Segunda-feira é o dia mundial de colocar a vida para funcionar, então, hoje a ordem é “como alcançar seus objetivos”. Vamos lá?

Capa_livroVocê que já está conosco na terceira semana de desafio já tem um panorama dos seus objetivos e um prazo para alcançá-los, certo? Se não adquiriu o livro Bolsa Blindada, lembre-se que ele faz parte do Desafio. Então programe-se e pesquise preços e frete aqui.

Se você está começando hoje, Vá na Home do blog, consulte a tag “Desafio” e veja os 2 desafios anteriores.  Não vou colocar links direto para os desafios para que você adquira o hábito de “se virar” para encontrar por si só aquilo que busca. Para um ano diferente, precisamos criar hábitos diferentes, OK? 🙂

Hoje o assunto é como alcançar os objetivos e uma dica já está no parágrafo anterior: criar hábitos diferentes. É impossível ter resultados diferentes fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. Para as coisas mudarem, você precisa mudar primeiro.

Infelizmente nossa cultura é muito passiva e nos leva sempre a consultar alguém, seguir o que mandam, decorar o que alguém falou, enfim, tudo que nos faz ter preguiça de pensar. Mas você vai mudar isso a partir de hoje! É você quem vai dar as cartas na sua própria vida e definir o que vai fazer, sem ter que ficar consultando A, B ou C.

Definiu o que vai fazer? Então veja algumas dicas para não deixar os novos hábitos de lado:

  • Não abra exceções – se você começar a permitir exceções, provavelmente vai acabar desistindo no meio do caminho. Se você definiu o hábito de não gastar mais comprando sapatos até que sua dívida seja paga, então não compre. Não é porque é seu aniversário, ou  porque ontem foi um dia horrível que você “merece” boicotar seu próprio plano. Seja firme!
  • Não dê desculpas – ficar justificando seus erros com desculpas é permitir o fracasso. Prefira fazer o que tem que ser feito a ficar inventando desculpas mirabolantes.
  • Envolva as pessoas – para algumas coisas você já deve ter notado que vai precisar da colaboração, particpação ou permissões de terceiros. Então, saiba envolver essas pessoas nos seus objetivos de forma que elas não venham se tornar um entrave, mas sim, uma ajuda.

E guarde esta frase que ouvi o João Dória Jr. dizer numa entrevista anos atrás:

“A mente comanda, o corpo obedece”.

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Oi Paty todas às dicas que vc tem dado tanto aqui quanto no livro são. importantes,ano passado comprei algo por desejo e não por necessidade ,mesmo estando no desafio 2014,quase desisti achando que não conseguiria mudar,mais decidi seguir em frente,já tinha definido uma meta para pagar às minhas dividas e esta semana necessitava muito de algo para minha casa ,na Hora de finalizar a compra ,lembrei das minhas metas de não comprar mais nada ate pagar o que devo e desisti da compra , vi que podia esperar mais um pouco, fiquei muito feliz de ter conseguido resistir ao desejo de comprar, e estou seguindo firme no desafio,beijosss!!!!

  • Bom dia Patrícia,

    Desde que conheci o teu blog, através de uma linkagem do blog Vida Organizada, a minha vida vem mudando pra melhor.
    E estou com você no desafio!

    Muito Obrigadaaaa 🙂

  • Bom dia Pati;

    Desafio aceito, vamos em frente.
    Tenho que compartilhar algo contigo, essa semana falei para um casal amigo meu, que eu fazia o desafio Bolsa Blindada, e que tinha mudado a minha história.
    Eu sei das dificuldades que eles passam, sem também que eles ganham muito bem, mas é como se não fosse o suficiente entende.
    Ontem eles vieram me fazer uma visita, e para minha surpresa e imensa alegria é claro, eles me falara que estão no desafio 🙂 🙂 pensa em uma pessoa feliz e multiplica por 10 heheheheheh.
    Tenho a mais absoluta certeza que a história deles irá mudar.

    “Nada grandioso acontece quando a gente se fecha”

    Uma ótima semana, guria.
    Bjoooo.

    Dai.

  • Olha sei que é difício mais estou tentando já que tenho varias dividas e contas a serem pagas, obrigada por nos ajudar 🙂

  • Olá Patricia!!!Estou iniciando o desafio este ano e irei até o fim.Ano passado iniciei o outro desafio mas parei no meio do caminho.
    O desafio desta semana é o que preciso, criar novos hábitos, que também tem a ver com disciplina.
    Conseguir o que deseja sabendo o que se deve fazer e como fazer.Quero reverter a minha situação financeira e acima de tudo pra isso acontecer tenho que força, foco e fé.

  • Bom dia Patrícia!

    Preciso colocar a casa em ordem e vai ser agora…rs
    Vamos lá!!

  • Bem, uma das coisas que me atrapalharam as finanças foi querer ajudar um amigo com a compra de um laptop em troca de serviço de tradução que ainda não ocorreu. O outro motivo que me atrapalhou foi também ter emprestado dinheiro para um amigo e ele simplesmente sumiu e não atende o meu telefonema. Perdi o dinheiro e o amigo. Saí dando um pouco de presentes neste Natal para mim e para os outros e isso complicou a minha vida.
    A generosidade é algo importante na vida, mas tudo tem que ser feito em equilibrio pois senão a gente ajuda o próximo mas não se ajuda.
    Minha meta é economizar nas compras pequenas principalmente ṕois uma prestação de 30 reais aqui e outra aculá vem destruindo o meu orçamento.
    Sou psicóloga e o que pouca gente sabe é que coom relação as psicopatologias de finanças as compras compulsivas é uma patologia de impuslo que pode gerar disturbio na dopamina. Se isso não é tratado a tempo com remédios e terapia de finanças isso pode gerar no fututo o Mal de Parkson.
    Abraços,
    Ana Maria.

    • A gente só pode dar o que tem. Jamais se prejudicar por isso! Bjs

  • O pati por querer ser dona de meu negocio acabei com dividad em 2bancos e nome sujo.seguindo seus conselhos paguei. 1/3 das dividas. hoje minha dificuldade é o horario de trabalho pois costuro em casa e recebo por peça. pronta.tenho casa p limpar almoço. p esposo.nao to conseguindo me ajude

    • Oi, Telma. Vc precisa se organizar como se não trabalhasse em casa, ou seja, se vc trabalhasse fora, teria horário para entrar, para o almoço e para sair. Então, mesmo em casa, esses horários devem ser respeitados, OK? Bjs

  • Paty,
    As coisas começam de forma pequena (tanto p se fazer dívidas, qdo p se desfazer delas – por isso devemos comemorar cada passo por menor q seja rumo a vitória)… disse anteriormente que ‘tudo coopera’…
    Não comprei o livro na livraria, e sim segui sua dica p fazer a busca. Na livraria estava por 27,00… na busca, encontrei por 17,00 (Submarino),
    ao fechar a compra, ficou por 16,00 c apenas 2,00 de frete. Uhuul! Meu investimento lindo rosa chegou e já está na minha cabeceira!
    Seguimos com você!
    Um bejim, Vinni

    • Com esse novo comportamento vc vai economizar muito, não só agora! Bj

  • Firme no desafio. Negociando de descontos em mensalidades escolares à pagamentos de cartão de crédito. bjos

  • Patyyyyyy, boa noite!!!

    Meu livro chegou sexta passada!!! to amandoooooo s2s2s2s2s2s2!!!

    Acredita que to lendo devagar pra não acabar logo? kkkkkkkk

    Estou começando a parte mais difícil pra mim…..a planilha!!!

    Sabe, meu marido e eu estamos com uma dúvida, mas gostaria de perguntar em off….como faço?

    Bjokas da blindete…

    Taty

    • Pode me mandar seu comentário pelo “Contatos” aqui do blog! Bjs

  • Na glória, vou fazendo o meu propósito e as contas baixando, amém ! Já estou sentindo resultado, obg Patrícia.

  • Boa Tarde!!
    Sou Hiper Ansiosa…Mas,Vou Fazer Isso.
    “Preciso Determinar o Tempo Das Minhas Tarefas” (Essa é a Palavra Chave). Pois as Coisas Que
    Quero e Que Programo,Que Tenho Em Mente,Quero Que Seja Pra Ontem e isso acaba me atrapalhando.

    Já Escrevi o Que Tenho Que fazer e o Que Preciso Resolver e Vou Conseguir Num Tempo Certo.

    Deus Abençoe Sempre…

    • Oi, Vilma. Procure programar tempos possíveis para cada tarefa, senão vc espera demais de si mesma, não dá conta e aí desanima. Vai com calma!! Beijos

  • Verdade…
    Atrasei, mas aqui estamos!
    Li outro dia um artigo da Vanessa Lampert para a Folha Universal, falando sobre a nossa cultura da preguiça, ou algo assim.
    Eu tinha pensado há um tempo em escrever algo parecido no meu blog, mas não sobre esforço físico e sim esforço mental. Já reparou como estamos vivendo a “lei do mínimo esforço”?
    E a gente se acomoda tanto, que assim como os músculos que não exercitam, o cérebro atrofia e a gente emburrece. É sério, minha avó vai fazer 92 e tem a cabeça ótima: lê o jornal todos os dias, faz palavra cruzada, conversa, se informa… e a gente fica dependendo do corretor ortográfico, do GPS, da calculadora e de colocar links para facilitar tudo se não perdemos audiência… nossa, uma preguiça de pensar e se esforçar generalizada.
    O pior, como vc mesma disse: é impossível ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.

    Mas voltando para o que preciso mudar de acordo com seu desafio: no envolvimento com as pessoas. Sou péssima em cobrar e preciso melhorar muito isso. Nesse exato momento estou soltando fumaça pelas orelhas tentando resolver sozinha uma coisa que uma pessoa foi contratada e está recebendo para resolver.
    Como é difícil falar “seu trabalho não está satisfatório”!!!!! Poxa, estou pagando uma coisa que não estou recebendo e mesmo assim prefiro resolver sozinha ao invés de chamar a atenção da pessoa???????? AH! A fumaça é pq estou revoltada comigo e li seu texto no timing perfeito….
    Que “gastura”!…
    Desabafos à parte, preciso colocar em prática esse desafio.
    A gente se encontra segunda que vem! =D

  • Estou lendo o livro “Filhos autônomos, filhos felizes” da Cris Poli (a Supernanny, do SBT), e lá pelas tantas ela diz: “…pais angustiados não contribuem para a educação adequada dos filhos. Suas dúvidas são sempre maiores que suas buscas por soluções para os problemas familiares…” Juntando com o desafio dessa semana, vou levar a ideia para todas as áreas de minha vida que precisam de boas buscas e descobertas.
    Bjs
    Dri

  • Oi Pati 🙂 ( já estou me sentindo íntima rs)
    Bom, no próprio desafio de anotar quais nossos objetivos acabei já colocando como os alcançaria e determinei que o tempo para isso seria até o final deste ano, pois vou contar com a ajuda dos desafios para conseguir, com toda sabedoria que nos passa.
    Eu sou noiva e nós estamos lutando para conseguir construir nossas coisas, não ta fácil, mas sei que vamos vencer!
    Bjinhos, fique com Deus!

  • Olá dna patricia!eu estava vendo o blog da dna cris e por acaso fui na sua página,e vi esses desafios vou começar a partir de hoje pois tenho muitas metas e objetivos a serem alcançados ainda este ano e estou muito confiante que vou alcançar sim.Que Deus a abençoe bjinho!

  • Oi estou montando um salao de beleza de porte pequeno para mim, mais tenho duvidas em relaçao de como vou organizar o meu lucro e o capital da empresa. Pode me ajudar? Obrigada!

        • Vc deve anotar todos os valores de cada serviços que fizer (um a um) e lançar como RECEITA. Separadamente, vc deve anotar todos os gastos em DESPESA. A diferença entre um é outro é o seu lucro. Bjs

  • Patrícia, bom dia!

    Estou adorando seu blog, descobri o ano passado e esse ano estou seguindo o Desafio da Prosperidade.
    Eu sempre fiz o controle dos meus gastos numa agenda, uma vez procurei uma planilha dessas na internet comecei a fazer mas deixei pra trás e recorri a velha e boa agenda…kkkk
    Mas agora lendo seu blog eu vou fazer a planilha e marcar até a balinha que eu compro (também não tinha o hábito de marcar as coisas pequenas).
    As metas para 2014 eu já tinha as feito no dia 31/12, então já estou um pouco na vantagem, vou trabalhar na planilha agora.

    Juntas chegaremos mais longe!!!
    Bjus

  • oi Patricia….nossa conheci seu blog um dia desses através de um post que vi no blog do BP.Macedo,achei maravilhoso…..parece que esse blog foi feito pra mim.Preciso muitooo me reoorganizar financeiramente…..não aguentava mais esperar para comprar o livro….comprei hoje e tenho certeza que vai uma experiência excelente!comecei os desafios já organizei uma planilha de gastos,traçei um objetivo e já pensei na maneira como posso chegar até ele,Estou super animada…..Pois com os seus posts estou aprendendo a realmente usar a fé inteligente!bju

    • Uau, que blindete nota 10!! rs…rs… Seja muito bem-vinda ao blog, aos desafios e espero que a leitura seja agradável e útil!! 🙂

  • Oi, Patrícia!
    É incrível como tenho conseguido viver com o estritamente necessário, tanto na mesa, quanto nos demais gastos… e quando tenho mais dinheiro, nem penso e vou exagerando nos gastos.
    Seguirei com a frase do apresentador João Dória Jr e quando as coisas aliviarem um pouco continuarei na mesma medida, ou seja, ter tão e somente o necessário! Assim vai dar para viver melhor!
    Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *