O primeiro trimestre do ano já está chegando ao fim, que tal nos adiantarmos para que o próximo nos leve para mais perto dos nossos objetivos?

Geralmente fazemos o balanço de um período depois que ele termina. Um mês, um trimestre, um ano, enfim. Mas desde o nosso primeiro desafio, estamos nos antecipando ao tempo, afinal de contas, não temos tempo a perder!

A ideia do desafio desta semana é que você faça a primeira avaliação do ano. Volte à sua lista de objetivos – que definimos no começo do ano – e veja o quanto você avançou em cada um deles. Uma dica importante:

Um balanço serve como um diagnóstico da sua situação e não deve ser visto como algo definitivo, quer dizer, se você não avançou tudo o que queria, lembre-se que estamos no começo do ano. Nada de ficar lamentando o que não fez, no que falhou, no dinheiro que não guardou, ou nem sequer ganhou. Use a informação levantada para redirecionar seus esforços.

Infelizmente, em alguns segmentos, ainda continua aquela história chata e nada produtiva de que o ano só começa depois do carnaval. Talvez, por isso, você não tenha conseguido fazer o que queria, mas ainda temos mais nove meses pela frente, tempo suficiente para o seu sonho nascer!

Se queria ter guardado dinheiro e não conseguiu, que tal comprar um consórcio ou um título de capitalização? Assim você terá uma conta para pagar e será mais fácil ser disciplinada. Este é só um exemplo de mudança de atitude que pode fazer seus projetos saírem do papel.

E quanto a você? Como está sendo seu primeiro trimestre? Os desafios têm ajudado? Conte-nos sua experiência!

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • O meu esta controlado poderia estar melhor, mais estou conseguindo pagar as contas e juntando meu dinheiro , pois minha construção da minha casa esta a todo favor e só que sai dinheiro kkkk.
    Por outro lado consegui comprar em fim seu livro Pati… e acho que agora vou progredir ainda mais. Beijos obs: Depois venho contar o que achei…

  • Esse trimestre consegui quitar o meu cartão que estava me deixando louca sempre ficava apertada, talvez já vai dar para começar guardar um dinheirinho.

  • Oi Paty,eu comecei o desafio agora,estou um pouco atrasada rs mas ja usava a sua planilha desde que comprei o livro logo quando voce lancou 🙂 ….agora vou acompanhar semanalmente e por as minhas contas em ordem, se Deus quiser.bjs

  • me lembra a um mes atraz k fui ler um post do blog da D.Nanda e aprendi a refazer uma listinha para os meus objectivos ou afazeres.
    puxa hoje estou a desfrutar,dessa organização o meu ano começou ja faz tempo
    ja consegui concretizar alguns objectivos este mes estou pronta para cumprir mas um

  • Oi Patricia esse trimestre tive alguns resultados positivos da minha lista do inicio do ano já consegui resolver alguns problemas.
    Paguei boa parte das minhas dividas consegui abrir uma poupança e eu precisa comprar um carro para trabalho consegui negociei de uma forma na qual não tive que fazer nenhum tipo de financiamento paguei a vista.Estou feliz pois o seu livro mudou meu entendimento sobre a vida financeira li em 7 dias e aprendi o que não tinha aprendido em 13 anos de lutas e batalhas.Falo do seu livro para todos que conheço e estão passando por problemas financeiros já emprestei o meu.
    Minha amiga leu o seu livro e a visão dela mudou.
    Beijos e muitoooo obrigada não deixo de ler seus comentarios todos os dias eu abro meu email para ver o que vc postou.

  • Bom dia! Estou progredindo, abri uma conta de investimentos, cancelei meus cartões de crédito, depois de uma avaliação bem severa cheguei a conclusão que é melhor ficar longe deles. Parei de reclamar um pouco ( era muito rabugenta), estou lutando pela minha vida espiritual e sentimental acredito ser a parte mais difícil, mas não vou desanimar como a srª disse falto 9 mese ainda.

    Um abraço.

    • Parar de reclamar é algo muuuuuuito difícil, Renata. Eu sei disso que fui uma “reclamona profissional”… hahahaha… Mas esse já é meio caminho para ter um bom relacionamento sentimental, afinal, ninguém aguenta uma reclamona o dia todo!! Bjs

  • Com certeza está melhorando Paty! Seu blog tem ajudado muito! Tenho conseguidocontrolar a compulsividade por comprar coisas, e a decisão de não comprar nada de catálogos, revistas de produtos de beleza foi imprescindível, essa semana olhei uma revista de produtos e não tive a mesma sensação de antes, de “nossa, eu preciso disso”! Estou caminhando em direção as minhas metas!

    • Saber a hora de comprar é realmente algo que só vem com a autodisciplina e vc já está ficando craque, parabéns!

  • Esse trimestre eu consegui pagar o IPVA, licenciamento, seguro obrigatório do ano passado que estava atrasado e o deste ano falta apenas uma parcela.
    Quitei o cartão de crédito e mais de 50% das minhas dividas… Faz 02 meses que não sei o que é gastar com o que não é necessário.
    O livro me ajudou e fez tanta diferença que minhas irmãs e amigas compraram e também estão amando.

    • Priscila vc matou a pau!!! rs…rs… Colocou as contas do ano passado em dia sem deixar as desse ano atrasarem, simplesmente arrasou!!

  • Bom dia D.Patricia,
    Graças a Deus por esses desafios, a partir do momento que passei colocar meus gastos na planilha e determinei que vou mudar minha situação graças a Deus e a senhora que tem sido usada por Ele estou começando a mudar, tenho muito trabalho pela frente mais com essa ajuda tenho certeza que vou conseguir, desde que comecei o desafio guardei os cartões de crédito e só uso na necessidade mesmo(agora deixo em casa e bem guardados),estou conseguindo pagar minhas dívidas neste mês não fiquei no vermelho no banco e até sobrou dinheiro do eu salário…rsrs
    Sei que o caminho apenas está no começo mais já vejo progressos sei quanto tenho a pagar para os próximos meses e o objetivo é zerar as dívidas.
    Agradeço muito por tudo e que Deus possa continuar abençoando a senhora.Bjs.

  • Boenas Pati;

    Bom o desafio tem sido importantíssimo para mim sim, eu estou com minhas contas em dia, estou conseguindo guardar 300,00 na poupança todo mês fielmente 🙂
    Embora eu esteja conseguindo guardar um valor pequeno em minha conta(importante dizer que antes do desafio eu nunca tinha levado tão a sério) aprendi que é muito importante evitar gastos desnecessários, ou, diminui-los.
    Está sendo muito bom e importante para mim com toda certeza. Claro que ainda estou longe de alguns objetivos, mas não tá morto quem peleia!

    Um forte abraço pra ti guria.

    Dai.

    • Guardar dinheiro é mais difícil que nadar de poncho, guria!! Mas tu já tá fiel na poupança e arrebentando!! Parabéns!! Bjs

  • O livro e os desafios me ajudaram muito, pois já dei início ao meu primeiro desafio do ano que é a minha Pós Graduação, estou a todo vapor nos estudos. Meu segundo passo será a compra de uns móveis para o meu apartamento, tenho fé que vou conseguir comprar e me mudar em breve . Tenho economizado e com a graça de Deus vou conseguir concretizar todos.
    Obrigada, bjus

  • Estou muito satisfeita, pois nunca consegui fazer uma poupança e depois de fazer os desafios já iniciei uma. Estou mais organizada e está até sobrando dinheiro e minha lista de metas pra se cumprir esse ano está indo bem. Obrigada!

  • Ola Patty os Desafios estão me ajudando muito,não vejo a hora do livro chegar aqui nas lojas e livraria para poder comprar.

  • Olá!
    sim, sim, tem me ajudado e muito fiz a planilha do orçamento mensal e assim pude ter uma visão melhor de tudo que compro, pago. gasto e estou mais organizada e pensando mais antes de comprar, não consegui realizar o meu sonho por enquanto estou corredo pra conseguir, agora estou pagando um consórcio, tenho procurado investir. e estou quitando aos pouquinhos todas as minhas dívidas. Graças a Deus e a você que nos dá muitas idéias. Obrigado!

  • olá Patricia ainda não consegui guardar dinheiro mais ja estou conseguindo quitar minhas dividas.. ainda não consegui compra o livro porque aqui onde eu moro não tem mas pretendo comprar assim que puder pedir pela internet… estou progredindo …. e pretendo melhorar mais e mais … obrigada pelas dicas

    • Pagar as dívidas deve realmente ser a sua prioridade. Assim que elas terminarem, tenho certeza de que vc vai conseguir poupar! Bjs

  • Ja consegui um dos meus objetivos para esse ano q foi um emprego bom e graças a Deus consegui… Q venha mais desafios!!!

  • Olá Patrícia, olha eu estou quitando minhas contas aos poucos, mas graças à Deus estou conseguindo..também fiz um título de capitalização .continuo acompanhando suas orientações, bjs!!!

  • Já que adquirir o livro a partir daqui, vou começar o desafio agora, mas eu li todos os post anteriores e me animei, alguns colei até na agenda.

    Beijos

  • tenho conseguido pagar minhas contas em dia.
    e tenho guardado um pouco para compras os meus ultensílios do meu salão de beleza

  • Os meus objetivos também estão caminhando muito bem, estou doida para terminar logo e isso me motiva cada vez mais a me manter mais firme e não gastar. Estou ansiosa para comprar o livro, mas vou esperar até o próximo mês, para comprar com o meu vale cultura rsrsrs, ou seja, consciência limpa e sem aumento de gastos. Beijos Paty

  • Buenas noche Sra. Patricia, yo voy hacer el desafio.
    Mi vida economica esta mal. Siempre digo que voy guardar dinero mas nunca consigo hacer. Mas esta vez voy hacer los desafiodesafio y ser determinada. Mi situacion tiene que cambiar.

  • Oiieee Paty …
    Depois que comecei os desafios, tudo começou a ter uma forma diferente!
    Neste primeiro trimestre consegui fazer de todos os meus cartões de créditos Só Um !!!
    Quitei todos e apenas uso um único e estou conseguindo mante-lo !… graças aos seus ensinamentos e colocando em prática os desafios !!!
    Consegui a me controlar e gastar somente com o que é necessário!
    Já adquiri o seu livro mas ainda não chegou …. mas mesmo sem o livro já sou Blindete de Primeira …. imagina depois de ler o livro !!!
    Obrigada pelas suas orientações e pelos Desafios !!!
    Deus a abençoe muito.
    Beijinhooosss

  • Oi Paty,

    Li seu livro em dois dias, amei!!!
    Tive que me segurar parar não rir dentro do metrô com sua história do “suco” rsrssr
    Se me permite sugerir uma forma de guardar dinheiro sendo disciplinada, há bancos que oferecem a poupança programada,
    é uma forma de poupar sem ter que realizar o depósito na conta, o banco cuida disso.
    Bjos fica com Deus.

    • É, a do suco até eu rio!! A poupança programada é uma boa sim, obrigada pela sugestão. Bjs

  • Olá Paty!
    Preciso compartilhar minha conquista: depois que conheci seu livro a partir de novembro, quitei R$ 2.000,00 e cancelei meu cartão de credito. Saí APOS ANOS do limite especial(uns R$ 2.000,00) e nesse trimestre já tenho uma poupança com valores próximos do que eu utilizava do banco. é muita felicidade pra pouco tempo! hehe
    MUITO OBRIGADA!

    • Que bacana, Gilvania. Com um pouco de disciplina tudo dá certo. Vc está de parabéns!! Bjs

  • Oláaaa D. Patricia!!!
    Minha Dúvida é o Seguinte:
    Fiz Minha Lista De Objetivo e Nela Com certeza Esta Algumas Dívidas inclusas,e Não São só Minhas,é do Meu Esposo
    Tbem,Como Sou Casada e Sou EU Que Controlo as Finanças agora De uns 4 meses pra cá,percebo que as Minhas são
    Bem Controladas.Pago Uma Previdência já, a mais de 1 Ano,pago meus cartões em dia,só não consigo guardar dinheiro.
    Mas,as dele tem sempre um rabinho la atras e não to conseguindo controlar e pôr em ordem,pq as atuais são tudo prioridade mesmo,como Aluguel, convênio da Nossa BB,IPVA,luz,cheques a cobrir e comida,”PRONTO”acaba o salário dele….O Que Posso Fazer? Sera que tenho que deixar de usar os meus cartões pra poder pagar os rabinhos que ele deixou la atras?
    …….Os rabinhos dele são; conserto do carro em mecânico, empréstimo de dinheiro com parentes,e multas de carro….
    SOOOCOOOOORRRRO!!!!!!! eu fico perdida nessa situação.

    Um Abraço!
    Deus abençoe Mais e Mais…

    • Vocês precisam trabalhar como uma equipe, como um time. Sente com ele e mostre as contas para que ele veja que algumas coisas tem prejudicado o orçamento. Mas fale numa boa, sem críticas, acusações ou discussões. Veja porque os empréstimos com parentes etc. Cheguem juntos a um consenso e tudo vai dar certo! Bjs

  • Oi Paty…
    Adoro seus conselhos e estou tentando comprar.o seu livro.
    Esse ano a meta é diminuir os gastos.. acertar o cartão e guardar dinheiro de forma que vire habito… suaa dicas ajudam bastante e estou conseguindo… obrigado

  • Paty,tenho muita coisa pra contar,vou resumir:Já li o livro,aprendi muito.Indiquei pra varias pessoas,quase que dou palestra praticamente.Meu enteado fez um discurso para a sua igreja em cima do provérbio 22 que eu lhe falei,para ter como base da palestra.Minha irmã esta lendo o livro e se auto-analisando em sua vida financeira,se controlando muito mais.Meu cunhado é contador e adorou a planilha do livro,bateu uma foto e levou pra mostra para seu patrão e ter como base as suas contabilidades.Tem uma amiga minha que de tanto eu contar sobre o livro e o que eu estou colocando em prática,que agora ela quer ler o livro também.E quanto as minhas finanças? estão indo muito bem,semana passada negociei o primeiro cartão que o meu nome encontra em desonra,muito bom saber que estou no caminho certo,mesmo que seja a primeira parcela de mais algumas e que ainda tenho outras pendencias.Não estamos gastando muito com besteiras fora de casa,(aprendemos até a usar o que temos em casa para fazermos uns lanches saudáveis!)Estou nos desafios desde fevereiro e já sinto muita diferença sim,pois tenho um cofrinho que já esta com alguns trocadinhos e eu acho isso uma vitoria,pois só consigo guarda dinheiro na mãos dos outros em forma de caixinhas que participo desde ano passado.Estava com apartamento financiado,(longe do centro da cidade), parado sem ninguém morando, porém pagando todo mês.Tem algumas semanas atrás que o Senhor fez com que eu alugasse pra um casal da mesma fé,fiquei muito feliz.Agora vou poder colocar em prática o plano do ano,terminar de construir uma casa que a minha sogra nos deu,(no centro da cidade),minha meta é entrar para mora e sair da casa da minha sogra até em Dezembro,quero o meu natal na minha humilde residencia.Esse é um mini resumo pois são tantas coisas mas acho que essas são as principais.Sei que Deus está no controle e quer que tenhamos paz e o nome honrado sempre ou novamente!

  • Oi Patrícia! Comecei o desafio estabelecendo a meta de conseguir voltar ao mercado de trabalho como jornalista. Ainda não consegui, mas com suas dicas identifiquei várias atitudes minhas que se tornaram verdadeiros obstáculos para minha vida profissional. Já avancei bastante, fiz um blog para mostrar que estou na ativa, reformulei meu currículo e corri atrás de conseguir contatos que podem me abrir portas. Entendi que se eu não tiver foco jamais vou conquistar meus objetivos. E que de nada adianta panfletar CVs somente para conseguir qualquer coisa e depois ficar frustrada. Tenho estudado muito, lido bastante e me especializado. Muito obrigada pela suas dicas, abri meus olhos! Abs

  • Oi Paty
    Confesso que estou tentando seguir os desafios… Mas é um gasto atrás do outro… Estou conseguindo pagar as contas e os cartões mensais, mas não tenho poupado nadaaa… Agora vou começar a construção de um novo Espaço, ou seja, trabalhar dobrado, mas vai dar tudo certo. Obrigada pelas dicas, tem sido muito útil.
    Bjoka Paty Nossig
    http://www.patynossig.com.br/

  • Oi, Patrícia,
    Neste primeiro trimestre consegui quitar uma das minhas dívidas e estou juntando dinheiro pra quitar as demais. Também consegui diminuir o valor do aluguel onde moro. Minha dificuldade está sendo equilibrar as minhas contas com a do meu esposo, pois somos recém-casados.

    • É normal, Suze. Vcs estão começando uma nova vida e têm muito para aprender. Comecem unindo os orçamentos e traçando objetivos em comum, assim, os dois estarão caminhando na mesma direção. Bjs

  • Olá Patricia, queria ser mais disciplinada na minha vida financeira, mas só de conseguir admitir que preciso me organizar já é um avanço, sempre achei que sabia de “tudo” rs, e pesquisando sobre tirulos de capitalização li em mais de um lugar que isso é uma “furada”, seria verdade? queria guardar dinheiro de alguma maneira que eu não pudesse ficar tirando toda hora… Obrigada. bjinhos.

  • bom dia patricia,
    primeira vez que visito o seu site e to adorando. Ja tinha ouvido falar do seu livro,pretendo compra-lo assim que puder.Posso começar o desafio hoje e fazer mais de um por semana para ficar em dia?
    bjs Elen

    • Seja bem-vida ao blog e ao desafio! Vc pode sim fazer mais de um por semana, vai arrebentar! 😀

  • Olá Patricia.
    Pra mim tem sido um pouco difícil ainda, pois tenho muitas dividas e no momento estou pagando somente os empréstimos (que terminam em Dezembro deste ano), as outras dívidas grandes que são as que mais me preocupam nem posso fazer acordo ainda porque não dá pra assumir este compromisso devido ao meu orçamento contadinho até nos centavos, mas estou com um cofrinho que estou poupando um pouquinho e está engordando aos poucos (pretendo utilizá-lo no final do ano). E creio conseguir superar esta situação até o final do ano e contar minha história de sucesso também. Bjks

  • Oi Paty, começo hoje o desafio já li todos os desafio achei muito interessante ate porque eu preciso muito de uma disciplina financeira .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *