A estupidez humana e suas consequências

Uma vida por uma “selfie”. Levar vantagem em tudo. Parecer quem não é para impressionar pessoas de quem nem gosta. Quais serão as consequências de tanta estupidez?

Para começar, esta é a definição da palavra estupidez, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

“Qualidade, característica do que é estúpido; palavra, ação, procedimento de pessoa estúpida, sem discernimento ou senso; asneira; grande indelicadeza e incivilidade; grosseria, descortesia; ausência de sensibilidade.”

Ou, traduzindo estupidez em imagens, poderiam ser estas dos turistas que “brincaram” de selfie com um golfinho e depois o descartaram morto na areia de uma praia na Argentina. Sim, isso aconteceu na Argentina e não em uma praia brasileira como alguns comentaram – já aproveitando para xingar os brasileiros que supostamente teriam sido os autores da estupidez.

golfinho_inteira

golfinho

Mas esta é só a ponta do iceberg do quesito estupidez humana e eu creio que a raiz de todo o problema é deixar de ser humano para ser animal irracional.

Animal irracional é aquele que não tem o poder do raciocínio, ou seja, que não pensa. Mas o ser humano, única espécie dotada de raciocínio, está abandonando a capacidade de pensar, de analisar racionalmente, de agir com civilidade e respeito ao próximo.

Outro dia a diretora de uma escola particular me disse com toda indignação que era um absurdo uma escola adventista usar a Bíblia em sala de aula, uma vez que o Estado é laico. Sim, amiga, o Estado é laico, mas desde quando a Bíblia é um livro proibido? Se podemos usar Guimarães Rosa, Machado de Assis e o Código de Defesa do Consumidor, por que não poderíamos usar a Bíblia? Por ser um livro cheio de lendas na sua opinião? Então quer dizer que Machado de Assis agora é não-ficção? Pense, por favor! Além do mais, a escola é ADVENTISTA, pelo amor de Deus! Ou será que eu não posso citar Deus por ter quem não creia nEle?

Computador

E falando em crer em Deus, o que dizer de alguns evangélicos que estão espalhando pela internet links piratas do filme Quarto de Guerra? Pense! Pirataria é crime. Não é porque o filme tem um tom espiritual que a pirataria está liberada. Por que pagam para ir ao cinema assistir filmes seculares, mas baixam o filme evangélico pirata para não ter que pagar?

Será que essas pessoas acham que a produtora, os atores e os distribuidores do filme trabalharam voluntariamente? Por que os atores de filmes seculares podem ganhar milhões de dólares, mas os evangélicos têm que conviver com o rombo que a pirataria traz às empresas que se dispõe a fazer um filme com conotação espiritual?

Mas a estupidez, embora pareça, nunca é impune, pois ela sempre trará consequências. A consequência da estupidez com o golfinho não foi só a morte do animal, mas uma mancha horrível na imagem da Argentina diante do mundo todo. Uma vergonha imensa que todo argentino terá de aguentar por um bom tempo.

biblia-jpg

Achar que usar a Bíblia em uma escola – um livro com 5 mil anos de história – é absurdo, faz com que ela tenha que ser empregada nos presídios, anos mais tarde. Será que se as pessoas seguissem apenas o mandamento de amar o seu próximo como a si mesmos o mundo seria pior?

Os evangélicos reclamam da falta de opções de filmes, músicas e até livros espirituais. Mas por que será que poucas empresas querem investir nesse nicho? Não seria porque os próprios evangélicos têm o costume de piratear e causar prejuízos enormes a essas empresas?

Tudo que fazemos produz consequências nessa vida e, quando fazemos algo estúpido, as consequências são as piores possíveis. Por isso, pense! Se informe antes de opinar. Não entre em modinhas achando que não vai dar em nada só porque todo mundo está entrando. Enfim, não aumente a porcentagem de estúpidos no mundo, pode ter certeza que já existem muitos.

Para acompanhar nossas postagens aqui no blog…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Espiritual, Ética
  • Thais Lima diz:

    ??????

  • Raphaela diz:

    Me faz lembrar uma frase do livro “The Magician’s Nephew” do C.S. Lewis:

    “Now the trouble about trying to make yourself stupider than you really are is that you very often succeed.”

    • Patrícia Lages diz:

      Indeed!

  • Gezane santos de Almeida diz:

    Lendo seu artigo Patricia, vejo que mesmo aprendendo todos os dias, ainda tenho alguma estupidez..Muito bom, parabéns!! Agorinha mesmo comentei de VC no grupo de mulheres empreendedoras que participo! Como amei o artigo de ontem!! Bjs

  • Fran Santos diz:

    Lamentável o que aconteceu com o golfinho!! O egocentrismo dessas pessoas custou a vida do pobre bichinho. Pensar só em si e no seu bem estar está fazendo a humanidade retroceder, mas como pensar no proximo se querem, a exemplo da diretora citada acima, proibir a leitura do maior manual de comportamento e sobrevivência que existe??
    Meus 3 filhos estudam na adventista, e para mim o absurdo seria se não usassem a bíblia em sala de aula, uma vez que os coloquei nessa escola pelos principios e valores que são passados (além claro, da educação ).
    Enfim, como diria Lulu Santos: “assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade…”
    Bjos Paty.

  • Maria Aparecida Pinto diz:

    Texto maravilhoso,descobri você a pouquíssimo tempo,e estou aprendendo muito! Obrigada Patrícia…Beijos Fica com Deus!!!

  • Mariana Constantino diz:

    Realmente, não acho que a Bíblia deva ser usada em escolas seculares, existem muitas religiões e inclusive aqueles que não crêem e famílias que não concordam. Assim como não concordo com casamentos civis em que o juiz cita Deus, afinal, se a pessoa quisesse se casar com a bênção de Deus faria isso numa igreja ou templo. Mas não da pra reclamar se esse lugar for uma escola religiosa, aí é óbvio.

    • Sandra Souza diz:

      Mas é necessário então que as pessoas (pais e alunos) creiam nos escritores que estudamos nas escoas? E Jorge Amado? E Casemiro de Abreu, Jose Azevedo….temos que crer neles para estuda-los em literatura, gramatica, sintaxe? E O Guarani de Jose de Alencar…tive que ler, estudar e fazer prova sob as condições de poder ser reprovada se não alcançasse a media nos acertos.
      Ainda não encontrei uma justificativa do contra que seja cabivel.
      Lamentável o rumo que segue a humanidade.

      • Izabela Morais diz:

        Também tive de ler “O guarani” para um trabalho escolar. O livrinho cansativo de se ler… Affy. Prefiro a Bíblia!!! Tem mais sentido.

  • Anabella diz:

    Hola Patricia:
    Recién termino de leer este post y es cierto que la muerte del delfín pasó en mi país (Argentina). Sucedió en las playas de Santa Teresita, un lugar balneario que está a unos 400 km aproximadamente de dónde yo vivo. Sinceramente, ésta es una cosa más de las cosas absurdas que pasan acá. Es la famosa “avivada argentina” que suelen hacer algunos argentinos para llamar la atención y mostrar los “vivos” que son y ahora más que nada para tener una foto más en Facebook. Además, la imagen de este país ya hace tiempo que está mal.
    Por otro lado, tengo una duda..Tal vez, sea media tonta; pero realmente es importante para mí. ¿Qué entraría dentro de la piratería? Por ejemplo,¿Descargar canciones de un cantante para escuchar el MP3, ver películas online? Porque estoy un poco confundida al respecto y me gustaría saber para corregirme en este caso si es que estoy haciendo algo mal. Desde ya, muchas gracias. Saludos desde Buenos Aires, Anabella.

    • Patrícia Lages diz:

      Hola, Anabella. La piratería es cuando se hace algo contra la ley, por ejemplo: si um cantante pone sus canciones para descargar grátis, ok! Pero si las vende y Ud descarga sin pagar (con los links que están por todas partes), eso es pitatería. Saludos!!

  • Miriam diz:

    Parabéns pelo post. Patricia você teria algo sobre vestimentas femininas pra mulheres cristãs.?

  • Fabiola Scalart Leite diz:

    É um absunto como ser humano retrocedeu. Minha opinião sobre a bíblia que nas escolas desde de pequenos deveríamos já conhecer,pois “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”joão 8:32.Ele me ensinou amar o próximo, amar meus pais, não guardar rancor e nem magoa, me ensinou a perdoar, agradecer, me ensinou a ser uma filha melhor, uma irma melhor, uma esposa melhor, uma mulher melhor e o caminho da verdade e da vida eterna.

  • Karla Medeiros diz:

    Amo esse blog.
    Fico uns dias sem vir aqui e quando veio já tá cheio de novidades enriquecedoras.
    Gosto muito!

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Brenda*São Luis-ma diz:

    Excelente post, de fato as pessoas tem perdido o que definimos de sensato, pois em analogia aos animais vejo atraves das redes sociais e todos os outros meios de comunicação disponivel que não conseguimos mais encontrar pessoas que estam dispostas a pensar sobre uma opiniao lamentavel porque voce senta numa cadeira de faculdade e a coisa nao é diferente. Portanto, que voce continue sendo essa pessoa que nos ajuda diariamente a pensar,pensar e fazer um mundo melhor.

  • Maria Antônia da Silva tavares diz:

    Parabéns Paty vc e demais adorei?

  • Gabriela Fogaça diz:

    Aprecio blogs como esse… Acrescentam em minha vida! Obrigado Patrícia!

    • Patrícia Lages diz:

      Eu que agradeço pela visita, volte sempre! 😀

  • Ana Carla Saud diz:

    Realmente. É revoltante observar como uma multidão pode ser “um monstro sem cabeça”. Ignoram elementos essenciais do bom senso, da biologia dos seres vivos, da verdadeira bondade e do respeito pela vida, pelos direitos e pela liberdade de outros seres vivos, tão “donos” deste planeta e de seus recursos, quanto os seres humanos. Abusos e absurdos se encontram frequentemente nas famílias, nas ruas, nas praias, nas florestas, nas indústrias e em outros locais onde se reúnem pessoas. É revoltante ver o que alguns seres (des)humanos fazem com outros seres vivos.

  • Rosangela de Albuquerque diz:

    Realmente. o ser humano tem se tornado estúpido. Aí me pergunto: É essa a tal evolução do homem? Que fiasco! Hoje em dia se tiram selfie com tudo! É um absurdo, estupidez mesmo! Pra quê isso? Pra mostrar que é o tal, que está podendo, que tem influência? Nossa! Isso é demais! Exagero pra se mostrar. Nem a melancia no pescoço está satisfazendo mais esse povo. Tem que mostrar o lado ruim e cruel( como no caso do golfinho) e o lado tolo, como nos casos de mostrar ou dizer até o que comeu no dia. Eu não quero ofender ninguém, sei que muita gente em esse hábito de mostrar o que comeu ou vai comer, mas na boa, será que numa conversa real, cara a cara, alguém falaria eu comi isso ou aquilo ou vou comer tal coisa se você quiser ver minha comida eu tiro uma foto e te mando? Acho que uma pessoa com bom senso não faria isso. E sobre a pirataria, eu também concordo. Fico decepcionada quando vejo nas ruas do centro da cidade aquele monte de DVDs piratas e pior, até de evangélicos! Onde vamos parar com tanta desonestidade? Se alguém escolhe ser religioso, é por que prometeu obedecer aos mandamentos de Deus, por que então comprar produtos pirateados? Se tem produtos para evangélicos pirateados é por que tem clientela por que uma pessoa que não é evangélica não vai comprar né? E sobre a leitura da Bíblia na escola? Embora o Estado seja laico, não vejo mal em lê- la, por que é um livro histórico, e é melhor ela do que muitos “livros” que querem “empurrar” de qualquer maneira para nossas crianças, com ensinamentos que vão até contra as leis da natureza. Lamentável tudo isso!

  • Francinalda Xavier de Sousa diz:

    Por essas e por outras que a cada dia que passa gosto cada vez mais dos animais, alias desde criança, desde que me entendo por gente. Lamentável o rumo da humanidade, cada dia mais sem a presença de Deus. Faltando discernimento em todas as áreas da vida. Parabéns pelo post! Muito esclarecedor a cerca do ocorrido.

  • Fernanda diz:

    A estupidez tem a raiz do orgulho mesmo, quando se pensa em si. Infelizmente é esse o caminho que o mundo tem trilhado, cabe nós andar na contra mão.

  • Renata Baldim diz:

    Quando não pensamos, quando “nos deixamos” ser guiados pela cabeça dos outros somos estúpidos.
    Será que é mais fácil não pensar e arcar com as consequências, do que raciocinar e fazer o que é certo?
    Acho que não!
    Até quando vamos nos anestesiar com as distrações desse mundo enquanto a vida passa ao invés de investirmos em nós?
    Estupidez nada tem a ver com raça, religião, criação, mas sim da opção de ser uma pessoa que raciocina ou de ser uma pessoa que se deixa levar pela “cabeça dos outros” ou a falta dela.

  • Vilma diz:

    É uma pena essa cena…
    E vou contar mais uma história indignante:
    Tenho uma filha de 5 anos e Sempre costumo fazer doações de livros para escolinha que ela estuda,e no começo de 2015 fiz minha doação de costume,e nessa doação havia uma Bíblia para criança,uma semana depois a professora me chama pra conversar um pouco sobre minha filha que eu havia pedido e pra minha surpresa ela agradeceu a doação dos livros, mas,tinha que Me devolver um deles e qual era? “A Bíblia da criança”. Porque não passamos religião para os alunos(disse ela),fiquei chocada!!! Quem disse que Histórias da arca de Noé, Criação do Mundo,Multiplicação dos Peixes e etc…é religiosidade? Todo Crente e descrente sabe dessas histórias Bíblicas. Mas,apenas a respeitei e falei: “Tudo bem,sem problemas”! Mas…Saí indignada e pensei: “Essa escola não serve pra minha filha”…
    Deixei ela lá o ano todo, mesmo com essa indignação… Esse ano me sacrifiquei e pus ela numa escola Cristã, porque até então era Pública, aliás Municipal,pois era no município de São Caetano.
    E só uma pergunta:
    ” Fiz certo ou foi ignorância minha “?

    Um grande abraço!

    • Patrícia Lages diz:

      Creio que uma mãe sabe o que é melhor para sua filha ?

  • Vanessa diz:

    Nossa…essa cena do golfinho me cortou o coração…:( Realmente muita estupidez. Dos filmes piratas…gente…conheço evangélico que só compra filme pirata…e olha que já orientei essa pessoa, como pode? E com relação ao uso da Bíblia…Nossa sem comentários… Beijos Patricia.

  • Joselene Lima diz:

    Em relação ao filme lembrei de mim pois baixo todos, gospel e secular para assistir em casa já que tenho um grande acervo (também com muitos filmes originais). Também uso windows falso, etc. Um caso a se pensar.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: