Novidade no blog! Todas as quartas-feiras falaremos sobre direitos trabalhistas para que você fique por dentro. E, para começar, o assunto é demissão com justa causa. Você vai se surpreender. Confira!

Muita gente sabe que ser demitido com justa causa tira o direito do trabalhador de receber sua indenização. Porém, pouca gente sabe que não são só faltas gravíssimas que levam a uma demissão desse tipo, e é aí que mora o perigo! Você sabia que só o fato de falar muitos palavrões na empresa pode gerar esse tipo de desligamento? Cuidado!

A demissão com justa causa pode acontecer quando há uma falta ou erro grave por parte do funcionário, levando a um desligamento imediato da empresa. Além disso, o demitido não receberá o proporcional do 13° salário, férias proporcionais, Aviso Prévio, não poderá sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e também não poderá dar entrada no Seguro Desemprego. Terá direito a receber o saldo de salário (divida seu salário por 30 e multiplique o resultado pelos dias trabalhados para saber o valor);

O que pode resultar em uma demissão com justa causa? Alguns exemplos:

  • Espionagem – passar informações sigilosas da empresa para seus concorrentes.
  • Concorrência – prestar os mesmos serviços que faz para a empresa em caráter particular, o famoso “por fora”. Por exemplo: o funcionário de uma empresa de TV a cabo faz instalações de aparelhos vendidos por fora, tirando o ganho da empresa.
  • Ato de improbidadeação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem;
  • Comportamento inadequado – assistir pornografia no trabalho, chegar bêbado, praticar bullying com outros funcionário e até mesmo ter o costume de falar palavrões que deixem os demais constrangidos;
  • Detenção – cometer um crime e ser preso – após trânsito em julgado da ação penal –, mesmo que o crime não esteja ligado à empresa.
  • Abandono de emprego – faltar mais de 30 dias sem justificativa ou aviso, ou se o empregado demonstra intenção de não mais voltar ao serviço.
  • Incontinência de conduta e/ou mau procedimento – agredir colegas de trabalho fisicamente em serviço ou superiores hierárquicos mesmo fora da empresa. As agressões contra terceiros podem dar justa causa se estiverem relacionadas ao trabalho (só a “legítima defesa” exclui a justa causa). Xingamentos, ofensas e praticar bullying também podem gerar a justa causa.
  • Mau desempenho – se constantemente um funcionário comete erros, traz prejuízos, chega atrasado ou demonstra desinteresse, está dando margem a esse tipo de desligamento.
  • Jogos de Azar – Se o jogador tiver intuito de lucro.

Há casos específicos que dependem da profissão, por exemplo, a falta contumaz no pagamento de dívidas legalmente exigidas para os bancários; ou o ferroviário que recusar trabalho extraordinário em caso de acidentes ou urgências que possam afetar a segurança e a regularidade do serviço.

comportamento-inadequadoVocê viu que há falhas mais e menos graves, por isso, a aplicação da justa causa pode variar. Por exemplo, em caso de roubo, o funcionário pode ser demitido imediatamente, por ser muito grave, mas num caso de atrasos constantes, a empresa primeiro deve dar advertências na frente de testemunhas e/ou por escrito, depois suspender o empregado. Caso não haja mudança de comportamento, o funcionário poderá ser demitido por justa causa.

 

O advogado German Segré, traz outros esclarecimentos sobre o assunto:

“Deve existir proporcionalidade entre o ato faltoso praticado e a penalidade imposta. Se o funcionário acredita que foi demitido injustamente, deve reunir provas – testemunhas, e-mails, documentos, para citar alguns exemplos – e, dependendo do caso, pode optar por contatar a empresa para tentar composição extrajudicial; solicitar auxílio ao seu sindicato ou propor reclamação trabalhista na justiça. Mesmo que não seja obrigatória a contratação de advogado na primeira instância, aconselhamos, pela complexidade da legislação trabalhista, que consulte um advogado. Em regra, advogados trabalhistas cobram seus honorários com base em percentual sobre o valor recebido em caso de êxito quando na defesa do trabalhador/empregado”.

Você sabia que um funcionário também pode pedir demissão por justa causa? Seria algo como demitir a empresa. Esse será o tema do próximo post. Não perca na quarta que vem. Para acompanhar estes e outros posts, cadastre seu e-mail aqui no blog (na home page) e seja avisada a cada nova postagem. Curta também a nossa página no Facebook, clicando aqui.

Nos vemos!

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Olá Patrícia!!! Muito interessante você trazer esse tema para o blog!!! Sou advogada e tenho visto alguns julgados em que o uso desenfreado do “Whatsapp” pode levar a Justa Causa também, nesse caso poderá se enquadrar em desídia – quando o empregado perde tempo e produtividade em decorrência do uso do aplicativo ou insubordinação – quando o empregado ignora uma proibição de utilizar o aplicativo durante o horário de trabalho. É bom ficarmos muito atentas também com o uso do nosso celular no ambiente de trabalho!!!!

    • É verdade. As novas tecnologias devem estar dentro de um uso tolerável. Muito bacana o seu comentário! Bjs

      • Eu trabalho em a empresa da moça do RH foi em casa me ofender me constragir falou q ia me manda embora por justa causa pq tem uma foto minha dormindo no serviso mais ela não quer mostra a foto e ela falou q tem advertência mais eu não tenho conhecimento e nunca assinei a questão e eles pode me manda mesmo por justa causa ???

        • Guilherme, os motivos para justa causa, em geral, são os que estão no e-mail. Para casos específicos vc deve consultar um advogado. Abs!

    • Boa tarde, trabalho em uma empresa à mais de 2 anos,estou de férias e ao voltar a empresa vai me mandar embora por justa causa por motivo de meu filho usar meu rio card para ir para faculdade pois ele pegar a barca para ir
      .

      • O melhor seria vc já buscar um advogado para analisar seu caso. Bjs

    • Fui demitido por justa causa e depois de uma briga corporal nos separaram,e ele me agrediu com um ferro e ele não foi demitido

  • Bom dia!

    Esses posts me ajudaram bastante, estou fazendo especialização nessa área e todo conhecimento é bem vindo!

    🙂

    Obrigada!

    Beijinhos

  • Nossa, que importante!!!!

    Passei por situações muito difíceis no meu último emprego. Claro que essas situações serviram como motivação para abertura da minha empresa, quando tinha completado pouco mais de um ano naquele emprego. Quando saí, não via a hora de investir tempo integral naquilo que é meu.

    Mas a falta de conhecimento faz com que a gente passe por problemas sem questionar nossos direitos.

    Acho muito importante (acredito que já esteja no seu cronograma 🙂 ) falar sobre assédio moral. Nesses casos de agressão verbal, bullying, difamação… quando partem de pessoas de cargo de confiança ou da liderança hierárquica, sabemos que a demissão por justa causa raramente irá acontecer… então, como proceder?

    Bjos!!!! E super parabéns por tudo que você tem feito, Paty!!!

    • Vamos consultar o nosso colaborador e postar a resposta. Obrigada pela sugestão! Bjs

  • Bom dia!!!

    Excelente. Assim como aprendemos aqui nossos deveres agora iremos aprender nossos direitos muito bom!!! Bjs

  • Oi Pati eu preciso te mandar uma pergunta pessoal… Pra onde posso mandar?

    • Oi, Nayara. Mande pelo “contato” aqui do blog que vem direto para mim. Pode ficar tranquila. Bjs

  • GOSTEI MUITO DO QUADRO, NÓS LEITORAS VAMOS PODER ENVIAR PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS POR ESTE ADVOGADO? BJS.

    • Sim, Francisca. Pode enviar a sua pergunta aqui mesmo nos comentários que encaminharemos para o German. Bjs

  • Achei muito bacana essa nova etapa aqui no blog
    #coisaboa que ajudará muita gente. Ao ler esse post hoje, me vi nas aulas do período passado sobre legislação trabalhista. É muito bom saber dos nossos direitos e melhor ainda dos deveres. E o melhor, eles estão ao alcance de todos. Basta esforçarmos um pouco em conhecê-los.
    Legal Paty, sempre inovando e nos ajudando 🙂
    Bjs

  • bom dia Patricia!
    Adorei o nova serie! Achei super interessante, será que você também poderia falar
    sobre pedido de demissão? Se o funcionário tem algum direito quando pede demissão,
    as regras pra quem pede demissão etc.

    Beijos!

    • Oi, Alice. Que bom que vc gostou! Vamos falar de demissão sim, fique ligada! Bjs

  • Eu tenho um ótimo relacionamento com minha encarregada, e uma colega de trabalho começou a reclamar de sua carteira de clientes que só tem os piores e ainda tiraram alguns e etc.. Então me chamou para conversar com a encarregada, pois eu e ela somos mais antigas e “merecemos” carteiras melhores , sendo que eu não tinha nada a reclamar pois na minha carteira ninguém nunca mexeu até pq meus clientes não querem ser atendidos por outra pessoa rsrs, então ficamos de falar com ela mas, antes numa conversa informal com a encarregada acabei tocando nesse assunto, não por mim mas pela garota,pois eu tava morrendo de pena da coitada então o que eu ouvir foi o seguinte: Você tem umas das melhores carteiras e ninguém vai tirar isso de você porque vc dá conta, agora observa ela, tem metade dos seus cliente e não dá conta de atende-los, passa a maior parte do tempo na internet e não sai do celular, e não é por falta de chamar pra conversar!
    Então fiquei quieta e comecei a cuidar mais ainda da minha vida, kkkkkk… Esse tipo de funcionário é assim não se dá conta dos próprios erros quer compaixão e ainda é capaz de desmotivar os outros.
    Devemos sim saber dos nossos direitos mas nossos deveres não podem ser deixados para lá, né?!

    Bjus,
    Leila

    • A sua encarregada está certa. Se a outra pessoa não dá conta do que tem, não tem motivo pra reclamar. Cada um recebe de acordo com a sua capacidade. Continue arrebentando!!

  • Patricia por favor mi ajuda beijei uma funcionaria dentro da empresa isso pode dar justa causa?

    • Olá, Wendreson. Não creio que possa dar justa causa, mas conforme os critérios da empresa, ambos podem ser penalizados. Melhor tomar cuidado…

  • Oi Patricia, gostei do post e tenho uma pergunta… Aqui na empresa que trabalho de telemarketing ( sup técnico de internet por telefone ) começaram a proibir totalmente o uso do celular e sempre que entrar na sala de trabalho, tem que deixar o celular em uma caixinha que colocaram em cima da mesa. Sou obrigado a deixar o celular nessa caixa ou posso deixar no meu bolso? caso eu deixa no meu bolso, posso tomar justa causa ?

    Obg bjs

    • Oi, Felipe. Se a regra é deixar na caixa, melhor vc seguir. Não sei se configura justa causa, mas o fato de vc não cumprir uma norma pode fazê-lo perder o emprego. Abs!

  • sou funcionaria de uma pequena empresa ,na parte de aux administrativa, tem um funcionário que pensa ser o dono da empresa , vive faltando traz atestado de dois dias vai embora sem avisar no meio do expediente,e vive me provocando olhando com cara feia,ele esperou eu chegar no trabalho ,e veio me questionar sobre o olerite dele que havia sido descontado o que ele havia comprado na empresa , ele falou que estava errado de descontar do salario dele,e descontar as faltas sem justificativa,que ele ia procurar os direito dele , eu falei pra ele pode ir e ele ficou me provocando , eu falei pode ir agora esta dispensado pra ir procurar seus direitos , ele gravou em seu celular que é proibido o uso na firma , depois foi no escritório que trabalha pra firma e disse que eu mandei ele embora , mas eu não mandei , ele que falou que estava errado e ia procurar seus direitos .e o escritório ligou pra ele voltar ao trabalho e ele falou que não ia voltar e daqui 10 dias ele ia receber os direitos dele com um advogado . me de uma orientação por favor?

    • Luciana, mande um telegrama ou alguma correspondência oficial por escrito para o seu funcionário mandando-o voltar ao trabalho imediatamente. Se ele não voltar dentro de 30 dias, dê abandono de emprego. Converse com o contador da sua empresa, ele poderá lhe orientar melhor, ou busque um advogado.

  • Em uma discussão, onde falei várias vezes com um superior q já estava bom vamos para com essa discussão, ele continuo a falar, me afastei dele e ele ainda queria continua a discussão, até q perdi a cabeça e (o xinguei).isso pode da justa causa?

    Grato

    Walter

    • Vamos verificar com nosso consultor e responderemos assim que possível

  • Oi Pati, gostei do site. VC tem algum modelo de inicial por demissão por justa causa por uso do whatsapp ?? Estou com um caso.

    Obrigado

    • Olá, Antonio. Não tenho. Agora é necessário lidar tb com essas novas tecnologias no trabalho, não é mesmo? Tivemos um caso de um funcionário viciado em internet, ele simplesmente não conseguia trabalhar… Mas a demissão foi sem justa causa, pois na época não havia em que nos basear… rs….rs…

  • Oi Pati, recebi uma reclamação via SAC da empresa onde trabalho e preciso me justificar por escrito. Motivo: uso de celular durante o trabalho. VC pode me ajudar?

  • Sou ótimo funcionário e sou bem visto na empresa. Mas nas ultimas semana tenho não concordado com as atitudes do sub gerente, pelo fato de resolver todos os problemas dos clientes e deixar o funcionário de lado. Mandei um email para o presidente com meu sobre nome e o telefone da minha casa falei mal das coisas que acontece na empresa e citei o nome do sub gerente chamando de péssimo. Conversaram comigo e me perdoaram sem advertência. O gerente geral pediu pra trabalhar no horário dele na hora falei que sim, mas outro dia mudei de ideia e ele não gostou disse que o gerente do rh vai conversar comigo. Isso pode ser usado contra justa causa contra mim, sendo que usei minha liberdade de expressão

    • Difícil dizer, Ricardo, mas vc realmente precisa repensar sua carreira, pois colocar em jogo o nome de superiores e mudar de ideia de um dia para outro não é uma atitude de ótimo funcionário. Desculpe pela franqueza, mas creio que se vc escreveu é porque quer melhorar e para melhorar vc precisa repensar suas atitudes e seu conceito sobre si mesmo, OK? Sua atitude foi errada e creio que é momento de se desculpar e seguir em frente. Tomara que vc tenha uma chance de ficar e mostrar o que faz de vc um ótimo colaborador!

  • Você tem toda razão Patrícia, porém contínuo achando um péssimo gerente pelo fato de ser relaxado com a equipe e uma equipe relaxada não leva trabalho a sério. Resultado:Grande número de reclamações vendas erradas e operadores de caixa sem disciplina.Pedir desculpas porque não quero mais conflitos. Eu manifestando essa opinião é uma justa causa?

    • É verdade, às vezes temos que engolir sapos! Mas eu acho que não é motivo pra justa causa não.

  • Muito bom o site e seu conteúdo!
    Falando em abuso do celular por parte do colaborador, também é válido salientar o abuso do Whatsapp pelas empresas. Onde eu trabalho foram criados vários grupos e falta bom senso em relação ao conteúdo e quantidade de posts; é uma invasão de mensagens em horários inoportunos em dias de folga e após sua jornada de trabalho.
    Por esse motivo, cancelei meu Whatsapp, meus superiores me cobram por isso, estou errada em optar por não ter o aplicativo, visto que “meu” celular é de uso pessoal?

    Obrigada!

    Abraços,
    Isabella

    • Oi, Isabella. Não sou advogada trabalhista, por isso não sei se há leis sobre o que vc questiona, mas eu creio que sendo seu celular e vc estando fora do seu horário de trabalho, vc não teria obrigação de estar à disposição. O que eu faria no seu lugar seria informar ao meu superior que mandar mensagens em horários inoportunos está lhe incomodando. E vc não precisa apagar o aplicativo, caso queira usar para outros fins, eles é que devem respeitar e só colocá-la em um grupo com seu consentimento. Converse com eles, pois acho que eles é que devem maneirar! Bjs

  • Oi Alice Boa tarde!
    Caso o funcionário seja provocado verbalmente por outro na frente do chefe e o empurrar, pode levar justa causa?

  • oi Patricia essa e a primeira VEZ Q VEJO O SEU BLOG MAIS ESTOU ADORANDO: POIS ESTOU PRECISANDO DE ORIENTAÇAO, TRABALHO EM UMA EMPRESA NO RAMO DE ALIMENTAÇAO 6ANOS E 8MESES NA FUNÇAO DE COZINHEIRA NAO ESTAO DEIXANDO MAIS EU COZINHAR QUEREM Q EU LAVE LOUÇA E LIMPAR O CHAO NAO SEI SE ISSO FAZ PARTE DA MINHA FUNÇAO POIS ESTOU MIM SENTINDO UMILHADA EU ACHO Q E DESVIO DE FUNÇAO,O Q DEVO FAZER. DESDE JA AQGRADEÇO PELA ATENÇAO BEIJOSS

    • Oi, Valquiria. Seja muito bem-vinda ao blog! Há algumas coisas que vc pode fazer: pergunte (com todo respeito) ao seu superior o motivo pelo qual vc não está mais cozinhando. Não acho que seja adequado que vc diga que se sente humilhada ao lavar e limpar, pois essas são funções extremamente necessárias, só procure saber se houve algum problema da sua parte para que eles não permitam mais que vc cozinhe. Dependendo do que eles responderem, analise o motivo e reflita sobre qual atitude tomar. Beijos!

  • Se eu postei um video no Facebook que um amigo meu filmou dentro da impresa eles podem me despedir por justa causa

  • Boa tarde.
    Na empresa onde trabalho ocorreu o seguinte fato: Um dos funcionários respondeu o líder, ameaçou o supervisor, provocou um acidente e queria brigar com várias pessoas. Pode ser dado demissão com justa causa né? Já que violou algumas regras? E também ele não trouxe a carteira para assinar, ficou de trazer, é registrada mesmo assim?

    • Olá, Fabia. A demissão com justa causa é mais comolicada do que parece, por isso eu creio que seja melhor vc consultar um advogado trabalhista. Bjs

  • Acabei discutindo com meu supervisor e acabei xingando ele e demissão por justa causa?

    • Vai depender de como a empresa encarar a sua agressão. Melhor vc se desculpar antes que tomem providências…

  • Olá, estou com uma dúvida, quando dois funcionários se agridem, fisicamente, os dois podem de imediato receber justa causa? tanto o que fez a primeira ofensa grave, e então após recebeu a agressão física, os dois poderiam ser dispensados? Obrigada!!

    • Olá, Gabriela. O nosso blog é sobre finanças pessoais e publicamos algumas regras gerais sobre leis fornecidas por um advogado trabalhista. Mas não temos como analisar casos específicos, busque assessoria jurídica e vc terá uma informação segura. Abs!

  • Bem temos um grupo de whatsapp do setor da empresa q trabalho e falamos algumas coisas no grupo ofensivas ao superiores da empresa mais tudo em forma de brincadeira e essas mensagens acabarão caído na mão dos superiores e eles querem demitir os funcionários q fizeram esses comentários no grupo, a empresa pode mandar embora por justa causa?

    • Olá, Junior. Para uma demissão com justa causa são necessárias várias medidas e tb cabe ao juiz decidir. É tão trabalhoso que às vezes as empresas abrem mão. Mas que essa foi uma ideia infeliz, infantil e merecedora de uma punição, foi!

  • Olá, Bom dia! Gostaria de entender algumas atitudes. Um funcionário da empresa que trabalho me xingou, chamando de mafiosa, passei para meu gerente e o diretor da loja e nenhuma providência foi tomada. Ontem aconteceu que pedi informação a outro colega de trabalho, para saber se eu podia entrar na loja, pq ja estava fechando, e a escada era rolante, o mesmo funcionário veio a se meter na conversa e foi muito ríspido dizendo que eu queria complicar, e disse vá por ali, deixe complicar em tom alto. Eu disse para ele nao direcionar a palavra comigo pq nao tinha falado vom ele, quando subi a escada, foi aí que ele me xingou mais uma vez me chamando de desgraça em tom alto na frente de um segurança e do outro funcionário que eu esta falando. Passei para o gerente que estava no momento a situação e o segurança confirmou que ele havia me chamado de desgraça. O meu gerente e o gerente desse funcionário disse que nao ia dar em nada para ele. . So ia chamar ele para conversar. O que eu faço ja chorei muito pois minha honra esta em jogo?????

    • Olá, Alidiane. Não sou advogada, por isso não sei se vc pode fazer algo legaente. Mas do ponto de vista corporativo eu creio que vc deve tentar resolver conflitos de trabalho sem querer se “vingar” das pessoas que lhe causam algum mal. Geralmente as pessoas levam as coisas para o lado pessoal e se deixam ofender pelos outros, misturando emoção onde não deveria. Não sei qual é a razão de ele ter lhe ofendido, mas vc deve resolver isso com ele por meio de uma conversa profissional e não apenas querer que ele seja punido pelos superiores. Resolva seus problemas sem levá-los a outras pessoas. Apenas leve-os se realmente a coisa sair do seu controle.

  • Boa tarde
    gostaria de saber se tirar fotos e postar no Facebook acarreta em justa causa?

    • Se vc postar coisas sigilosas ou que estejam dentro de uma das hipóteses de justa causa, sim, vc pode ser demitido com justa causa.

  • Olá, gostaria de saber se a empresa pode me mandar embora por justa causa por eu carregar o celular no meu bolso? tem câmeras para todo lado que prova que não uso celular em horário de serviço, carrego porque minha esposa está grávida e a qualquer momento pode precisar de mim, não só como ela, mais como qualquer outro familiar, e depois que minha filha nascer também.. Eu tenho conhecimento de que o funcionário pode sim ser advertido por uso de celular durante o horário de trabalho, uso de redes sociais e tal.. Agora por motivo de urgência, acontecer alguma coisa com minha mulher, minha filha, familiar, porque não conseguiu falar comigo, porque a empresa querer me proibir de estar com o celular no bolso.. Nenhum familiar meu é obrigado ter que ligar pra empresa e dar satisfação pra poder falar comigo, até dar satisfação e ir me chamar, acho que isso acarretaria danos à empresa..
    Se tiver algum conhecimento e me ajudar, muito obrigado..

    • Oi, Hérike. Acho que vale a pena vc conversar com seus superiores e explicar o seu caso para ver se eles te liberam dessa regra. Normalmente eles não liberam, pois abrindo exceção para um, todos vão alegar algum motivo para também serem excluídos da regra. De qualquer forma, vale tentar. Por outro lado, se a empresa permite que sua esposa ou algum familiar ligue no telefone deles, não vejo problema nisso.

  • Ola, trabalho em uma empresa a quase um ano, e um colega de trabalho sempre que me ve fica me provocando a meses! Esses dias eu perdi a paciencia e fui pra cima dele mais so verbalmente o que quero dizer ,agredir verbalmente da justa causa? Ja faz meses que passo por isso mais nao aguento mais! Obrigada!!!

    • Oi, Jessica. A maneira de resolver esse tipo de conflito não é fazendo com a pessoa o que ela faz com você. Isso não justifica, ao contrário, acaba tirando a sua razão. Vc deve levar o caso ao seu superior e, se possível, ter até uma testemunha confirmando as provocações que vc tem recebido. Não creio que dê justa causa, mas acho melhor que você leve isso aos superiores do que a outra pessoa fazer isso primeiro e vc ainda se prejudicar.

  • Oi patrícia.. Eu fui agredido por outro funcionário da empresa. Dentro da empresa tenho testemunhas e a câmera de segurança filmou tudo. O que devo fazer
    Fui agredido com uma vassoura e fiquei com hematomas na cabeça.

  • a empresa em que eu trabalho reconhe todos os celulares dos funcionarios e colocam em um armario separado…sendo q todos os func tem armarios..isso é certo?so entregam no intervalo…e na saida

    • Como este não é um blog que trata sobre leis – e não sou advogada – não sabemos se é legal ou não, mas considerando que muitos funcionários perdem o tempo da empresa e não produzem o que deveriam por estarem no celular à toa, particularmente não vejo isso como um problema. Acho que se vc deve entregar 8 horas de trabalho, tem o dever de cumprir da melhor forma possível e não tendo esse tipo de distração.

  • Boa tarde
    Eu fui agredido por outro funcionário dentro da firma e não reagir
    E mesmo assim eu tomei justa causa
    Isso é certo por parte da empresa ?

    • Se você não está de acordo com a decisão deve buscar um advogado para lhe assessorar. Vc poderá recorrer.

      • trabalho como domestica e meu patrão na ausencia da esposa coloca vidios porno em minha presençaoque devo fazer

        • Olá, querida. Eu creio que vc deva gerar alguma prova (como filmar com o celular quando ele faz isso) e buscar um advogado. Isso é grave…

  • Olá,
    Sou Sub Gerente de restaurante , e uma funcionaria da empresa , escreveu um xingamento em um papel com meu nome e colocou no corredor do escritório q fica proximo aos vestiários dos funcionarios…muitos viram. E tenho a filmagem dela colando o papel no corredor. Alem de que a funcionaria estava descontente com minha gerencia a exigir mais profissionalismo em troca disso ficava falando mau de mim para outros funcionarios a fim de fazer intrigas . Isso se dá justa causa?

    • Oi, Daniele. Primeiramente vc precisa entender que estar em um cargo mais alto gera críticas e vc nunca vai agradar a todos, então, saiba lidar com isso de forma a ajudar a pessoa que está abaixo de você e não apenas puni-la por seus erros. Vingar-se de uma pessoa que faz algo assim é a primeira coisa que passa pela cabeça do superior, mas não ‘w o certo, pois essa pode não ser a única vez que isso acontece. Procure entender o motivo pelo qual essa funcionária fez isso e ofereça-se para ajudar. Isso é o que um bom líder faria. Quanto à justa causa, não creio que seja motivo, mas se quiser mesmo levar isso adiante, consulte um advogado trabalhista. Abs!

  • Sou supervisor operacional de uma empresa e uma funcionária mandou áudio em meu whatsapp no qual uso para fins trabalhistas também com a seguinte msg: amanha não venho novamente vai se fu……. po! Todos os dias me provocando, falando besteirinhas e a empresa não toma nenhuma atitude pelo fato de não querer pagar rescisão. Como devo proceder? não estou suportando mais, Agradeço!

  • Olá, boa noite, preciso de uma orientacao.. li a NR17 mas nao achei , podemos deixar nossa bolsa debaixo da mesa? … sem mexer na bolsa, so tiro de baixo da mesa para ir ao refeitorio e volto e ja começo atender de novo. mas me ameaçaram com advertencia porque estava com a bolsa debaixo da mesa. mas o estranho e que a maioria deixa a bolsa embaixo ou ate mesmo em cima da mesa e nos ameaçam, eu passei mal tinha minha marmita e remedio de asma, entrei em panico , o fiscal chamou minha atencao e eu estava em atendimento com a cliente no telefone, tenho somente 6 dias de empresa, mas nao vi nada disso no contrato ou na nr17. me ajudem por favor. estou muito mal pscologicamente pois todo mundo viu, acho que ate a cliente ouviu a abordagem. obrigada. Deus abencoe.

    • Olá, Bruna. Nosso blog trata de assuntos ligados a finanças e não a direito trabalhista. Um advogado nos auxiliou cedendo alguns textos para publicação, mas não temos como prestar esse tipo de assistência. Procure conversar com o RH da própria empresa para conhecer as regras e não veja seus empregadores como oponentes. Vc tem apenas 6 dias de empresa e o melhor é tentar entender como as coisas funcionam e ver se quer seguir ou não as regras, mas faça isso amigavelmente antes de mais nada. Abs!

  • Boa noite,
    Na empresa que trabalho foi feito o balanço mensal e constatado a falta de medicamentos e produtos de perfumaria, um valor bem alto de faltas em geral, o supervisor disseque demitira todo o quadro ou parte dele, caso nao achem as faltas, esta sendo feita uma auditoria mas nada esta sendo encontrado.Eles podem realmente nos demitir, mesmo nao tendo feito nada de errado?

    att Stela

    • Oi, Stella. Eu creio que eles podem demitir a qualquer funcionário a qualquer momento, mas não por justa causa (que seria no caso de roubo). No seu caso eu consultaria um advogado trabalhista para ter uma informação confiável.

      • Bom dia,
        Me lembro desse artigo quando foi publicado. Eu estava iniciando a especialização em direito do trabalho. Ja se passou quase dois anos e o tema continua atual.
        Isso é muito bom. Acompanho seu blogue desde o nascimento. Rsrsrsr

        Beijos

  • Bom dia eu gostaria de saber o que é desídia e por que ela pode provocar demissão por justa causa e outra coisa eu estou sendo acusada de ter feito uma coisa que eu não fiz como posso me defender sem perder meu direitos.

    • Segundo o dicionário, desídia é “disposição para evitar qualquer esforço físico ou moral; indolência, ociosidade, preguiça; falta de atenção, de zelo; desleixo, incúria, negligência” e ela provoca demissão por justa causa porque assim a lei determina. Se vc está sendo acusada de algo que não fez precisa provar sua inocência.

  • Olá tenho uma dúvida no meu emprego subi de cargo e de salário ma não quero mais ficar neste cargo posso ser mandado embora Por justa causa se eu optar a no querer ficar mais neste cargo

    • Oi, Cristina. Não creio que a sua vontade a respeito de algo possa gerar justa causa, mas não posso deixar de mencionar que fico muito curiosa em saber o motivo de vc não querer o que todo mundo busca: promoção e aumento de salário…

  • Boa tarde,

    Cristina, usamos o skype aqui na empresa como comunicação interna, mas ja houve ameaça, que se o funcionario apagar qualquer mensagem do mesmo, pode dar justa causa, isso procede?.

    agradeço a antenção.

    • Oi, Teresa. Não tenho conhecimento sobre isso, mas acho interessante que você consulte um advogado trabalhista, pois pode ser que a empresa julgue que o funcionário que apaga uma mensagem pode estar destruindo informações que pertencem a eles. Valeria a pena averiguar. 🙂

  • Boa noite..há cerca de um ano passo por humilhacoes, ofensas e por muitas vezes já fui visto chorando pelas ofensas do meu supervisor..que me liga as vezes na minha folga também pra me ofender. Tudo porque eu recusei a ligar pro gerente pra prejudicar uma funcionária. Após acontecer isso, eu que sempre fui motivos de elogios comecei a receber diversas bronca de reclamação por parte de funcionários que além de eu não conhecer não trabalhavam comigo. Tudo pra me queimar frente a empresa já que a administração não pertence a cidade e não sabe o que acontece. Num dos dias da qual eu fui humilhda dentro do meu ambiente de trabalho e após recebi uma ligação, acabei desabafando com um funcionário que tbm trabalha com a gente e q também desabafou de coisas erradas..pois esse supervisor se valeu disso e além de levar o funcionário levou o áudio a administração pra me prejudicar, me senti lesada pois foi um momento de nervoso e desabafo e foi falado sem a intenção de prejudicar, já que nem no ambiente de trabalho eu estava. Sinto meu direito de intimidade e privacidade violada..e depois disso ele veio com minha demissão..gostaria de saber se a conduta desse supervisora está correta, ou se ele realmente violou meu direito de privacidade

    • O áudio eh do whattsap.. Pedi uma interseção da empresa contratante dessa empresa terceirizada da qual trabalho..pois sempre tive conduta inquestionável..apenas reagi sobre imensa pressao

    • Vc precisa biscar um advogado trabalhista para obter orientação.

  • Fiz um procedimento erra mais só fui perceber quando estava saindo foi uma falta de atenção. Eu posso ser demitida por justa causa.

    • Não creio que seja o caso (apesar de não saber o que vc fez), mas o melhor seria informar o erro que vc cometeu ao seu superior e reconhecer que deve ter mais atenção futuramente. Abs!

  • Boa tarde,

    Gostei de seu texto.Estarei começando a estudar em uma Faculdade de Direito. Eu tenho uma pergunta bem cabível. Se um funcionário está de folga e no dia vai até a empresa, aguarda outro funcionário sair (seu desafeto) e o agride na rua, quando ele está saindo da empresa. Isto caracteriza justa causa ? Me fizeram esta pergunta, e eu fiquei meio que boiando, sem saber o que falar.

    Abs!

    • Creio que sim, mas seria melhor consultar um advogado trabalhista. Bjs

  • Ola,Boa noite!
    Trabalho em telemaketing receptivo e gostariade saber se a famosa booinha bolinha para ir pro fibal da fila ,pode ocasionar justa causa
    desde ja
    grata

  • Boa noite, na empresa que trabalho eles fornecem vale alimentação e proibiram de comer na empresa. Sei que quando pagam vale refeição podem proibir de levar o almoço. Mas é pagando vale alimentação a lei e igual?

    • Qual a diferença entre vale refeição e o vale alimentação que sua empresa dá?

  • Boa noite!
    Queria tirar uma dúvida!Se eu trabalho em uma empresa e ela me disponibiliza o Riocard para minha deslocação casa/trabalho e vise-versa, caso eu não use, mas outra pessoa use, posso ser penalizado por isso?

    • Olá, Diego. Não tenho conhecimento sobre o Riocard, mas seria bom vc se informar com o RH da empresa para não ser pego de surpresa.

  • Oi patrícia lages fui demitida por justa causa por mandar um whats pro meu supervisor falando que a empresa era facatrua por falta de pagamento de passagem e vale alimentação não teve advertência nenhuma fui demitida sem aviso nenhum sempre fui uma ótima funcionaria só andava estressada com tantos atrasos todo os meses eles estão certos queria uma opinião tua gostei do teu site tudo bem esclarecido

    • Olá, Cintia. Vc deve consultar um advogado trabalhista para que ele analise o seu caso, OK? Esperamos vc mais vezes aqui no blog!

  • Sou funcionário da empresa Mr alimentos e uma funcionária me agrediu em palavras e fisicamente a funcionária ligou pra nossa chefe e mentiu que tava certa dai eu liguei para minha chefe ela me demitiu o que devo fazer

    • Vc deve buscar um advogado trabalhista para aconselha-lo. Boa sorte!

    • Vc deve procurar um bom advogado trabalhista para analisar o caso. Abs!

  • Uma empresa com jornada de trabalho que se estende das 8 às 18 hs , pode exigir que os funcionários não conversem entre si e demiti-los se conversarem?

    • Olá, Mariah. Não temos um advogado para responder juridicamente à sua questão, mas eu creio que o que vale é o bom senso. Acredito que quando a conversa não atrapalha o trabalho, não há motivo para demissão. Mas quando existe um exagero a ponto de prejudicar a produtividade, a coisa dica complicada!

  • Minha funcionaria esta me furtando tenho video gravado preciso de testemunha para mandala por justa causa

    • Creio que seria bom vc consultar um advogado trabalhista para que ele possa orientá-lo. Abs!

  • Boa noite não sou muito de brigas bem de chamar nomes mais hoje chamei de cachorra a uma colega, disse a pudesse batia nela esto com medo será k posso ser demitida?

    • Oi, Odeth! Fica difícil prever o que pode acontecer, mas acho que valeria a pena se desculpar, mesmo que não gere demissão. Bjs

  • Boa tarde. Por motivos pessoais falei que outra colaboradora era vagabundo. E ela veio a saber. A empresa pode me dar justa causa, pois não foi por motivos de trabalho e sim pessoal.

    • Não creio que isso seja motivo, até porque ela não tem provas do ocorrido, mas creio que vc já percebeu que esse tipo de coisa pode dar muito dor de cabeça, né? Fique de olho e pese bem as suas palavras. Bjs

  • Olá Patrícia. Estou com uma situação inusitada. Um funcionário provocou um acidente de trabalho, causando um dano a si próprio. Foi flagrado por câmeras que ele provocou, e não, a versão por ele apresentada de que o que aconteceu foi um acidente. Como proceder nessa situação? É um caso de justa causa por “ato de improbidade”? Pode-se usar as gravações como prova desse ato? Grata por sua atenção.

    • Olá, Maria. Um caso inusitado mesmo! O melhor que vc tem a fazer é consultar um advogado trabalhista e passar o caso para que ele cuide e te dê todo respaldo. O advogado que nos auxilia nad postagens sobre leis trabalhistas é o German Segre, que vc pode encontrar colocando o nome do escritório (Center Group) no Google. Bjs

  • Gostaria de saber ser uma gestante pode levar uma justa causa

    • Olá, Patricia. Infelizmente não tenho essa informação para lhe passar. Este é um blog de finanças e carreira profissional e a sua pergunta está mais ligada à área jurídica, então seria melhor consultar um advogado trabalhista. Abs!

  • Boa tarde!! Patrícia então fui pego levando da empresa que trabalho objetos de sucata, porem o foram me desligar por justa causa 3 dias depois e sem falar que a empresa me deixou exposto aos curiosos me causando um sentimento muito ruim tenho algum direito sobre isso? Obg

    • Olá, Diego. Vc deve consultar pessoalmente um advogado trabalhista para que ele analise todo o caso, OK? Não são permitidas consultas online. Abs!

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber se tenho algum direito quando seu superior usa a desculpa de que você é Mulher para te mandar embora. Posso usar uma gravação como prova?

    Desde já agradeço.

    • Você precisa consultar um advogado trabalhista, nosso blog é sobre finanças. Esses posts sobre direitos trabalhistas foram escritos por um parceiro, mas não tenho como responder, pois não sou advogada. Beijos

  • bom dia
    no meu trabalho eu peguei uma novata mexendo na minha bolsa o que devo fazer?

    • Oi, Karen. Situação chata! Se vc não deu falta de nada, creio que seria bom uma conversa com ela e com seus superiores. É um assunto delicado, então devemos tratar com todo cuidado. Bjs

  • Boa tarde, depois de 3 anos e 4 meses de trabalho sem nenhuma advertência, ter sido até indicada a concorrer por um prêmio por atendimento de ouro, um histórico com ótima assiduidade e produtividade; no último mês, em um dia atípico (incidentes no trânsito, máquina com defeito para se logar,entre outros)no final do expediente em um atendimento onde a cliente estava muito irritada pelo fato de já terem várias ligações interrompidas, me tirou do sério e como a mesma não deixava em passar as informações obrigatórias, primeiro mandei-a calar-se e depois de efetuar o cancelamento o mais rápido possível segundo sua solicitação.No encerramento,ela me xingou e mandou-me para “aquele lugar” eu acabei revidando respondendo vai você. Fui monitorada, levei o zero da avaliação e afora mais de um mês do ocorrido fui demitida por justa causa com alegação da empresa que teria sido exigência do Cliente (produto Net). Foi motivo suficiente para tal?

    • Olá, Glaucia. Infelizmente ter uma ficha impecável por anos não nos deixa imunes a arcar com as consequências de erros graves. Ofender um cliente dessa forma é uma falta grave, pois vc está representando a empresa e falando em nome dela. Saber se isso é suficiente para justa causa ou não fica a critério da empresa, mas se vc julgar insuficiente, pode pedir ao seu advogado tomar alguma providência jurídica. Mas fica a dica para não mais deixar os sentimentos tomarem
      Conta de questões profissionais. Isso não é fácil quando se lida com o público. Vá em frente e use essa experiência para crescer e não para se deixar abater, ok? Vc não é o resumo de um único dia, não deixe de crer no seu potencial. Bjs

  • Ola, Bom dia

    Queria saber se a empresa cometeu falhas no deposito do Vale Alimentação do funcionário e ele não falou nada, isso pode gerar uma justa causa ?

      • Ola, Bom dia

        Queria saber se a empresa cometeu falhas no deposito do Vale Alimentação do funcionário ( tipo o vale e no valor de 161,34 e a empresa depositou 392,00 ja dois meses seguido..) a pergunta e se o funcionário nao fala nada para empresa isso pode gerar uma justa causa ? por que no primeiro erro ele procurou o RH e falo do acontecido aonde o mesmo disse que ia ser regularizado e continua vindo errado se o funcionario nao ia mais atraz isso pode gera um justa causa ?

        • Para saber a resposta segundo as leis, vc precisa consultar um advogado trabalhista. Porém, deixo uma pergunta: se estivesse sendo depositado a menos, esse funcionário deixaria para lá? A dica é não fazer com os outros o que não queremos que façam conosco.

  • OLA TENHO UMA EMPRESA MINHA FUCIONARIA JA FALTOU 6 VEZES SEM DA JUSTIFICATIVA I POR UTIMO ABANDONOU A AREA. MAS NAO ASSINAMOS A CARTEIRA ELA TEM SETE MESES POSSO DAR JUSTA CAUSA NELA

    • Seria melhor vc consultar um advogado trabalhista para avaliar o caso. Abs!

  • Ontem eu E Meu Amigo Brigamos na empresa e mandaram Nois embora sem direitos, agente pode recorrer?

    • Vc pode consultar um advogado trabalhista ou o seu sindicato. Boa sorte.

  • Boa Noite
    Acidentalmente acabei danificando alguns equipamentos da empresa que trabalho. O orçamento para reparo dos mesmos, ficou em torno de cinco mil reais. Agora a dúvida: posso ser mandado embora por justa causa devido a esse acontecimento? E a empresa pode me obrigar de alguma forma a arcar com essas despesas? Eu posso recorrer se algum desses fatos ocorrerem?

    • Vc sabe que causou prejuízo à empresa, ainda que involuntariamente, então creio que seja o momento de buscar reparar o problema da empresa e não apenas preocupar-se com vc. Converse com seus superiores, reconheça o erro e veja como repará-lo. Sobre as demais questões, consulte um advogado trabalhista. Abs!

  • Tira uma dúvida estou grávida de três meses e trabalho de cozinheira e minha chefe fez uma reunião com presidente e direção da empresa e me chamou e perguntou até quando eu iria reter problemas pois minha gestação e de Alto risco e ela não quer q eu leve comprovante de co,aparecimento ela quer q eu leve laudo atestando o q eu faço nas consultas ou é PR eu me encosta pelo inss q ai ela tem uma vaga q seria minha PR colocar alguém q fizesse o q eu já não faço com tanta agilidade pois ela diz q hj eu estou atrapalhando prq sou muito de vagar e ela precisa de agilidade

  • Em um grupo secreto no Facebook fiz comentários sobre sexo e usando palavrões. Os prints foram enviados para a empresa. Isso pode me trazer consequências?

    • Isso vai depender das políticas da empresa. Mas fica o aprendizado de que na internet nada é secreto!

  • Oi Patrícia, seguinte … Meu namorado trabalha na rede de supermercados carrefour, ha outro funcionário que fica ofendendo ele o chamando de calopsita, falando que a mulher dele (eu no caso) é uma gostosa e que ele não me merece, entre outros tipos de ofensas… Ele já reportou para o encarregado do rapaz porém o mesmo disse que é o jeito do rapaz mesmo e que ele que tem q fazer algo para por o sujeito no seu devido lugar… Meu namorado tem problemas vom autoestima e chega muito irritado e chateado quando isso acontece há outro tipo de procedimento que podemos fazer? Isso cabe a dano moral? Conta o funcionário pelas ofensas e pela empresa não fazer nada ?

    • Olá, Rosane! O seu namorado deve consultar um advogado trabalhista para saber quais são os direitos dele e até onde a empresa é responsável. Abs!

  • Bom dia!
    eu preciso de uma orientação então meu funcionário trabalhou conosco 1 ano e 4 meses sendo que nos emitimos o aviso em outubro até novembro ai pagamos ele em casa ,não exigimos que viesse trabalhar daí quando ele foi puxar um extrato na caixa pra ver o saldo FGTS não estava constando nada lá aparece inconsistência no sistema, então ele ficou nervoso chamando a gente de pobre xingou meu marido de merda sendo que meu marido é supervisor dele nos chamou de canalha, resumindo podemos dar justa causa pelo abuso e outra coisa ele não assinou o aviso ainda essas agressões verbais estão gravadas no whatsapp isso serve como prova do desrespeito dele.
    Aguardo resposta.

  • prezados, no meu desligamento da empresa depois de seis anos ,fui informado pelo meu chefe que eu denegria a imagem do departamento,ninguem na empresa gostava de mim,que todos os departamentos da empresa falavam mal da minha pessoa,que era muito profissional fazia um exselente trabalho no departamento mas que nao existia ambiente para mim dentro da empresa,fui vitima de intrigas internas na qual resultou meu desligamento.
    depois do aviso do meu desligamento ao ir ate o departamento para retirar meus pertences pessoais fui informado que deveria deixar imediatamente o local de trabalho, ao voltar para levar o exame demissional solicitado anuncei minha chegada solicitando minha entrada para entrega do documento ,fiquei uns 20 minutos esperando na portaria me sentindo completamente constrangido como devo proceder nestes casos ? estou me sentido injustiçado com essa demissão uma vez que a minha conduta profissional e etica dentro da empresa sempre reta.

    • Muito triste mesmo essa situação. Na questão legal, acredito que vc deva consultar um advogado trabalhista para avaliar o seu caso. Mas do ponto de vista da sua carreira, seria interessante se vc conseguisse conversar melhor com seu ex-chefe para saber o que pode ter ocasionado essa intriga que envolveu tantas pessoas. Pode ser que algo que vc fez tenha desencadeado isso. Veja, não estou dizendo que é culpa sua, de forma alguma! Mas se tantas pessoas se mobilizaram para excluir vc, valeria a pena obter mais informações sobre o que houve. Desejamos que vc se recoloque rapidamente! Abs

  • Boa tarde meu nome é Angélica Samira eu fui demitida uma funcionária lá do meu trabalho ela rasurou meu atestado e peguei atestado com a minha médica de um dia ela durou 2 dias e falou que era para mim levar na empresa aí eu levei no outro dia eles me ligaram e falaram que eu tava que eu rasurei o atestado e eu tava sendo demitido por justa causa estou grávida de 5 meses e eles me mandaram embora estou desesperada porque eu moro de aluguel e eu preciso no meu trabalho meu direito você poderia me ajudar

    • Vc precisa contratar um advogado trabalhista para analisar seu caso. Abs!

  • Meu marido foi demitido por justa causa do trabalho por ele ter praticado um roubo na empresa mas ele não estava em horário de trabalho isso da o motivo para ser demitido por justa causa

  • Na minha empresa tenho uma funcionária que nunca chega no horário, não tem um bom relacionamento para com os outros funcionários, não sai do celular, já brigou e ofendeu até entrar num “bate boca” com outra funcionária. Vive faltando, e agora que comecei a descontar do seu salário e dar advertências depois também de já ter tomado uma suspensão, está me trazendo atestados médicos para comprovar seus “mal estar” para não vir trabalhar. Claramente quer que eu a mande embora para que receba, mas não mandei ainda pois quero mandá-lo por justa causa! Não vou dar dinheiro para este tipo de gente. Já fui ameaçada pelo namorado dela, para que eu a mande embora. Estou com medo, mas não quero que ela receba absolutamente nada por isso! Como devo proceder? Posso mandá-la embora por justa causa sem que eu me ponha numa saia justa judicial depois? Meu contador quer que eu espere um “bom motivo” mas acho que já tive vários!

    • Oi, Nathalia! Entendo o seu caso e fico muito brava quando sei de casos assim, mas justa causa tem motivos (poucos) e não pode ser aplicada de qualquer forma. No seu lugar, eu já teria mandado essa pessoa embora há muito tempo. Isso porque ela é nociva e tira o seu foco do que é mais importante: o seu negócio. Além disso, duvido que ela não cause um péssimo clima para os demais funcionários. Não é justo que ela continue fazendo da vida dos outros um inferno. Dinheiro não é tudo na vida, paz de espírito sim! Sei que é injusto que ela seja “premiada” com uma indenização, mas é melhor se livrar de gente assim “ontem”. Depois, aconselho que vc fale com os demais funcionários e até se desculpe por não ter feito isso antes. Coloque tb em pauta que essa decisão veio em respeito a eles e vc terá uma equipe mais unida. Beijos!

  • Boa tarde, fui demitida por ficar com o sobrinho do dono, que era casado, mas nem trabalhava no mesmo lugar que eu.
    Minha vida ficou exposta para todos no lugar.
    Hoje estou com vergonha de falar por fui demita.
    No ato da demissão, fez vários elogios do meu trabalho, que não tem e nunca teve nada para reclamar do meu lado profissional, mas que preferia que eu tivesse os roubado do que ficado com um homem casado.
    Oque eu faço

  • Boa tarde, trabalhei 4 anos, sempre fui um cumpridor de meus deveres e nunca tive advertência e todo este tempo duas faltas e dois atestados médico. Era membro da Cipa e tinha mais um ano de estabilidade. Tinha muita injustiça, os superiores abusando e varias reclamações no sindicato e no ministério do trabalho por má conduta dele, certo dia indignado com um lider de produção que abusava de seu cargo, demitindo em massa por apenas alguém questionar ordens, mandei mensagem pra ele no sentido de aviso pra tomar cuidado, do tipo “pessoas estão ficando com raiva, dentro da empresa vc tem poder, mas quando encontrar uma dessas lá fora, se fosse eu faria vc chorar da pior maneira posíivel”. Mandei esta msg na conta pessoal dela e no outro dia ela foi na delegacia, me chamaram e disse que fui eu mesmo. Ela levou até o Rh da empresa e fui demitido por justa causa. Neste caso, falaram que cometi crime de ameaça, mas como me julgaram se nem mesmo pela justiça fui condenado e bo arquivado? Por Incontinência de conduta e/ou mau procedimento fora do serviço e algo que foi por mensagem que pode ser outra pessoa que tem acesso ao meu pc em casa ou celular. Enfim, achei muito rigoroso, poderiam me chamar sim pra uma conversa sobre os fatos, somente me chamaram e disseram. “Esta demitido por justa causa por ter cometido crime de ameaça contra colega de trabalho” Mas justa causa? Sua opinião por favor, obrigado!

    • Olá, Rodrigo! A minha opinião é que vc realmente ameaçou e, uma vez que confessou, não tem como alegar que poderia ter sido outra pessoa em casa com acesso ao seu computador (o que tb seria bem difícil de provar, uma vez que uma pessoa que não trabalha na empresa não teria como saber o que se passava lá e nem interesse em ameaçar alguém). Ameaça é passível de justa causa e, infelizmente, vc aprendeu isso da pior maneira. Vc poderia ter ajudado os colegas que sofreram abusos com medidas dentro da lei, por exemplo, sendo testemunha caso algum deles entrasse na justiça. Por mais que a conduta dos superiores seja abusiva, nada justifica ameaça-los. Agora é bola para frente! Que seu 2019 seja um ano de sucesso!

  • Boa noite, um encarregado na empresa que trabalho esta pegando muito no meu pé por motivos que não sei, e a pouco tempo ele me seguiu ate o banheiro e tirou uma foto minha dentro do banheiro sentado mexendo no celular, ele tirou a foto sem eu perceber e mostrou pro gerente da empresa que veio falar comigo e me ameaçar de me dar justa causa, o problema é que a regra da empresa é que não pode mexer no celular na produção no local de trabalho, mas não diz nada sobre o banheiro e muitos usam o celular no banheiro, inclusive o encarregado que tirou a foto só para me prejudicar, quero saber se isso que ele fez esta certo se realmente a foto dar justa causa e pelo que eu pesquisei ele não podia tirar uma foto minha dentro do banheiro por que é invasão de privacidade, posso procurar meus direito em relação a isso?

    • Todo mundo pode procurar seus direitos sempre que achar necessário.

  • Olah gostaria de tirar uma dúvida que aconteceu cmg antes de eu pega féria ultimo dia de serviço ….na empresa que trabalho e uma metalúrgica nois e terceirizado eu peguei um descarte de tubo de inox e fiz um copo mais era pro meu uso mesmo aí eu embrulhei ele e fui parado na portaria aí o guarda chefe disse pro cara da recepção pra ele ficar com o copo pra ele o recepcionista aí disse e morre o assunto e dps falou pra mim só não faz mais isso e liberou eu pra ir embora no caso depois que eu voltar da férias eles podem mandar eu embora por justa causa?

    • Olá, André! Não temos como adivinhar o que vai acontecer, mas se vc está incomodado com isso, procure o seu superior e conte a história.

  • boa tarde!! queria tirar uma duvida.. chamei meu chefe com palavrão.. poso ser demitida por justa causa?

    • Depende de cada caso, mas nem preciso dizer que esse é o menor dos problemas, não é? Se você não for demitida, mas não mudar a sua conduta não vai chegar muito longe com atitudes desse tipo.

  • Fui demitido depois de 6 meses fora da empresa a retornar me deram a noticia de que fui demitido ao devolver as coisas roupas butinas foi encontrado uma peça que pertencia a empresa pra fabricação de carros eles tiraram fotos mais eu já tinha sido demitido eles podem agoram voltar atraz e me demitir por justa causa ??

  • Fui demitido por justa causa ele alegar que é mandei ele ir a merda mais eu não falei não só estava eu e ele no local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *