Dica de leitura – Mentes consumistas

Da mesma autora de “Mentes perigosas”, o livro “Mentes consumistas” mostra como qualquer um de nós pode se tornar um comprador compulsivo e porque as pessoas agem assim. Muito esclarecedor!

42273370Quando ouvi uma entrevista da autora Ana Beatriz Barbosa Silva na rádio CBN não via a hora de poder parar numa livraria e adquirir o livro Mentes consumistas.

Ana Beatriz é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de ser referência nacional no tratamento de transtornos mentais.

Sim, amiga, a compulsão por compras é um transtorno mental. Sério, né?

No livro Virada Financeira cito o livro Mentes Consumistas no Desafio nº 7 – Compras compulsivas – será que você sofre desse mal? Destaque um capítulo inteiro para falar sobre o tema, pois, depois de ler a respeito do assunto, vi o quanto ele é importante.

16935342A abordagem de Ana Beatriz (foto) é muito fácil de compreender, pois ela não usa uma porção de termos médicos, mas usa uma linguagem simples e muito coerente. O livro é gostoso de ler, daquele que você se identifica em vários momentos – mesmo sendo blindete – e logo se lembra de alguém que está indo para o caminho da compulsão.

Uma frase do livro que ficou na minha mente foi esta:

“Nunca antes na história da humanidade, os seres humanos tiveram tanto acesso a bens materiais. Nunca também tivemos tantas pessoas insatisfeitas, ansiosas e compulsivas por comida, drogas, compras, jogos, sexo etc. onde falhamos?”

Não é a mais pura verdade? E o subtítulo dessa parte do livro é mais uma verdade nua e crua: “Sociedade consumista: abundância de produtos e escassez de felicidade”. Gente… o que dizer sobre isso? É o retrato do nosso tempo traduzido em seis palavras!

Para se ter uma ideia de que qualquer um pode se tornar um comprador compulsivo, veja abaixo a definição de compra impulsiva e me diga se você nunca fez isso!

“A compra impulsiva é feita sem nenhum planejamento prévio, de maneira totalmente irracional, e tem como único objetivo a satisfação imediata de uma vontade momentânea e, com certeza, passageira. Como diz o ditado popular, “vontade dá e passa!”

Quem compra por impulso e faz disso um hábito não precisará de muito para se tornar compulsivo. Confira este trecho que define a compulsão por compras:

“Caracteriza-se por um estado constante no qual o indivíduo tem a mente dominada por pensamentos intrusivos (que entram e tomam conta da sua cabeça) e repetitivos relacionados à necessidade de adquirir diversos tipos de produtos ou mercadorias.”

Considerando que obsessão tem a ver com o pensamento e compulsão tem a ver com ação, podemos concluir que uma pessoa que tem um pensamento constante em comprar, cedo ou tarde vai agir – ou seja, comprar – atendendo aos seus pensamentos. E isso pode acontecer com qualquer uma de nós, ainda que sejamos blindetes!

Quando você coloca suas contas em dia e vê o dinheiro sobrando, é claro que vêm pensamentos de gastar sem pensar, afinal, “está sobrando”. Por isso, é muito importante termos sempre objetivos para o dinheiro, caso contrário, além de esbanjarmos e desperdiçarmos, podemos alimentar pensamentos que poderão nos levar a comportamentos perigosos, como desenvolver essa compulsão.

Nossa sociedade é extremamente consumista e grita, o tempo todo, que precisamos ter um monte de coisas para sermos felizes, mas isso não é verdade. Temos que blindar nosso pensamento e nossas ações contra esse apelo consumista e esse livro certamente vai abrir os seus olhos para estar mais atenta aos perigos do consumo excessivo. Recomendo!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Livros
  • Fabiane diz:

    Bom dia.
    Amigas blindetes,
    meu pior problema era o cartão de crédito.
    90% de todos os problemas que já passei, eram por causa dele. Pegava um empréstimo para pagar outro e fica todo mês usava o saldo especial.
    Hoje, saio de casa sem ele.
    Só compro o que escrevo e passei a observar mais as promoções e o que realmente preciso.
    Problema resolvido.
    (p.s. tenho os 03 livros da Patrícia)

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns!!

  • Elisangela diz:

    Realmente muito bom esse livro!!!!
    Bjs

  • Misleine diz:

    Patricia, será que você e a Sandra tem noção da quantidade de pessoas que ajudam com seus textos. Pasmem: sou economista e aqui parece que estou tomando jeito. E o curioso é que no trabalho sou A administradora eficaz dos recursos: bons acordos, corte de excessos etc etc e com o meu bolso…
    Quem explica? Um beijo enorme.

    • Patrícia Lages diz:

      Kkkkkkk!!!! Vcs são demais!!

  • jaqueline carvalho diz:

    Paty quando li ese post de hj só lembrei da minha sogra.Ja até enviei pra ela esse texto.
    Vou colocar na minha lista de livros, e sei que tb tenho muita compulsão por compras,pois não posso ver um dinheirinho que quero gastar.Se começo a comprar não quero mais parar.Por isso que sempre me encontro no vermelho.

  • Sara diz:

    Quando comecei a ler o texto até me assustei porque fiquei pensando como qualquer um pode estar sujeito a ser um consumidor compulsivo? Pois temos controle das nossas ações e etc.. Mais realmente faz todo o sentido, pois somos tentados o tempo todo a fazer compras irracionais e sem pensar! É o pior, se não tomamos consciência disso, caímos nas armadilhas facilmente.

  • Priscila Gadelha Balduino diz:

    Olá Patrícia!

    Li os seus livros Bolsa Blindada 1 e 2 e estou terminando de ler o livro Virada Financeira e já os indiquei para minhas amigas colocarem suas finanças em ordem, pois é mto triste a pessoa viver refém do cartão de crédito ou ter seu nome negativado.

    Suas dicas tanto nos livros quanto nas mídias sociais são muito úteis para acender o alerta e não cairmos em armadilhas.

    Um gde abraço

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou, blindete e diva!! 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: