O ano velho está ficando para traz, mas para quem está vivendo o Desafio 2014 com Dinheiro, 2013 não foi um simples ano. Mas, como ele ainda não acabou, vamos a mais uma semana de desafio!

ampuNos últimos 100 dias deste ano tivemos desafios variados. Desde a nossa organização diária (com agendas e calendários), passando pelo controle financeiro, até tarefas que exigiram mudança de hábitos e controle de temperamento. Uma verdadeira maratona!

Mas você percebeu uma coisa em comum em todos os desafios? Creio que sim, mas como você vai responder e eu não vou ouvir…rs…rs… aqui vai a minha resposta: você aprendeu alguma coisa e isso a fez uma pessoa melhor.

Mesmo nas tarefas mais fáceis, ou naquelas que você já executava, só de parar 10 minutos na frente do computador e ler o post ou ouvir as mensagens no Mix Cloud, você demonstrou interesse e essa é a chave para todo e qualquer aprendizado. Se você não tem interesse por determinada coisa, certamente não vai aprender nada sobre aquilo…

Quando você investe tempo em algo de valor, você recebe em troca inteligência. Duvida? Então leia isto:

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Salmo 90:12

Pense comigo: por que o salmista pede a Deus que o ensine a contar os dias sendo que ele era muito bem alfabetizado, aliás um erudito? Ele sabia contar matematicamente, então, o que ele quis dizer?

Quando nós deixamos o dia passar e não fazemos nada, não parece que saltamos o calendário naquele dia? A impressão é de que ele nem existiu, então, é como se esse dia nem contasse na nossa vida… E é isso que o salmista não queria: viver a toa. Ele queria que Deus o ensinasse a fazer valer os seus dias e, com isso, ele seria recompensado com sabedoria.

UnknownTem gente que pensa que ser inteligente é uma questão de DNA: a pessoa nasce inteligente ou nasce… sei lá… burra! Nada mais mentiroso do que isso. É claro que há pessoas que têm mais facilidade do que outras em aprender, mas, na minha opinião, não é por falta de inteligência, e sim, por falta de interesse.

Você pode não ser considerada uma pessoa inteligente, mas o fato de você ter investido tempo nestes desafios, em acompanhar o blog, ler o meu livro e tudo mais que a ajudasse em sua vida financeira, fez você aprender mais sobre economia e os inúmeros testemunhos que recebo comprovam isso. Antes você não sabia várias coisas sobre esse assunto, mas não porque era burra, e sim, por não ter se interessado!

O desafio desta semana é mais um daqueles para levar para toda vida: se interesse em aprender. Invista o seu tempo em coisas que vão que lhe retribuir com conhecimento. Se você souber “contar os seus dias”, será recompensada com sabedoria. Se você for sábia, vai estar à frente dos demais, vai poder se sobressair aos demais e, portanto, ganhar mais que os demais. Isso é que é economia!

E se você ainda não curtiu a minha página no Facebook, não perca tempo e clique aqui! E se deseja adquirir o livro Bolsa blindada, aproveite esta promoção do Submarino clincando aqui. Quem souber de outros sites ou lojas com preços melhores, pode publicar aqui nos comentários para que todas façam a melhor compra 🙂

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom diaaa!!

    Hehehehe, gostei desse desafio, é sempre bom aprender algo diferente, na minha profissão por exemplo, que é na área da Tecnologia da Informação, quando fico feliz que aprendi algo diferente, já tem 30 novos rsrsrsrs, mas isso que é bacana, estar sempre aprendendo, vou aproveitar o máximo esse desafio.
    Um BIg bjooo Pati 🙂 🙂

    Dai.

  • OLÁ A TODOS
    VISITEM O SITE DA ERDOS LIVRARIA, É EXCELENTE PARA ADQUIRIR O LIVRO BOLSA BLINDADA, E ALÉM DE TUDO O FRETE É GRATIS
    FICA A DICA
    BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS
    ELAINE

    • Ola patricia, estou dooooida atras do seu livro, rsrs. mais nao estou encontrando para comprar :[
      Acabei de ler este comentario… voce pode me responder sobre este site indicado? Sera que é de confiança? Quero tanto o seu livrooo, rsrs.
      Beijos fica com Deus amo todos seus post.

      • Oi, Alyssa. Eu nunca comprei nessa livraria, mas sei de pessoas que compraram e ficaram muito satisfeitas! 🙂

  • Lindona! Adorei o desafio, com certeza depois que comecei a acompanhar seu blog melhorei muito no lado financeiro e também como pessoa! Tu és abençoada Patricia, sou sua fã! Bjs

  • Legal a dica da Elaine, faz tempo que estou procurando um site que o frete seja grátis, pois moro na região norte do país e o frete sempre fica caro. Paty vc disse a vdd não existe pessoas burras e sim desorientadas por falta de interesse. Diz o ditado que a curiosidade matou o gato, em partes não concordo com isso, pq as inúmeras invenções que existem hoje foram frutos da curiosidade de estudiosos. Já pensou se o Thomas Jefferson ficasse na dele e não tivesse interesse em descobrir a eletricidade? Estaríamos no escuro até hoje, kkkkk

  • Olá Dona Patricia.

    Acredito que o segredo de aprender é estar disposto a ensinar, porque quando repassamos o nosso aprendizado, ficamos mais expert naquilo que aprendemos. Agora quando aprendemos e não repassamos adiante, aquilo que aprendemos fica obsoleto e desinteressante.

    Obrigada por nos ensinar que podemos fazer mais com menos e que pequenas mudanças podem trazer grandes resultados.

    Bolsa blindada: Testado, aprovado e recomendado.

    Deus abençoe a senhora, sua família e o seu ministério.

  • Olá dona Patrícia!
    Realmente depois que comecei a fazer o desafio não fui mais a mesma. A minha visão em relação ao dinheiro mudou totalmente. Não tenho mais dívidas, estou com a minha consciência tranquila e cheia de planos para 2014!
    Dia 13 foi meu niver e me dei de presente uma bicicleta. O melhor foi que comprei ela “sem tirar o dinheiro” do meu bolso, pois o mesmo veio da passagem que pago para ir ao trabalho. Gasto 20 minutos de bicicleta e 10 de ônibus. Ou seja, consegui comprar minha bike, não tenho dívidas, vou fazer uma coisa que gosto – que é andar de bicicleta – e ainda vou me exercitar! Só tive essa visão depois que comecei a fazer os desafios.
    Logo no inicio eu determinei que não seria só mais um desafio; determinei que iria até o fim. E eis me aqui, firme e operante! rs
    Espero que esse desafio se prolongue em 2014!
    Um abraço
    Nos vemos! rs 🙂

  • Bom dia D. Patrícia,
    é assim mesmo, sempre lembro aquela frase: VIVENDO E APRENDENDO.
    A cada dia sempre aprendemos alguma coisa, é como a Bíblia a cada dia que nós meditamos n’ela, Deus fala com a gente de forma diferente. Assim é na nossa vida. Continuo aprendendo muita coisa através do livro da senhora pois ainda não terminei de ler, mas tenho certeza que consegui vencer muitas coisas na minha vida financeira e a principal era a organização que me faltava.
    Deus abençoe a senhora.

  • Nossa Patricia, esse desafio veio pra mim com certeza!!! Tô enrolando umas três semanas para começar aulas de idiomas pela internet até ter tempo para fazer presencial. Digo que vou assistir aos vídeos e quando vejo já está na hora de dormir. Vou começar já a programar minha agenda. Deus te abençoe muuuuuito mais.

  • COMO ESTOU COMEÇANDO UMA NOVA FASE NA MINHA VIDA COM CERTEZA VOU ME DEDICAR A ESTE DESAFIO RUMO AO CONHECIMENTO
    BJS
    DONA
    MUITO OBRIGADO
    ATT.
    FERNANDA ANDRADE

  • Desde que eu comecei a me esforçar a aprender,lendo,começou grandes oportunidades dentro de mim.Pensei que não era esperta para aprender,mas desde então tudo tem sido diferente.
    Eu agradeço muito a vc querida amiga!
    Bjnhos 🙂

  • Nunca é tarde para adiquirir conhencimentos e apreender novos desafios.

  • Ótimo desafio Pati! COm certeza precisamos buscar aprender coisas novas todos os dias! Nossa vida tem de ser um constante aprendizado!! Bjos

  • PATY EU DIGO QUE EU APRENDI MUITO MAIS SOBRE FINANÇAS E QUANDO PASSA ALGO NO TELEJORNAL SOBRE ECONOMIA EU SEMPRE ACOMPANHO, PARTICIPEI NO INÍCIO DO MÊS DE UMA FEIRA DO SEBRAE FUI TODOS OS DIAS E O CONHECIMENTO TIVe AQUI ME AJUDOU A ENTENDER O QUE ERA FALADO NAS PALESTRA .
    Mas quero aprender muito mais, e o meu desafio será aprender a dirigir vou voltar para a auto escola no primeiro semestre

  • Oi Patricia, tenho mesmo aprendido muitas coisa aqui com vc através dos desafios e das mensagens motivadoras e inspiradoras!! Este Desafio#21 é perfeito! Adquirir bons conhecimentos nunca é demais, como vc falou é pra toda vida!! Quero me empenhar muuuito mais a adquirir novos conhecimentos. Tenho algo que quero aprender muito e em 2014 eu vou consegui falar mais do que “oi” em chines rsrs, preciso aprender mandarim por exemplo e não vou desistir agora! Claro que a vida não se baseia só neste tipo de conhecimento. Não quero viver a toa, com aquela terrível sensação de que não realizei por falta de investimento naquilo que vale a pena e nos agrega algum valor. Com disposição quero continuar aprendendo e dar um passo de cada vez em direção aos meus sonhos!
    Bjs 🙂

  • Boa noite Paty, é muito bom aprender algo novo, realmente a cada post seu que leio aprendo algo a mais e seu livro também me ajudou muito. Beijos.

  • Me Cobro Muito Em Relação a isso…Tempo. Corro Atras Dele desesperadamente…rsrrsrs..Planejo Sempre Meu Dia Um Dia Antes,
    Quando Tenho Muitos Compromissos e Não Dou Conto,Me Vejo Quase Infartando…rsrsrs…A Cabeça Falta Explodir,a Irritação Parece
    De TPM..Ahhhhhhh…Que Raiva Que dar!!!!! Não Consigo Esta Perto De Pessoas Que Falam Assim: “Amanhã Eu Faço…Amanhã Eu Vou Lá…Amanhã Eu Pago…Amanhã Eu Pego”…e Por Ai Em Diante…Ahhhh…Eu Não Suporto isso…Sou Chamada De Chata,Mas, Tudo Bem. Lendo esse Post não Sei Se Será Bom Pra Mim,Ou Vou Me Cobrar Mais Ainda. Eu Sei De Uma Coisa: Vai Ajudar Muita Gente, Pois A Maioria Do Ser Humano Não Sabe Se Organizar Num Seu Tempo,Pelo Menos As Que Me Rodeiam.

    Um Grande Abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Oi, Vilma. Eu sei como é, mas em tudo temos que ter equilíbrio. Do mesmo jeito que é ruim ficar protelando as coisas, tb não é bom ficar tão focada em fazer, fazer, fazer… O desafio é encontrar esse equilíbrio e sermos felizes com o que fazemos, mas principalmente com o que somos! Bjs

      • É Verdade…Tenho Que Me policiar Nesse Item.
        Obrigada…Obrigada Por Tudo!
        Vc Me Ajudou Muito Com Esse Livro BOLSA BLINDADA e Com Esses Posts Do Seu Blog.
        Parabéns Por Tudo!!!!

  • Patricia, querida, bom dia!
    Você falou tudo, mesmo e o recado bateu em “tóin-óin-óin” na minha testa!
    Enquanto não voltei para os desafios incompletos não tive condição de me alegrar em ter aprendido mais!
    Agora, sim, sem esquecer do nosso compromisso de blindagem de 2014 já me sinto melhor!
    Bóra atualizar porque aprender é o que vale!
    Beijos

  • Um tempinho atrás decidi que queria aprender sobre finanças. Comecei a ler alguns blogs, fiz meu caderno de estudos e todos os dias eu pesquisava algo novo e, na medida do possível, aplicava as descobertas na prática. Foi então que me deparei com seu blog ” cor de rosa”, para mulheres! Adoro tudo por aqui e certamente não sou mais a mesma de antes. O universo, Deus e os anjos conspiram a nosso favor quando temos algo positivo em mente, quando desejamos fazer alguma coisa para nos tornamos pessoas melhores e ao mundo ao nosso redor. Sou grata por tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *