Há pessoas que, mesmo diante das soluções, não conseguem enxergar a saída. São altamente negativas e vivem num ciclo vicioso. Como sair disso? Confira o post de hoje!

Na terça passada o detox foi em relação à política brasileira. Muita gente reclama de que tudo é uma bagunça, de que os governantes legislam em causa própria e que muita coisa precisa mudar. OK, mas vamos por partes!

Diante disso, publiquei o link para votarmos a favor da extinção do auxílio moradia que deputados, juízes e senadores recebem mesmo tendo casa própria. Este é um dos inúmeros problemas e, por meio da consulta pública que compartilhei, temos a chance de dar nossa opinião e pressionar o governo a abolir esse benefício absurdo.

Pois bem, não faltou gente para dizer:

  • “Você esqueceu que eles recebem 14º e 15º salários, de que adianta só cancelar o auxílio moradia?”
  • “E as verbas de gabinete que eles recebem? São muito mais altas do que esse auxílio!”
  • “E os carros oficiais que custam fortunas?”

ano038

Enfim… As pessoas acham um problema para cada solução, por isso, não focam em nada, não fazem nada, não resolvem nada e continuam reclamando da vida! Não, eu não esqueci dos salários extras nem das demais coisas, mas eu estou falando de uma coisa, não de todas. Quando eu falo do verde, não quer dizer que esqueci que existe azul, amarelo, branco e todas as outras centenas de cores… Isso significa que estou focando em resolver uma coisa de cada vez. Ou será que existe uma forma de resolver tudo com uma única iniciativa? Difícil, não?

Trazendo isso para a sua vida, seguem algumas dicas para que você realmente seja uma solucionadora de problemas e não uma criadora de problemas apresentando críticas que só fazem neutralizar as soluções:

  1. Foque em resolver uma coisa de cada vez – quando você quer resolver tudo, acaba não resolvendo nada;
  2. Aponte suas armas para o maior problema – quando você foca em solucionar o maior problema, todos os outros serão muito mais fáceis de resolver;
  3. Não seja negativa – problemas nem sempre são ruins. É isso mesmo! Muitos negócios de sucesso são criados a partir de problemas e muitas viradas positivas na vida surgem por meio deles. Você tem um problema? Ótimo! É sua chance de trabalhar nele e ser uma pessoa melhor;
  4. Não desencoraje os outros – se você tem seus medos, opiniões contrárias e não vê como um problema pode ser resolvido, de que adianta desencorajar quem está tentando? Pode ser que você não esteja enxergando, mas a pessoa está, então por que atrapalhar? Se der errado, OK, tudo volta como estava. Mas e se der certo? A regra para a vida é: não pode ajudar, não atrapalhe;
  5. Não se apoie nos outros – significa não condicionar a solução de um problema a algo que outra pessoa tenha que fazer para você ou por você. Recebo muitas mensagens dizendo coisas como: “preciso guardar dinheiro, mas meu marido não ajuda”, “quero manter minha casa arrumada, mas minha família não colabora”, “quero voltar para a faculdade, mas meus pais não me incentivam”. Faça o que você pode e não foque no que os outros deveriam fazer e não fazem, caso contrário, você vai permanecer na estaca zero.

Algumas das nossas “blindetes desafiantes” têm feito uma coisa muito legal: anotado na agenda um resumo do desafio do dia para não esquecerem e consultarem mais rápido durante a semana. 😀

Há vários desafios que não têm a finalidade de serem cumpridos em um dia e depois esquecidos, por isso, anotar aqueles que você precisa fazer vai facilitar para se manter mais focada. Ideias boas a gente copia, então, bora anotar na agenda?

Nos vemos amanhã para entrarmos na reta final dessa série de desafios detox!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • ei, eu anoto na agenda, suas dicas mesmo, linda.E qdo estou desanimada dou uma lida no que voce diz, e já me levanto pra ação.bjs.

  • Tenho anotado todos os desafios pois minha meta é colocar os que necessito em prática e, nem sempre é possível resolvê-los no dia que leio.
    Muito obrigada por partilhar conosco dicas tão preciosas ?

    • É verdade, não são desafios para 1 dia, mas sim, para colocar em prática ao longo do tempo, sua estratégia é ótima! Bjs

  • Eu procuro sempre colocar em prática suas dicas pois acredito que podem melhorar minha vida sim. Algo que estou procurando fazer é anotar tudo o que preciso fazer em listas de tarefas (inclusive tarefas mais complicadas anoto picadinhas), numa agenda de papel (prefiro) escrevo o que conseguirei fazer no dia seguinte, todas as noites me planejo. No início eu fazia uma tarefa pensando na outra e no fim nunca cumpria com o planejado. Estou aprendendo a focar no que tenho que fazer no momento e fazer bem feito. É incrível como uma atitude pode mudar o cenário de nossa vida, fazer aos pouquinhos, mas fazer…

  • Haja paciência… ??‍♀️??‍♀️??‍♀️

    Tem gente que vê/põe defeito em tudo.

    Como deve ser triste viver assim…

    • É o que eu penso… que a pessoa deve viver amargurada, triste, desgostosa da vida 🙁

  • Tem uma frase de Maquiavel que acho bem oportuna “Em geral,os homens julgam mais pelos olhos do que pela inteligência, pois todos podem ver, mais poucos compreendem o que veem”

  • Bom dia, Paty! Na minha circunstância atual, de todos os desafios detox que vc postou até o momento, este tem um peso muito maior que os outros. Minha maior dificuldade é justamente isso: foco! Estou aprendendo! Bjs!

  • Boas dicas…
    Preciso praticar a número 5 pois vivo me apoiando num meu esposo para que nossa vida ande,mas nossos pensamentos financeiros não batem?

    Masss … Vou seguir sua dica e vou conseguir!!!!

    Nos vemos
    ?

  • Eu sou muito ansiosa,tenho dificuldades de esperar as coisas acontecerem, tb sou insegura e etc…, mas aos poucos estou aprendendo que o “APRESSADO COME CRU”. Foi por acaso que entrei no seu site, as dicas são ótimas, estarei sempre ligada, PARABÉNS! Vilma

    EM TEMPO: Eu nunca escrevi para este site, é a primeira vez que escrevo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *