Desafio Detox 20 – Deixe o passado no passado

Nós só podemos viver em um tempo de cada vez, por isso, quem está com a cabeça no passado não vive o presente e nem tem como construir o futuro. É preciso uma boa dose de detox para sair dessa!

Basicamente, uma pessoa que vive com a cabeça no passado é porque não está contente com seu presente. Uma vez com a cabeça no passado, seu tempo presente vai passando sem ela se dar conta e, por estar com a mente voltada para trás: duas coisas podem acontecer:

Se o passado foi bom, ela vai viver de lembranças, ilusões e memórias que não voltam mais. Vai lembrar o quanto a vida era boa quando algum ente querido era vivo, vai desejar que seus filhos fossem bebês novamente etc. Com isso, vai começar a achar que o presente é uma droga, já que, em suas memórias, ela pode escolher só as coisas boas que aconteceram. Isso vai fazer com que, cada vez mais, seu presente seja frustrante, pois ela não pode trazer aqueles dias de volta.

Se o passado foi ruim, ela vai sofrer tudo de novo. Vai ficar alimentando mágoas, revivendo momentos traumáticos e enchendo a cabeça de pensamentos tóxicos a respeito de coisas que podem ter acontecido anos e anos atrás. Há pessoas que sentem raiva, ódio e mágoa de pessoas que até já morreram!

Muitas vezes elas pensam que não podem perdoar o que lhe fizeram, por ter sido algo muito ruim. Elas acham que aquela pessoa que a ofendeu não pode sair impune, então ela conserva a mágoa como se isso fosse ferir a outra de volta. Mas a verdade é que isso não acontece. É aquela história: mágoa é como se você tomasse um veneno para matar o outro.

Se você sofreu um trauma, ainda que tenha sido algo muito grave, guardar sentimentos ruins dentro de si não vai trazer nada de bom. Ao contrário, vai tira-la do presente e fazer com que seu futuro também seja comprometido.

Perdoar não é um sentimento, ou seja, você não vai acordar amanhã com vontade de perdoar a pessoa que lhe ofendeu. Perdoar é uma decisão. Você decide com todas as suas forças que aquele mal não vai mais atrapalhar a sua vida e que não vai mais deixar que o passado corroa o seu presente e o seu futuro.

Se preciso for, peça perdão a alguém e livre-se desse peso. Se a pessoa não aceitar, problema dela. Você está resolvendo o SEU problema e cabe à ela resolver os dela.

A leveza de viver sem mágoas vale todo o sacrifício que seja preciso fazer!

Nos vemos amanhã para o último Desafio Detox desta edição 2017!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: