A comunicação está cada vez mais difícil mesmo com toda tecnologia e a perda de tempo com os desentendimentos é cada vez maior. O que fazer? Confira o post de hoje que dá início à Semana da Comunicação!

comunicação entre duas pessoas

Comunicação: falar sem ouvir

Dia desses estava eu parada no sinal vermelho e eis que vejo duas pessoas conversando na esquina.

É engraçado ver as pessoas conversando sem ouvir, então fiquei prestando atenção e tentando adivinhar o conteúdo da conversa.

Sabe quando você vê as pessoas dançando sem escutar a música e fica tentando adivinhar o ritmo? Foi assim!

Porém, o que pude notar é que os dois falavam ao mesmo tempo. Sim, é isso mesmo que você leu: ao mesmo tempo.

Praticamente por todo o tempo em que os observei, ambos falavam juntos e eu achei aquilo, no mínimo, muito curioso.

Se os dois falam, quem está ouvindo?

É estranho ver como hoje em dia as pessoas esqueceram-se da dinâmica de uma conversa onde, quando um fala, o outro ouve.

Ou como minha avó nos ensinou: quando um burro fala, o outro abaixa a orelha!

Parece que a vida real está imitando – e mal – as comunicações tecnológicas, como um e-mail, onde você escreve tudo o que quer e envia. Depois, quando tem tempo (e vontade), lê a resposta (ou metade dela, como muitos fazem!).

Ou como no WhatsApp que, enquanto você está digitando uma resposta, já pode ver que a pessoa que enviou a pergunta está digitando, junto com você, mesmo sem que você tivesse terminado de responder.

Todos falam, mas ninguém ouve. Todos escrevem, mas ninguém lê.

Como melhorar a comunicação

Se você assistir filmes antigos, de épocas onde não havia televisão, por exemplo, vai ver a forma correta de se conversar.

Era nada mais que o óbvio: uma pessoa falava enquanto todas as demais ouviam e, em seguida, outra tomava a palavra, dando oportunidade para que todos falassem e fossem ouvidos.

Simples, eficiente e educado!

Hoje em dia não é assim. Pare por dois minutos – não precisa mais do que isso – e observe as pessoas conversando. Observe o barulho em locais públicos e note como todo mundo fala ao mesmo tempo.

Não importa se alguém ouve, importa é que todos falem!

Onde vamos chegar com isso?

A minha dica é a mesma que a minha avó me ensinou quando criança, mas que eu dou a você de uma forma mais polida…rs….rs…

Quando alguém estiver falando, ouça! Igual a brincadeira do telefone de latinha e barbante!

 

Significa dizer que, enquanto o outro estiver falando, não é momento de você “desligar”o ouvido e começar a formular uma resposta na sua cabeça. É hora de ouvir!

Também significa dizer que, enquanto o outro estiver falando, não se trata de um jogo onde você tenta adivinhar o final das frases ou o sentido do que a pessoa quer dizer. É hora de ouvir!

Respire. Olhe nos olhos de quem fala com você. Ouça, preste atenção, entenda, raciocine e, depois, responda.

Nem preciso dizer que isso não dá para ser feito enquanto você olha no celular ou vem coma odiosa frase: “vai falando que eu tô ouvindo” enquanto faz outra coisa.

Dessa forma, sua comunicação será muito melhor.

Nos vemos amanhã para mais um post sobre comunicação!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Tenho observado muito isso as pessoas realmente não escutam .Parabéns pelo artigo é hora de mudarmos realmente

  • Estamos na era do narcisismo, onde todos só se interessam em mostrar seu ponto de vista.Saber ouvir tornou-se uma competência.
    Adorei o post, o tema dessa semana muito me interessa, saber se comunicar com eficiência é muito bonito e eu admiro bastante. Obrigada!! 😘

  • Muito legal o assunto de COMUNICAÇÃO onde quase todos nós falhamos vez ou outra, ou sempre…

    …me lembrei do que tem acontecido comigo…Tenho uma prima de 17 anos que fala bastante, e esse falar atrapalha agente de conversar…rsrsrs
    Como assim?
    No tempo em que eu estou mexendo no celular respondendo as mensagens do Watsap ela começa a falar de assuntos de fotos, de noticias e muitas coisas ao mesmo tempo que esta vendo no Instagram dela; e claro eu não entendo nada naquele momento porque minha cabeça esta focada nas mensagens que estou lendo e respondendo então apenas olho e sorrio pra ela dizendo: Nossa, sério! É!? Legal!
    Mas não ouvi nada do que ela falou….rsrs
    Isso é feio, e vou levar esse post pra ela, explicando o valor de uma boa conversa e em como as duas partes ficarão super satisfeitas e felizes quando sabemos o momento de cada coisa até mesmo o momento de cada palavra; para que as duas possam ouvir e falar e de fato estar por dentro da conversa, valorizando as duas partes.

    Obrigada Paty, aprendo muito com o que vc tem compartilhado com agente.
    Beijinhos

  • Minha mãe me falava essa mesma frase “Enquanto o burro fala, o outro abaixa a orelha”.

  • Bom dia, Patrícia!
    Um texto bem elaborado, suficiente para reflexão!
    Beijos
    Vânia

  • Boa Tarde, concordo plenamente, a tecnologia avança e a comunicação regride, é absurdo, mas é, trabalho com comunicação visual e quando começamos só havia o fax, nem computador tinha, os pedidos eram feitos por telefone e entregues, poucas pessoas vinham pessoalmente, e não tínhamos problemas com cores, imagens, etc… Hoje com o watsapp que as pessoas vêem antes ( de forma bem rápida) sempre se esquecem de algum detalhe, ou mudam o layout várias vezes e acabam fazendo o primeiro modelo que você mandou. Eu que sempre desejei uma forma rápida e segura de atendimento, hoje por incrível que pareça tenho saudades dos pedidos feitos pelo telefone fixo.

  • Falou e disse.Parabéns ótima postagem, o difícil é após eu encaminhar alguém pare pra ler Rs rs

    • Mas a gente faz a nossa parte. Nem tudo o que eu escrevo as pessoas leem, mas não é por isso que eu vou parar! hahahaha

  • Olá Paty! É assim a minha comunicação com meu esposo. Ele não me deixa falar , corta a minha fala o tempo todo; não tem como ter comunicação. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *