Desafio #35 – Não se corrompa!

01/09/2014

Desafio #35 – Não se corrompa!

Em época de campanha política é muito comum ver as pessoas chamando os políticos de corruptos, ladrões etc. Mas, afinal,…

Em época de campanha política é muito comum ver as pessoas chamando os políticos de corruptos, ladrões etc. Mas, afinal, o que é ser corrupto?

Mais uma vez recorri ao dicionário para buscar o sentido de uma palavra, e a palavra da vez é corrupto. Eis aí uma das definições:

“Que ou aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, especialmente nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público etc.”

Fui renovar minha carteira de motorista e, para saber o que fazer, liguei num despachante. A informação que recebi da recepcionista é de que tudo o que eu precisava saber estava no site do Detran, e que eu poderia fazer o processo por minha conta: ir até o Detran com a documentação exigida, fazer uma foto, a biometria (impressões digitais) e o exame médico.  Porém… Havia outra forma, caso eu não quisesse “ter esse trabalho”. Era só pagar R$ 80,00 para o despachante e ele faria tudo isso por mim, afinal, ele tem “seus meios” e eu não ia precisar fazer quase nada.

Desliguei o telefone com muita RAIVA! Por que tudo nesse país tem que ser na base da corrupção? Sim, isso é corrupção! Burlar as leis só para não ter que fazer um processo simples? Pagar para ter o que é meu por direito? Querer ser melhor que os outros e não precisar pegar filas? Qual é o problema?

O engraçado é que tive de ir três vezes porque, chegando lá, a primeira coisa que os funcionários perguntam é se fui por uma auto-escola ou por despachante. Quando dizia que havia ido sozinha, olhavam meus documentos com aquela má vontade e diziam que estava faltando isso ou aquilo. Aliás, diga-se de passagem, procurei a lista de documentos no site e, por ser tão confuso, acabei não encontrando…

Somente na terceira vez, depois que um funcionário disse, mais uma vez, que minha documentação estava errada, perdi a paciência e disse que estava tudo certo e que ele olhasse direito. O cara de pau tomou um susto, olhou melhor e disse que “agora” estava tudo ok…

Fiz todo o trâmite em menos de 20 minutos e, ainda por cima, não colaborei com essa máfia que está instalada em diversos órgãos públicos. Se todo mundo fizesse isso essa palhaçada não existiria mais. O problema é que as pessoas são preguiçosas e não querem fazer as coisas como se deve. Querem sempre “dar um jeitinho” e passar na frente dos outros. E são essas mesmas pessoas que depois xingam os políticos!

E há quem justifique dizendo que não tem tempo. Ora, e quem tem tempo? Você acha que eu tinha tempo a perder? Acha que eu podia me “dar ao luxo” de ir 3 dias no Detran? Eu não tinha aquele tempo, mas eu precisava da carteira, então eu FIZ tempo e não me dobrei à corrupção.

O Desafio da semana não é só para essa semana, mas é para a vida toda. NÃO ACEITE A CORRUPÇÃO. Não vá pelo caminho mais fácil, não alimente essa máfia porque todos nós sofremos com isso.

Seja autêntica, seja honesta, seja cidadã de verdade. Aí você e eu vamos poder exigir que os outros sejam também.

Nos vemos!

21 comentários

    Boa tarde!

    Sei bem como é isso. Quando trabalhava no DETRAN da minha cidade sempre aparecia pessoas que queriam comprar algum tipo de facilidade e agora como advogada sempre encontro pessoas que me perguntam, não tem como passar na frente? Da um jeitinho? Dentre outras coisas.
    E essas pessoas são as primeiras a reclamar dos políticos corruptos e nem percebem que começa por elas e pior, sempre se espantam quando eu negava os pedidos, ficando com raiva e xingando.

    Beijos

      Pois é… incrível ver as pessoas se espantando com a honestidade…!

    É verdade Paty, temos que ir no caminho inverso que esse mundo tem andado, eles fazem isso e acham que é o certo. Vamos todos ser imitadores de Jesus Cristo que sempre foi e é correto. Ele com certeza não se agrada com esse tipo de atitude, mas sim quando fazemos escolhas corretas. Obrigada Paty por sempre nos abrir os olhos e guardamos, assim, a nossa Fé.

      Eu creio que as pessoas que agem errado até sabem que está errado, mas acabam justificando com o famoso “todo mundo faz”. Não! Nem todo mundo faz. Sejamos nós os que fazem diferente e que nosso bom exemplo contagie os demais e não o contrário. Beijinhos, xará! 😀

    Pois é… Lei do menor esforço! Mas as pessoas não pensam que aqui no Brasil, mesmo com essa PILANTRAGEM toda o País continua miserável, faltando tudo… Você compara com países desenvolvidos onde as pessoas sabem respeitar os outros bem mais (apesar que nenhum é perfeito) e as coisas funcionam bem mais também!

      Exatamente, se esse fosse o caminho (a pilantragem) nós deveríamos estar melhores, né?

    Verdade mesmo Patty,
    Esta maneira feia de agir virou Virus International ,estamos vivendo a época em que o certo é interpretado errado e vice versa, e quem tem um comportamento honesto é julgado de tolo ou fraco…
    Mas que importa o que falam a respeito,o que interessa é que mesmo que nāo admitem,là no fundo eles sāo obrigados a reconhecer os valores dos honestos e corretos.
    E sabe,no meio do errado,o que é certo vai semper brilhar!!! E é assim também uma maneira de os atraír……
    Beijinho Querida
    Cidalia

      Obrigada, querida Cidalia!! Mande beijos para as nossas blindetes aí da Tunísia!! 😀

    Oiieeee Paty…

    É verdade mesmo!!!
    quando somos íntegras, estamos dispostas a viver segundo nossos padrões e nossas crenças, mesmo que ninguém esteja nos observando, ser honesta aumentará nossas oportunidades futuras e
    antes de xingar os políticos devemos olhar para as nossas atitudes nunca querer dar aquele famoso jeitinho para passar a perna nos outros!
    Paty …. ameeeeeei o desafio dessa semana floor ^^
    estou aqui blindando e divando como sempre!

    beijinhooooooooos

      Isso aí!! 😀

    #desafio 35, DIGO NÃO AS PEQUENAS CORRUPÇÕES

    BOA NOITE SENHORA PATRICIA QUANTA VENRDADE HÂ MUITAS PESSOAS NESTE MUNDO CORRUPTAS.

    Boenas!!

    Mas bah, com certeza esse desafio é para vida inteira!
    Um abraço tchê 🙂 😉

    Dai.

      E esse abraço, aí? É do tamanho do Rio Grande?? Rs…rs…

    Barbaridade!!!

    Com certeza kkkkkk 😉 🙂 \o/ \o/ \o/

    Eu concordo com tudo o que você disse Patricia. E a corrupção começa em nós mesmas, se eu “dou jeitinho” com as minhas coisas imagina se eu chegar ao congresso nacional?!?! O Espírito Santo tem me ajudado a não me corromper pois os dias são maus e muitas vezes somos pressionadas a aceitar as coisas erradas e agir com o erro como se fosse algo “normal”.

    Verdade! Adorei!

    Olá, dona Patrícia!

    Há um ano exatamente venho acompanhando seu blog e através dele mudei totalmente alguns hábitos finananceiros, por isso primeiramente gostaria de parabenizá-la e agradecer por tudo que tens feito por seus leitores. Sobre o post, concordo sobre sua colocação, pois aqui mesmo onde moro, no Amapá, estamos vivenciando tal corrupção, mas por parte da população, que colocou um candidato preso pela polícia federal novamente ao governo, eu considero assim pois ele está no segundo turno e é o mais cotado a vencer. Pois bem, essas pessoas se encaixam perfeitamente no que foi colocado, pois muitos votaram nesse senhor por interesse próprio, uma vez que terão seus contratos de volta ou terão algum retorno financeiro etc. Isso é lamentável dona Patrícia, pois meu Estado mais uma vez será motivo de chacota nacional, como foi em 2010 em que houve o escândalo da operação “mãos limpas”, com a prisão desse mesmo senhor e Cia. As pessoas questionam tanto, chamam os políticos de ladrões, mas quando podem fazer a diferença, se omitem e acabam fazendo pior que eles. Espero que essa realidade mude, daí sim as pessoas vão ” poder exigir que os outros sejam também” honestos.

      É mesmo uma pena, Carla… O brasileiro ainda não aprendeu a reclamar no lugar certo. É na urna que exercemos o nosso maior poder contra a corrupção, mas quando as pessoas são corruptas também, aí fica difícil… Mas vamos fazer a nossa parte e crer que um dia isso vai mudar! Ah, e nada de me chamar de dona!! hahahahahaha…

    A gente deveria ser guiado por uma “bússola da verdade e honestidade” que deveria apitar bem alto do lado de fora quando estivéssemos seguindo pela rota errada! As Na verdade, essa bússola, a consciência, já existe, pena que ela apite tão baixinho dentro de algumas pessoas…

      Boa! 🙂

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.