Você sabia que chá não é só para tomar? O chá preto por exemplo, além de ser uma bebida muito saborosa, rica em cafeína e tanino, muito bem vinda nos dias mais fresquinhos, funciona também como um ótimo produto para nos ajudar na limpeza da casa, utensílios, cozinha etc. Confira!

1- Limpeza de panelas e outros utensílios de ferro

Para preservar os utensílios de ferro, deixando-os livres da oxidação, passe um ou mais saquinhos de chá usado e úmido por toda a superfície do objeto limpo e seco. Se estiver muito sujo, deixe-o de molho durante a noite em água quente com dois saquinhos de chá, a sujeira sairá facilmente.

2- Limpeza de móveis e assoalhos de madeira

Ferva 350 ml de água com uma xícara (chá) de folhas de chá preto, (ficará bem forte), deixe esfriar e aplique na superfície com um pano macio apenas umedecido com o chá. Retire o excesso usando um pano limpo e seco.

3- Espelhos e vidros brilhando

Molhe um pano macio com a mesma preparação para a limpeza dos móveis, passe sobre os vidros e espelhos. Finalize com um pano seco e que não solte fiapos. Ficarão limpinhos e brilhando. Outra dica é reservar os saquinhos usados, eles são ótimos para limpar o retrovisor, os vidros e os espelhos do carro, não esqueça de passar um pano seco logo depois de passar os saquinhos.

4- Tingir e reciclar objetos ou móveis de madeira

Prepare a quantidade de chá de acordo ao tamanho do objeto e a tonalidade que quer dar a ele, mais saquinhos de chá (ou folhas) mais escuro ficará. Deixe esfriar. A peça deve estar lixada e limpa. Embeba uma esponja no chá e vá passando sobre toda a peça. Repita quantas vezes quiser, até atingir o tom desejado. Deixe secar e sua peça ficará com aspecto de madeira antiga, muito bonita!

5- Tingir papel e tecido

Para o papel ficar com um tom marrom e aspecto envelhecido, passe o saquinho usado de chá sobre ele, tomando o cuidado de não rasga-lo ou enruga-lo e deixe secar. Você poderá usar em decorações e artesanatos diversos. Para tingir tecidos brancos, prepare a bebida no tom desejado e coloque o tecido de molho no chá quente. Espere esfriar totalmente para retirar o tecido. Se quiser que fique manchado, ao colocar de molho, deixe-o enrugado. Para um tingimento mais uniforme, vá levantando e arrumando o tecido dentro do liquido quente.

6- Use na cozinha como amaciante de carne

Para 500 ml de água fervente, coloque 4 colheres (sopa) de folhas de chá preto. Coe e adicione ½ xícara (chá) de açúcar demerara. Essa preparação é para 1,5 kg de carne. Tempere-a à gosto e coloque numa assadeira, despeje o chá sobre a carne e leve para assar por aproximadamente 90 minutos em temperatura baixa (165°C). A carne ficará deliciosa e muito macia.

Captura de pantalla 2014-08-07 a la(s) 21.04.43

Gostaram das dicas? Agora é só colocar mãos à obra e nos contar suas experiências!

Beijinhos e até sexta que vem!

Casada há 27 anos e mãe de um rapaz de 25, já vivi em 5 países e sempre tive que usar a criatividade para criar meu filho e economizar no dia a dia. Atualmente vivo em Porto Alegre.

  • Nossa que legal! Eu não sabia disso, gostei muito das dicas e quero testar. Obrigada.

  • Bom dia dona Sandra que saudadessss. Obrigado pelas dicas. Beijos.

  • gostei das dicas vou experimentar para limpar meu assoalho que é de madeira .

  • Oiieeee Sandra
    Que dicas bacanaaaas !!!
    ameeeeeei !!! e vou coloca-las em prática aqui em casa e depois te falo como foi!
    Poxa … floor você sempre arrasando nas dicas heim amigaH !!!
    Parabéns pelas lindaaass postagens!
    adorooooo ler tudo que vc posta!
    aiinn….. queria saber como faz para ler as postagens mais antigas?
    não está aparecendo quando você clica nas páginas mais antigas! … só aparece o nº 1

    Boa semaninha pra você floor ^^

    beijinhoooooos 😉

    • Olá Luiz! Entro no blog, em Home, e ali vejo todos os posts antigos. Faz a prova! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *