Autoimagem: você sabe quem você tem sido? – DDP # 6

20/09/2021

Autoimagem: você sabe quem você tem sido? – DDP # 6

Vou usar o caso de uma seguidora para ilustrar como podemos ter uma imagem totalmente equivocada sobre quem somos e…

Vou usar o caso de uma seguidora para ilustrar como podemos ter uma imagem totalmente equivocada sobre quem somos e sobre o que estamos fazendo. Acompanhe!

.

Trabalho com o meu marido há 8 anos, mas ultimamente estou tendo problemas para trabalhar com ele. Minhas ideias não são aceitas, ele não me ouve. Quero parar de trabalhar com ele e trabalhar para outra pessoa, pois ele quer tudo do jeito dele. Gosto muito de organizar coisas e estou disposta até a limpar e organizar casas de família, pois acho que será melhor trabalhar para os outros, mostrar que posso fazer o que querem, ajudar, enfim… Meu marido é desorganizado, se não sou eu para arrumar tudo e lembrá-lo de pagar as contas, ele é capaz de não pagar ninguém. Acho que o problema é que ele não quer que eu trabalhe COM ele, mas sim, PARA ele e aí brigamos muito. O que faço?

.

Há muita coisa para se analisar nas entrelinhas desse pedido de ajuda e é nisso que vamos focar.

.

<div id="intextvideo-r7"></div>
<script async="async" data-vendor="r7.com" data-sizes="intextvideo" data-target="intextvideo-r7" src="https://sc.r7.com/r7/js/adPartner.min.js?v=2"></script>

.

Talvez você tenha pensado que o melhor seria ela para de trabalhar com o marido e que isso faria até mesmo parar as brigas entre o casal etc.

Mas a verdade é que ela não precisava de uma resposta, mas sim, responder a várias perguntas.

E eis aqui as perguntas que fiz a ela:

  • Você está disposta a trabalhar PARA outras pessoas, mas não PARA o seu marido? Por que com ele tem de ser COM e com outros pode ser PARA?
  • Por que você faria o que outra pessoa quer, do jeito que ela quer, mas para o seu marido você não aceitar fazer o que ele quer?
  • O que leva você a querer organizar e limpar as casas de outras pessoas, mas reclamar de organizar as coisas na empresa do seu marido? Seria humilhante para você? Ele deveria fazer tudo sem precisar da sua ajuda?

.

Depois dessa série de perguntas, coloquei um relato pessoal (pois eu faço o que ensino):

.

Sou eu quem organizo todos os pagamentos da empresa do meu marido. Eu que falo com o contador, faço os orçamentos (senão ele perde os prazos), organizo a agenda dele (senão ele se confunde todo). Não vejo nenhum problema em fazer PARA ele o que ele não tem tanto talento para fazer. Eu trabalho PARA ele sem o menor problema.

.

Fiquei muito feliz em receber a resposta da seguidora, que disse:

.

As suas perguntas me deixaram envergonhada, mas percebi que estava me fazendo de vítima, de pobre coitada! Entendi que se eu der o meu melhor na nossa empresa ele irá me ver como profissional e vai passar a me ouvir e respeitar. Obrigada!

.

Percebeu que ela mudou totalmente de visão e passou a chamar o trabalho de “nossa empresa”?

.

Ela percebeu que estava se colocando como vítima quando, na verdade, estava apenas fazendo corpo mole e querendo dar o troco no marido por não escutá-la. Mas como dar ouvidos a quem só reclamava de tudo?

.

O desafio de hoje é que você analise o que você pensa sobre si mesmo e compare com as suas atitudes.

.

Dessa forma você vai poder analisar melhor se tem feito aquilo que deveria estar fazendo para ser a pessoa que você pensa que é!

.

Nos vemos amanhã no Desafio #7

.

21 comentários

    Bom dia.
    Excelente está reflexão. Fico feliz que ela viu onde estava pensando errado, e com muito carinho ela vai em frente.
    Já fui assim tbm, levada pela multidão, mas quando entendi que meu esposo era o Senhor Jesus em meu lar e minha vida, primeiro me envergonhei de tudo que fiz,depois passei a fazer com amor, não por obrigação, aí tudo ficou leve e prazeroso.
    Obrigada e boa semana p vcs.

      Muito interessante. É o clássico “estão me perseguindo”, mas será que é perseguição ou cobrança por um desempenho inferior ao esperado. Tenho um conhecido que vive sendo “perseguido”, mas que não cumpre prazos e chega atrasado. Boa reflexão.

    Bom dia! Analisando meu profissional sempre fui muito focada e responsável desde sempre, já no pessoal preciso ser mais tolerante e deixar um pouco de lado a síndrome de Gabriela rsrsr…🤗🤩

    Patrícia Lages eu como agradeço muito por esse texto de hoje, me identifiquei muito pois como a seguidora, tenho sim uma tendência de vitimismo e luto contra isso, e na verdade preciso melhorar as atitudes e sim sempre andar a segunda milha

    Olá Patrícia,

    Esse post mexeu comigo. Recentemente vivi esta mesma situação, tentando organizar e fazer tudo, e no meu caso optei em trabalhar em outra empresa, a lutar pela empresa que meu marido sonhou tanto. Vendo por esse lado preciso rever algumas atitudes e ajudá-lo ainda mais.
    Obrigada pela sabedoria que o Senhor tem derramado na sua vida e que tanto tem nos ajudado a enxergar a vida por outra ótica.

    Se colocar como vítima é uma armadilha. É aquela história que uma pessoa chega pra outra e diz mas a minha ursera dói demais, tenho azias, dores, sempre acordo na madrugada por causa dela e não consigo mais dormir . E o outro responde “Eh você quem não conhece a minha, a minha é tudo isso e também sangra!” O vitimismo só nos faz levar uma vida no nível inferior ao projeto de Deus para nós, são pensamentos pessimistas e egoístas pois só temos capacidade de enxergar a nós mesmos. Sempre estamos numa situação pior que o outro, mais miserável e desgraçada – com o perdão pela palavra. O vitimismo nos paralisa no tempo e no lugar. Também já fui assim. Entender e receber o amor de Deus revelaram minha verdadeira identidade. Não sou fruto do acaso, sou filha amada. Ele tem planos de paz para minha vida. Passei a ter um coração grato por tudo o que sou e por tudo o que tenho. Os problemas que me chegam não são mais por culpa das pessoas. São apenas desafios a serem vencidos e que me farão crescer. Meus relacionamentos melhoraram com todos. Não perco mais tempo com ressentimentos. Meu foco é ser cada dia ser uma pessoa melhor, ter empatia e generosidade. Meu foco é ser livre. Obrigada por tudo Patrícia, você tem acrescentado muito 💙

    Eu sou esquecida e fico procrastinando, depois fico nervosa e com raiva porque ninguém me ajuda a fazer nada.
    Tenho consciência disso e sei que eu sou o problema, estou lutando todos os dias contra isso.

      Isso é bem simples de resolver: para não esquecer, anote. Para não deixar de fazer, defina dia e hora e faça! Antes de qualquer pessoa, é você quem tem de se ajudar.

    Nossa, que visão da situação Patrícia, como ser essa pessoa assim tão racional?

      Raciocinando… hehehehe… Eu procuro viver em “outro mundo”, não me deixo levar pela multidão e não ajo como a manada. Amo ser um ET!!!

    Excelente reflexão.

    Muito obrigada Patricia.

    Patrícia bom dia sabe um grande erro que a mulher faz e “há eu vou deixa que ele se vire com seus problemas e vou resolver o meus” eu confesso que ja fiz isso e sabe o que aconteceu ele não resolvel os problemas dele da forma correta e respingos em mim isso de que cada um pode viver vidas separadas so funciona em militância pq eu apredi em duras penas que eu sou uma com meu marido se ele não tiver bem eu não estou bem e se ele não tiver eu tbm não estou.
    Como nos mulheres gostamos de complica por causa da emoção 🤭 e bora medita muito nisso pq to precisando

      A emoção nos atrapalha demais.

    Talvez a leitora não estivesse se sentindo valorizada pelo marido. Vai ver nem era o que ela fazia que não a agradava, mas por não ver nele reconhecimento.
    Acredito que as mulheres evangélicas tem mais sabedoria nessa questão de caminhar junto com o marido, porque não entendem como submissão.
    Seus temas são sempre muito relevantes.

    Como não gostar e aprender com Patrícia Lages. !!??
    Eu chego lá.

    Tem horas que a gente tem vontade de jogar tudo pro alto, por causa do vitimismo, mas com a graça e misericórdia de Deus e meditando em Sua palavra, a Bíblia Sagrada temos a certeza de que a vontade de Deus é:
    “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:6″
    “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” Eclesiastes 4:9,10
    E também como a Patrícia Lages disse, temos que olhar para o nosso marido como se fosse o próprio Senhor Jesus, fazendo o melhor em tudo, de todo o coração, porque Ele nos recompensará.

    Oi Patrícia,
    Muito boa a reflexão, que faz com que nos autoanalisermos. O desafio Parar de perder não sai da minha mente, adotei a ideia e até levei pra minha equipe financeira (pois p/ cancelamento de NF só temos 24h e não podemos ficar perdendo). Acredito que teremos resultado nesse desafio e nos demais 😉

    Boa noite, Patricia!
    Lendo agora.
    Como sempre excelente reflexão.
    Então, foi um ” tapa na cara”….. no momento eu estou fazendo como a Ingrid relatou nesta frase … “há eu vou deixa que ele se vire com seus problemas e vou resolver o meus” eu confesso que estou fazendo isso e sabe o que acontece? Ele não resolve os problemas dele da forma correta e respingos caem todos em mim. Tenho dois filhos, casa pra cuidar, tenho que dá conta do meu serviço na minha própria empresa e ele tem a dele, são ramos diferentes…. já me envolvi demais com as duas empresas e via que ele deixava tudo pra mim, quanto mais eu fazia , mais tinha coisa a fazer e ele vive dizendo que trabalha na hora que quer, que não é escravo do trabalho como eu. Sentia muito sobrecarregada, por isso decidi cuidar só ”dos meus problemas”. Eu que tomei a responsabilidade de fazer toda a despesa da casa, escola das crianças, gasolina, etc. Ele ficou apenas com duas contas para pagar o financiamento do carro e o financiamento da energia solar que totaliza 1000,00. Essa semana ele disse que não vai dar para pagar o financiamento do carro… porque o valor da fatura do cartão de credito dele está alta…. o problema que ele vive começando novos projetos e comprando coisas … mas não persevera, então não tem retorno financeiro. Vale ressaltar que seus projetos são bons, ele é muito inteligente e habilidoso, mas quer resultado rápido e acaba desanimando e começando outro negocio. Preciso de ajuda. Sou muito grata a você, por compartilhar seus conhecimentos e experiencias enriquecedoras. Deus a abençoe! bjs

    Amei esse desafio, temos sempre que analisarmos!

    Bom dia!
    Excelente reflexão. Amei esse desafio, percebi que preciso me organizar mais nas atividades do meu dia a dia.

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.