Existem quadrilhas especializadas em fraudar boletos de cobrança e, infelizmente, elas estão se aperfeiçoando cada vez mais nos golpes. Saiba como evitar a situação.
Antes de dar as dicas para que você evite ao máximo cair em algum golpe, é importante saber o seguinte:
Cair em um golpe não é ser trouxa, ingênuo ou boboca, como as pessoas costumam julgar. As quadrilhas estão se especializando cada vez mais e não é difícil se confundir. Por isso, se você caiu em algum golpe a culpa não é sua!
Pesquisei algumas dicas e selecionei cinco delas para você ficar esperto!
1. Conheça suas contas – é importante ter uma planilha com as datas de vencimento de cada conta e os valores (ainda que aproximados). Assim, quando chegar uma conta com dados diferentes ou que você não esteja acostumado a receber, será mais fácil de perceber. Há cobranças que não são exatamente fraudes, mas que induzem o consumidor ao erro, como as contribuições. É comum associações, sindicatos e alguns tipos de entidades enviarem boletos com cobranças de valores não muito altos, geralmente em torno de 100 a 300 reais. Esses boletos têm data de vencimento, seus dados pessoais e tudo mais, porém, trata-se de uma contribuição ou doação facultativa. Mas muitas vezes a pessoa acaba pagando por medo de ficar inadimplente sem saber que não era obrigatório. Cuidado!
Observe que o boleto abaixo diz “contribuição anual” e ainda dá um desconto pagando dentro do vencimento!
2. Cuidado com contas anuais – IPVA e IPTU são contas que chegam uma vez ao ano, por isso muitas pessoas não estão habituadas aos boletos e podem confundir verdadeiros com falsos. Esse tipo de imposto é melhor ser pago pelo sistema de internet banking do seu banco (que está diretamente ligado ao site da prefeitura nas cidades em que o serviço está disponível) ou levando a conta diretamente à agência.
Veja um exemplo de golpe: este site falso – mas com toda cara de verdadeiro – oferece a opção de acessar a segunda via do IPTU. Você coloca o número de contribuinte do imóvel, escolhe se quer pagar à vista ou parcelado e indica o ano. Quando você clica em “Gerar 2a. Via, o sistema vai gerar um boleto falso e, assim que você pagar, o dinheiro vai para a conta dos golpistas. Todo cuidado é pouco!
Veja um exemplo de boleto falso de IPTU e me diga se dá ou não para confundir uma pessoa que não está habituada com o boleto real?
3. Cuidado com pagamentos apenas pela numeração do código de barra – é possível pagar um boleto falso digitando os números que representam o código de barras, que podem ser enviados por e-mail ou mesmo SMS. Mas isso também pode ocorrer com boletos de papel, pois ao digitar os números no internet banking de um boleto falso, você conseguirá pagá-lo. Sobre o código há uma sequência numérica (veja abaixo) que, em um boleto verdadeiro, corresponde aos mesmos dados do código de barras. Mas em um boleto falso, os números correspondem à conta da quadrilha.
Na dúvida o melhor é pagar no banco, pois códigos de barra com dados fraudulentos não são lidos pelo sistema bancário, logo se for falso, você não conseguirá pagar.
4. Conheça alguns detalhes do código de barra – ele contém informações que ajudam a perceber se pode ser um boleto falso. Veja abaixo um exemplo de fraude:
Cada banco possui um número e, no caso abaixo, o Bradesco é 237, como indica ao lado do nome do banco. Porém, os 3 primeiros dígitos do boleto que deveria, repetir o número do banco, indicam 399, que é HSBC. Importante: este é apenas um exemplo de boleto falso, nenhum dos 2 bancos tem a ver com a fraude, OK?
Outra forma de verificar que se trata de fraude é que há diferença entre 2 códigos que deveriam bater (código do cliente).
Outro indício de boleto falso é quando o código de barras vem com algum defeito parecendo apenas um erro de impressão. Isso faz com que o cliente use o código numérico para pagar, uma vez que nenhuma leitora iria ler um código apagado como este. O que parece um simples erro de impressão pode indicar fraude. Veja que os códigos do banco até batem, mas o problema está na falha de padrão do código. Viu como não é difícil ser enganado?
5. Cuidado com boletos via e-mail – não abra links com cobranças, pois podem ser vírus. Se você aceitar receber boletos de algum fornecedor por e-mail, esteja certo de que é real antes de abrir. Na dúvida o melhor é ir no site do fornecedor e baixar uma via direto de lá.
CAÍ NO GOLPE E PAGUEI UM BOLETO FALSO, E AGORA?
Nem tudo está perdido! Tire uma cópia do boleto e do comprovante de pagamento (serve o do caixa eletrônico, internet ou celular) e registre um boletim de ocorrência em uma delegacia.
O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) orienta o consumidor lesado a procurar primeiramente a empresa prestadora do serviço ou o banco envolvidos na fraude. Caso não consiga resolver a questão, procure o Procon da sua cidade ou registre uma reclamação no site www.consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Você pode pedir restituição em dobro do valor pago e também indenização por danos que foram causados pela fraude.
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Muito boa suas dicas.Temos que ficar atentos a todos os detalhes. 🙂
Uma dica pra saber se o site é fraudulento é reparar se tem um cadeado verde na barra de endereço e clicar nela. Se aparecer os certificados do site (proteção dos dados inseridos), é confiável. Alguns sites fraudulentos podem até colocar o cadeado verde, mas é só uma imagem.
Mt bom. Vc pode fazer um post aobre golpes por telefone.
Recentemente eu contratei uma tv por assinatura e no instante que o tecnico veio a minha casa instalar eu estava fazendo almoço e cuidando do meu bb de 1 ano. Neste instante ligaram pra minha casa e disseram que era para confirmar sobre a instalação da tv e passaram o endereço para confirmar e eu confirmei. Depois ela perguntou a bandeira dw cartao que eu mais usava que era para uma pesquisa w eu respondi. Acabei dando meu cpf e meu cartão achando que era para contar no cadastro. Eu continuava ao telefone e vigiando o bb e a panela ao mesmo tempo… Nisso eu acabei dando os dados e no fim a menina disse que seria um valor de 29,90 para assistência tecnica. Ai me deu uma luz e percebi o golpe!!!
Logo eu disse não quero nada. Vc me enrolou! Se aproveitou e colocou algo que eu não queria. Ai ela disse que eu passei os dados. Eu disse cancele pous nao pedi nada, vc me enrolou! E ela disse que iria transferir para o setor de cancelamento e desligou o telefone.
Fiquei super mal com isso, nem dormi me sentindo uma idiota completa.
Esperei 2 dias e fiquei acompanhando minha fatura de cartao pelo site do banco. Assim que apareceu a cobrança referente eu liguei para operadora de tv relatei o caso e dissse que queria cancelar e eles me falaram que nao tem esse serviço e que eu deveria ir a delegacia pq seria um golpe!
Pesquisei o nome na internet e nao achei nada sobre essa tal empresa.
Por fim, liguei para o meu cartão e disse que constava uma compra que eu não fiz. Ai a atendente disse que se eu não reconhecia a compra ela iria extornar e cancelar meu cartão pois poderia ter sido clonado pi algo assim.
Com isso fiquei 1 semana sem cartao ate chegar a nova via, mais consegui resolver. Graças a Deus!
Mais fiquei pensando como eles sabiam que eu havia contratado a tv para me aplicar o golpe da assistencia tecnica? E como eles conseguem gerar uma cobrança para minha fatura de cartao? Mais acrediti q tenha maus funcionarios que se instalam em empresas para pegar nossos dados, mentes usadas pelo mal…
Em fim, acho super válido alertar sobre isso!