muito obrigada pelas dicas!!!!

    • Super dicas, Ana. Só que eu não aguento tomar banho frio… Já tentei, mas não dá. Enfim, vou tentando até chegar lá!!! rs…rs…

      • No inverno tbm não consigo me manter firme nesse propósito… confesso. rsrsr… mas se a gente conseguir tomar o banho mais fresquinho, vai acostumando gradualmente. 😉

  • Aqui nao deve ter entao .Um beijinho Patty estarei ai no Brasil para a inauguraçao do Templo de Salomao e coprar seu livro pela mesma ocasiao…

  • Eu tenho muita DÓ de gastar água, vou desabafar aqui no blog agora: Não sou do tipo de pessoa que pára água no copinho para escovar os dentes, e no banho por exemplo me pego pensando na vida e isso desperdiça água, então já entrei em processo de mudança, antes de entrar no banheiro penso comigo mesmo “você vai banhar e não viajar na maionese.” Mas se tem uma coisa que me irrita é ver as pessoas LAVANDO calçada com mangueira, aqui em Goiânia tem muito disso, as calçadas de cerâmica principalmente, eu penso “gente isso é chão, agorinha tá tudo sujo, é melhor varrer ou passar um pano molhado, qualquer coisa, vale até jogar a última água das roupas que por sinal ainda é cheirosa por causa do amaciante” Tem gente que ainda fica usando a água para tirar aquelas terrinhas por pura preguiça de varrer, e se a gente aconselhar a não fazer isso, ainda escuta que não sou eu que pago a água deles. Eu fico indignada com um tipo de pensamento desses e triste também. Água limpa é ouro! E sem esquecer que nossa energia é hidrelétrica.

  • Patricia, Boa tarde!

    Depois da minha separação fui obrigada a economizar, antes isso nem passava pela minha cabeça, hoje sozinha e mãe de um garoto de 6 anos, fui obrigada a aprender a ser organizada na minha vida financeira.
    E a melhor dica de todas foi:
    10,20,70, esse é o segredo do negócio!
    Logo no primeiro mês vi a diferença.
    Obrigada e que Deus te abençoe.
    bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *