Desafio Detox 21 – Ajude-se primeiro

Ajudar o próximo é algo que todas nós devemos fazer, mas antes de ajudar a quem quer que seja, precisamos ajudar a nós mesmas.

 

mask

Quem já viajou de avião conhece bem as instruções de segurança passadas pelos comissários de bordo, inclusive esta em que eles demonstram o uso das máscaras de oxigênio:

“Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas para liberar o fluxo, coloque sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico em volta da cabeça e  respire normalmente. Auxilie crianças ou pessoas com dificuldade depois de colocar a sua.” 

Mask2

O erro de muitas pessoas – principalmente as mães – é querer ajudar os outros antes de ajudarem a si mesmas. O caso do avião é clássico: enquanto a mãe se preocupa primeiro em colocar a máscara no filho – que não saberia fazer isso sozinho – pode desmaiar e ficar impossibilitada de ajudá-lo, prejudicando a si mesma e deixando o filho a mercê da sorte, por assim dizer.

É difícil fazer as pessoas entenderem isso, pois muitas acreditam que se trata de uma atitude egoísta, quando, na verdade, é uma atitude sensata, racional e perfeitamente coerente. Afinal, como ajudar alguém se você precisa de ajuda? Há coerência nisso?

É claro que em qualquer momento da nossa vida precisaremos de algum tipo de ajuda e isso não significa que jamais poderemos ajudar alguém. Jesus disse que se um cego guiar outro cego, ambos cairão no buraco, afinal, eles têm a mesma deficiência (Mateus 15:14). O que quero dizer com isso é que você pode ajudar o seu próximo em áreas que você tenha experiência, ou em coisas que você tem certa facilidade, mas não poderá ajudar alguém quando você está precisando daquela mesma ajuda. pense:

  • Pessoas que se alimentam super mal podem dar conselhos de boa alimentação?
  • Pessoas que têm um péssimo casamento podem dar pitaco no seu?
  • Pessoas cujos filhos são mal educados podem meter o bedelho na educação dos seus?
  • Pessoas que vivem doentes podem ajudar na sua saúde?
  • Chefes incompetentes podem cobrar competência de seus subordinados?

O ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” funciona tanto quanto um carro sem gasolina, ou seja, só anda ladeira abaixo. Por isso é super importante que você se ajude antes de qualquer coisa, pois se sua saúde estiver OK, você poderá ajudar os outros. Se seu casamento estiver bem, você poderá ajudar sua amiga que está passando por maus momentos. Se suas finanças estiverem controladas, você poderá passar sua experiência para sua família e por aí vai.

Portanto, se desintoxique da ideia de que ajudar-se primeiro é uma medida egoísta. E também deixe para trás a ideia de que quem não pede ajuda demonstra força, pois quem não pede ajuda é o prepotente, aquele que se acha autossuficiente, o tal que tem sempre um “não precisa de ninguém” na ponta da língua.

Você sabe quem, no final das contas, aprende mais com este blog? Eu! E não se trata só do fato de estar sempre pesquisando, estudando etc., mas sim de trocar experiências com vocês, ler seus comentários, saber o que vocês pensam.

Eu me ajudo e vocês me ajudam, a ordem é sempre essa. Por isso, eu não poderia terminar essa temporada do Desafio Detox sem dizer isso:

Cuide-se primeiro e você terá condições de cuidar dos outros.

Na segunda-feira teremos uma nova série aqui no blog, você não perde por esperar! E toda quarta vou publicar o tema que estarei apresentando no programa Mulheres, da TV Gazeta.

Para não perder nada…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • roberta diz:

    Bom dia,Patrícia tudo bem?sou apaixonada por seus textos,e acho que estamos nos ajudando quando procuramos o conhecimento inteligente de pessoas como você.obrigada por tudo que tem feito,as vezes penso que não deve ser fácil a tua vida,mas dou graças a Deus por ela,você é a luz que nos tira da escuridão.obrigada! Estou sentido muita falta dos textos da Sandra oque aconteceu?ela vai voltar?bjs?

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Roberta. Acho que a vida não tá fácil pra ninguém… Rs…rs…. A Sandra está em outros projetos, por isso não está mais aqui, mas o futuro a Deus pertence, vamos aguardar!

      • roberta diz:

        Deus abençoe grandemente tudo que ela fizer,assim como a você.quando digo que sua vida não é “facil”é porque você trabalha tanto ajuda tantas pessoas como eu,tem tanta dedicação aos teus projetos,mas também deve ter muitas cobranças.mas sei que você Faz com amor porque podemos sentir daqui.obrigada?

        • Patrícia Lages diz:

          ❤️❤️❤️❤️

    • cristiane diz:

      Onde fica o botão de curtir, pra curtir o comentário da Roberta? rsrs
      Seu comentário foi perfeito Roberta…
      realmente Paty, é uma honra ter você em nossa vida!!!!

      • Patrícia Lages diz:

        Suas fofuchas!!

  • Paula diz:

    A verdade é essa sempre nos preocupando com os outros sem noa colocar em primeiro lugar, vamos nos desintoxicar … Obrigada tem me ajudado muito ..?

  • Josefa diz:

    Eu senti falta da Sandra também. Porque vc no ver se tem alguém para substituir ela. Ter uma mensagem de Deus é sempre bom nem que seja só em um dia aqui no se blog. Bjs.

    • Patrícia Lages diz:

      Ela é insubstituível! ?

  • Fernanda Padilha diz:

    Ter conhecimento embasado na palavra da verdade é tudo! Parabéns pelo post, é isso mesmo se não fazemos por nós, como faremos bem para os outros?! Continue sempre buscando conhecimento. Que o Senhor te dê ainda mais sabedoria. Patrícia, você é uma benção! Abraço :*

  • Laísa diz:

    Patrícia, OBRIGADA!
    Desde que comecei a ler BOLSA BLINDADA livro e blog, minha vida tem mudado para melhor! Acompanhei e segui o DESAFIO DETOX e tenho visto resultados em todas as áreas da minha vida!
    Que deus continue te abençoando e capacitando para fazer a diferença na vida de muitas mulheres que, como eu, precisam de conselhos, de uma palavra de ânimo e daquele “sacode” de vez em quando! hehe
    OBRIGADA!
    Até Breve,
    Laísa Melo.

  • lidiane diz:

    Bom dia!

    Patrícia venho por meio deste, agradecer pelas dicas,comprei seu livro bolsa blindada por acaso, ai adorei fui a procura do bolsa blindada 2, comprei um cofre estou colocando moedas, pois nunca conseguir fazer,já comprei pela net o virada financeira o cofrinho do bolsa blindada, e o guia para anotar os gastos diários para controle, estava tão firme, mas ontem fiz uma besteira, poxa já chorei tanto, gastei 230,00 com maquiagem, coisas que não precisava. Mas agora não adianta mais chorar, levantei minha cabeça e vou continuar firme e forte. Muito obrigada pelas suas dicas, louvo ao senhor pela sua vida.

    Beijos da blindete Lidiane

    • Patrícia Lages diz:

      Não chora pra não borrar a maquiagem! Bola pra frente!

  • Simone Costa diz:

    Olá Patrícia, estou adorando o seu blog. Seus textos têm me ajudado a ser uma pessoa melhor! Bjs ?

  • Luyinga diz:

    Muito bom mesmo. Eu adoro ajudar sem que me peçam ajuda. Agora, vou primeiro pensar se estou em condições de ajudar e se a pessoa quer que lhe ajude.

  • Alana Neves Souza Garcia diz:

    É incrível como a cada texto aprendemos algo a mais. Estou amando e todos os dias fico atentas às novidades do blog. Que Deus continue abençoando a senhora sempre! Beijinhos.

  • conceicão Faria diz:

    Oi, Patricia, senti falta do blog, mas você está de volta,
    Amo cada postagem e tenho aprendido muito, principalmente na parte financeira. Com certeza estarei acompanhando as novidades que você está
    preparando com carinho para cada uma de nós!

    Bjs
    Conceição

  • Jackeline diz:

    Grata por tudo Paty, aprendi muito durante esses desafios, beijinhos, Deus continue lhe abençoando!

  • Fernanda diz:

    Oi Paty, que série detox tudo de bom…me fez super bem, só a dos açúcares que ainda não consegui cumprir, mas melhores muito, seus textos foram uma bênção até para resolver outros assuntos essa semana.
    Big beijo, blindete Fernanda

    • Patrícia Lages diz:

      Eu diminuí um pouco mais o açúcar e o resultado está sendo ótimo!

  • Ana Paula diz:

    Sabe de uma coisa? AMO SEU BLOG E PASSO PARA VÁRIAS PESSOAS, pois tem me ajudado é muito!! Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • renata diz:

    Obrigada paty,percebi a resposta de Deus p minha oração de hoje,estou aguardando seus novos post na segunda bjs

  • Taysa diz:

    Realmente eu aprendi isso de uma forma não muito agradável. Deus sempre me abençoava financeiramente porém quando era pra pra eu comprar alguma coisa pra mim alguém vinha me pedia o dinheiro emprestado e depois eu passava aperto .Cheguei até ajuntar um dinheiro pra comprar um carro e a mesma situação tirei do meu projeto conclusão não realizei meu sonho é continuo andando na chuva .Mais eu acordei com as suas dicas e dos blogspot da igreja primeiro eu minha vida com Deus depois os outros .Isso em qualquer situação tenho que me amar e me respeitar primeiro .

  • Mônica diz:

    Foi ótimo esses 21 dias, afinal, quem não gosta de aprender e se auto avaliar… Amo os seus posts e não pretendo perder nenhum. Obrigada por toda sua dedicação em nos ajudar. Beijos no ♡! Mônica Andréa

  • Gertrude Cardoso diz:

    Olá! Querida; quero que você saiba o quanto você me ajudou a resolver um conflito interno comigo mesmo, as vezes me encontro em situação de não poder ajudar um familiar e isso me deixava mal . Agora tô preparada para tomar decisão certa e quem a mi procurar…

  • Aline diz:

    Boa Tarde Patricia!!

    Louvo a Deus pela sua vida e pelos ensinamentos compartilhados conosco no seu blog e nos livros.

    Li o “Bolsa Blindada” em uma época em que estava acostumada a gastar muito e não pensar no futuro e nas consequências que o consumismo traria a minha vida.

    No ano passado comprei o “Bolsa Blindada 2” e ele foi, e está sendo, fundamental na minha mudança de vida.

    Fiz um detox na minha vida e estou mais consciente sobre o que ganho e o que gasto.

    Agora estou a espera do “Virada Financeira” e tenho certeza que ele será muito importante neste momento de transição.

    Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência com tanta leveza.

    Que Deus continue lhe abençoando.

    Beijos,

  • Juliana diz:

    Obrigada paty! Essa foi uma mensagem pra mim. Estava agindo de forma pouco inteligente e além de me prejudicar estava me atrasando, pois se eu já estivesse cuidando melhor da minha vida poderia oferecer muito mais e com real qualidade para minha família. Obrigada por permitir que Deus te use para abrir nossos olhos! Bj.

  • Vilma diz:

    Tudo Perfeito esses detox.
    Pena que acabou…
    Esperarei os próximos.

    Obrigada por mais uma etapa Patrícia.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: