Economia doméstica: mudando hábitos

14/03/2014

Economia doméstica: mudando hábitos

Hoje trouxe mais dicas que ajudarão no seu processo de reeducação financeira (sim, essa é a proposta do post de…

Hoje trouxe mais dicas que ajudarão no seu processo de reeducação financeira (sim, essa é a proposta do post de hoje). Com mudanças de hábitos simples você poderá notar a diferença nas suas contas de consumo como água e luz. Vamos lá?

Lavar a louça – Antes de lavar, retire todo resto de comida dos pratos e panelas com um papel toalha e coloque toda louça possível dentro da pia. Jogue água sobre ela e só depois molhe a esponja e coloque o detergente no centro (não volte a molha-la). Ensaboe toda a louça com a torneira fechada, depois enxague tudo de uma vez. Isso evita o desperdício de água e detergente.

Higienizar frutas e verduras – Misture 1 colher (sopa) de cloro ou água sanitária para cada litro de água, coloque as frutas ou verduras e deixe de molho por 15 minutos.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 12.00.51Hora do banho – O chuveiro elétrico é um grande consumidor de energia (cerca de 25% do consumo residencial) e de água. Uma dica simples é colocar um balde para armazenar a água do chuveiro enquanto espera esquentar. Você pode utilizar essa água para lavar os panos de limpeza, colocar na máquina de lavar, molhar as plantas etc. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e só volte a abrir para se enxaguar. Nos dias quentes use o chuveiro na posição “verão”, o consumo de energia elétrica é cerca de 30% menor que na posição “inverno”. Evite os banhos demorados.

Lavar roupas – Procure lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante da sua máquina de lavar. Essa atitude economiza água e eletricidade. Reaproveite a água com sabão quando a máquina soltar, armazenando em baldes para lavar o carro ou pisos e calçadas. Da mesma maneira reaproveite a água do enxague para lavar o banheiro, etc.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 11.51.31Passar roupas – Programe-se para passar a maior quantidade de roupas possível de uma só vez, pois ligar várias vezes o ferro consome mais energia elétrica. Em ferros automáticos, use a temperatura indicada pelo fabricante dependendo do tecido. Comece pelas roupas que requerem temperatura mais baixa e vá regulando de acordo. Outra dica para economizar na hora de passar é estender a roupa no varal esticando-a bem para que seque o mais aberta possível.

Iluminação – Evite acender lâmpadas durante o dia, abra bem as janelas e cortinas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. Apague as luzes ao sair de um cômodo. Cores claras nas paredes e tetos refletem melhor a luz. Dê preferencia às lâmpadas fluorecentes compactas ou circulares. Além de consumirem menos energia, duram até 10 vezes mais.

Captura de pantalla 2014-03-04 a la(s) 12.14.47Aparelho de TV – Consome de 5 a 15% de energia elétrica em uma residência dependendo do modelo (os mais antigos consomem mais). Não deixe a TV ligada quando ninguém estiver assistindo. Evite dormir com o aparelho ligado, pois pode representar horas de desperdício.

 

Coloque essas dicas em prática e observe a mudança nas contas de água e luz no final do mês. Não deixe de compartilhar conosco nos comentários.

Beijos e semana que vem tem mais dicas. Aguardem!

23 comentários

    D.Sandra esta sendo muito boa estas dicas, pois tenho as colocado em pratica e tem facilitado e muito a minha vida.
    Muito obrigada e que Deus a abençoe sempre.

    Beijinhosss!!!

    Bom dia D.Sandra!
    É exatamente assim que eu estou fazendo e incluindo os meus filhos nessa maratona.
    Vams economizar!
    Um abraço.

    Muito bom, devemos economizar, pois $$ai do nosso bolso 😉
    Obrigada Sandra por todas as dicas!!!

    Pra quem quer economizar e viajar, esta ai a dica para se ganhar dinheiro!

    obrigada por compartilhar todas essas dicas, com essas e com om outras,este mes tive uma economia da agua e luz.+ou-de 28,00.fora todos os outros itens,que era puro desperdiçio, obrigada por tudo,DEUS te abençoe sempre

      Legal, Roberta. Se vc continuar assim, ao final de 1 ano vc terá economizado mais de 350 reais só com isso!!

    Bah, tem umas coisas aí que ei preciso mudar 🙂 principalmente o banho e a louça.
    É, isso vai ser mais difícil que nadar de poncho e dormir de espora sem rasgar lençol 🙂 , mas não é impossível.

    Abraço!

    Dai.

      Hahahahahahaha…

      Menina, essa gauchinha Daiana é demais! Rsrsrsrsrsrs… Bá che!

    Oieeee Sandra
    Sempre nos trazendo dicas maravilhosas e nos ensinado a economizar!
    Por isso eu sempre digo que esse Bolsa Blindada é um Verdadeiro Tesouro!!!
    Vocês são pessoas maravilhosas!!!! Usando o tempo precioso para nos ajudar sempre!…. isso não tem preço que pague!
    Deus a abençoe grandemente e a Paty também!!!!
    beijinhooos

      Obrigada, Luiz!

      Luiz, obrigada! 🙂

    Sandra e Patrícia, MUITO legal mesmo!!!

    Sabe o que eu descobri tbm? Que tomar banho gelado faz muito bem pra saúde. É sério, quem recomendou isso foi um neuro que acabou se especializando na parte mais alternativa da medicina. Ele diz que o banho frio tem inúmeros benefícios, entre eles, aumenta a imunidade e a resistência naqueles dias que a gente sofre muito choque térmico (sai do ar condicionado e entra no calor e vice versa). Ele recomendou para mim para melhorar a sinusite e não é que melhora mesmo? rsrs..

    Sobre a louça, minha mãe me ensinou tbm a colocar um pouco de detergente em um recipiente com água bem quente e molhar a esponja lá sempre que quiser colocar mais sabão. Além de economizar detergente, a água quente ajuda a combater a gordura, resultando em uma lavagem bem eficaz sem exagero de produtos.

    Sobre economia de água, vcs não acreditam que ouvi em uma palestra sobre edificações sustentáveis, que é possível armazenar e reaproveitar até a água da chuva e daquela condensação do ar condicionado. Conheci tbm uma academia de tênis que tem um sistema de calhas que levam boa parte da água da chuva para piscinas ou tanques grandes e depois essa água é utilizada para molhar as quadras.

    Fala a verdade, né? Com criatividade a gente consegue gerar economia e ainda ajudar a natureza.

    Muito obrigada pelas dicas!!!!

      Super dicas, Ana. Só que eu não aguento tomar banho frio… Já tentei, mas não dá. Enfim, vou tentando até chegar lá!!! rs…rs…

        No inverno tbm não consigo me manter firme nesse propósito… confesso. rsrsr… mas se a gente conseguir tomar o banho mais fresquinho, vai acostumando gradualmente. 😉

    Boa tarde Querida,o que é agua sanitária??obrigada

      É cândida, Cidália. Não sei se aí tem… 🙁

    Aqui nao deve ter entao .Um beijinho Patty estarei ai no Brasil para a inauguraçao do Templo de Salomao e coprar seu livro pela mesma ocasiao…

      Uau, vai arrebentar!! Vou te esperar, beijos

    Eu tenho muita DÓ de gastar água, vou desabafar aqui no blog agora: Não sou do tipo de pessoa que pára água no copinho para escovar os dentes, e no banho por exemplo me pego pensando na vida e isso desperdiça água, então já entrei em processo de mudança, antes de entrar no banheiro penso comigo mesmo “você vai banhar e não viajar na maionese.” Mas se tem uma coisa que me irrita é ver as pessoas LAVANDO calçada com mangueira, aqui em Goiânia tem muito disso, as calçadas de cerâmica principalmente, eu penso “gente isso é chão, agorinha tá tudo sujo, é melhor varrer ou passar um pano molhado, qualquer coisa, vale até jogar a última água das roupas que por sinal ainda é cheirosa por causa do amaciante” Tem gente que ainda fica usando a água para tirar aquelas terrinhas por pura preguiça de varrer, e se a gente aconselhar a não fazer isso, ainda escuta que não sou eu que pago a água deles. Eu fico indignada com um tipo de pensamento desses e triste também. Água limpa é ouro! E sem esquecer que nossa energia é hidrelétrica.

    Patricia, Boa tarde!

    Depois da minha separação fui obrigada a economizar, antes isso nem passava pela minha cabeça, hoje sozinha e mãe de um garoto de 6 anos, fui obrigada a aprender a ser organizada na minha vida financeira.
    E a melhor dica de todas foi:
    10,20,70, esse é o segredo do negócio!
    Logo no primeiro mês vi a diferença.
    Obrigada e que Deus te abençoe.
    bjs.

      Já vi que vc é blindete!!

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.