Congele e economize – Parte 2

Confira minhas dicas de congelamento para acabar com o desperdício na sua cozinha. Congelar é mais fácil do que você imagina!

Anote essas dicas imprescindíveis para congelar corretamente:

O que pode e o que não pode?

FolhasFolhas verdes – não devem ser congelados quando são para consumo in natura, ou seja, cruas, como alface, rúcula, agrião e outras usadas em saladas. Já as folhas para temperar refogados como salsinha e coentro, podem ser congeladas. Gosto de picá-las e colocá-las em potes bem pequenos, já na quantidade certa que vou usar. Também congelo couve picada e uso em sucos.

frutasFrutas – as delicadas como pera, manga mudam de cor e a banana oxida bastante. O melhor é congelar esse tipo de fruta já cozidas, como um purê. Mas meu marido congela a banana (mesmo sabendo que ela fica bem escura) e faz doce. Veja como congelar:

  • Lave e retire os caroços, quando necessário.
  • Seque bem as frutas
  • Armazene na quantidade exata para consumo.
  • Identifique com uma etiqueta e coloque a data
  • Use em bolos, tortas, vitaminas, sucos, smoothies.

Gosto de usar uns saquinhos pequenos que só encontrei na Daisô Japan, pois já ficam no tamanho certo para fazer 1 copo de suco.

rabaneteLegumes – Tomate cru, pepino e rabanete, por exemplo, murcham, amolecem e têm sua cor e sabor alterados. Por isso, não são legais para congelar. As batatas absorvem muita água, por isso, também não devem ser congeladas (elas amolecem, esfarelam e escurecem). Mas, se estiverem fritas ou na forma de purê ou suflê, não há problema.

9Técnica de branqueamento – a maioria dos legumes precisa passar por esse processo antes de serem congelados para conservar suas características originais como cor, sabor e textura. É bem fácil:

  • Lave, retire partes danificadas, descasque e corte os vegetais.
  • Ferva 1 litro de água para cada 100 gramas de legumes e cozinhe em fogo baixo até ficar “al dente”.
  • Dê um choque térmico: retire os legumes da panela com uma peneira e coloque-os em um recipiente com água gelada para parar o cozimento.
  • Escorra bem e, se necessário, seque-os. Coloque em potes herméticos ou sacos plásticos próprios para congelamento, identifique com uma etiqueta (colocando o nome do alimento e a data) e leve ao freezer.
  • Tempo de congelamento: cerca de 10 meses.

 

como-conservar-diferentes-paes-13Pão – é só colocar no freezer e mais nada! Uns 10 minutos antes de servir, leve ao forno e ele estará impecável!

 

 

 

Iogurte e maionese – testei e vi que, em ambos os casos, os ingredientes dos alimentos se separam e eles talham. Melhor usar dentro da validade para não perdê-los.
Screen Shot 2017-03-23 at 19.57.00Ovo cru inteiro – a casca estoura, então nem tente! Mas a clara ao natural pode ser congelada sem problemas. Para congelar a gema, bato com um pouco de sal ou de açúcar, dependendo do uso que vou fazer depois. Gosto de colocá-las em forminhas de gelo com tampa (foto) que comprei na Daisô. (link aqui).

DICAS GERAIS

  • Qualidade – o congelamento não melhora o estado, aparência ou sabor do alimento, mas mantém exatamente como estão, por isso, escolha alimentos de boa qualidade.
  • Cuidado com o ar – o ar prejudica os alimentos, por isso, use embalagens herméticas e proporcionais à quantidade que será armazenada para evitar de ficar abrindo e fechando.
  • Seja rápida – congele o alimento imediatamente após embalar ou colocar no pote hermético. Evite deixá-los em temperatura ambiente por muito tempo.
  • Temperatura – conserve os alimentos congelados a 18˚C negativos no freezer e não em congelador comum.
  • Identificação – etiquete todos os alimentos com o nome e a data em que foram congelados.
  • Descongelamento – Alguns alimentos devem ser descongelados lentamente, por isso, precisam ficar na geladeira durante o processo, como carnes, massas com molho e aves. Pratos prontos devem sair do freezer e ir direto ao fogo ou forno, sempre baixo, para que o descongelamento seja lento e a comida não fique seca.
  • Recongelamento – não recongele alimentos crus e nem prontos depois de descongelados a primeira vez.

 

ONDE ENCONTRAR MAIS DICASScreen Shot 2017-03-23 at 12.50.12

Inscreva-se no canal Patricia Lages Bolsa Blindada do YouTube (clicando aqui) e confira mais dicas da minha Cozinha Blindada!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Cozinha Blindada
  • Thais lima diz:

    Ótimas dicas! Boa semana paty!

  • Francisca MAria Ferreira Palheta diz:

    Achei as dicas Fantásticas.vou por em práticas. Que Deus os abençoe

  • Dani diz:

    Amei!!! Eu estava precisando destas dicas; me consultei com uma nutricionista esse mês e estou incluindo mais saúde nas minhas refeições! Ajudou bastante. Obrigada, Paty, beijos e que Deus te abençoe ainda mais.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: