Namoro: quando falar sobre dinheiro?

29/01/2015

Namoro: quando falar sobre dinheiro?

Para quem está namorando (ou em vias de namorar) surge a dúvida sobre o momento de falar em dinheiro. Como saber…

Para quem está namorando (ou em vias de namorar) surge a dúvida sobre o momento de falar em dinheiro. Como saber a hora de certa de abordar o assunto sem dar um fora e nem parecer interesseira?

Hoje é o primeiro dia do Jejum de Daniel, por isso estamos começando uma série de 21 dias com posts que tratarão sobre a questão espiritual da vida financeira. Se você não sabe o que é o Jejum de Daniel, clique aqui e fique por dentro. 

 

casal

 

Para começar, primeiro temos que entender o que é o namoro em si para depois compreendermos a hora certa de falar em finanças com seu namorado (ou futuro namorado).

O namoro é a fase do conhecimento (e não do agarramento… hahahahaha!). É nesse momento que você deve estar atenta a todos os “sinais” que seu namorado vai lhe enviar ou deixar nas entrelinhas. Você deve ser mais “detetive” do que namorada, pois se detectar algo de errado, já deve colocar suas condições. Se você deixar o barco andar mesmo vendo que a coisa está esquisita em pontos importantes, mais tarde será muito difícil de corrigir os erros. Esta é a fase menos dolorosa de se pular fora, então não bobeie e aos primeiros sinais de naufrágio, abandone o navio!

Como namorada você não deve achar que tem autonomia sobre o dinheiro do seu namorado. Não é o momento de ficar dando pitaco em como ele gasta, nem de querer controla-lo, é momento apenas de observar os hábitos financeiros dele. Atente para alguns pontos importantes, como:

  • Ele nunca para em emprego nenhum?
  • Ele torra o salário em questão de dias e passa o resto do mês duro?
  • Ele vive trocando de celular, comprando games, tênis, eletrônicos e outras coisas mesmo tendo um monte dessas mesmas coisas encostadas?
  • Ele pede dinheiro emprestado?
  • Ele já mencionou estar com dívidas, mas acha isso normal?
  • Ele tem que ajudar a família nos gastos da casa? Caso sim, ele faz isso com responsabilidade ou vive pulando fora?

A lista de itens é infinita, por isso, vai de você estar atenta aos sinais. Não estou dizendo que você só deve namorar pessoas com dinheiro, nada disso! Mas que você conheça os hábitos financeiros do seu namorado e pense de forma racional fazendo o seguinte questionamento: Se nós fôssemos casados esse hábito seria um problema?

Essa reflexão serve tanto para as coisas aparentemente ruins (como dever, perder o emprego etc.), como também para as aparentemente boas, como ajudar financeiramente a família.

Muitos casamentos enfrentam grandes problemas por causa da questão familiar. Se seu namorado tem que ajudar em casa, mas quase sempre pula fora e se esquiva de dar essa ajuda, olho vivo! Amanhã é muito provável que ele também pule fora das responsabilidades de casado.

E se ele ajuda de forma responsável você também tem que ligar suas antenas.  Você precisa levar em conta que se a família depende da ajuda dele hoje, provavelmente irá depender depois do casamento. Se for assim, como é que a coisa vai ficar? Será que você vai aceitar ter que dividir o orçamento da sua nova família com a família dele? Pense na situação como se vocês estivessem casados e reflita racionalmente desde já. Passar por cima disso e querer que ele abandone a família depois não será nada justo. Aliás, tudo o que você quiser mudar DEPOIS do casamento não será justo. Você o conheceu assim, sabe muito bem quem ele é e o aceitou assim. Conclusão: vai ter que aguentá-lo assim!

Você precisa saber em que canoa está entrando, porque reclamar depois que estava furada e que não reparou na buraqueira toda não vai adiantar! Observe o seu namorado em tudo, principalmente na questão financeira, pois a vida financeira é a segunda maior causa de divórcios no mundo, perdendo somente para a traição.

Seja inteligente e não deixe os sentimentos falarem mais alto. Relacionamento feliz é aquele em que agimos com a cabeça e não com o coração.

Screen Shot 2015-01-27 at 00.16.13

Se você quer se aprofundar no assunto, ouça esse podcast especial sobre Dinheiro X Namoro – Devemos falar sobre vida financeira durante o namoro?, basta clicar aqui para ouvir (duração de 18 minutos).

Na quinta que vem falaremos mais sobre o assunto Relacionamento X Dinheiro, por isso, se você tem alguma dúvida, deixe um comentário abaixo (não precisa se identificar se não quiser). Tentaremos responder a todas na medida do possível.

Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

311 comentários

    Bom Dia Patrícia, fiquei com uma dúvida em relação a pessoa ajudar financeiramente a família (dele/dela). Como saber que essa ajuda se estenderá após o casamento, uma vez que enquanto moramos com nossos pais devemos ajudar com as despesas?

      Se os pais dependem dessa ajuda para se manterem, como farão sem ela? É nisso que vcs devem pensar para concluirem como será após o casamento.

        tenho um namorado que me deve e quer mais dinheiro disso não é ficou bravo comigo sendo que não posso arrumar

          Você é namorada ou caixa eletrônico?

            Patrícia, eu tenho uma dúvida. Eu ganho mais que meu namorado e ele sabe disso, porém, recentemente eu recebi uma outra promoção que aumentou ainda mais essa diferença. Você acha válido falar quanto eu passei a ganhar pra ele ou esses números não devem ser discutidos na fase de namoro?

            Você não deve falar quanto ganha no sentido de dar satisfações a ele, mas sim, de verificar se essa diferença de renda afeta o relacionamento de vocês. E você tb deve pensar no futuro. Avalie se, depois de se casar, você não vai se incomodar em quer ter alguém que vai colaborar bem menos nas despesas de casa.

    Excelente dica. As pessoas escolhem o namorado pelo sentimento. Dizem que estão apaixonada e não se importam com nada. É importante usar a razão em todos os sentidos. Gostaria de fazer uma pergunta: Se a pessoa tiver um grande dinheiro para receber, ela deve contar isso no namoro? Ou quanto de dinheiro ela tem? Porque ficaria aquele receio de a pessoa só estar por interesse. Mas também a outra poderia pensar que se não contou é porque não confia. O que a senhora acha?

      Oi, Carolina. Isso depende muito, mas se for lhe trazer dúvidas quanto a inteção do outro, pra que contar? Levantar dúvidas nessa fase vai lhe trazer algum benefício?

    Olá!…Gosto de uma pessoa e até já falamos em casamento,mas tem um porém ele está se divorciando ainda,só que eu acho ele meio enrolado pra resolver essa questão pois já estamos nessa há mais de um ano e até agora esse divórcio não saiu,ele já deu entrada no processo,já tem o dvogado e inclusive já pagou todo o valor que o advogado pediu pela questão,agora eu dei um chega pra lá nele,disse pra ele resolver e depois vir falar comigo.Ele disse que já teríamos casado se não fosse o divórcio,mas tanto tempo assim pra resolver isso?…na separação tem bens pra dividir,mas ele me disse que já foi feito o cálculo de tudo.O quê que pode estar acontecendo??…por favor me ajude,aguardo resposta.Obrigada!

      Amiga, não sei o que pode estar acontecendo, pois não conheço o processo e os prazos desse caso, mas no seu lugar eu jamais aceitaria estar envolvida com um homem casado. Independentemente de qualquer coisa, esse é o estado civil dele.

      Divórcio demora mesmo, principalmente se tiver bens envolvidos
      Basta pedir para decretar o divórcio e deixar os bens a parte. Sai em 1 mês no máximo.

    Ola Bom Dia rsrsrsrs amei este post …
    Importantissima para minha vida .
    Obrigada Deus abençoe cada dia mais.bjinhus : D

    Conselhos valiosos, eu ouvi esta serie, namoro noivado e casamento antes de me casar e por experiência própria digo que é muito bom conversar sobre este assunto, porque se evita muitos problemas futuros e o casal comemora suas conquistas, o que eu acho super saudável para relação também, estou completando um ano de casada temos as nossas lutas financeiras como todos, porque temos sonhos e nada é fácil para ninguém, mas tudo é muito claro e combinado e vamos lutando, caminhando e vencendo.

    Olá Patrícia, excelente orientação para as solteiras, perfeito! Digo isso porque estou casada e enfrentado à muiiito tempo esse problema com meu esposo, que infelizmente tem sido irresponsável nas finanças de casa, já que o homem tem que ser o provedor e não a mulher! Bjs

    Gostei muito!!!

    Oi Paty de fato namoro é fase de se conhecer e não de agarramento. kkkkk
    Mas sobre conhecer os hábitos financeiros do pretendente é muito bom para evitar problemas futuros.
    Para depois não virar briga e nem motivos de dizer que esta arrependida.
    Antes de casar eu procurei analisar meu esposo quando estávamos namorando.
    E admirava o fato dele estar sempre ajudando em casa com os pais.
    Me sentia segura.
    Quando casamos depois de uma ano ele estava descontente do trabalho que ja estava fazia alguns anos.
    E num ano ele ficou em 3 empresas e depois passou 3 meses desempregado e eu estava trabalhando.
    Comecei a orar pedindo a Deus para ele conseguir um emprego que se sentisse bem e satisfeito, pois minha sogra ja tinha falado que ele nunca ficava muito tempo desempregado e sempre foi um jovem responsável, mas naquele ano parecia que tudo dava errado para ele.
    Graças a Deus ele conseguiu um emprego num ramo novo para ele, porém desafiador.
    E ele gostou muito e graças a Deus tem crescido dentro da empresa. E já esta nessa empresa ja faz um tempinho.
    Mas uma coisa que não me esqueço que mesmo com as preocupações financeiras, nós nunca brigamos pelos problemas financeiros, mas nos unimos para resolver os problemas!
    Gostei do post Paty.
    Estarei ligadinha amanhã!
    Bjinhos.

      Adoerei

    Patricia…

    Como sempre nos ajudando com ótimos posts!
    Depois da planilha de orçamento pessoal passei a ver a vida financeira com outros olhos. E agora nos ensinando a agir com a razão nos relacionamentos.

    Excelente, parabéns!

      😀

    muito interessante este post vou passar este ensinamento para minhas filhas pois sempre deixamos para falar de vida financeira apos o casamento, por se tratar de algo tão particular mais este post nos dá uma visão bem ampla do assunto

    Patrícia,como devemos agir se vc já se casou com uma pessoa com todos esses quesitos que vc citou,e só agora que leu o seu texto,como eu????

      Oi, Jaqueline. Vc precisa tomar providências quanto a isso, mas precisa ter cuidado. Não dá para exigir uma mudança, pois vc sabia que ele era assim, infelizmente. Eu aconselho que vc leia o livro Casamento Blindado, pois lá terá mais subsídios para saber o que fazer. Bus

    Tem um rapaz querendo me namorar, mas mesmo ele já tendo 32 anos, depende dos pais para tudo: pagar faculdade, vestir-se, dinheiro para sair comigo etc. Tá na cara que estou me metendo em uma furada, mas quanto mais o dispenso e digo para sumir da minha vida mais ele se faz de desentendido e continua insistindo na relação. Eu sou formada, tenho uma ótima casa, estudo para passar em concurso, então, pelo que vejo, o interesseiro é ele, que insiste em ficar comigo pela estabilidade que terá, afinal, não precisará mais comprar uma casa, se estiver desempregado terá eu que ganho bem para sustentá-lo etc. E eu já fui clara com ele falando tudo o que estou dizendo aqui, mas ele insiste em dizer que eu estou traumatizada por causa do divórcio e por isso estou colocando dificuldade em tudo por achar que nunca vou ser feliz no amor. Eu continuo achando que ele é um espertinho…

      Joselene, quer saber? Eu acho que vc está certa. O que esse rapaz tem a lhe oferecer? Foge!!

      amiga, depois ele te poe na justiça e vc tem dar a metade do seu ap pra sai dessa

    Oi Patrícia, eu só achei que faltou você falar em seu posts das pessoas consideradas “pão duras”, pois se num casal um é perdulário e o outro muito disciplinado nas finanças provavelmente o relacionamento irá dar mal e vai para o brejo em pouco tempo. Eu tenho o costume de namorar na internet e coloco já de cara no meu perfil – procuro homens do tipo “pão duro” ou disciplinado nas finanças, pois se a pessoa for do tipo mais gastador fará com que eu também vá pelo ralo nas minhas tentativas de querer economizar…Eu sei que estas coisas, Freud explica, pois meu pai é muito pão duro e se separou 2 vezes pois as mulheres não aguentavam seu lado mais economizador. Mas há uma sabedoria em namorar gente assim também, pois casal que economiza enriquece juntos. Não procuro namorado rico, mas gosto de homem trabalhador e com inteligência financeira evoluída e do tipo que curte economizar, pois é muito possível se divertir a dois em programas gratuitos ou locais onde é necessário gastar muito. Abraços,
    Ana Maria.

    Patrícia, sempre leio o blog e já havia lido o Bolsa Blindada. Me ajudou bastante, li 3 vezes RS. Já moro com meu namorido e estamos de casamento marcado. Esse mês fiz uma burrada e gastei mais do que devia em bobeira, fiquei desesperada, descontrolada. Tenho dividas negociadas, não posso fazer esse tipo de coisa. Sorte que meu noivo é um anjo e me deu esse dinheiro pra fechar o mês. Mas olha que situação de vergonha né? Ter que usar o dinheiro dele para pagar coisas desnecessárias. Eu queria muito o livro bolsa blindada 2, mas não dava pra comprar pois nunca mais quero passar essa situação de novo. Daí ontem chega meu noivo com um presente pra mim, ele passou na livraria e comprou o Bolsa Blindada 2!!!! Ele me deu ontem a noite e já estou na metade. Muito obrigada por todas as dicas, se não fosse você não teria conquistado nada. Com a sua ajuda conquistei minha casinha de aluguel (por hora), com todos os móveis e mimos de dona de casa, além de já estar sonhando com meu casamento no fim do ano que vem :DD ! Obrigada!!

      Que legal, Mariana! Agora para ir bem no casamento, sugiro que vc busque outro livro excelente: Casamento Blindado. Será essencial tanto agora (véspera do seu casamento), como depois. Pede de presente! rs…rs…

    Bom dia! Patricia,
    eu e meu noivo discutimos muito pela questão financeira, pois queremos uma festa de casamento simples porem bonita, ter nossa casa propria e toda mobiliada com nosso suor,sei que por hora não teremos condições de financiar uma casa ou apartamento pois ambos paga o financiamento dos carros (cada um tem o seu) ganhamos bem, o suficiente para pagar nossa contas do mês e ainda sobrar um dinheirinho, porem ele me irrita em tres situações: 1º gastamos muito com alimentação,indo em restaurantes ja conversei com ele sobre isso, mas parece que não resolve, passamos a dividir a conta para não pesar para nenhum dos dois, mas ele adora se dar o luxo de ir comer fora todo sabado, e depois fica reclamando que esta apertado isso me irrita profundamente.
    Outro questão é que nossas linhas de celulares são pos-pagas e pagamos juntos uma mesma conta mensal isso chega a quase duzentos reais por mês, já conversei diversas vezes com ele que acho desnecessario tudo isso, pois não usamos todo o pacote de minutos, e é uma exagero ele querer ter uma internet movel de 2gb, não vejo necessidade, mas ele adora assistir filmes e jogar no celular quando esta em horas livres.
    3º o que é o pior, ele acha que nossos pais tem obrigação nos ajudar a montar nossa casa, eu já penso o contrario, eu tenho 27 anos ele 30 ja não podemos mais viver dependendo da nossa familia,brigo muito com ele pois vira e mexe vive dizendo “se nossos pais nos ajudasse com a entrada do financiamento, seria bom pois as parcelas a gente paga” ou “podemos construir um puxadinho no fundo no terreno do seu pai” minha unica resposta é logico para você e minha mãe se matarem, pois os dois passaram a não se dar bem.
    Ele é bem controlado com as contas dele, paga tudo adiantado antes do vencimento, nesse ponto ele é bem organizado muito mais do que eu mesma, ajuda a mãe dele é bem cuidadoso com ela, se preocupa demais com os problemas da familia dele, tanto que as vezes acabam se aproveitando, e não gosto, já cortei o irmão dele pois vivia querendo dinheiro emprestado ou que ele pagasse algo para ele e a familia, antes que isso piorasse ja dei um corte, e deixei claro que se quando nós nos casar e essa situação existir eu não iria admitir.
    Enfim, queria saber como você pode nos aconselhar para parar de discutir e achar uma solução e conquistar nossas metas.

      Oi, Regiane. O que eu tenho a lhe dizer é que não entendo porque as pessoas condicionam o casamento a uma festa, uma casa própria e mobília… Hoje o que vcs gastam de restaurante deve ser muito próximo do que pagariam de aluguel, então, por que só podem se casar tendo uma casa? Se vcs querem realmente se casar, por que precisam ter a vida toda resolvida antes disso? Vcs não podem construir a vida juntos? Vcs não podem ser uma família que se sustente e decida seu futuro juntos? Quando ouço as pessoas falarem dessa forma penso que elas acham que depois do casamento vão morrer! Por isso têm que deixar tudo 100% resolvido, pois nunca mais poderão comprar mobília nem se organizar para comprar um imóvel… Mas uma coisa é certa: se vcs hoje têm apenas uma conta juntos e isso já dá briga, como será no futuro quando terão todas? Vcs precisam se entender antes de juntarem definitivamente suas vidas, isso é o que importa e não se vão dar uma festa ou não. Vcs podem dar a festa mais linda do mundo, financiarem uma casa maravilhosa e mobiliarem com o maior bom gosto, mas serão infelizes dentro dela se não conseguirem se entender e viverem brigando. Por isso, recomendo que façam a Terapia do Amor que acontece todas as quintas-feiras em uma Universal. A gente aprende tudo na vida, menos a se preparar para um casamento, então, eu sugiro que vcs façam isso o quanto antes, para aprenderem o que é uma vida a 2 e não sofrerem futuramente. Beijos!

        Patrícia,
        Muito Obrigado!!! Pelas suas palavras, me ajudaram muito.
        a minha maneira de pensar é assim porque minha mãe a minha vida inteira, vive dizendo que pra casar temos que ter tudo preparado antes, e que se um homem não conseguir se garantir sozinho em suas contas, não é homem para assumir uma família, confesso que ela mexe muito com meu psicológico, e evito ao máximo que ela se intrometa na nossa relação, mas vira e mexe solta palavras que ao invés de dar animo, me joga para baixo, causando medos e duvidas sobre casamento, e isso me faz cobrar muito do meu noivo e de mim mesma. Meus pais casaram e tempos depois conseguiram comprar a casa, hoje só meu pai, eu e meu irmão trabalhamos juntos,e minha mãe cuida da casa e nos cobra muito das nossas vidas, nosso futuro, mais critica do que incentiva, pois hoje ela tem uma estrutura que nós ainda estamos lutando para ter, mas isso a faz jogar na nossa cara ” quando eu tinha sua idade, já era casada, tinha vocês dois e ja tinhamos nossa casa” ela não entende que os tempos mudaram, e hoje a vida é muito mais dificil para quem esta começando. Nesse ponto minha sogra já é totalmente ao contrario, ela sempre diz para que a gente vá comprando as nossa coisas aos poucos, conforme as condições permitir, e para que gente se organize para no futuro juntos poder comprar nossa casa, ela nos anima e incentiva, enquanto minha mãe acha que toda responsabilidade tem que ser jogada nas costas so do homem, e acaba me influenciando a exigir muitos de dele e de mim também.
        Vou procurar ir aos domingos na Vila Mariana, faço faculdade a noite e ficara dificil ir na terapia do amor as quintas-feiras.

        Que Deus te abençoe, e obrigada por seus conselhos.

          Oi, Regiane. As palavras de crítica a gente deve ouvir e esquecer. Não se deixe influenciar. Mas numa coisa sua mãe está certa: se o homem não é capaz de sustentar a si próprio, como terá uma família? Aja segundo o seu próprio raciocínio e não pelos dos outros, mas considere as boas palavras. Beijos

    Paz!
    Puxa, eu comecei o Jejum de Daniel ontem (09/02) justamente pedindo resposta sobre meu namoro. Ontem mesmo falei com minha pastora pela internet sobre esse assunto “financeiro” mas não tive resposta. Mas agora já estou tendo uma luz! Deus realmente está me ouvindo…

      Que bom, Bruna! Bem-vinda ao blog e ao JD!

    Oi eu sou estudante,curso enfermagem e estou em vias de iniciar um relacionamento com um cara mais velho que trabalha. Ele é legal diz que se eu precisar de qualquer coisa para contar com ele. O problema é que estou tendo dificuldades na universidade porque minha mae me educa sozinha e nao quer nem ouvir na chance de eu arranjar um emprego para ajudar. Queria pedir ajuda a ele mas fico com vergonha e medo de ele me interpretar mal… O que devo fazer???

      Oi, Lilian. É muito difícil responder sem conhecer as pessoas em questão, mas vc iniciar um relacionamento dependendo financeiramente de outra pessoa não é muito legal…

    Olá. Meu caso é o seguinte: estou no inicio de uma namoro. Ele é um homem bem sucedido, empresário, mora sozinho, tem dinheiro porque trabalha muito. A família dele também muito rica. Pois bem, eu, ao contrário dele, ainda moro com meus pais, trabalho e não preciso contribuir com as despesas de casa, mas tenho as minhas contas, com terapeuta, cursos, transporte, vestuário, alimentação, e ainda deposito pelo menos 20% do que ganho na poupança, enfim… Não sobra muito, por mais controlada que eu seja. Ocorre que, esse cara tem hábitos, digamos, sofisticados, ele faz questão de restaurantes caros, por exemplo. Ele me convidou para viajar com ele, vamos ficar no apartamento da família dele na praia e não sei como me comportar com relação as despesas… Como devo abordar esse assunto com ele? Não sou orgulhosa do tipo que não deixa o homem pagar a conta… mas também não gosto da ideia de ser bancada por ele durante toda a viagem. O que você me aconselha?

      Olá, Olivia. Relacionar-se com pessoas cujas diferenças são grandes em qualquer área (idade, posição social, nível intelectual etc.) é um desafio. O que eu creio que vc poderia fazer é não entrar nessa de querer pagar pelo que não pode. Vc deve deixar clara a sua situação e, se ele quer ir em restaurantes caros, ele vai pagar. Se ele quer viajar e isso for um peso pra vc, ele vai ter de arcar. Sei como se sente em não querer depender, mas o estilo de vida dele é alto pra vc e desde já vc deve escolher: ou aceita que ele arque com os luxos que vc não pode, ou vive de acordo com sua realidade. Aconselho que vc assista aos programas da Escola do Amor, basta dar uma busca no Google e vc vai achar muitos vídeos e áudios e poderá pesquisar por tema. Será muito útil pra vcs dois. Bjs!

    Oi Patrícia, tenho 20 anos faço faculdade e não trabalho, namoro um rapaz igual a mim, da mesma idade, faz faculdade e não trabalha, depende dos pais pra absolutamente tudo. Quase nem saímos por falta de dinheiro, e quando sai ele me estimula a rachar a conta, não acho mal algum, mais as vezes me pego pensando se vale a pena. Os outros relacionamentos que tive o cara trabalhava e tomava a atitude, está meio difícil de encara as limitações dele e muitas vezes fico pensando se ele realmente me daria futuro. Gosto muito dele.

      Oi, Camila. Vc já perguntou a ele porque, aos 20 anos, ele ainda não trabalha? Avalie a resposta para ajudá-la a refletir! Bjs

    Obrigada !

    Namoro um homem ha mas d um ano oito anos mas velho. Apesar de eu estar a trabalhar em algum momento preciso da ajuda dele em dinheiro, mas sempre que lhe peco por mas pouco que seja ele sempre diz que nao tem. Sera isso normal?Sempre uso meu carro para sairmos mesmo assim tem que ser eu a abastecer. Ta demais me ajude.

      Querida, vc precisa analisar a situação e tomar uma decisão. A sua situação tem várias coisas que eu, particularmente, não considero normais. Namorar por oito anos, na minha concepção é tempo demais. Em um anos ou dois vcs já deveriam saber se querem ou não casar e definir essa situação, pois o namoro é uma fase apenas e não um relacionamento definitivo. Também não é muito bom que vc dependa do dinheiro dele e menos ainda que ele nunca tenha e que vc tenha que sair só com o seu carro e arcando com combustível e tudo. Acho que vc precisa pesar bem essa situação e decidir o que quer para si. bjs

    Tenho um namoro estável, estamos juntos a quatro anos, já falamos em casar e ter filhos. Devido a crise financeira no serviço público, meu salário foi reduzido. Ele está ganhando bem mais do que eu… Ele paga o nosso aluguel e eu pago os meus gastos pessoais e divido as despesas de saídas e ajudo no rancho. Tenho vontade de voltar a estudar e queria pedir pra ele pagar a minha faculdade, mas me sinto constrangida. Não sei ser seria correto ou não…

      Desculpe a pergunta, vc mencionou e que ele paga “nosso aluguel”, vcs já vivem juntos? Bjs

    Olá arrumei um namorado por um site de namoro. E apesar de estarmos juntos so a seis meses ele quis noivar e concordei. Bom ele tem 46 anos e enfim estou passando um momento ruim desempregada e pior sem grana pra nada, e dividas que chegam e nao tenho da onde tirar pra pagar enfim estou com processo na empresa a qual trabalhava, e ate agira nada de audiençia e eu zerada tenho um filho e moro com meus pais.enfim o meu noivo disse que se eu saisse do emprego me ajudaria financeiramente e ja faz um mês que sair do emprego e minha carteira so terá baixa quando tiver a bendita audiência. Pra resumir ele disse que me ajudaria a pagar minhas dividas mesmo se eu saisse do emprego nessas condiçoes que eu sair.E o que devo nao passa de 1200 reais somente isso inclui uma conta corrente que terei que fecha. E um cartao de credito apenas e um cartao de supermercado .isso e tudo que eu devo e isso ja faz um mes que sair e ele fala que vai da o dinheiro pra eu pagar e sempre essa conversa que vai depositar e nada sera que ele ta com do de me ajudar nesse momento ruim que estou passando no momento ou ele ficar so falando e nao me ajuda logo porque no fundo nao quer me ajuda me de um conselho. E outra coisa ele quer casar mais nao temos casa e ele quer finançiar um apartamento e disse para eu nao gastar meu fundo se caso eu ganhar a audiencia.e eu preciso desse dinheiro para me qualificar profissionalmente fazer cursos pra poder ter um emprego melhor o que vc pode me dizer me de um conselho.acho ele muito pao duro se disse que ia me ajudar financeiramente porque fica adiando me ajude com um conselho

      Olá, Viviane. Vou tentar responder da melhor forma possível baseada no que vc diz, ok? Fica difícil eu “chutar” porque seu noivo não está lhe ajudando, pois não o conheço, então vou tentar ser o mais imparcial possível. Se a situação fosse comigo, eu não ficaria noiva de uma pessoa que conheci em um site e com quem namoro há apenas 6 meses. Você precisa conhecer a fundo a pessoa com quem vai se relacionar e saber de todo o passado dele. Sei que há pessoas que dizem que isso não influencia, mas não podemos ser simplistas. A pessoa é fruto de tudo o que viveu e uma pessoa de 46 anos viveu muitas coisas, concorda? Ainda mais porque vc tem um filho e precisa que ele não fique confuso com a situação toda. A primeira dica é: você precisa conhecer muito melhor essa pessoa.
      Segundo: eu JAMAIS colocaria meu fundo de garantia na compra de um apartamento para viver com uma pessoa que conheço há tão pouco tempo e que está dando um “baile” por causa de R$ 1.200! A impressão que eu teria é que essa pessoa está de olho em um dinheiro que ainda nem sei se vou receber ou não…
      Viviane: se ele quisesse te ajudar, já teria te ajudado, afinal, o que lhe impede???
      É muito cedo para vc mandar no dinheiro dele e ele no seu. Faça com o seu dinheiro aquilo que você julga ser o melhor para você e para seu filho.
      E não coloque a carroça na frente dos bois. Namore, conheça ele 100% (e isso leva tempo) e não se envolva com pessoas que a deixam na dúvida. Casamento é um passo importante, ainda mais para quem tem um filho.
      Use a cabeça, amiga! Não deixe ninguém te enrolar!
      Beijos

    Olá Patrícia. Namoro à quatro anos e meu namorado sempre se manteve disposto em pagar as coisas. Eventualmente eu pagava algo, porém nas férias sempre dividimos as coisas, claro que pela renda dele ser maior, algumas coisas a mais ele pagava.
    Agora, ele mora sozinho faz um ano, e nesse fim de semestre fiquei mais presente este mês no apto dele em função da faculdade. Com isso ele diz que já estou morando com ele, mas eu nunca recebi convite nenhum de morar com ele e as minhas roupas permanecem na minha casa. E além disso, ele veio com um assunto de eu colaborar um pouco com as despesas, isso que eu já ajudo em algumas tarefas como manter o apto organizado pra ele, jantar..
    Preciso da tua ajuda, eu realmente tenho que ajudá-lo nas despesas do apto?

      Oi, Lui. Por mais que a sua situação seja bem comum hoje em dia, eu particularmente não me submeteria a algo assim. Vc realmente está morando no apto dele e pagar as contas é a menor das questões. O fato de as suas roupas não estarem lá é um detalhe, uma vez que o que é mais valioso já está: você! Seu namorado não a convidou a morar lá, pois vc já está, então não creio que ele fará isso. Além do mais, ele já tem tudo o que quer: ajuda na casa, com a comida e a namorada full time. Para os homens isso é o ideal: ter o que quer sem assumir compromisso algum (nem sequer precisou pedir pra vc morar com ele). Creio que é nisso que vc deveria pensar, no futuro do seu relacionamento e na sua valorização. O dinheiro vem beeeeem depois! Bjs

    Oi, namoro a um ano e meio com um rapaz qndo começamos ele estava desempregado hj ele trabalha mas nunk tem dinheiro p.nada e qndo diz q tem são valores irrisórios. Não sei o q ele faz c o dinheiro. Acho injusto sempre ter a pagar a conta ou qndo ele tem dinheiro ei dar sempre a maior parte da conta. Levando em consideração q ele sempre vai p um barzinho c os amigos os quais ele doz q pagam p ele. Não sei não vejo futuro… To errada em querer terminar por questão financeira msm gostando dele?

      Se vc não vê futuro não vejo razão para continuar. Se vcs se casarem, não creio que vc vai gostar de arcar com todas as despesas da casa, enquanto ele não colabora e vai para o bar com os amigos… Use a cabeça!

    Olá Patrícia,

    Parabéns pelo site!

    Parece diferente, mas sou homem e tenho uma relação homoafetiva e minha dúvida é justamente o assunto abordado: ambos trabalhamos e estamos juntos há 3 meses, quase. Já ficou claro que o custo de vida dele é maior e a remuneração também. Minha dúvida é se aos 3 meses de namoro devemos falar deste assunto, de modo que nosso relacionamento caminhe à proporção que sempre fique equilibrado para os dois ou se este assunto de salários não deve ser colocado em discussão e sempre devo expor as limitações sem esclarecer os motivos? Obrigado!

      Oi, Lucas. Eu creio que o que precisa ficar claro – quando se faça necessário – é que você não vai poder fazer tudo o que ele faz. Por exemplo: se ele quiser ir a um restaurante caríssimo que você não tenha condição de pagar (ou vá se prejudicar financeiramente por isso), então é hora de dizer que você prefere ir a outro onde se sinta mais a vontade e possa bancar. Acho que vocês não precisam sentar e falar a respeito enquanto isso não seja um problema, mas sim agir conforme as situações forem aparecendo. Bjs e obrigada por visitar nosso blog 😀

    Olá Patricia! Eu namoro a 1 ano e 3 meses com um rapaz! O conheço razoavelmente bem pois antes de namorarmos já éramos amigos. Eu o amo e sei que sou correspondida! Acontece que algumas atitudes dele me deixam em dúvida sobre como será o futuro. Somos colegas profissionais e ele é bem apaixonado e dedicado pela profissão, além de ter um cargo de chefia! Acaba que ele dedica bastante tempo e isso o mantém bem ocupado. Temos planos de nos casar num futuro próximo mas tenho medo que a ambição profissional dele se sobreponha aos nossos sonhos conjuntos. Percebo que eu falo muito mais em coisas pequenas e simples do dia a dia, e ele em coisas mais materiais. Tenho medo de no futuro ser mais uma mulher de um homem bem de vida vazia e entediada em casa. Outra situação me deixou bastante pensativa… Eu divido um apê e falei com ele da necessidade de me mudar. Ele concordou e até disse que me ajudaria financeiramente. Acontece que quando resolvi tudo para me mudar ele disse que não poderia mais me ajudar pois tinha os seus sonhos e não poderia abrir mão deles pra me ajudar, e que fez um investimento de boa parte do salário de forma que não sobrará nada durante um bom tempo. Fiquei um pouco chateada com a colocação, mais será que é algo que devo ficar atenta e me preocupar? Obrigada pelo espaço.

      Oi, Tuany. O que eu creio que vc precisa avaliar é o grau de comprometimento dele com você (e seu com ele), afinal, casamento é isso: comprometimento. Além do que, vcs precisarão sacrificar suas vontades em prol um do outro, quer dizer, uma hora vc vai ter que abrir mão de certas coisas para agradá-lo e vice-versa. Vocês precisam alinhar os objetivos, pois se vc quer uma casinha branca de bairro e ele quer viajar de primeira classe, realmente vai ficar difícil. Que tal conversar francamente com ele e sanar todas as dúvidas? Acho que esse é um bom momento para isso. Bjs

    Para complementar ele mora com os pais e não tem despesas em casa.

    Oi Patricia vem eu de novo precisando da sua ajuda rsrs
    Como já disse tem 2 anos que conheço meu namorado, quase 1 ano e seis meses de namoro intenso onde nos vemos todos os dias! Já tinha conversado com ele a respeito de nós dois!! Aí essa semana ele me chamou para fazermos um investimento juntos, comprar um apartamento! Depois conversando com ele descobri que só compraríamos se não desse certo os pais dele comprarem um outro apê!!Resumindo como ele me disse a preferência é ajudar os pais dele a comprarem e se não der certo, se não rolar aí ele me ajuda!! Aí até fiquei um pouco chateada por que querendo ou não esse compromisso que ele deve assumir com os seus pais irá se perdurar por alguns anos!! Não tenho nada contra os pais dele, pelo contrário adoro eles só que quando ele irá pensar no nosso relacionamento, fazer planos comigo, não investimento (não gostei dessa palavra), mas algo pra nós?? Estou sendo injusta ou sonhando sozinha?
    Obrigada pelo espaço!!
    Beijos

      Pelo que vc diz, ele está priorizando os pais e não o casamento… Converse com ele a respeito antes de tomarem qualquer decisão. Bjs

    Oi Patricia, n sei se minha situação encaixa nesse assunto , mas estou precisando muito de ajuda. Conheço meu namorado há 4 anos e há 2 estamos namorando sério, desde o início do relacionamento ele sempre fez tudo para me agradar, e muitas vezes me deixou meio mimada pelo fato se fazer tudo que quero.porém de uns 6 meses pra cá ele está meio mudado, não saímos muito, ou sempre q falo p sairmos ele fala q n pode, acho que ele está passando por uma crise financeira, mas n sei como cv com ele e ajuda-lo, mas p outras coisas supérfluas ele e a família dele estão em uma boa condição, por isso não sei se esse é o motivo, mas isso está desgastando muito nosso namoro e já brigamos várias vezes por esse motivo , me ajude por favorr

      Oi, Julia. Na verdade vc não tem certeza se o motivo de vcs saírem são as finanças, então, creio que a primeira coisa seria vcs conversarem numa boa sobre o porque não saem mais etc. Mas considere tb se vc não está mesmo agindo com os “mimos” de antes…rs…rs! Bjs

    Ola Patricia

    Gostaria se pudesse claro, estou morando junto com meu namorado a 2 anos e meio tenho uma filha que mora conosco e ele tem 3 filhos que mora com a ex e fica conosco nos fins de semana, eu n trabalho tempo integral faco uns bicos so para ajudar nas minhas despesas pessoais e com os da minha filha ele ganha muito bem mas por conta que paga a pensao nao sobra muito e mesmo assim ele tem muitos gastos nao sobra quase nada pra gente guardar, ainda nao somos casados ele paga pensao e tera pensao do trabalho para quando se aposentar eu nao tenho nada pois nao trabalho carteira assinada nao sei como abordar esse assunto com ele sem parecer que sou interesseira que nao e o caso mas nao acho justo eu nao posso trabalhar para cuidar dele da casa, dos filhos dele, e da minha claro mas nao ter nenhuma seguranca do meu futuro e isso me preocupa nao sei como abordar como falar sobre isso com ele pois ja brigamos por causa dos gastos desnecessarios que ele tem com lazer mas sao muito e penso que podiamos guarda um pouco para um futuro melhor ele diz que ja guarda nao preciso preocupar… Mas as vezes fico pensando e se um dia nos separarmos, amo ele mas as vezes queria uma pessoa que compartilhasse o mesmos desejos que eu para um futuro melhor…

      Olá, Patricia. pelo endereço do seu e-mail (que aparece aqui para mim), vc está fora do Brasil, certo? Se estiver em Londres, tenho alguém aí que poderia atendê-la pessoalmente. Me avise 🙂

    Olá Patrícia Lages!

    Parabéns por sua publicação, que Deus lhe use a cada dia, para continuar sendo uma bênção.

    Estou namorando a mais de 1 ano e no momento estou finalizando a faculdade e não estou empregada, a pessoa com quem estou me relacionado, só me ajuda quando peço e eu me sinto mal, com isso. Estou concluindo minha faculdade e ele me fala para fazer concursos, mas sinto falta da parte dele em me ajudar a pagar a inscrição, pois no momento não estou em condições de pagar, eu me esforço me inscrevo e faço a prova, sem ajuda dele.

    Eu observo muito o comportamento dele e conversamos, ele certa vez me chamou de exigente e até mesmo disse q tinha q namorar com um homem rico e q eu media o amor dele pelo o que ele me dava.

    Não o entendo, ele afirma q está com dívidas q não pode gastar, mas as vezes ele me fala q comprou algo novo e eu pra não brigarmos fico calada.

    Ao ler sua publicação fiquei refletindo sobre sua frase: Se nós fôssemos casados esse hábito seria um problema?

    Por gentileza, estou no aguardo de sua posição diante do exposto.
    Grata!

      Ana, ele é seu namorado e não seu marido. É compreensível que ele ache que vc é interesseira por querer que ele assuma despesas suas nesta fase. Se vc quer fazer mais cursos depois da faculdade, deve ser responsável por pagá-los. Porém, é preciso saber que ficar apenas fazendo cursos não vai lhe assegurar um bom emprego. Busque logo uma colocação e não dependa de ninguém. Depois de demonstrar que não está interessada em ser sustentada, observe o comportamento do seu namorado. Aconselho que vc leia o livro Casamento Blindado, vai te ajudar imensamente. Bjs

    Estou namorando ha cerca de 1 ano e 6 meses. Acontece que no primeiro ano ela estava desempregada, tudo bem como sou da área juridica fiz questao sempre de pagar tudo em nosso relacionamento, até porque não era justo ela com pouco dinheiro que tinha ainda pagar, até dizia brincando” Quando vocÊ estiver trabalhando a gente começa a dividir ou vocÊ também pagará para a coisa ficar justa e equilibrada…”
    Após esse tempo ela arrumou um baita emprego e hoje ganha mais que eu , inclusive comissões altas e se quer fala em pagar (deve até está economizando nas minhas costas) .
    Todas as vezes que saímos eu continuo pagando…ela sabe que estou passando por um momento difícil, porém se mantem inerte, pois quando vamos comer algo não vejo ela se manifestar sobe pagar…
    Somente depois que pago ela diz: ” Ahhhh amor eu ia pagar e você já pagou??..” não estou podendo mais estar bancando todas as semanas saídas, lanches, jantares, motel, viagem, cinema etc… tem horas que sinto vontade de dizer…mas tenho medo pois gosto dela, já ate insinuei diversas vezes que estava passando por momentos difíceis em minha profissão, mas ela se mantém inerte como se ainda estivesse desempregada.
    Gostaria muito de uma ajuda, de vocês como proceder sutilmente para que ela perceba que tem que dividir.
    Preciso de uma orientação neste sentido…como “acordar” minha namorada para começar a pagar ou dividir as contas!!!!

    Grato
    Atenciosamente
    Lucas.

      Olá, Lucas. Ao que parece vcs dois precisam acordar, pois em nenhum momento vc menciona a intenção de avançarem nesse relacionamento para algo mais sério. Há 1 ano e meio vcs estão juntos, o que é tempo suficiente para conhecer alguém e tomar uma decisão, mas o único problema que vc vê é pagar contas de passeios. Se é isso que vc quer resolver, diga a ela abertamente que não tem mais como bancar sozinho, essa de ficar dando indireta não funciona. Se vcs têm intimidade para viajar e ir a motéis, como não têm intimidade para conversar abertamente?

    obg Dra Patricia vou tentar conversar abertamente…pois e….

    Tenho 25 anos, trabalho e tenho um filho. Há 6 meses iniciei um namoro com um rapaz que me faz muito bem, gosto muito dele e se dar super bem com meu filho e por mais que seja trabalhador no momento só ta conseguindo bicos, e ele nunca tem dinheiro pra nada e isso me preucupa porque já vivo muito apertada financeiramente e ai os dois na mesma situação como dara certo?

      Oi, Yara. Como esta época está bem atípica, com menos trabalho do que o normal e um alto índice de desemprego, talvez não seja justo considerar já um problema essa falta de dinheiro dele. Procure saber como ele era no passado, quando o mercado estava aquecido. Veja se ele trabalhava direitinho, se era responsável com o dinheiro etc. E aproveite esse tempo de namoro para observar o comportamento dele. Assim vc tira uma conclusão mais acertada e não age precipitadamente. Bjs!

    Oi Patricia,
    Comecei a namorar um rapaz, que tem 27 anos, ele é formado e trabalha como personal trainer. Ele é bastante trabalhador e ganha bem, porém torra todo dinheiro dele com festas e bebidas, ele morar sozinha paga seu aluguel, suas contas, mas ainda não conseguiu comprar um carro, no final do ano, ele não tem um dinheiro pra viajar, e essa situação tem deixado ele bastante frustrado e com isso acha que não pode dar conta de um namoro, pois, segundo ele, ele não tem nada pra me oferecer. Gosto muito dele, mas vejo que só temos futuro se ele começar a economizar, mas ele não abre mão de sair aos fins de semana, não sei o que fazer, não queria terminar com ele por isso, porque ele é uma pessoa boa e sempre gostei dele, mas agora esse problema financeiro dele tem pesado bastante. Eu sou estudante e ainda não trabalho, pois o curso é integral e não quero ser sustentada por ele, mas queria poder admirá-lo, vê-lo crescer na vida, mas o que vejo é o mesmo de sempre e ele ainda reclama da vida dele ser assim.

      Olá, Dayane. Ele está frustrado por uma situação que ele mesmo está causando e não age para mudar, então não sei que futuro haverá, afinal ele já não é mais criança. Procure conversar com ele sobre o assunto e sugiro que vcs leiam o livro Casamento Blindado, pois vai ajudar bastante!

    Olá Patricia
    Bem…lendo seu post, já deu pra entender que entrei numa barca furada, mas insistindo um pouco mais, gostaria de pedir orientação.
    Meu marido aceita dinheiro de seus pais até hoje, ele tem 30 anos, somos casados a 9 anos e temos uma filha de 4 anos.
    Ele foi criado assim, e me incomodo pois não quero criar a minha filha assim, somos o espelho dela.
    Já pensei em falar pessoalmente para os meus sogros sobre isso, nunca gostei, eu e meu marido sempre discutimos a cada “ajuda” deles.
    Não acho saudável essa situação, sinto que invadem nossa privacidade, queria ver no meu marido um homem independente, não filhinho de papai…me sentiria mais segura ao lado dele. As vezes me sinto bancada pelo pai dele, porque se ajuda o filho, está ajudando a mim e a neta consequentemente.
    Sou casada com o filho dele, não com ele!
    Me ajude por favor?!
    Obrigada pela atenção!

      Olá, querida. Primeiramente quero parabenizá-la por sua postura diante da situação. Muitas no seu lugar “aproveitariam” essa ajuda e não estariam nem aí… Mas você está certa em se preocupar com a questão, tanto do ponto de vista do casamento, quanto na educação da filha de vocês. Você já discutiu, já deixou claro que não gosta da situação e agora está pensando em uma estratégia que tb não vai dar certo (falar com os sogros). Eu sei que o natural seria isso, mas acho que a situação exige outra abordagem. Eu sou uma pessoa que usa a fé quando não cabe mais a mim fazer alguma coisa, por isso, aconselho que vc faça o mesmo. Não sei em que cidade vc mora, mas procure fazer a Terapia do Amor às quintas-feiras. Não sei se vc conhece esse tratamento, mas se quiser mais informações, me fale que eu te explico melhor. Beijos!

    Patricia, sou homem, tenho 24 anos e ainda moro com meus pais, estou escrevendo pois tenho medo de não passar segurança financeira que minha namorada necessita, confesso que o namoro anda mal e ela já arcou com custos como jantares e ate uma viagem. Buscando sobre isso me senti um pouco frustrado lendo seu site.
    Trabalho com investimentos, porém minha profissão é de alto risco (financeiro, claro) e não me garante uma estabilidade que ela busca. Tenho custos fixos altíssimos, faculdade, carro, contas, seguro etc. E de momento não tenho como fugir dessas contas, há meses em que ganho muito, porem necessito cortar os gastos pois sei que podem haver meses de baixa. Não gasto meu capital pois assim comprometeria as contas no final do mês. Ela não entende isso e sempre me cobra pra arrumar um emprego normal e tal, o que acontece que um emprego normal não seria suficiente para arcar com esses custos. Estou em fase de acumulação de capital, em a longo prazo minha espectativa é de estar trabalhando com um capital muito maior e gerar um “salario” acima da media. Gostaria de saber como posso levar minha relação adiante, ou se deveria deixar ela ir e buscar a segurança que necessita. Obrigado

      Mauricio, a melhor pessoa para analisar o seu futuro financeiro é você mesmo, afinal, vc trabalha com investimentos. Se vc acredita que seus planos darão certo, exponha-os a ela e passe essa segurança que ela tanto busca. A segurança que a mulher bem intensionada busca não está ligada somente ao dinheiro, mas a ver em seu parceiro alguém em quem possam confiar. Cabe a você passar essa confiança. Abs!

    Oi Patrícia, você é ótima, parabéns pelo seus post.
    Eu tenho 25 anos e namoro a 8 anos, ele tem 28. mas parece que não estou 100% feliz. Acho que por não conseguirmos até hoje nos casar, fez com que o namoro já não fosse tão maravilhoso como era. E nos dois sonhamos com isso. Não ganho muito bem, porém ele ganha um pouco melhor. Mas ainda vive com os pais e trabalha para a mãe, que por sinal se acha a “dona” dele. Não temos problemas, eu e a minha sogra, mas ela ainda não acordou pra vida de que nos estamos juntos a tanto tempo e que vamos nos casar.
    A única coisa que nos falta é o casamento, mas o dinheiro nunca sobra sabe. Cansei de esperar, tento fazer o que posso, mas o dinheiro dele e “dele”, e dividido com a família, que faz parte do trabalho. Nunca nosso, nunca para o nosso futuro, e ele ainda quer esperar mais 2 anos pra casar porque acha que agora poderíamos ter consequências, como morar de aluguel, dependência ainda dos pais, etc.
    Eu até o intendo, sem dinheiro é difícil construir uma vida mesmo, mas será que é só esse detalhe o difícil?
    Eu o amo muito, mas cansei de ter que ficar dormindo na casa dele, “dos pais” né, de ter que sair e ir cada um pro seu canto, porque não juntos? A mesma rotina de sempre. Nunca temos tempo só pra nois 2 mais íntimo, quase não saímos final de semana porque o trabalho dele e no fim de semana, e durante a semana quem trabalha sou eu. Então tá difícil. Estou mais infeliz do que feliz, a ponto de jogar tudo para o alto e seguir adiante sozinha. E um dos meus medos e ficar sozinha. Não sei o que fazer, estou muito dividida. Cansei da mesmice de sempre.. Me ajude..
    Boa noite, obrigada.

      Oi, Kamilla. Eu acredito que, no seu lugar, estaria pensando o mesmo que vc. Oito anos é muuuuito tempo e se ele ai da não se decidiu é porque tudo está muito cômodo para ele. A hora que ele quer estar com vc, lá está vc disponível pra ele. Depois é cada um para a sua casa, sem responsabilidades, sem compromisso sério, morando com papai e mamãe e pronto! Honestamente? Eu pularia fora e não perderia nem mais um dia nesse lenga-lenga. Sugiro que vc leia o livro Cadamento Blindado, que ensina muito não só sobre o casamento em si, mas como devemos encarar um relacionamento. Vai ser ótimo pra vc. Beijos e vá na sua fé!

    Oi Patrícia.
    Namoro a 4 meses e meu namorado é trabalhador, tá com bom emprego, e ele faz questão de pagar as minhas contas e meus caprixos.
    Temos planos de noivar e casar mas não sei se devo porque ele me chama de pobre, e acha que tudo que compro é com o dinheiro dele.
    Tem jeito de reverter isso?

      Oi, Sheila. Não entendi… Se ele é quem paga, por que a chama assim? Se vc quer reverter, não compre mais com o dinheiro dele. Será que entendi direito?? Rs…rs…

    Olá Patrícia parabéns pelo belíssimo trabalho. Estou completando um ano de namoro. Tenho 28 anos e ele 34, somos formados e com especialização na nossa area, mas ainda não conseguimos um bom emprego. Ele só me leva para jantar fora em ocasiões especiais e o mesmo em relação a presentes. Ele me disse que gostaria de se casar, mas não tem condições financeiras para pagar as contas (ele mora com a mãe e irmãos e trabalha a 9 anos no emprego atual). Acontece que ele terminou recentemente um noivado. Estou com receio que esteja me enrolando e que seja imaturo financeiramente. Essas atitudes são aceitáveis para um homem de 34 anos?

      Olá, Aline. Vou lhe dar a minha opinião, baseada apenas no que vc escreveu e espero não estar sendo injusta. Um homem de 34 anos ainda morar com a mãe, estar estacionado num emprego que não dá condições de ser independente e ter terminado um noivado (no mínimo porque a outra cansou de ser enrolada) realmente não parece alguém que verdadeiramente tem intensão de se casar. Aconselho que você assista ao programa Escola do Amor (tem muitos programas disponíveis no YouTube) e acompanhe os aconselhamentos dados lá. Certamente serão muito úteis para a sua tomada de decisão. Beijos!

    Ola Patricia achei muito interessante esse tema abordado, então parabéns pela matéria!
    bom gostaria muito da sua opinião sobre esse aspecto no meu relacionamento, eu namoro a 1 ano e 4 meses e meu namorado já tocou no assunto sobre casamento. blz. só que a questão é o seguinte eu, não me lembro ao certo o mês, mas depois que fizemos quatro meses ele me disse que estava cheio de dividas “pessoal dele”, tipo empréstimo de banco,pagamento do carro e cigarros.(sim ele fuma e já comecei namorando com ele sabendo mas não aceitando.)
    pelo que me lembro esses tres são os principais e mais caros, pois tomam todo o dinheiro do meu namorado, então nem preciso dizer que ficamos mais nos programas caseiros. mas, quando sobra um dinheirinho agente da uma saídinha compra cerveja e toma em casa,ate ai blz.tudo bem..o problema é que. sempre que fazemos programas em que eu tenho que levar minha família ou ir passear em algum parente e tals ..eu sempre tenho que colocar gasolina,acho um pouco indelicado sabe..afinal sou compreensiva com a situação dele.
    mas o pior de tudo que ele me pediu já três vezes já pra comprar cigarros pra ele,eu dei o dinheiro nas primeiras duas vezes e me senti super mau,pq afinal estava colaborando com o vicio dele e não concordo sobre ele me pedir dinheiro pra essas coisas. e na terceira neguei e disse que nunca mais compraria cigarros pra ele.
    além disso, nessa semana perdi meu celular e ai, pedi pra ele ativar um cartão de créditos dele, pra que ele tirasse pra mim o celular no cartão e que dividisse..e ele disse não pq estaria envolvendo “o nome dele” e ate disse que eu estava pedindo “dinheiro para ele de certa forma”..
    porém sempre que posso dividir com ele algo que queremos comer ou ate mesmo fazer, divido as dividas com ele msm ele estando trabalhando e eu não,(faço meus corres da vida,sabe kk)
    então assim, achei uma puta falta de consideração da parte dele,afinal como vamos conversar? já que, detalhe!! ele mora numa cidade vizinha e só nos vemos no final de semana!!!
    È maior barra sabe..pq eu gosto realmente dele, mas para minha família ele tem um imagem de viciado que não quer compromisso nenhum.e eu fico sem saber o que fazer mesmo sendo adulta, sou de gêmeos e estou tão indecisa sobre o que dizer e fazer..
    Mas então Patricia não sei se deu pra vc entender direitinho mas espero que vc possa me dar algumas dicas pq percebo que essa situação esta influenciando negativamente meu namoro, e que esta na hora de conversar sobre DINHEIRO!! obrigadooo desde já..bj

      Bem, Raissa, vc está pedindo a minha opinião, então é isso que vou fazer.
      1) O dinheiro já está dividindo vcs.
      2) Ele não tem responsabilidade com dinheiro e isso vc já viu e a incomodou.
      3) Se ele tem vícios e vc namora com ele, então significa que vc concorda e aceita os vícios. Quando vc fala uma coisa e faz outra, a atitude é que conta.
      4) Se vc casar com ele nessa situação, a tendência é piorar e não melhorar. E como milhões de mulheres, vc não vai só colocar gasolina no carro dele, mas vai sustentar a casa, os vícios e tudo mais que desejar fazer ou ter.
      5) Ser de gêmeos não justifica suas indecisões, pois enquanto vc fica indecisa, a vida não vai lhe dar um desconto por causa do seu signo…
      6) Creio que vc já sabe que decisão deve tomar para o SEU bem.
      Beijos!

        obrigado patricia.bjos

    Patricia , pelo amor de Deus , rs . Estou perdida . Meu namorado vem pra minha casa , dorme , come , usa SKY , ar condicionado e ainda toma banho quente e nunca se prontificou em me ajudar a pagar uma conta de luz ou ajudar a comprar uma pasta de dentre que ele mesmo usa . No começou fui deixando , mas agora não estou aguentando mais . E ainda pago minha parte quando saio com ele . E ele é funcionário público , paga carro e agora comprou uma moto financiada . O que eu faço ???? Me ajuda ? Estou perdida , Pq estamos vivendo um inferno de tantas brigas ;( . Aguardo Resposta ! Bjs

      Carolina, vou ser muito, mas muuuuuuito sincera com vc. Dá um chute no traseiro desse folgado, pelo amor!!! Valorize-se e coloque essa pessoa fora da sua vida!!!

        Patricia, Estou numa situação muito parecida! Meu namorado vive na minha casa, come, bebe, uso tudo que tem disponível. Outro dia ele foi ao supermercado comprar um pão e presunto pra lanchar, falei em dividir “por educação”, ele aceitou! sendo que ele nunca deu uma pasta de dente.
        Quando vamos sair ainda divido a conta. E sempre utilizamos o carro, dos seis meses de namoro andando de carona comigo, uma única vez ele colocou 30,00 de gasolina. Já discutimos sobre o assunto, ele tenta inferiorizar o fato de eu não fazer “agrados” pra ele. Dizendo que quando ele tem ele faz questão de fazer, mas ele nunca faz. o que eu faço?

          Oi, Crislaine! Vou usar o que vc mesma escreveu:
          “Meu namorado vive na minha casa, come, bebe, usatudo que tem disponível.”
          Releia e veja que ele usa tudo o que tem “disponível”, ou seja, tudo o que foi disponibilizado para uso. A pergunta é: quem está disponibilizando?
          Diante disso, vou lhe devolver a pergunta: o que vc quer fazer?
          Assim como vc decidiu disponibilizar, decida o que quer fazer agora! Bjs

    Olá Patricia,

    Maravilhosas dicas. Estou passando justamente por situação semelhante que está me deixando bastante ansiosa e medo de está perdendo “tempo”. Estou namorando há 1 ano e 6 meses. Meu namorado trabalha em uma multinacional não sei quanto ganha, mas dar para ver que ganha mais que eu, pois possuí carro, as roupas são boas mais básicas e não é uma pessoa que gasta muito. Eu trabalho e no meio do nosso namoro fui morar só e ele passou a frequentar na maioria das vezes no fim de semana e eventualmente durante a semana. O que não estou me sentindo bem é que ele não se predispõe em ajudar ou apoiar financeiramente em alguma despesa da minha casa, já que ele frequenta. Às vezes, quando comento de algum problema financeiro que estou passando ele fala: mês que vez dar para te ajudar. Mas quando chega o “mês que vem” ele não fala nada e eu fico super constrangida de pedir o valor. Daí eu consigo pagar aquela divida, porém fico triste pois ele não se preocupou em me ajudar. Será que é errado? O problema é meu a casa é minha eu que me “vire”? Ele não tem uma certa responsabilidade ou carinho em me ajudar? bj Obrigada!

      Eu creio que vc deve falar abertamente sobre suas expectativas quanto à vida financeira e ver o que ele diz. Às vezes ficamos supondo coisas achando que os homens pensam como nós. Talvez ele nem esteja lembrando, ou talvez não tenha intensão de corresponder às suas expectativas. Para eliminar tanto talvez, vcs precisarão mesmo conversar sobre isso. Bjs!!

    Olá Patrícia, engraçado que a minha situação é muito parecida.
    Namoro á pouco tempo, 2 meses, porém ele já frequenta a minha casa assiduamente desde então. Todos os dias faço jantar e ele faz a marmita pra levar para o almoço no trabalho, praticamente ele mora comigo,só que não ajuda com nada , também começou o trabalho este mês, só irá receber agora no fim do mês. Ele Já me pediu dinheiro emprestado porque não conseguia levantar , uma das vezes a mãe do filho dele precisava de dinheiro para comprar materias da escola , ele falou que no dia aseguir ia combinar para lhe dar o dinheiro. Deixou o telefone e as chaves em casa , pareceu.me que fez com intenção, ela fartou.se de ligar pra ele depois ligou pra mim eu disse.lhe que ele não deixou nada…no fim do dia quando ele chegou ele disse que tinha falado comigo pra lhe entregar o dinheiro, coisa que näo falou , enfim lhe emprestei 50€.
    Passado unns dias veio com conversas que tinha que ir pro trabalho sem pagar bilhete, pediu.me 2€ para o metro, eu fiz.lhe uma cara estranha de poucos amigos. Desde esse dia tem me desaparecido moedas da carteira, inclusive para ter a certeza disso comecei a contar as moedas e realmente ele tem me tirado bastantes moedas da carteira. Agora sinceramente esta atitude que ele está a ter é normal de quem está a espera de receber ? eu não teria coragem de fazer isso mesmo estando sem dinheiro. Será que isto é passageiro? Vale a pena ? Ele é boa pessoa,trabalhador, esforçado mas será que vale a pena esta relação?
    Estou em Portugal. Beijos.

      Vanessa, vou ser muito sincera com você: está TUDO ERRADO! Vcs mal se conhecem e ele já mora com você… Ele não se sustenta, nem à filha. Ele não é bom coisa alguma. Ele mente, engana e rouba, isso é ser bom?? Se vc continuar com ele a coisa, com toda certeza, vai piorar. E muito. Desista dessa relação, você será muito mais feliz sem uma pedra amarrada ao pescoço.

    Patrícia. ..Antes de tudo parabéns pelo site!Eu reencontrei meu namorado de infância, ele mora em outra cidade…Sou jovem ainda,divorciada e meu ex paga todas as despesas do meu apto,inclusive me deu um bom carro e recebo uma pensão do meu filhinho relativamente boa,que corresponde ao salário que ele ganha no Rio….Ele já veio e voltou umas 4 vezes pra minha cidade…mas nao. contribuem nada nas despesas de casa…nem c o creme dental….Saio no meu carro e tenho q colocar o combustível…as vezes ainda achamos a conta(quase sempre)…Ele é pão duro que já percebi….meu filho tem tudo financeiramente q o pai lhe proporciona e eu também. ..apesar de ter errado comigo,nunca me abandonou,apesar de legalmente sermos divorciados…pois bem,esta pessoa fala em casar….so que nao sinto a segurança que tinha e ainda tenho com meu ex marido…Ele morre de ciúmes do meu ex me ajudar,mas nao toma nenhuma iniciativa,pois meu ex paga ate a conta de energia do apto….Ele nunca se dispõe a nada qndo esta aqui….Recentemente meu ex me ajudou a colocar uma loja..e meu atual fala q passou em um concurso na cidade que ele mora e está me pressionando a deixar tudo e ir morar com ele….O que acha disso,Patrícia? Me ajuda!Foi Deus que me fez ver esse site maravilhoso….Obrigada!Um abração. …

      Elisangela, na dúvida eu não movo um dedo sequer. Uma decisão como essa tem que ser tomada com toda certeza e confiança eu acho que vc está bem longe de ter as duas coisas. Se fosse comigo, eu não iria de jeito nenhum… Ciúme + pão-durismo + promessas que não se cumprem seriam o suficiente para me dar conta de que isso não tem muito futuro. Desculpe, mas estou sendo bem sincera contigo…

    Oi, tudo bem, gostei dos comentários, me ajudaram bastante, mas tenho uma dúvida estou namorando uma menina a seis meses e ela está desempregada, e me pediu pra ajudar a pagar a faculdade dela, o que fazer já.vi homens que ajudaram e depois a namorada caiu fora quando ela terminou, não sei o que fazer, pois quero ajudar, mas penso em comprar a nossa casa

      Difícil dizer sem conhecê-la, mas se quiser ajudar o melhor é fazê-lo sabendo que pode ser uma ajuda sem retorno.

    Olá Patrícia preciso de ajuda.
    Namoro um rapaz a 9 meses e sempre observo suas atitudes em relação a gastos e nao estou satisfeita.
    No dia dos namorados nem datas comemorativas nunca me da nada. As vezes reclama ate do valor quando compra alguma coisa p comer etc.
    No momento estou desempregada a 3 meses e minhas contas estão todas atrasadas, moro sozinha e tenho dois filhos , e ja conversamos sobre minha situação e ele sempre fala que vai me ajudar mas nunca isso acontece, ele e formado e ganha muito bem, mas seu salário fica tudo em pensão alimentícia, consignados e gastos pessoais, sei que se ele tivesse vontade com um pequeno esforço poderia me socorrer nesse momento que estou muito endividada e sem nenhuma renda, porem nao sei se devo impor ajuda financeira para comigo ou pular desse barco porque futuramente se continuar assim sera um grande problema na relação.
    Bjinhosss, adorei seu blog

      Mais uma coisa Patrícia, no inicio do relacionamento ele sempre frequentava minha casa , comia, dormia, usava internet, banhos quentes, e nunca teve um gasto se quer, ja teve vez de irmos no mercado pra comprar carne para o almoço e eu pagar.
      Ele tem filhos em outra cidade e esta sempre viajando.
      Eu estou terminando minha faculdade tenho casa propia , ele nao tem nada, quando esta em sua cidade de origem fica na casa da mae

        Oi, Daiane. É difícil para alguém de fora dizer o que vc deve fazer, mas creio que se ele tivesse intensão de lhe ajudar já teria feito. E mais: se ele tem toda sua renda comprometida, como seria o futuro de vcs? Ele tendo os gastos dele e vc arcando com o restante? É esse tipo de relacionamento que vc idealiza para si? Eu creio que seria ótimo vc ler o livro Casamento Blindado e tb assistir o programa Escola do Amor aos sábados, meio-dia, na Record. Estou certa de que lhe ajudará muito. Beijos e fique firme!

    Boa tarde, Patricia
    Preciso da sua opinião, é muito importante. Namoro a dois anos e final do ano passado começamos a procurar apartamento, porem meu namorado deixou claro que deseja comprar para investir e daqui a alguns anos vendemos e compramos um melhor, pois bem, procuramos e chegamos a conclusão de juntar dinheiro esse ano para poder dar de entrada e o parcelamento ser menor. O que mais me deixou triste é que eu tenho um valor de 30 mil na poupança e ele tem um valor bem menor e ele me chamou de materialista por não investir todo o valor no tesouro direto em nome dele, ele disse que não quer o meu dinheiro e que no casamento anterior qualquer um real era dos dois. Dividimos as contas quando saímos, ajudo ele em manutenção da moto e gasolina no carro e na moto mas mesmo assim, já ouvi ele reclamar que sou mão de vaca e agora nessa situação que sou materialista. Por favor me ajude, estou errada em agir assim?
    Obrigada bjs

      Olá, Viviane. Será que é vc mesmo que é a materialista? Quem está brigando pelo dinheiro do outro? Vc ou ele? E por que vc o ajuda com gasolina? Se uma pessoa tem um carro e uma moto deveria poder mantê-los tb. Pense bem, amiga. Vc vai casar com uma pessoa assim, que a chama de materialista e mão de vaca e quer controlar o que é seu? Aconselho que vcs dois leiam o livro Casamento Blindado, vai ser ótimo para os dois. Bjs

        Oi Patrícia, muito obrigada pela resposta, resolvi investir no tesouro direto mas em uma conta no meu nome, creio que isso será um motivo de briga, pois ele deixou claro que para dar certo eu teria que confiar financeiramente nele, assim como ocorria com a ex esposa dele. Bjs

          Creio que vc fez bem!

            Obrigada, bjs

    Olá Patrícia,
    Namoro uma pessoa que já foi casada e tem filhos. Ele tem um emprego estável e vive me cobrando para que eu estude e passe em um concurso como se fosse uma condição para ficarmos juntos, ou seja, casar um dia. Isso me deixa triste pois eu trabalho, tenho meu dinheiro embora não seja compatível com o salário dele, mas é como se eu só tivesse valor se fosse concursada. Ele diz que não quer que eu seja um peso, que se formos morar juntos, tenho que ajudar nas despesas. Ultimamente ele tem me cobrado muito sobre a questão financeira, moramos em cidades diferentes, e no último final de semana ele me cobrou porque fico na casa dele nos finais de semana e não ajudo em nada. Até agora não tinha me tocado sobre isso realmente, e estou angustiada com essa situação. Gostaria de uma opinião sobre o assunto.

      Olá, Luciana. Como o seu assunto tem a ver com uma decisão sobre o seu relacionamento, eu aconselho que vc leia o livro Casamento Blindado. Com certeza vc vai ter uma visão mais ampla do seu relacionamento como um todo. Bjs!

    Patricia você tem algum e-mail particular pra qual eu possa pedir orientação.

      Pode mandar pelo contato aqui do blog.

    Oi Patricia entrei em contatos e descrevi lá 😉
    Obrigada

    Olá…
    Quero tirar uma dúvida. Meu irmão estava namorando uma garota e ela é independente, pois trabalha e tem carro e casa dela mesma. Contudo eles terminaram. Em conversa com meu irmão ele acha que um dos motivos foi que ela esperava que ele a levasse mais para jantar, viajasse mais, curtissem mais a vida a dois. Contudo meu irmão está estudando para concurso e não está trabalhando. Me pergunto: PQ MUITAS MULHERES NÃO FALAM EM PAGAR A CONTA? PELO QUE SEI ELA NUNCA DIVIDIU UMA CONTA COM ELE. AGORA QUE ELES TERMINARAM ELA ESTÁ POSTANDO FOTOS DE CURTIÇÃO E VIAGENS. POR QUE QDO ELA ESTAVA COM ELE NÃO DIVIDIA A CONTA PARA QUE OS DOIS PUDESSEM CURTIR MAIS? COM AS AMIGAS ELA DIVIDE, MAS COM MEU IRMÃO NÃO. Eu nao acho isso certo, vc acha?

      Imagine que vc seja essa mulher independente que trabalha, tem carro, casa e seu próprio dinheiro, ganho com o fruto do seu trabalho e esforço. Aí chega outra pessoa e diz como e com quem vc deve gastar o dinheiro que é seu. Vc acharia isso certo?

        Seria errado a mulher dividir? Nessa não te entendi Patricia. Qual o problema?

          Minha opinião particular: se na época do namoro/conquista o homem já quer essa facilidade, como será futuramente? Eu não acho “errado”, mas acho que essa atitude de ficar fazendo conta e dividindo até os centavos fala muito sobre o interesse de uma pessoa pela outra.

    Sou apaixonada por um cara ha 20 anos, ele nao fica comigo pq diz q eh enrolado, nao sabe o que quer, tem muita divida. Tenho vontade de pagar a divida dele pra ve-lo bem. Usaria todo dinheiro que juntei para comprar um ape ou fazer um MBA nos Estados Unidos. Sou louca ne? Eu sei… penso com o coracao, nao com a razao.

      Querida, 20 anos esperando alguém se decidir é realmente loucura. Saia dessa porque obviamente essa relação não tem futuro. Cuide da sua vida e seja feliz ao lado de alguém que verdadeiramente te dê o valor que vc merece.

    Oi Patricia,
    tenho 28 anos e estou namorando há 9 anos com um rapaz de 36 anos(meu primeiro namorado).Já faz algum tempo que percebi que ele tem dificuldade com relação aos gastos.Ele está super endividado(tem emprestimos,pegou dinheiro emprestado à juros com conhecidos e como já faz algum tempo e ele nao pagou nem os juros a situação virou uma bola de neve.Há bastante tempo conversava com ele sobre isso mas ele não me deu ouvidos e a situação só piorou.Há uns tres meses ele disse que ia começar a pagar.O mês passado ele controlou mais os gastos e começou a pagar ,porém este mes ele disse que já não conseguiu se controlar e não pagou nada .A questão é que falei pra ele que por mais que goste dele não tenho coragem de casar nesta situação e não quero me prolongar mais nesse relacionamento sem definir.Trabalho desde bem nova e me mantenho e ajudo nas despesas de casa,quase todos os meses tento economizar mesmo que seja uma pequena parte porém não estou economizando mais porque há mais de 3 anos pago um emprestimo que fiz por que meu pai estava precisando(mais era pra ele me pagar assim que pudesse)pórem até agora ele só pagou duas e ficou por isso mesmo.Ainda tenho que pagar um ano e meio e não usufrui nem um real desse dinheiro mas como a divida é no meu nome tenho que pagar pra não “sujar” meu nome uma vez que mesmo tendo condiçoes agora parece que ele acha que não preciso uma vez que quando ouve sobre o assunto parece que ouve de um lado e sai do outro.Comprei seu livro bolsa blindada e achei ótimo.
    Essas situações estão me deixando angustiada e confusa.

      Oi, Syll. Na verdade as pessoas fazem o que elas podem, ou seja, o que nós permitimos que elas façam conosco. Se vc precisa que seu pai pague o empréstimo dele, que tal combinar um valor por mês? Ou, em vez disso, que ele cumpra com a sua parte em ajudar na casa, já que vc está pagando a dívida dele. Me parece mais justo. Quanto ao seu namorado, ele não é mais um rapaz e sim um homem de quase 40 anos. Entendo perfeitamente que vc não queira se casar com alguém nessas condições. Vá na sua fé!

    Olá Patrícia, tudo bem?
    Gostei muito da sua postagem, porém, eu ainda tô muito confusa …
    Namoro a um ano e no começo do meu namoro era complicado, meu namorado quase não tinha dinheiro pra sairmos, e eu também. Porém, a vida financeira dele mudou muito desde então, e hoje ele ganha uma quantia muito significativa. Ele ajuda as pessoas que precisam, ajuda em casa, mas fico triste em saber que ele fez algo por alguém e não me falou. Não peço autorização, mas se é importante pra ele, por que ele não me inclui? Por que não compartilha comigo? Por que não me diz o que fez … Depois eu só fico sabendo por que alguém comenta ou por que alguém o vem agradecer.

      Oi, Karen. Você já fez essas perguntas a ele?

    Oi,conheci um rapaz tem umas duas semanas começamos a namorar e ja estamos falando ate em casar,so que na segunda semana de namoro ele me pediu um presente.vc acha normal,o que vc acha?

      Oi, Érika! Eu acho que falar em casamento com uma pessoa que vc conhece há dias não é nada coerente, simplesmente pelo fato de que vc NÃO O CONHECE. Mas se ele quer um presente e está falando em casar, que tal vc dar o livro Casamento Blindado? Aproveite e leiam juntos ?

    Patrícia, tenho seu livro bolsa blindada, confesso q não li todo ainda. Mas meu problema é o seguinte. Meu namorado é sócio da família em um negócio que vai de mal a pior, mas todos viajam, esbanjam, tem sua casa e só ele fica esperando as coisas melhorarem pra gastar pois parece o único responsável além do único sacrificado na história. E já passaram 4 anos de namoro e ele não tem previsão de quando teremos nossa vida. Estou pouco feliz e ando muito desanimada. Gosto mas tenho medo de jogar minha vida no lixo pois este comportamento da família parece que nunca mudará. Não sei se vai entender, mas… Preciso de ajuda! Bjs

      Aconselho que vc leia o livro Casamento Blindado, assim vc terá mais informações sobre relacionamento.

    Eu já não tenho mais estômago de olhar pra família pois acho que todos estão passando ele pra trás. O pai faz chantagem emocional e a mãe finge q é madame. Fora outros encostados na família. Ele também vai pra minha casa aos fds e tenho achado minha vida parada, sem perspectiva de nada…

      E vc quer casar nessas condições?

        Patrícia comprei o livro, vou ler. Obrigado pela luz, depois quero explicar a história melhor por e-mail, qualquer ajuda será válida de uma pessoa de fora que entenda do assunto. Muito obrigada! Tati

          😀

        Não quero casar nessas condições, mas quero ter certeza que não estarei sendo injusta desistindo do relacionamento. Entender se ele precisa de ajuda de um psicólogo, pra se libertar das garras da família, ou se ele simplesmente “não está tão afim” a ponto de enfrentar este problema…

    Nao sei o que pensar … Mas tiro a conclusão do porquê de tantos namoros e casamentos falhados … É triste haver tanto interesse em dinheiro e terminar com alguem porque uns sao mais indepententes ou dependentes … Eu acho quem ama luta em conjunto, se eu tenho alguem ao meu lado . por exemplo toxidepenxente , alcoolatra , viciado no gambling e todas as coisas más que se possa imaginar … Quem ama ajuda sem se enterrar ,agora se a pessoa nao quer ser ajudada ai ja o é diferente …
    E se uma pessoa tiver um imprevisto .. Um cancro ? Um acidente que fique acamado ou que ande numa cadeira de rodas ? Vai largar essa pessoa porque nao corresponde financeiramente ? Ja que essa pessoa ja nao pode trazer o dinheiro que trazia …
    O meu tio marido da minha tia esteve 3 anos sem trabalhar … Melhor estudava e preparava se … A minha tia era aquela que sustentava mais e suportava o sonho do marido … Passado 3 anos o meu tio consegue abrir o que ele mais queria , ele construio uma casa com piscina comprou mais um apartamento e passou tudo para o nome da minha tia … Un socio ainda o tentou roubar mas ele era esperto , mas podia passar as coisas para nome da mae dele , mas nao o fez ! A minha tia ajudou o e ele ajudou a minha tia … Amor é isto !
    Eu ja fiquei mal muitas vezes mas graças a Deus que o meu sentimento nao se chama Dinheiro

    Olá, boa noite, terminei um namoro de quase 9 anos, começamos e eu não tinha perspectiva de vida, hoje tenho 33 anos e um filho(de relacionamento anterior), ele tem 34 anos, nunca quis trabalhar nem estudar, quer viver de banda, acha que viverá de música. Trabalhou em 3 empresas mas nunca parou um ano em nenhuma delas, tem uma divida no banco mas nunca foi atrás de resolvê-las. Já eu, quando caí na real da vida, comecei a trabalhar, e estou na universidade, terminei e ele diz que eu sou pilantra, pois ele sempre fez de tudo por mim, sempre me ajudou( nunca financeiramente, nunca pedi nem precisei), entre outras coisas. Por ele nunca ter demonstrado interesse em estudar e trabalhar, fui perdendo o encanto, fui deixando ele de lado, na realidade eu cansei dele, cansei de um homem que vive de dormir e se fazer de vitima da sociedade. Ele vive na casa dos tios, não ajuda em nada, e ainda mente dizendo que é batalhador e que estuda( o que eu sei que não é verdade, os pais são separados, nunca ajudam em nada, a mãe ás vzs ajuda, mas nunca pegou no pé dele para a vida…minha razão diz que estou certa em ter terminado, mas pelo que ele me falou as vezes eu me sinto uma pilantra mesmo. será que fiz errado em terminar um relacionamento de anos pq ele não quer nada com a vida? Ou será que viver de banda dá certo?

      Vc não está certa, está CERTÍSSIMA!

    Olá, boa tarde!
    Meu namorado esta fixo em um trabalho a quase 2 anos, nunca foi de ficar pulando de um emprego em outro, muito pelo contrário é bem pé no chão em relação a isto, porém o salário dele é pouco, e ele poderia estar ganhando mais, porém pra ele o que ele ganha esta bom.
    Por diversas vezes eu disse a ele que ele poderia estar ganhando mais, ele sempre me diz que a vida é muito mais do que ter dinheiro no bolso.
    Ele aos finais de semana, (não em todos), mas sempre quando arruma bicos ele vai,até hoje não negou nenhum, é esforçado e não tem problemas em trabalhar.
    Temo como será minha vida casada com ele, o que eu ganho e ele ganha da para eu e ele vivermos, sem regalias, mas dá, porém minha preocupação é para quando vierem os filhos.
    o que eu faço?
    Como devo conduzir a conversa?

      Eu acho que vc deve falar o que descreveu aqui. Que tem preocupação sobre como será a vida de casados com pouco dinheiro etc. Viver num eterno aperto sendo que o outro não se incomoda desgasta qualquer casamento. Bjs

    Amei achar esse site e essa autora! Estou precisando de informações como nesse texto, estou em um relacionamento muito bom, sendo assim penso no futuro, mas ai entra a família do amado, complicada, dependem de uma ajuda financeira, mas como pensar no futuro sustentando 2 famílias? E a família (pais e 5 irmãos) não fazem o movimento contrário para sairem da atual condição financeira em que se encontram. Como desmamar de forma educada e carinhosa? Devo manifestar a intenção de romper com esse processo entre eles? O que fazer?

      Olá, Frida! Obrigada por reforçar o time das “blindetes”! 😀
      Vc está super certa em já pensar nessa situação, pois hoje em dia sustentar uma família já não é tarefa fácil imagine duas (e pior quando as pessoas não se mostram dispostas a colaborar). Como o assunto relacionamento X finanças é um dos que venho estudando há alguns anos, recentemente adquiri o livro “Namoro Blindado” de Renato e Cristiane Cardoso. Eu já havia lido “Casamento Blindado” e foi ótimo e agora completei as fases do relacionamento lendo sobre namoro. Recomendo que vc busque esses livros (se puder ler os 2 melhor ainda!), pois tenho certeza de que irão ajudá-la a lidar agora com essa questão sem levar problemas para o casamento.
      Continue aqui conosco, pois todo dia temos um post novo sobre finanças, carreira profissional e outras coisinhas mais! Beijos

        Olá Patrícia amei seu post e preciso da sua ajuda eu namoro a bastante tempo e de um tempo pra ca eu venho perguntando ao meu namorado o que ele tem de conta no que ele tanto gasta pois nunca tem dinheiro bem se quer quando recebe o pagamebto as vezes recebe o pagamento compra algo para comermos e acabou o dinheiro e sempre que toco no assunto ele me trata com muita ignorância diz que não é pra mim ficar falando sobre o dinheiro dele com ele o que eu faço ao seu ver o que isso significa será que tem futuro?

          Olha Bruna, o casamento só potencializa os hábitos ruins. Se vc não pode nem sequer tocar no assunto agora, não creio que isso mude depois de casarem, ao contrário. A atitude dele serve para te mostrar que se trata de alguém que, ou esconde coisas ou não sabe administrar seu dinheiro. Cabe à você aceitar alguém assim ou deixar claras as suas condições. Valorize-se!

    tenho uma duvida e preciso da vossa opinião logo que possível namoro um jovem tem mim levado muito passei ar mas eu tenho a minha filha e ele quando se trata de dinheiro só mim da quando eu paço só que estou a mim sentir mal porque fica muito chato estar a pedir e gostaria de saber se é mal eu conversar com ele e lhe dizer que tudo bem que eu trabalho mas dinheiro do namorado é sagrado que eu tenho coisas que preciso comprar mais ele não mim da é que sabem eu não ano bom namorado que não da valores na namorada eu não vivo de passeios também quero os valores, por favor alguém para mim aconselhe

      Wine, existe uma diferença entre namorado e marido. Entendo que ele não seja o pai da sua filha, então não creio que ele tenha obrigação de lhe dar dinheiro, pagar suas contas etc. Acho que vc deveria repensar esse conceito de “dinheiro do namorado é sagrado”. Se vc está gastando mais do que ganha é preciso que vc se organize financeiramente e não que alguém pague suas contas. Espero que emtenda o conselho e dependa de si mesma enquanto for solteira. Abs!

    Eu tenho uma dúvida,eu já namoro 2 anos e 9 meses, tenho 20 anos e meu namorado também..Minha mãe fala que ele é muito preguiçoso pra trabalhar, agente já brigou várias vezes por conta disso, ele já ficou desempregado
    2 vezes (de 7 a 8 meses)..e sempre estive do lado dele
    Ele diz que quer casar estabilizado, depois de terminar a faculdade, ele saiu do emprego de novo, pois não estava conseguindo conciliar(ele faz licenciatura de matematica em uma escola federal)
    Agora eu vou fazer minha faculdade tabem, só que eu tinha planos de juntarmos dinheiro até o casamento, de sair com ele, passear, ..mas agora ele não vai ter dinheiro pelos próximos 4 anos, só vai dar pra agente se ver.. Eu o amo e já falei todas estas coisas pra ele, ele é atencioso mais sempre quer tomar decisões sozinho e no final agente acaba brigando.
    Eu não sei se devo terminar ou esperar o tempo dizer se realmente vamos ficar juntos..
    Por favor me ajudem

      Bem, como vc está perguntando, eu vou dizer o que penso sobre isso. Particularmente não acho que isso seja uma coisa para o tempo resolver. Problemas + tempo = crise. Tudo o que é um problema hoje, em um relacionamento mais sério (como casamento) tendem a se ampliar. Se aos 20 anos, com toda energia, ele não consegue conciliar trabalho e estudo (que milhões de pessoas conseguem), como será o seu futuro? Vc está disposta a viver com uma pessoa que só faz uma coisa de cada vez? Está disposta a dar mais 4 anos da sua vida para esperar (não se sabe mais quantos anos) ter condições de casar? Você quer conviver com alguém que, em menos de 3 anos passou 15 meses desempregado? É isso que vc deve ponderar e buscar respostas em si mesma e não apenas a opinião dos outros. Recomendo a você a leitura do livro Namoro Blindado, dá um Google e se informa sobre ele! Bjs

    Patrícia, realmente estou confusa. Amo muito meu namorado, ele tem 22 anos faz faculdade e nunca trabalhou. Depende dos pais pra tudo. Ele é muito estudioso e dizia que não pretende trabalhar agr pra não atrapalhar nos estudos. Até entendi mas conversei melhor com ele para que procurasse um estágio e ele disse que ia procurar mas não se interessou muito. Eu também não trabalho atualmente, mas na trabalhei e estou procurando emprego pra ter algo pra me mangar e não depender dos meus pais e sempre digo isso a ele. Sempre que saímos eu que pago, eu que sempre pego o carros dos meus pais e vou ao encontro dele, busco ele para
    gente sair e ele sempre dá ideias de lanchonetes e restaurantes, mas ele nunca tem dinheiro e eu sempre pago tudo. Não sei como tocar no assunto com ele, pois ele vai dizer que tem que pedir a mãe ou ao pai mas eu também sempre peço e não estou achando isso justo. Nos sempre falamos em casamento, ele diz que quer casar quando se formar e tiver estabilidade, eu também. Porém não sei mas o que fazer pois o amo muito e sempre que saímos fico rancorosa. Penso que quando ele arrumar um emprego possa mudar, espero muito que mude. Gostaria de saber sua opinião. Obrigado e Deus abençoe

      Carol, eu aó creio que uma pessoa só mude quando precisa mudar e eu não vejo motivo nenhum para que ele mude. Vc o leva aonde ele quer (busca em casa, paga e o deixa em casa depois), os pais pagam os estudos e bancam todo o resto e ele diz que vai casar quando tiver estabilidade (uma pessoa que ainda nem sequer começou a pensar em trabalhar), ou seja, coloque vários anos entre uma coisa e outra e veja se tem todo esse tempo para bancá-lo e esperá-lo.

    Namoro a seis meses,gosto muito do meu namorado ele é um rapaz de boa índole e de família tem 32 anos mora com os pais eu sou autonoma trabalho com depilação e estou fazendo outro curso na área da bbbelezbeleza mais estou passando por um sufoco minha situação financeira não está nada favilporém antes de ser autônoma trabalhei em outra empresa que sai as três meses e até hoje não me pagaram absolutamente nada,moro com minha mãe dois irmãos e unha cunhada com bebé recém nascido,onde só meu irmão tem uma renda e minha mãe recebe pensão do meu pai falecido que dá só para comer nao temos luxo algum ando muito chateada pois meu nome está sujo por consequência da empresa que sai meti as caras pra fazer esse curso arrumei dinheiro emprestado pra pagar a primeira parcela do curso meu trabalho como autonoma ainda não me dá retorno meu namorado mora na zona leste e eu na zona sul porém nos vemos finais de semana e alternamos um ele vem outro eu vou,pra vc ter noção um desses finais de semana o único 15 reais que tinha coloquei dinheiro no bilhete pra ir pra casa dele não queria demonstrar esse aperto mais tive que logo deixar claro que minha situação está complicada antes de eu começar o curso ele disse que se precise me ajudaria não que eu esteja esperando por ele pra ajudar a pagar mais em nenhum momento ele pergunta se preciso de algo nem eu peço mais ele vê que reclamo e mesmo assim não me oferece ajuda ele ganha bem ajuda os pais observo que gastam com coisas supérfluas e ele também sempre reclama de está apertado com dívidas eu fico triste porque pelo que me parece ele não se importa com minha situação outro detalhe não faz planos de se casar e quando falo em ter filho ele diz que sou ciumenta e que não tem segurança em fazer planos comigo não sei mais acho que ele só está passando tempo comigo não sinto convicção quando ele fala que me ama é quer viver ao meu lado o que eu faço?

      Cleitiane, desculpe a minha indiscrição, mas vc quer ter um filho com o seu namorado passando por uma situação dessas? Vc realmente acha justo trazer ao mundo uma criança para passar necessidade? E vc acredita mesmo que tendo um filho ele vai se casar com você?

        Eu entendo e isso não é por agora,o que me preocupa é a falta dele não me entender e não se dispor a ajudar em nada.

          Pelo que vc diz, só agora que vc mencionou seus problemas financeiros, não foi? Como ele iria ajudar se não sabe o que se passa. Seja clara e franca sobre o que vc espera dele. Não fique desejando que ele adivinhe. 😀

    Minha querida,me ajude nessa,por favor!Coisa de Deus encontrar esse site maravilhoso! Gostaria de seu aconselhamento.A situação é a seguinte :conheci uma pessoa que tem uma micro empresa,tal como eu.No início começamos com uma amizade. Até aí tudo bem.Só que elê veio a bater o carro dele e ficou sem o mesmo para seu uso.Me mais dou mensagem já pedindo ajuda.Queria que eu emprestasse o meu para ele,dizendo que colocaria combustível. AindA mencionou isto!!!É o mínimo que teria que fazer.Ele de lá pra cá só que é vir almoçar no meu apto,quer que eu faça comidas que ele gosta e se diz apaixonado por munha atitude de ajudá -lo em um momento tão difícil. Pois bem,não firmamos um relacionamento pOi a eu sumi da vida dele,por imaginar que ele só estava gostando da vida de regalias que eu estava a lhe oferecer.Ele só falava dele e de seus problemas.Por fim,ele me procurou recentemente e me disse que gostava de mime, que eu fiz ele se apaixonar por mim por tratá-lo muito bem e lhe ajudei no momento que ele mais precisou.Me disse olhando em meus olhos,afirmando de forma categórica que só que se relacionar com alguém que lhe ajude .PoisEle poderia ficar com qualquer uma mulher,mas desde que o ajude.Alegou que eu o abandonei, como uma criança minada. Pra piorar, teve a coragem de dizer”as vezes a gente espera uma pessoa mais bonita”mas pouco tem importância, pois a vida é passageira,tudo passa.Ele me disse que sou muito marinha.rs rs. Não devemos nos ligar a isto.Eu sempre fui modéstia à parte considerada uma mulher bonita.mas tudo bem.Gosto é algo pessoal,mas o que me intrigou não foi isso,foi o fato dé achar ele um tremendo usurpador.Até roupas já estava trazendo para a minha casa…Eu não o quero como namorado,o consisero um tremendo interesseiro. Achocolate que posso achar alguém melhor.Voltar pro meu ex que me ama de verdade…Me senti de alguma forma,humilhada por este cidadão que olhou nos meus olhos e disse:Quero namorar alguém que me ajude.Desde já ,aguardo por sua ajuda cheia de sabedoria!Muito obrigada. Jesus te abençôe.

      Oi, Elisabeth! Vc me contou a sua história com esse rapaz, mas não encontrei nenhuma pergunta ou algo que me diga em que posso ajudá-la. Vc poderia esclarecer em que posso ajudá-la, por favor? Beijos

    Você mesma já acertou em cheio o que o cara realmente quer e sabe o que deve fazer. Poucas conseguiriam distinguir tão bem! Parabéns! Só que a atitude desse cara é estranha e você deve avisar uma amiga sobre isso. Não quero colocar medo, mas é bom ficar alerta. O ideal é inventar uma desculpa das boas e cair fora! Bjos

    Eu quero meu marido de novo eu amo ele demais eu preciso dele ajudar cuidar do meu filho né me ajude por favor

      OLá, Bruna. Recomendo que vc leia o livro Casamento Blindado. Tenho certeza que vai ajudá-la nesse momento. Bjs

    Olá Patricia…td bem ?!
    Gostei das dicas…mas assim no meu caso..eu já namoro há 6anos…ele ajuda em ksa…e agora ele conseguiu comprar um imóvel…na vdd a minha participação nessa compra foi bem pouca…pq infelizmente não tive condições financeiras d guardar mais dinheiro c ele…até pq fiquei desempregada e ainda estou….o imóvel será p nos 2 morarmos…
    Mas, eu sinceramente não sei lhe dar c essa situação…d como eu devo realmente ver esse meu caso!?
    Eu posso ver como algo nosso ??
    Pq eu no momento vejo como algo q é dele e não nosso…não sei se tô certa ou não..
    Ele diz q é algo nosso se tivéssemos arcando juntos…mas como praticamente td é ele q está pagando…p um bom entendedor né !
    Q será nosso dp q estivermos morando juntos…e eu automaticamente ajudá-lo..
    Aguardo sua resposta
    Obrigada

      Tudo vai depender do regime de bens que vcs adotarem no casamento. Se vcs optarem por comunhão parcial de bens, vc só terá direito ao que for adquirido depois do casamento. O melhor é você consultar um advogado se esta é a sua dúvida. Beijos!

    Oi Patrícia

    Olaa por favor tirem uma duvida pra mim. Eu namoro a quase 3 anos só no primeiro ano q meu namorado pareceu se importa comigo me dando presentes sem se preocupa com os preços mais agora ele me da coisas só baratas e pra ele ele compra coisas caras sendo q eu gasto muito com presentes pra ele e ele vem toda vez com presentes de baixo preço

      Oi, Priscilla. Se seu relacionamento está baseado em presentes é melhor vc repensar a razão de estar com seu namorado. Reflita em qual deve ser o sentido do namoro e tire suas conclusões. Beijos!

    Olá,Patricia boa tarde o meu problema e que meu namorado fica me mandando arrumar um emprego, e sendo que eu não lhe peço em nada. eu sou manicure mais não trabalho de carteira assinada e emeio a essa crise ta difícil de arrumar emprego efetivo só extra de natal eu me esforço muito correndo atrás.eu não aguento mais isso ta me estressando muito ele ate acha que eu estou mentindo que não corro atras…

      Oi, Monique. Eu creio que o namoro é uma etapa para que um conheça o outro e vejam se conseguem lidar com as incompatibilidades. Vcs estão passando por um desentendimento e ele servirá para uma de duas coisas: para que vcs aprendam a lidar com os problemas e os resolvam juntos ou para perceberem que não conseguem lidar com as diferenças e partam para outra. Creio que é um momento de prestar bastante atenção e avaliar se a relação tem futuro. Beijos!

        estou avaliando isso todo dia tem um novo assunto uma nova cobrança. obrigada por me responder bj e boa noite

          Olá Patrícia.
          Namoro há 1 ano e 10 meses. Depois de muito esforço e dedicação tenho ótimo emprego e ganho o dobro do meu namorado.
          Mas sou do tipo das “antigas” que o homem deve tomar atitude. Meu namorado sempre esteve apertado e sempre q pode pede ajuda m cara. A única vez aí pedi ajuda financeira..coisa Mimi na ele ficou p s vida…mas enfim. Minh a preocupação e a seguinte.. Mesmo querendo que ele sei torne moda antiga eu respeito a situacaondele sempre sempre.. Mas minha dúvida e seguinte ele quer trocar os pneus do carro e está muitoooo apertado.entao ele me pediu de Natal que eu pague um pneu o ele.quase 400.00.e que em troca ele me daria um ótimo presente. Se não fosse isso ele trocaria todos os pneus sozinhos e me daria só lembrancinha de Natal… eu fiquei em dúvida deste pedido dele…sao sei como agir… isso é bom ou não… não sei o que pensar .

            Oi, Talita. Se vcs não estão se dando bem agora na fase do namoro, como será no casamenro. Dinheiro é a segunda causa de divórcio em todo o mundo e se vcs não acharem solução, poderão ter problemas ainda maiores no futuro. Sugiro que os dois leiam o livro Namoro Blindado para que ambos aprendam o amor inteligente. Bjs

    Olá! Conheci um homem na rede social e desde que nos conhecemos não passamos um dia sequer sem conversarmos. Posso dizer que o conheço um pouco baseada nas histórias de vida que o mesmo me contou; mas ele mora em Belém e eu em São Luís do Maranhão. Combinamos de passarmos o réveillon juntos e ele vem pra cá a negócios haja vista que ele é empresário e eu vou voltar com ele pra passar o réveillon e uns dias lá (já que estou de férias da faculdade). Ainda não nos conhecemos pessoalmente mas sinto que o conheço há anos e ele também pois temos uma intimidade e sintonia muito forte. Estava com uma dívida atrasada na faculdade e eu não cheguei a pedir dinheiro ele que se ofereceu a me ajudar e ajudou! Pagou minhas dívidas e sinto que ele é o homem que pedi a Deus. Ele quer que eu conheça a família dele quando eu for pra lá e quer me apresentar aos amigos como namorada! Atualmente estou desempregada e queria comprar umas roupas novas pra passar uns dias lá pois não quero ir de qualquer jeito. Seria de bom tom eu pedir dinheiro pro meu “namorado” pra isso?

      Olá, Susanne. O que me chama a atenção no seu comentário nem é o fato de pedir ou não dinheiro, mas sim, de achar que conhece alguém pelas histórias que ele contou de si próprio. Podemos dizer o que quisermos sobre nós mesmos e não precisamos contar nenhum defeito, por isso, tenha em mente que conhecer alguém simplesmente pelo que ela fala de si mesma não é conhecer (muito menos conhecer intimamente como vc menciona). O fato de ele ter te ajudado com as dívidas da faculdade não prova que ele seja uma boa pessoa, tome cuidado. Eu, pessoalmente, jamais viajaria com alguém que ACHO que conheço. Se ele quer ir à sua cidade para conhecê-la, ótimo, afinal vc está em um local conhecido e rodeada de amigos/parentes. Mas que você viaje com ele para “sei lá onde” é algo que, nos dias de hoje, é arriscado demais. Os noticiários estão aí todos os dias provando que existe todo tipo de pessoa nesse mundo. Abra os olhos! Roupa nova para impressionar os outros é o menor dos seus problemas neste caso… Aconselho que você leia o livro Namoro Blindado para fazer uma boa escolha! Beijos

    O homem tem que ser o provedor? Em que século estamos? Então a mulher tem que ficar em casa cuidando dos afazeres, da prole e satisfazer seu marido…? Perguntinha básica… E se for um casamento entre duas mulheres? Elas vão morrer de fome?

      Acho que vc não entendeu o post…

    Oi Patricia! Estou com problemas, meu namorado e um rapaz maravilhoso, ele sustenta a familia pois o pai largou todos po uma mulher, desde então ele tem sido o provedor da casa pois passou no curso de oficiais, a mãe dele tem 53 anos e n enxerga bem, o irmão mais velho não faz nada da vida, diz q ta estudando pra concurso mas não pega em um livro, enquanto isso. Meu namorado se mata pra trabalhar e sustentar a casa e anda de ônibus por n ter como comprar um carro, agora ele vai se formar e vai ganhar muito melhor, so que pelo que observei ele ai continuar a sustentar a familia dele, e isso me perturba muito por que pelo que entendi ele quer casar e continuar sustentando a familia dele,pq o irmão n vai sair dessa vida boa r a mãe dele morre de preguiça e até disse p ele terminar de construir a casa pra morar eu e ele la e o quarto de cima ser nosso, eu não quero isso pra minha vida, tenho vergonha de conversar isso com ele por ser um assunto complicado pq ele so passou nesse curso pela familia e faz tudo por eles por ser mto bondoso mas n quero um marido que tenha que sustentar duas famílias e ja deixei mto claro p ele q eu n vou de forma nenhuma morar com sogra e que eu jamais faria isso e se tivermos discordando disso era melhor terminarmos, mas eu sono estar perdendo meu tempo nessa relação pq n tem como entrar no meio disso e dar certo, ele jamais deixará a família, e tenho medo de tenra falar isso e ficar pior a situação, nem sei como falar isso, mas eu quero logo tentar resolver pq se n ser certo eu largo logo e me recupero antes de cristalizar mais ainda, por ele ter q sustentar a familia nossas saídas são limitadas de uma forma quase inexplicável, ele até tenta e se esforca p sairmos mas e mt dificil, eu n sei o que faco me ajude! N posso dizer p largar a mãe dele de lado, mas n quero um cara que ja tem uma familia e n possui nada por n saber separar as coisas.

      Amiga, eu creio que cabe a vc tomar uma decisão. Ele já deixou claro o que quer: casar, morar com a família e sustentá-los. Agora vai de vc deixar clara a sua posição e ver do que ele vai abrir mão. Bjs

    Estou tendo um relacionamento desde outubro de 2016 meu namorado dorme e come na minha casa pelo menos tres vezes na semana e nunca arcou com as despesas. que tipo de abordagem tenho de fazer?

      Olá, Paula! Talvez minha resposta não seja muito “moderna”, mas uma vez que vc está perguntando para mim, vou responder o que eu penso, OK? Vamos a alguns pontos:
      * Vc está com um homem há menos de 100 dias e ele já passa quase 50% do tempo dormindo e comendo de graça;
      * Vocês têm uma relação íntima fisicamente, certo? Mas pelo visto, não são tão íntimos quando o tema é conversar sobre dinheiro (afinal, vc está incomodada e não sabe nem como abordar o tema);
      * Ele entrou na sua casa sem um convite? Tem dormido lá sem um convite? Tem feito as refeições sem um convite? De quem partiu esse convite para hospedagem/alimentação gratuitas? Ou ele foi ficando na cara de pau mesmo?
      Se em questão de semanas esse homem já está se aproveitando de você financeiramente, não espere mudanças, pois para ele está tudo ótimo. Quem me dera ter casa e comida de graça!
      Se vc quer minha opinião sobre a abordagem, eu diria que a sinceridade deveria vir à tona: “eu te convidei para ficar, comer etc., mas isso está me incomodando, o que vc pretende fazer daqui em diante, uma vez que eu estou lhe informando que isso me incomoda?”
      No mais, creio que se vc quer que esse relacionamento dê certo, aprenda a fazê-lo dar certo. Invista um tempo em ler o livro “Namoro Blindado”, vai ser ótimo pra vcs dois!

    Olá Patricia amei todas suas colocações. assino por baixo em todas suas colocações

    Meu namorado me emprestou um dinheiro e agr nao consigo pagar pois eu to desempregada,mais ele näo para de me cobrar,hj mam liguei p dizer q eu estava com saudades,e ele nem se quer me deu vom dia e ja veio me cobrando e falando um monte de coisas.
    Fiquei muito chateada oq eu faço?

      Oi, Vanessa. É muito difícil dizer o que vc faz tendo como base apenas esse detalhe que vc menciona. Mas, pelo que vc diz, parece que seu namorado está mais preocupado com o dinheiro do que com vc, sabendo que vc está desempregada não era hora de estar cobrando. Sinceramente, se eu tivesse um namorado que “falasse um monte” para mim, ele não seria mais meu namorado. Particularmente não aceito esse tipo de relacionamento onde há falta de respeito e compreensão zero. Eu já estaria sozinha e pagaria assim que fosse possível. Se ele faz isso agora sendo namorado, o que ele faria se fosse seu marido?

    Esse site é ótimo varias mulheres que passa mesma situação! Começei a namoara um rapaz a 4 meses, ele de familia, boa índole, solteiro , sem filhos e mora com os pais,moro tambem com os meus pais que tem uma vida estavél e me ajudam ,eu estou desempregada no momento, ele no começo me levou em lugares bem simples,nunca fui exigente, programa simples que nao chegou ser cinema,mas agora sempre esta é sem dinheiro para nada, as vezes 15 dias sem se ver, ele esperando o pagamento do mes cair…ele nao estuda,nao faz extra, diz que nao faz mas do que estao lhe pagando, ele ganha pouco;nao guarda dinheiro,ta num emprego a 1 ano e pouco, nao tem expectativa de vida por tudo que vi , mas sonha em se casar, e fico pensando como?Depender de mim? contando que os meus pais lhe deem uma casa? Estou sendo radical? Por favor me diga se estou errada em já pensar dessa maneira, nao quero ser injusta, e talves perder um homem bom? estou com pensamentos confusos…

      Creio que seria ótimo que vcs dois lessem o livro Namoro Blindado. Vai ajudar muito nessa fase de dúvidas e incertezas. Beijos!

    Oi, Patricia!!

    Excelente, tudo que você disse!

    Quando conheci o pai da minha filha, ele ficou meses me conquistando e eu por ser mais velha que ele 3 anos, pensei bastante, até que acabei me envolvendo, logo no inicio ele me contou que a mae o ajudava financeiramente e que uma vez por mes vinha limpar a casa dele, lavar roupas, trazer comidas e achei o cumulo, mais continuei e engravidei.

    Ele me abandonou gravida, assumiu outra menina postou relacionamento serio nas redes sociais coisa que nunca tinha feito comigo, e eu gravida sozinha tive que arcar com todos os custos com a vergonha de ser mae solteira enquanto ele publicava e publicava o amor eterno a outra… entrei na justiça para comprovar a paternidade, pelo fato dele ter sumido, só tinha noticias pelas redes sociais, quando a nenem nasceu ele fazia pouco tempo que tinha terminado com a tal menina, fizemos DNA, a justiça determinou pagamento de pensao.

    Ai, errei novamente voltei a ter um relacionamento com ele após o nascimento da minha filha, sem ele me assumir, ajudei ele financeiramente com 11 mil, para que ele terminasse de construir, ele alem de não me assumir não pagava pensao, e na minha casa tinha que ter sempre a cervejinha dele, enfim agora em fevereiro descobri que havia uma mulher gravida de 7 meses dele, eu não acreditei chorei muito, ele me disse que iria mudar que ia buscar uma igreja, essa mulher ele ja havia namorado no passado mais nunca assumido ela já foi viúva e depois casou-se novamente e se separou tem um filho de 6 anos, ela tem um carro melhor q o meu tem 3 casas, 1 ela mora e as outras 2 aluga e não trabalha, nem estuda… me senti muito humilhada e decidi dar um basta, dei um basta no domingo e na terça ele ja estava morando dentro da casa dela e agora posta nas redes sociais que ele esta muito feliz que família é a base de tudo, não vem visitar minha filha e me sinto perdida estou aguardando receber os 24 mil que ele me deve… e não sei se tomei a decisão certa, ou o certo era eu ter tentado novamente e chamado ele para ir para igreja comigo, eu sempre jejuei e pedi a Deus q o abencoasse, as coisas na vida dele não dão certo ele tem muitas dividas, não consegue passar na OAB após ter estudado 5 anos, e ganha muito pouco, não tem carro, tem uma motinha, e me machucou ele dizer q a vida financeira dele vai se transformar agora que tudo vai dar certo. Me de um conselho… uma luz… minha filha completa 2 anos este mes. bjs

      Lara, você precisa esquecer dessa pessoa de uma vez por todas. Se ele quisesse ser pai da sua filha já teria sido. Vc não precisa dos 24 mil dele, mas precisa seguir com a sua vida porque esse homem está te atrasando. Errou? OK, bola pra frente! Cuide de você e simplesmente esqueça dele, não olhe mais as redes sociais dele, bloqueie-o nas suas e vá viver a sua vida com Deus. Ore e jejue por vc e pela sua filha e ESQUEÇA que ele existe. O dia que ele quiser ver a sua filha, se vc quiser permitir é um direito seu, mas faça-o com cuidado e não se deixe envolver pelas conversas dele. É um aproveitador, nada mais do que isso, e se vc der uma brecha, ele vai te enganar e se aproveitar de vc outra vez. Beijos

    Bom dia, acabo de ler esse artigo e percebo que és uma mulher divinamente inspirada. Parabéns, quando o problema é nosso e mais difícil ver a solução as quando é olhado de fora tudo e aos simples. Que Deus continue te iluminando.

    Patrícia, me ajude. Estou desesperada!
    Moro com meu namorado desde o início da relação. Como ele é autônomo, começou ter muitos problemas financeiros com a crise econômica, entao comecei deixar ele usar meus cartões de crédito. Eu tenho 2 empregos e ganho bem. Acontece que ele comecou se folgar demais e gastar demais…tive que fazer varios empréstimos por causa dele e hoje devo mais de 50 mil reais! Nao sobra nada do meu salário. Comprei um food truck pra ele ter uma nova profissão, mas ele trabalha quando da vontade. E ainda diz q ele nao gastou tudo aquilo… q eu usei também . Mas eu só usei 30% do q foi gasto. Como pode uma pessoa q cuida tão bem de mim e me trata com carinho fazer isso? Até a pensão do filho dele eu tava pagando. Eu gosto dele mas agora descobri que alem de tudo ele mentiu pra mim varias vezes. Ele disse q vai se esforçar pra me pagar mas em dia de semana ta tomando cerveja! Será que eu fui extremamente burra por aceitar tudo isso? Ja mandei ele ir embora mas continua tentando me reconquistar. Ele cchora e eu acredito. Minha vida ta destruída. O que eu faço?

      Olha, Camila, é muito complicado dar palpite na vida dos outros, mas você pediu minha opinião, então lá vai! Eu acho que ele só te trata bem para continuar na mamata… Se ele quisesse mesmo te pagar, estaria trabalhando. E a gota d’água é a mentira. Não há relacionamento que se sustente onde existe mentira. Ele não vai sair da sua casa a menos que vc o coloque para fora. Seja firme porque, na minha opinião, um relacionamento assim não tem o menor futuro. Se ele sair da sua casa, te pagar e ainda assim continuar lutando para te reconquistar é porque ele realmente te ama. Fora isso, é tudo conversa mole! Valorize-se, Camila!

        Obrigada, Patrícia!
        Vou me valorizar e ler mais suas publicações. É extremamente importante a mulher ter o domínio sobre seu próprio dinheiro e eu não tinha. Deus te abençoe!

      Camila já vi casos como o seu quase identicos, e nao acaba bem….ajunte todas as suas forças e termine essa realçao, seja forte busque ajuda eomocional, mesmo que for com amigos, porque não é façil terminar…. mas se continuar essas dividas vão continuar e aumentar… pule fora o mais rapido que puder, quando se acostuma um homem asssim, nao tem mais jeito, pule fora, a divida ele nao vai pagar vc ficando ou nao com ele, caia fora porque quanto mais tempo mais vc vai sofrer. tenta ou deixa seu coração de lado,use sua razão, vc é trabalhadeira esforçada e vai econtrar alguem que trabalhe e vença junto com vc. Cria suas forças voa e confie na Justiça Divina de Deus.

        Flor de Santiago…obrigada pelas palavras de apoio! Já terminei a relação e ele saiu de casa. Estou sofrendo mas tento focar no trabalho para superar. Penso que se um dia me relacionar com alguém de novo, deve ser alguém pra somar. E nao deve me estressar como me estressou. Vou trabalhar muito minha auto estima para nao cair numa armadilha dessas de novo.

          Fico muito feliz por você, Camila!! Valorize-se mesmo!!

          Fico feliz que vc encontrou forças, de graças a Deus que ele saiu, a gente sofre muito , ficamos ali um tempo com aquela energia da pessoa, temos recaidas tem que que ter cuidado, mas nao tem sofrimento que dure para sempre, confie que logo esse sofrimento vai passar e vai estar com seu coração e espirito liberto dessa experiencia, seja firme e forte, se distraia bastante o maximo que puder, converse com amigos, trabalhe, assista filme, e assim é a vida, o importante que vc tirou essa pedra do seu caminho !!! bjsss

            Nesse caso eu sofro pelo tempo que eu perdi, nao pela pessoa que foi embora da tua vida…Na verdade temos que entender isso como um livramento, temos que nos valorizar e nos amar..Antes só ( bem de vida , reoorganizada, com dinheiro donosso trabalho na conta , pra poder usufruir comprando bem materiais pra gente e viajando principalmente). Isso sim e ser feliz consigo, bem melhor do que ficar alguem que parece uma pedra te acorrentando e te levando pra morrer afogada.

            como a meus pais sempre dizem pra mim …o marido de uma mulher independente e ter o seu emprego, nesse caso eu tenho 2( sou concursada em 2)…e nesse caso temos que ter mais cuidado pois o que tem de cidadao querendo se encostar nisso . Ja tive meus erros ( que nao foram poucos ) mas com a experiencia que vamos adquirindo temos uma percepção melhor e quando percebemos o mal temos que cortar logo pela raiz

    Olá Patrícia, muito bom o artigo, mas gostaria de tirar uma dúvida: namoro a tres anos com uma mulher mais velha de 45 anos, é funcionária pública, professora, no momento ela está de licença médica, é um namoro a distância, mas sempre nos vemos, eu trabalho, tenho minha casa, não nos casamos ainda, porque estou tentando concurso para o estado dela, já que ela é concursada em emprego estadual e eu também sou concursado, mas não consigo transferência. No entanto, apesar de sermos felizes, temos algumas questões, ela tem dois filhos, até nos damos bem, no entanto os dois filhos estão naquela fase de adolescentes, que fazem o que querem, e eu não gosto disso, então percebemos que não podemos morar todos juntos, eu já moro sozinho a quase 10 anos, sou muito chato em relação a criança querer mandar em minha casa, então só nos encontramos todos ela e os filhos fim de ano, em datas festivas, mas eu e ela sempre nos vemos, mesmo com a distancia. Um outro ponto, ela acostumou a pedir dinheiro mensalmente, percebo que ela não consegue terminar a casa dela que está em construção, ela recebe pensão do ex marido, e deu a pensão para que os filhos que inclusive exigiram essa pensão dela, para eles administrarem como bem entenderem, mas percebo que ela não controla o salário, apesar de ganhar bem. Esse mês ela pediu cem reais porque queria fazer uma viagem. Eu falei se fosse uma coisa mais necessária tudo bem, mas era algo sem necessidade, que ela poderia esperar o mês seguinte para fazer essa viagem turistica, não é viagem a trabalho, nada importante. Então tenho dúvidas se esse amor que ela diz sentir por mim, se realmente é verdadeiro, ou seu interesse é porque eu tenho uma profissão ganho bem, sou mais novo que ela, penso também que de repente ela pensa na velhice, em ter alguém para cuidar dela. Eu não quero alguém que pense assim, não quero alguém com interesse. Quando estamos juntos ela é muito carinhosa, eu gosto muito dela, mas sempre pago tudo, sempre dou presente, ela as vezes lembra de mim, ao comprar alguma coisa, mas geralmente compra miudezas, roupa usada pra mim, enquanto eu dou um celular. As vezes acho que é só interesse não apenas financeiro, mas para ter alguém para cuidar dela na velhice, já que ela percebeu que os filhos não dão valor nela. Também fico observando que ela vive de licença sem estar doente, não trabalha. E eu sou um cara muito caxias com essas coisas, não tenho dívida, não sou de faltar no trabalho, só se ficar doente. E ela é totalmente o oposto, tem dívida no banco e não liga de pagar, diz que vai deixar passar os cinco anos que prescreve o nome no serasa. Eu não concordo, mas também não fico falando, mas estou observando. E gostaria do teu conselho? não falo sobre isso com amigos, ou minha familia, porque acredito que vão falar que estou errado em continuar com ela, mas eu gosto dela. Me oriente Patricia. Obrigado.

      Olá, Reginaldo. Eu creio que devemos amar com a cabeça e não com o coração. Vc sente algo por ela, mas no fundo sabe que só daria certo se ela não tivesse filhos (como ela tem, só funciona se eles não estão por perto), só daria certo se ela cuidasse melhor do dinheiro para não deixar vc na dúvida sobre suas intenções e se ela educasse melhor os filhos. Enfim, são várias questões entre vcs que a relação só existe porque vcs vivem longe. Mas a pergunta é: como ignorar todas as diferenças?
      Aconselho vc a ler o livro Namoro Blindado para avaliar melhor seu relacionamento. Abs!

    Ola..moro com meu namorado e a mãe dele..ele ja estava sem emprego antes da gnt se conhecer, namoramos e eu agora estou sem emprego , mas quando vim morar com eles eu disse q iria ajudar financeiramente a mae dele, mas fiquei sem emprego e nao acho justo so eu ajudar sendo q o filho é ele nao eu,ele é meu namorido ele que tem que dar conta de mim..aí qualquer dinheiro q eu arranjo ela (sogra) fica perguntando se eu não vou dar nenhum troco p ela mas poxa, meu desodorante, maquiagem, creme ,remedio ,absorvente sai td do meu bolso,quando me aparece um troco. Queria um opniao sobre a melhor saida pra isso..nao temos como ter nossa casa pra nao depender mais dela ai me sinto um estorvo na casa dela. ME AJUDE!!!

      Olá, Shay. Vc está com uma pessoa que não teve que fazer nada para tê-la, essa é a verdade. Vc aceitou viver com uma pessoa desempregada (que continua desempregada) e ainda se OFERECEU para bancar a casa e a mãe dele. Foi uma escolha sua. Ele é filho dela, mas você sabia que ele não ajudava e, provavelmente, ele não vai entender porque a coisa mudou agora… Você está desempregada, OK, mas eles ainda estão esperando que VOCÊ cumpra a sua parte, afinal foi vc quem se prontificou. Vc aceitou morar numa casa que não é sua, então realmente não vai se sentir em casa, concorda? “Namorido” é uma palavra inventada para definir algo que não existe oficialmente, então, não sei se ele tem que dar conta de você, como você colocou. É como eu disse: se ele não tinha que dar conta antes, por que teria que dar agora?
      Infelizmente não são poucas as mulheres que aceitam esse tipo de situação e depois se arrependem. Aconselho que voc6e leia o livro Casamento Blindado, pois tenho certeza de que uma nova perspectiva vai te ajudar muito. Beijos!

    Patrícia, boa tarde.

    Estou namorando uma pessoa a 4 meses. Nesse período já pude notar que teremos problemas com dinheiro. Eu não ligo de dividir as despesas quando saímos juntos com ele, mas isso sempre acontece, raramente ele paga sozinho e isso me incomoda um pouco por ser começo de namoro eu acho que ele deveria ser um pouco mais gentil. No meu aniversário por exemplo ele me deu um bolo de aniversário e não me deu mais nada de presente, isso me deixou chateada. Outra coisa, ele mora com os pais e não ajuda, tem um filho que mora em outro estado e ajuda quando quer, mandando roupas, brinquedos, etc. O ideal seria eu terminar esse relacionamento agora, ou isso depende de conversar e esclarecer o que eu penso da situação e dizer que não concordo com as atitudes dele?

      Oi, Jessica! É muito difícil dizer o que outra pessoa deve fazer porque essa decisão tem que partir de você. Aconselho que vc leia o livro Namoro Blindado e o convide para ler junto. Assim vc toma uma decisão mais segura. Beijos!

    Patrícia, que lindeza de blog rs
    Quero também compartilhar contigo uma situação e saber o que pensa. Estou conhecendo um rapaz há 04 meses, tenho 30 anos e ele 24. Moro sozinha, sou independente e ele estudante de Mestrado, mora com os pais e não trabalha. A mãe lhe concede um “salário” por mê,s enquanto não trabalha. Como passei por uma experiência frustada no passado com um folgado, tenho muitas dúvidas quanto à esse novo relacionamento. Como ganho mais que ele, por vezes banco nossas saídas. Meu medo é de estar perdendo tempo novamente, mas vira e mexe penso em esperar um pouco mais, me cobro à respeito de estar colocando a frustração do passado no relacionamento atual. Enfim, o que acha?

      Eu aconselharia vc a ler o livro Namoro Blindado e tb Casamento Blindado. Acho que pode ajudar bastante!

    oi, meu caso é o seguinte: namoro há 6 anos com uma cara 23 anos mais velho que eu, empresario, bem de vida, divorciado. ha mais ou menos 8 meses ele resolveu se mudar pra minha casa…ele tem 2 filhos, uma garota de 21 e um rapaz de 18 que moram sozinhos na casa que ele sustenta. ele dá tudo para os filhos, troca o carro da filha dele todos os anos, mas nunca me ajudou a comprar um pra mim. esses tempos perdi de comprar um carro num leilao por faltar 2 mil reais e ele nao quis abrir a mao, sendo que ele só anda de toyota. além de tudo eu pago todas as contas sozinha: prestação do apto, condominio, internet, luz, minha faculdade, prestação de moveis, fatura do cartao…pago tudinho sozinha…agora estou tentando comprar um carrinho, mas sempre falta poukinho e nem isso ele me dá, ele tem muito mais condições que eu e nao quer abrir a mao,sinto que estou perdendo meu tempo, ele faz promessa ha anos de que vai quitar meu ap, montar negocio pra mim e ateh agora nada…ja tenho carta faz tres anos e ateh hoje ando a pé…acho que sao promessas para me prender…

      O que vc aceitar é o que vai receber. Vc disse: “ele resolveu se mudar para minha casa”, então concluo que ele resolve e você aceita. Vc disse: “pago todas as contas sozinha, prestação, condomínio…”, novamente concluo que ele resolveu não pagar e vc o aceita na sua casa. Quando vc entrega todo poder decisão ao outro, vai mesmo ficar só com as migalhas.

    Olá Patrícia!
    Vim pesquisar sobre esse assunto hoje por que faz 4 meses que emprestei 200 reais para o meu namorado (namoro ele faz 3 anos e 9 meses) e até hoje ele não me devolveu (sendo que prometeu me devolver em 2 meses). Emprestei por motivo de emergência, ele tinha caído de moto com um amigo, o amigo dirigia e a moto era dele, mas ele teve perdas na moto e o amigo dele pediu ajuda a ele de dinheiro pra arrumar a tal da moto. Conclusão: o cara ficou cobrando ele e ele não tinha mais em quem “confiar” senão eu, tipo no meu ver seria muito mais difícil e chato ele pedir dinheiro pra um amigo ou parente do que pedir pra mim. Enfim eu não queria dar mas dei por que me senti que seria meio sei la feio não ajudá-lo sabe? O pai dele não tinha esse dinheiro, o que acontece: a família dele é muito humilde, pai pedreiro, mãe professora de infantil e a minha família é comerciante, tenho bem mais condições que a família dele. Mas esse dinheiro foi meu mesmo, fiz um curso de maquiagem e estava guardando um dinheiro na poupança pois pretendo fazer uma viagem. Eu tenho 20 anos ele 22 ambos fazemos faculdade ele termina ano que vem. Ele já fez estagio remunerado por um ano, já estagiou nas férias voluntariamente e as vezes faz um bico com o pai dele e ajuda o pai dele nas obras. só que o que acontece> desde o comeco do nosso namoro eu pagava muitas coisas, no primeiro ano de namoro minha mãe praticamente deu a viagem de férias nossa pra ele, ele só teve que pagar a passagem dele pro local e as despesas da viagem. Então e assim foi indo quando ele tava junto minha família pagava a parte dele por mais que ele não gostasse ele não tinha oq fazer. Mas imagino que minha família acostumou ele mal e quando foram perceber era tarde demais. Enfim meus pais me cobram muito essa questão dele, e quando eu vou cobrar dele, que ele trabalhe em qualquer coisa mas que ganhe algum dinheiro até pra ajudar a família dele e não ter que ser sustentado pelos pais, ele meio que não gosta de falar sobre isso, diz que não falta comida na casa dele que não precisa. e principalmente diz que já foi atrás de muita coisa mas que não encontra por que está dificil pela crise. Uma vez iamos para belem e precipitadamente compramos a passagem dele sem eu conversar direito com minha mae, e ela nao gostou muito quando eu disse da possibilidade dele ir junto (ela alegava que como ele tem dinheiro pra passagem e não tem pra tal coisa, etc) ai final das contas, cancelamos a passagem dele, se não me engano teve uma multa de 300 reais, 100 o pai dele pagou, eu ia pagar outro 100 e outro 100 ia ser ele mas tive que pagar esse também, e acabei pagando 200 se não me engano e ayé hoje esse 100 que ele tem pra me devolver nada. E parece que ele não se toca sabe? eu amo muito ele e quero que de certo mas preciso arranjar um jeito de falar sobre isso com ele sem que pareca que eu so penso em dinheiro ou sem que ofenda ele. Enfim se puder me ajudar seria de muita ajuda! obrigada!

      Olá, Bruna! O que eu vejo nesse relato todo é que vc está há 4 anos com uma pessoa que, financeiramente, está parada e acomodada. Cabe a você decidir se é alguém assim que deseja ter ao seu lado. O problema não são os 300 reais que ele lhe deve, mas o fato de não ter perspectivas de crescimento. Problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcio, então, pense bem se vc quer sustentar alguém depois de se casarem, pois não creio que ele vá mudar. Aconselho que vcs leiam o livro Casamento Blindado e que decidam-se a mudar ou escolham seus caminhos. Bjs

    Olá, boa noite! Amei seu site, a Sra poderia me ajudar?!

    Bom, namoro há 7 anos (sim 7 anos) e o grande problema do nosso relacionamento é financeiro. Meu namorado não para em emprego nenhum, e vive endividado. O problema é que vive me pedindo dinheiro emprestado, prometendo pagar porém muitas vezes não consegue pagar justamente por ficar desempregado novamente. Devido a isso já me endividei por ter que cobrir gastos que não eram meus mas que estavam em meu nome (cartão). Entretanto ele nunca me emprestou dinheiro… aliás, odeio pedir dinheiro emprestado seja lá pra quem for. Nessa enrolação o tempo vai passando, ele na casa dos pais eu na da minha mãe e não decidimos nosso futuro. Acabo ficando acomodada tb, pq como visualizar um futuro com uma pessoa dessas. Ainda tem mais, quando ele me pede dinheiro que não empresto ele se faz de ofendido, e que um dia vou precisar dele, como se nunca o tivesse ajudado ou seja…só presto se ter dinheiro disponível o tempo todo. Não sei oq fazer, sinceramente. Aliás até sei, mas acho que falta coragem. Obrigada.

      Eu tenho certeza de que vc sabe o que fazer, então, quanto mais tempo levar, mais tempo vai perder. Coragem e vá em frete! Bjs

        Muito Obrigada! 🙂

    Boa noite. Conheci hj seu site.
    Estou namorando um rapaz de 28 anos q tem 2 filhos de mulheres diferentes.
    Eu nao tenho filhos.
    Qdo ele recebe me leva pra jantar fora. O resto do mes só pindura. Me liga dizendo q vai sobrar 27,00 depois q pagar tdo.
    Fomos pra praia 3 vezes. Uma vez ele me pagou um lanche, nas outras não gastou um centavo, mas dinheiro pro cigarro tinha e fez questão de curtir todo o feriado na praia.
    Esses dias fomos no Mac e na fila ele falou: Vc paga o seu. Me senti muito mal. Sou formada, fazendo pos, como o q quero, como o q quero.
    Ele vive reclamando da chefe mas nao tem peito pra fazer uma faculdade.
    O tempo q não ta trabalhando so fica no zapp.
    Pra ele nada da certo. Minha mae disse q ele e um aproveitador.
    Tenho um carro da Ford. Ele disse q não gosta de carro da Ford.
    Disse q meu celular é antigo q um dos meu óculos é velho.
    A mãe dele disse q ele deve 900,00 pra ela e fica postando foto no face na praia e q comprou moto.
    No fim de semana fui c ele na casa da ex pra ele ver a filha q estava fazendo aniversário. Resultado: Presenciei uma discussao horrivel. A ex disse q ate hj a filha está esperando o ovo de pascoa q ele prometeu.
    Dia das crianças ele não deu nada também.
    A ex sogra pediu pra ele levar um danone e biscoitos pra neta. Ele respondeu q ganha pouco e disse pra ex: vai no juiz reclamar da pensao mas cuidado pra ele não abaixar mais ainda. Pelo q entendi ele da 120,00 reais.
    Fiquei horrorizada c tdo q ouvi.
    E so pra finalizar, antes se começar a namorar c ele, ele me deu um gelo e disse q tinha engravidado mais uma menina, depois de 5 dias disse q era mentira. Achei isso tao grave e mesmo assim iniciei um relacionamento.
    Ou seja, o relacionamento começou c uma grande mentira.
    Falou q sempre se ferra nos relacionamentos.

      Amiga, vc relatou um relacionamento que não tem nada a ver com um namoro. Vc está linge de dizer que namora… no seu lugar, eu me livraria dessa pessoa HOJE. Não serve nem para amizade (com perdão da franqueza). Vc merece uma pessoa à sua altura. Bjs

    Estou num relacionamento a 1ano e 4meses meu namorado trabalha e eu não ele não m da dinheiro apenas sai cmgo e paga a conta não k ele seja obrigado mas penso eu ele como namorado devia pelomens dar uma mesadinha pra fazer o bolso ajuda pfv?

      Eu conheço mesada de pai para filho, mas de namorado para namorada nunca vi…

    quero fazer parte o que faço??

      Esse post é de 2015, mas vc pode participar do desafio que começou ontem aqui no blog. Bjs

    Olá, queria tirar minhas dúvidas, meu namorado trabalha,já tem quase 2 anos. Conheci ele por uma irmã dele, somos evangélicos e vamos a igreja juntos. E uns tempos atrás, eu disse que tenho uma renda extra. Agora ele fala que vai abrir uma loja de roupa pra ele com minha renda, porque não quer trabalhar para os outros. Pode isso?

      É vc quem decide se pode ou não…

    olá Patrícia, tudo bem? Estou namorando a 3 meses e meu namorado saiu do emprego pra trabalhar por conta própria, mas ainda está começando e está endividado.Tenho observado um certo descontrole com relação ao uso do dinheiro, por ser mais novo que eu e por morar com os pais também, não observo senso de responsabilidade. No entanto, ele quer casar,e já expliquei pra ele que só caso depois que ele quitar as dívidas, pois eu tenho nome limpo e trabalho estável, situação financeira um pouco melhor que a dele. O que eu faço, as vezes me sinto a mãe dele, em ter que pagar o lanche, e outras coisas …Devo não me importar com isso e ajudá-lo, investir nele, no negócio dele, para ajudá-lo a pagar logo suas dívidas e nos casarmos?ou observar a atitude dele, se ele vai lutar pra trabalhar mais e se estabilizar .

      Como vc está perguntando a minha opinião, eu diria o seguinte: se vc não quer parecer a mãe dele, não haja como mãe dele. Eu não pagaria as dívidas para casar, pois isso só vai mostrar para ele que vc está lá para isso: resolver os problemas que ele criou sozinho. Se vc fizer isso, creio que terá de fazer muitas outras vezes. Eu esperaria para ver se ele realmente está empenhado em fazer o negócio dar certo e não ficaria pagando suas contas. Se ele não tem dinheiro para sair, essa é a realidade dele e, uma vez estando com ele, tb é a sua. Caso contrário, vcs vão casar e vc vai viver pagando as contas… pense bem, pese a idade e não se case com dúvidas. Aconselho que vc leia o livro Casamento Blindado, pois vai te ajudar muito! Bjs

        Muito obrigada pelas dicas. Vou ler sim com certeza. Olhando os outros comentários, vejo que tive atitudes muito erradas, como a exemplo da colega abaixo, eu viajei com ele, pagando a maioria das despesas…mesmo com tão pouco tempo de namoro. Vou tomar atitudes diferentes daqui pra frente.

    Olá, Patrícia!

    Estou namorando a pouco tempo e meu namorado deseja fazer uma viagem como não estou podendo gastar por agora ele se propôs a pagar minha parte da viagem. Seria correto eu aceitar?

      Eu acho que o problema não é a questão financeira, mas sim, o fato de já se mostrar disponível a viajar com uma pessoa que vc começou a namorar há pouco tempo… Eu não iria por que teria que conhecer muito bem alguém com quem iria viajar e não por causa de quem vai pagar a conta. Bjs

    Olá estou revivendo este tópico pois estou passando por um problema familiar minha namorada que faz um mês que com vamos já me pediu dinheiro emprestado 200 isso é normal? Já me preocupa

      Fique de olhos abertos!!

    Bom dia Patrícia, me ajuda em uma questão .
    Namoro a 1 ano e meio , mas meu namorado nunca tem dinheiro sempre diz que não tem dinheiro para sairmos e por conta disso discutimos direto ,pois ele sempre diz que pagou as dividas e deu uma enorme para dentro de casa,até aí eu não vejo problema pelo contrário,acho certíssimo ajudar a família ,mas o que eu não entendo é que temos apenas um dia no mes para sair ,se eu quiser sair no domingo não podemos pq já temos uma data certa ,pois ele sempre diz que tem o dinheiro contadinho para nossa saída .
    Eu pedi a ele uma ajuda de 50,00 por mês para me ajudar com a passagem da faculdade pois é muito cara,mas ele me deu mil e uma desculpas para não me ajudar .
    Patrícia sinceramente eu penso em terminar com ele ,pois já que é para ficar com um rapaz que nunca tem dinheiro para nada ,eu prefiro ficar solteira.Eu até pensei em pedir essa ajuda para o meu pai em relação a passagem ,mas por eu estar namorando achei melhor pedir ao meu namorado ,e ele ainda quer me pedir em casamento,mas eu não vejo condição nenhuma para casarmos . Patrícia o que você acha em relação a me separar dele ??

      Acho que vc já tomou sua decisão e ela cabe somente a vc. O que eu sugiro é que vc leia o livro Namoro Blindado para saber o que significa essa fase. Bjs

    OLÁ PATRICIA, AMEI SUA POSTAGEM, O MEU NAMORADO DE 3 MESES RECEBE E LOGO FICA DURO, E OUTRO DIA QUESTIONEI O EMPREGO DELE, POIS NÃO TEM ESTABILIDADE NO EMPREGO, E COMO QUEREMOS CASAR, FALEI QUE ESTAVA COM DUVIDAS SOBRE A PARTE FINANCEIRA DELE, FALEI CASO ELE FICASSE DESEMPREGADO COMO SERIA. ELE NÃO GOSTOU, FICOU MUITO CHATEADO E QUERIA TERMINAR, EU FALEI SINTO MUITO, POIS HOJE TENHO UMA VIDA PARCIALMENTE ESTÁVEL E QUERIA QUE MEU COMPANHEIRO TBM TIVESSE, ENFIM, ELE NÃO GOSTOU NADA DISSO E SE SENTIU HUMILHADO, VC PODE ME ORIENTAR, OBRIGADA E BJÃO

      Oi, Ely! Eu creio que você deve avaliar a situação como um todo e não só a questão financeira. Primeiro: vcs estão juntos há apenas 3 meses e vc já quer casar? Vc acredita que o conheça suficientemente para tomar essa decisão? Segundo: se vc não tem liberdade de tratar de assuntos mais delicados (como dinheiro), como será o relacionamento de vocês? Se ele é capaz de “ameaçar” de terminar só por causa de uma conversa que aparentemente, faz todo sentido, você acha que casando a coisa vai melhorar? Pense bem! Aconselho que vcs leiam o livro “Casamento Blindado”, pois estou certa de que vai ajudar bastante. Beijos!

    Oi patrícia, parabéns pelo blog!
    Espero que me ajude assim que puder porque estou meio confusa!Tenho 24 anos, faço faculdade(estou no último ano) e de momento estou desempregada, já apareceram oportunidades de emprego mas o horário não permitia porque estudo numa universidade pública e não tenho como escolher o horário que eu quiser para estudar, de momento dependo financeiramente dos meus pais e meu irmão. O meu caso é o seguinte : Conheço um jovem de 26 anos há 7 meses e namoramos há 3 meses. Ele trabalha como engenheiro civil e ganha muito bem (Ele já mencionou várias vezes nas nossas conversas). Eu nunca pedi nada p’ra ele nesse tempo todo que ficamos porque nunca achei necessário porque o que recebo(apesar de pouco) consigo me virar. Acontece que ele estava a passar por problemas financeiros porque teve que dar todo o salário p’ra pagar faculdade de 2 sobrinhos e eu entendi perfeitamente porque a irmã não estava podendo dar conta(ela é viúva) eu até me disponibilizei para ajudá-lo nas despesas de alimentação dele mas ele não quis. Depois de um mês a situação voltou ao normal, recebeu o salário e estava tudo bem. Mas acontece que depois de alguns dias ele me diz novamente que a irmã quer que ele pague de novo a universidade dos filhos dela e eu perguntei o que ele estava a pensar em fazer mas ele não quis falar nada a respeito e eu não quis insistir e ficamos assim. Passado 1 mês(sei que já havia recebido outro salário porque ele me contou qual dia recebe.Então, se ele pagou pela segunda vez a faculdade dos sobrinhos,ele já tinha outro salário ) E nesse tempo, eu comecei a passar por algumas dificuldades financeiras e contei p’ra ele ,o que me deixou triste é que ele não comentou e nem se disponibilizou em me ajudar(mesmo sabendo que não trabalho e que os meus pais estavam passando por uma fase complicada). Não que eu espero que ele Banque TUDO que é meu nessa fase do namoro mas esperava que ele fosse um pouquinho empático e me ajudasse pelo menos com o mínimo que pudesse mas ele não fez isso. As vezes ele me ligava na hora do almoço perguntando se eu estava almoçando(porque estudo de tarde)Eu dizia que não estava por falta de dinheiro mas ele só ouvia, não dizia nem fazia nada A respeito. Sendo que eu sou quem ele diz querer p’ra sua vida, poderia cuidar de mim ao menos nesse aspecto não ? Se ele tem condições porquê não me ajudar? será que estou sendo injusta ao pensar assim? Nesse tempo de namoro a cada encontro sempre tento levar um presente ou lembrança p’ra ele mas ele nada. Eu cuido dele, da nossa relação mas não sinto reciprocidade, não sinto que ele cuida de mim. Ele para além de trabalhar está escrevendo monografia e ficamos sem nos vermos as vezes por 3 ou 4 semanas. Eu não estou me sentindo muito bem com a minha relação, preciso de conselhos, porque não quero terminar, quero resolver mas tenho medo de perder meu tempo. Analisando o que ele me fala, ele gasta tudo que trabalha com a família e necessidade dos sobrinhos dele e nem se quer pensa em mim, vale a pena avançar nessas condições ? Obrigada !

      Olá, Melinda!
      Eu aconselho vcs a lerem o livro Namoro Blindado antes de tomarem alguma decisão. Temho certeza de que vai ajuda-los. Beijos!

    Oi Patricia, gostaria de um conselho seu. Conheci um rapaz e vamos fazer dois mês de namoro, ele tem interesse de casar e falou que não quer demorar muito, ele mora com outra pessoas e estar querendo morar sozinho. Ele me propos nessa nova casa que ele vai alugae pra ele morar de comercarmos a comprar a mobilia já para nosso futuro casamento. Não sei se estou pensando errado, mas acho nosso namoro muito recente para estarmos divindo essas coisas. As vezes acho que ele quer resolver o lado dele e estar me usando para tornar os gastos mais leve pra ele. Moro com minha mãe tenho minhas responsabilidades dentro de casa, como posso me envolver com despesas com namorado om tão pouco tempo de relacionamento? Me incomodo também porque ele não tem cartão, ele quer comrar tudo no meu. Até quando saimos ele pede para comprar no cartão que depois pagamos. Estou organizando minha vida financeira e estou com muito receio de acabar me endividanudo e isso me prejudicar e o relacionamento uma vez que me sinto responsável de ajudar financeiramente.

      Vivian, um relacionamento de dois não permite a nenhum dos dois se conhecer a fundo para pensar em casamento. Eu não posso dizer que ele está se aproveitando de vc porque não o conheço, mas infelizmente, a sua narrativa indica que sim. Eu não empresto cartão nem para quem conheço a anos, o que dirá para quem conheço a dois meses. Essa atitude dele não me parece nada confiável. Deixe que ele mobilie a casa dele dentro das condições que ele tem. Se ele não tem cartão, que compre com boleto, à vista ou dinheiro. Cada um deve dar o passo conforme a perna! Beijos

    Boa noite! eu estou perdida sem conseguir resolver esse problema, meu namorado mora em Santos/SP e eu estou em Sergipe, ele quer que eu peça demissão, mas porém ele não sabe que estou cheia de divida, o dinheiro da recisão não é o suficiente pra poder quitar todas e o pior pedir demissão só vai me trazer mais dor de cabeça, o que faço? falo a verdade pra ele, pq ele está querendo que eu vá embora e eu não posso deixar o trabalho e o pior ficar devendo pras pessoas

      Você deve falar a verdade, sem a menor dúvida.

    Boa tarde.Parabens pelo trabalho. Gostaria de um conselho: sou evangélica, divorciada, 2 filhos , tenho casa e carro próprios, sou funcionária pública, tenho 35 anos. Estou namorando um homem de 41 anos, evangélico, sem vícios, temente a Deus. Ele planeja nosso casamento, porém mora com os pais e eles o bancam em tudo. Ele alega q os pais precisam dos cuidados dele, já q o pai teve a vc. Realmente o pai não pode ficar só, e ele diz que se sacrifica por eles. Mas a mãe dele me disse esses dias que ele que e muito acomodado. O q fazer? Em quem acreditar?

      Oi, Flavia! Eu acho que uma mãe não mente sobre os filhos quando o assunto é não falar bem… Geralmente elas os defendem com unhas e dentes, então, por que ela mentiria? E mais: na prática ele depende mesmo dos pais, não é verdade?
      Do que ele vai viver depois que vcs casarem? Vai continuar dependendo dos pais ou de você?

    Dúvida..emprestei um dinheiro para o namorado…..largamos ele voltou com a ex…. desapareceu.nao atende telefone…..devo ligar para a ex pedindo fone ou falar o que se passa e me desculpar.

      Oi, Leila! Difícil opinar sem conhecer as pessoas, mas eu acredito que se vc tiver outra forma de conseguir o telefone dele sem ser com a ex e sem falar do que se trata poderia ser melhor. Bjs

    Se o namorado pediu dinheiro emprestado e não pagou há mais de ano da data combinada? Não deu importância para isso. Significa indícios de que não dará certo?!

      Significa, no mínimo, que vcs não têm uma boa comunicação. Pense nisso.

    Tenho um namorado que conheci virtualmente,ele mora fora mas já veio me ver 2x esse ano, estou passando por um problema financeiro sério pq o pai dos meus filhos esta desempregado e n consegue contribuir c a pensão, o namorado tem uma situação financeira boa e mantém a ex esposa muito bem, falo dos meus problemas mas ele nunca se ofereceu para me ajudar, to tão incomodada c isso, pq ele vive dizendo q me ama, q quer casar, q sou a mulher da vida dele, mas deixa eu ficar numa situação difícil, Estou querendo demais ? Devo conversar c ele minha inquietude?

      Oi, Aline! Emtendo o seu incômodo, mas a verdade é que a questão não é de responsabilidade dele, concorda? Se o pai não está empregado e não busca outra forma de suatentar os próprios filhos, não é certo passar essa função para outra pessoa. Até porque o seu namorado já tem suas responsabilidades com a família anterior. Pessoalmente, essa é minha opinião. Quem tem de tomar providências é o pai. Espero que entenda. Bjs

    Boa Tarde Patricia ,
    Tenho 23 anos e meu parceiro 25 , namoramos a 2 anos e meio e pretendemos nos casar , ambos trabalhamos e temos uma boa renda , ele quer muito sair da casa dos pais e morar comigo ou sozinho devido a problemas familiares.Tive vários pontos negativos que o fizeram ficar com o pé atras no quesito confiança financeira ( minha família dependia muito de mim , gastava com bobagens , não economizava e nem pensava muito em casamento ) atualmente todos esses problemas estão resolvidos , casar e crescer com ele é uma prioridade para mim , mas sei que meu parceiro ainda não se sente a vontade para confiar em mim plenamente houve um período em que ele decidiu que compraria uma casa sozinho mas depois do meu amadurecimento ele reconheceu colocou que compraríamos a casa juntos novamente mas sei que as vezes ele ainda fica com o pé atras .
    Não sei como recuperar a confiança dele nesse ponto , venho tomando as atitudes mais sensatas , me organizando , economizando , conversamos sobre isso mas sinto que ainda tem algo que me escapa . Tem algo mais que possa fazer ? Quero muito que ele sinta a segurança e estabilidade que ele me passa .

    Amei seu Texto , me ajudou a ver a situação do angulo de vista dele para mim e reforçar minha visão sobre ele financeiramente e consequentemente emocionalmente .

      Oi, Beatriz! Confiança é algo que vem com o tempo e não há como acelerar o processo. Vc reconheceu seus erros e mudou de atitudes, agora é perseverar em demonstrar esse amadurecimento. Bjs!

    “a vida financeira é a segunda maior causa de divórcios no mundo”

    Mulher só pensa em dinheiro mesmo não tem jeito

      Você precisa ler o post novamente, no mínimo, para entender o que está escrito…

    Boa tarde Patrícia! Parabéns pelo seu trabalho, descobri agora e já quero adquirir alguns livros.
    Estou num relacionamento de 6 meses no total. Eu sou alguém que se importa muito com questão financeira, e crescimento, etc. Acontece que estou com uma pessoa que me faz bem, me respeita, e que acredito que gosto, pois me faz bem. Porém, logo quando nos conhecemos, ele demonstrou que queria namorar comigo. Entretando, eu sempre o enrolei porque ele tem 28 anos, não tem carro (usa o dos pais), tem apenas uma moto velha (que eu já disse que não gosto, e ele fala que não sou humilde porque tenho vergonha de andar com ele nessa moto, e eu não gosto mesmo e digo isso a ele), e quando queremos sair e o carro dos pais está coma irmã dele, vamos na minha moto que está conservada e é 2017, não tem uma faculdade (só um curso técnico), e trabalha com o pai e está atualmente ganhando pouco. Ele já passou num concurso municipal certa vez, mas disse que não compensou e voltou a trabalhar com o pai. Eu, tenho 22 anos, estou na metade da minha faculdade, sou funcionária efetiva do município. E tem aproximadamente 4 meses que eu sai da casa dos meus pais. Logo, tive que comprar toda mobília básica, e estou pagando aluguel, então, não me sobra nada praticamente.
    Ele banca todos os passeios, finais de semana sempre comemos fora, não preciso me preocupar em fazer comida nos finais de semana.. Apesar que ele já soltou alguns comentários “que está gastando demais, e que certamente não vai conseguir fechar o mês com dinheiro se continuar gastando como está”. Eu até entendo, e fico calada. E agora estou economizando tbm porque eu estou até o talo de dívidas, fico aliviada só em julho desse ano. Ele já comprou roupas, presentes, etc, penso que num mês ele deve ter gastado uns 600/700 reais comigo só em “presentes”, fora nossas saídas frequentes (devido o período de férias e recesso do trabalho), agora ele está com o costume de pagar minha água, ele diz que gostaria de ajudar mais, mas ele me ajuda no limite que ele pode, e eu entendo, e sinto que tais coisas são pra mim demonstração do sentimento dele por mim. Temos apenas 2 meses e meio de namoro mesmo (oficial). Ele está construindo a casa dele, aos poucos, mas está. Incentivo ele a estudar pra concurso, e pra vestibular pra fazer uma faculdade. Pois o pai dele vai se aposentar e pediu a ajuda dele durante uns 3 anos, e depois vai dar um bom capital pra ele poder trabalhar.. Mas ele está ganhando pouco, porque tem o irmão que decidiu estudar medicina fora do país e o meu namorado acaba ajudando indiretamente, já que seu salário que já era pouco foi reduzido mais ainda. Mas ele não reclama, noto que ele tem um bom coração, mas eu incentivo a ele não ficar a depender só do pai dele e pensar em outros meios de ganhar dinheiro, ele faz os corres dele (comprando e vendendo coisas, carros, tratores, enfim, picaretagem). Mas o salário fixo dele é de um aluguel de um terreno que é do pai dele. E a casa que ele está construindo, está sendo construída num terreno que o pai dele deu pra ele. Ele diz que esses “anos” trabalhados para o pai dele vai servir de alguma coisa. Eu digo que falta a ele ambição, mas ele diz que tem ambição sim, mas que não acredita que se cresça financeiramente de uma hora pra outra. E que eu não tenho ambição, que sou gananciosa, porque ele sabe que eu já fui acompanhante (sexo) e cobrei por isso, pois eu estava apertada e precisando de dinheiro. Ele me aceita mesmo assim. Sinto que eu estou começando a gostar dele mesmo, mas quero ver ele crescer. Antes de namorarmos, eu vivia terminando o rolo e voltando com ele. Na verdade, eu queria algo sem compromisso, e ele não aceitava que fosse assim. Então, eu cedi, aceitei começar um namoro. Ele me pergunta se nosso relacionamento vai dar certo mesmo, na verdade, ele sempre quer ter DRs e eu odeio isso. Mas eu faço o máximo possível em ser sincera com ele, pois quero que ele sabe todas as minhas expectavas e vontades, de maneira que dê pra ele “ver” se dá pra ele. Então, a minha resposta sobre se o relacionamento pode dar certo é que vai depender de algumas circunstâncias. E nisso, eu não sei bem se estou sendo compreendida por ele, mas quero dizer trabalhar, estudar (pois ele diz que não é muito chegado em estudar, mas noto que ele é trabalhador) pra aumentar a renda, e crescermos juntos e conseguimos nossas coisas.

    Ah, e outro detalhe, ele já me emprestou dinheiro. Dinheiro este que estou o pagando parcelado. Sei que soa mal, mas certa vez, na brincadeira, perguntei a ele se ele deixaria eu ser “acompanhante”, porque queria quitar todas minhas dívidas logo e ele disse que não e ficou extremamente chateado e se sentindo incapaz de oferecer o que eu preciso. Já me perguntou se ele está sendo um empecilho na minha vida. Eu digo que não. Infelizmente, esse mês eu pretendo fazer uns acompanhamentos, porque quero quitar um empréstimo que fiz no banco. Não queria fazer isso, mas não sinto que vou traí-lo. É só como se fosse uma profissão de massagista. Sei que ele jamais aceitaria isso, e tenho medo de chegar a descobrir, não fiz ainda. Não tenho coragem de pedir, pois ele já me emprestou, e ele não pode ficar me sustentando. Mas conseguindo algum dinheiro, não pretendo fazer mais isso, e me controlar, pois costumo ser muito impulsiva em qualquer área da minha vida. Estou tentando mudar isso em mim.

    Não quero perdê-lo, e tbm não sei se quero tê-lo por toda vida. Estamos nos conhecendo, e eu estou vendo no que vai dá e se vai dar. Porém, tenho pressa em resolver algumas coisas, como essa dívida, e tem como eu não passar tão apertado caso eu quite ela toda, ou parcialmente. Mas pra isso, terei que ser acompanhante. (obs: acompanhante é só um eufemismo)

      Olha, Kate
      O seu menor problema é dinheiro, namoro ou dívida. Vc é alguém que não ama nem a si mesma. Vc precisa de uma mudança interior, de um novo sentido para a sua vida.

    O meu namorado falou isso pra mim.. Por que chegou a tal conclusão? (Não me sinto ofendida)..

    Desacreditei muito em várias coisas.. Não sei bem o que a Dr quis dizer em sentido.. Talvez eu não tenha, não sei. Os valores são líquidos, a moral é líquida.. É nisso que acredito..

      Os valores e a moral não são líquidos, eles estão líquidos no seu ponto de vista. Em poucas palavras, vc precisa de Deus. O buraco que vc tem dentro de si é exatamente do tamanho dele e nada vai preencher.

    Se eu preciso de tal mudança, o que me sugere?

    Uma amiga tbm já me disse isso. E se muitas pessoas falam, e até mesmo você por ler um simples relato meu, então devo considerar. Por favor, me diga, não entendo isso.. Como assim “eu não amo a mim mesma”? Eu não consigo entender porque eu trabalho, estudo, sei que com esforço tenho capacidade de passar no concurso que eu quero e alcançar um cargo com remuneração acima da média, enfim.. Não consigo compreender mesmo..
    Obs: só sai com 3 homens.. Sou muito criteriosa quanto a isso.. Realmente eu não saio com qualquer um nas vezes que precisei fazer acompanhamento. A cidade é pequena, não quero ter o nome manchado..

      Vc acha que “ter” e “fazer” é mais importante do que “ser”, por isso, para ter e fazer o que quer, vc vende o seu ser a qualquer um. São 3 homens que pagam por algo que jamais deveria ser vendido, então, eles são “qualquer um” sim, não se iluda. O seu nome pode não estar manchado na sua cidade, mas e a sua alma, que cor ela tem quando vc olha no espelho? Nem seu nome real vc pode usar, não é mesmo?

    Ok.. Obrigada pelo feedback.

    Bom dia Patrícia

    Gostaria de agradecer o seu artigo e as publicações nos comentários (fiquei procurando uma que se encaixasse com o meu caso). Como não tenho experiência em relacionamentos, já que este é o meu primeiro, estive sem chão e com quem conversar a respeito. Por isso adorei ter jogado no Google minha aflição e ver que ela é tão comum em seu artigo.

    Estou num relacionamento de quase 8 anos (tenho 30 anos e ele 29), moro com minha mãe viúva e minha irmã e ele com sua avó, tio e pai. Já somos formados e estou no mesmo emprego desde que me formei, contudo não sou registrada e comecei de 2 anos para cá ganhar razoavelmente bem. Sempre ajudei em casa, mas sou controladora, gastando em coisas do meu interesse e ao mesmo tempo reservando dinheiro. Temos ambos um serviço extra de aulas online, o que me ajuda a reservar esse salário para uma futura casa, já que desde os meus 18 anos não estou feliz em ficar na casa de meus pais dependendo deles.

    Ele por sua vez conseguiu agora iniciar sua carreira como professor concursado, está ganhando até que bem, mas teve outros momentos em sua vida que um conseguiu serviço extra para o outro (eu e ele). Ele ajuda em sua casa muito mais que os outros, mas nunca gastou com ele, sendo que sua avó o mima com comida e com roupas de brechós. Ele é uma pessoa carinhosa, muito sociável e com uma luz maravilhosa (por isso me apaixonei), no entanto é muito tranqüilo e sempre esteve satisfeito com o que tem e com a vida que leva.

    Quando solteira eu era “pão-dura”, mas quando comecei a namorá-lo aprendi que podia aproveitar melhor a vida e ao mesmo tempo economizar. Sempre sonhei em formar uma família e ter filho antes dos 25, mas não consegui. Após 3 anos de namoro, achei que era necessário conversarmos sobre o nosso futuro juntos, por isso houve 3 momentos distintos financeiramente: o 1º ele ganhava bem mais do que eu e esperava uma iniciativa dele de começarmos a juntar dinheiro juntos, mas nunca veio, levando a minha primeira decepção… A 2ª vez eu comecei a ganhar bem, abrimos uma conta juntos, mas veio mais contribuição da minha parte do que da dele; enquanto ele alegava ajudar em casa e tinha gastos com o carro eu pagava os nossos passeios e as viagens de mestrado, já que ele me levava para vários lugares com o seu carro… Veio a 2ª discussão (2 anos atrás), onde eu disse que ele não queria as mesmas coisas que eu, ele me respondeu que queria morar comigo e ter filhos, mas queria fazer td certinho, ter um emprego fixo, mas o que eu estava querendo era luxo e ele não poderia me dar… Continuamos a vida, enquanto eu guardava o máximo de dinheiro para a futura casa e a 3ª vez chegou agora nesse mês… Agora que ele tem um emprego fixo, começamos a ver algumas casas, no entanto quando fui perguntar quanto estava sendo os gastos deles no mês e quanto ele poderia guardar no banco e ele me respondeu que eu estava controlando sua vida financeira e ele só deixaria depois de casarmos…

    Estou nesse momento agora que tenho que conversar novamente com ele, mas estou cansada dessa vida… Amo-o muito, mas me sinto mal ter que dormir todo o final de semana na casa da avó dele e as decepções que andam ocorrendo, pois sempre fui aberta no nosso relacionamento quanto ao que eu queria e sempre pedi o mesmo da parte dele. Não quero obrigá-lo a sair de casa e casar comigo, mas não vou me sujeitar a morar em qualquer lugar, passar sufoco e ter um filho sem me casar e estar bem financeiramente. Acredito que essas coisas devem ser feitas juntas, como um casal, mas pelo o que eu estou percebendo, eu terei que fazer por mim e para mim…

    Grata por ter lido até aqui e espero uma luz nesse fim de túnel para eu poder tomar uma atitude corajosa e definitiva!

      Olá, querida! Lendo o seu relato fica claro para mim que vc sabe o que deve fazer. Sinceramente, ele teve 8 anos para alinhar os objetivos dele com os seus. A vida para ele está cômoda e não vejo motivos para que ele mude. Oito anos é muito tempo e, como eu mencionei, acho que vc sabe o que fazer. Aconselho que vc leia dois livros: Namoro Blindado e Casamento Blindado. Vão te ajudar! Bjs

    Obrigada Patrícia pelo retorno.

    Creio que com a leitura do seu artigo e das experiência relatadas eu já sabia o que fazer… Só precisava que alguém confirmasse os meus pensamentos.

    Obrigada pelas referências! Bjos!

    bom dia namoro a cinco anos estamos noivos quero comprar a casa propria e estou guardando pra isso nos dois trabalhamos em dois empregos o problema é que eu guardo e ele não sempre faz contas e eu estou deixando de comprar pra dar prioridade a comprar a casa. não sei o que faço consegues me dar uma luz ? pensei que talvez morando ele muda-se

      O casamento apenas potencializa as atitudes de cada um. Haver mudanças é MUITO difícil. Se ele não mudar agora que vcs são noivos, por que mudaria depois de casados e acomodados?

    Boa tarde Patrícia
    Como estava precisando de encontrar alguém para me dar orientação sobre meu relacionamento.
    Estou em um relacionamento que vai se fazer 9 anos em Setembro (6 de namoro 3 de noivado),e difícil estar numa situação dessa e não saber o que fazer,com esse tempo juntos compramos dois lotes porém um já esta quitado e o outro não,no momento só ele esta trabalhando e em uma boa empresa,sempre ajudei quando pode.
    Só quando falo em casamento ele acha que tem que ter a casa própria tudo no jeito,mas sei que quando queremos não e assim.
    Ele mora com seus pais e eu também e ajuda na criação de seus sublinhos não discordo que tenha quer ajudar mas sua irmã escolheu essa vida para ela ser mãe solteira de dois filhos acho que não e justo ele me deixar de lado.
    Sinceramente não sei o que fazer já disse para ele esse ano e o último ano sem mais…me dar uma alerta Patrícia o que fazer para mudar essa situação. Sonho em construir uma família. Aguardo sua resposta o mais rápido possível
    Desse já agradeço

      Aqui vai o alerta que você PRECISA: se ele não se decidiu em NOVE ANOS é porque claramente não quer se casar. Isso é claro como o sol ao meio-dia e você já deve saber. Você já perdeu 9 anos da sua vida, quantos mais está disposta a perder?

    Oi, bom dia ❤

    Preciso da sua ajuda rs

    Eu namoro um um rapaz a 5 anos, noivamos tem 1 ano. Meu noivo tem 31 anos e eu 24 anos.

    Eu e ele sempre fizemos tudo juntos em relaçao a dinheiro.
    Começamos a juntar dinheiro quando tinhamos 3 anos de namoro, sempre pensamos no fururo. Conseguimos comprar nossa casa a dois anos atrás, meu noivo teve que vender tudo, vendeu o carro dele, vendeu moto e outras coisas de valor que ele tinha, pra poder inteirar no dinheiro e dar entrada na casa.
    Mas tivemos que arrumar a casa toda, gastamos muito dinheiro, e agora que a gente conseguiu terminar de arrumar a casa, a casinha está do jeito que a gente sempre sonhou rs
    Nós ainda nao nos mudamos para a casa. Ainda temos que comprar os móveis.
    Em todos esses anos eu sempre ajudei e fiz minha parte pra juntar dinheiro e ajudar ele nas despesas da obra. Nos enrolamos bastante nos ultimos anos em relaçao a dinheiro, quase n estamos saindo pra lugar nenhum. Ele ainda mora com os pais dele e eu com os meus pais. Nós vemos apenas nos finais de semana. Ele é formado em engenharia de produçao e trabalha na area dele. E ganha bem. E eu trabalho com minha mãe e ganho 2 salarios mínimo.
    Tem uns 4 meses que minha mae adianta meu salario, pq o cartão do meu noivo vence dia 30 e eu só recebo no dia 10. E esses meses foram criticos pq eu dou meu pagamento todo pra ajudar no cartao de crédito, n sobra um centavo pra mim, tem mais de meses que n sei o que é comprar uma calçinha rs
    Mês passado ele disse que seria o ultimo mes que estariamos nessa situaçao, e ontem ele veio falando que ia precisar do dinheiro mais um mês, pra pagar o emprestimo que fez com o pai dele ( na obra da casa), e o restante das despesas que teve que gastar no cartao de crédito (da obra tb). Mas minha mae esse mes n tem dinheiro pra me adiantar e eu disse pra ele que só poderia dar no dia 10, ai meu noivo ficou muito puto, falou um monte de merda. E eu achei injusto, pq a vida toda eu sempre ajudei e fiz tudo que podia. E um mês que n consigo adiantar ele faz essas grosserias?

    Ele estava com uma moto, uma cb 300 que é uma moto boa. E ai ele decidiu trocar de moto tem duas semanas. Pegou uma moto que é 6MIL reais mais cara do que a que ele tinha. E trocou de celular e comprou um bem mais caro do que ele tinha tb.
    E eu n gostei nada do que ele fez. Conversei com ele e disse que ele tava fazendo uma loucura, que a gente estava acabando se sair de um ano crítico por causa de dinheiro. E ele comprou mesmo eu n aceitando.
    E sempre que falo sobre isso ele vem falando que ele teve que vender tudo que tinha pra comprar a casa, e que ele merece ter as coisas.
    Mas poxa, ainda temos que comprar tanta coisa pra casa. E ele vai e faz outra divida de quase 6 mil reais.
    Eu sou uma pessoa muito parceira, ajudo em tudo, sempre dividi as despesas de viagens e tudo mais.
    Eu to dando meu pagamento todo pra ajudar na casa. E ele vai e faz outra divida, sendo que nem nos mudamos pra casa ainda?
    O que eu devo fazer? To muito chateada.

      Vcs precisam conversar e se entender. Ficar sem dinheiro causa estresse e isso pode fazer com que coisas pequenas pareçam grandes. Vcs já estão na reta final, passaram por muitas coisas, então conversem de cabeça fria, ok?

    Oi Patricia, boa tarde!
    Hoje na parte da manhã escrevi pra você e publiquei. Mas nao apareceu ? escrevi um monte de coisas. Será que chegou pra vc, e sou eu que n to conseguindo achar?

      Já respondi!

    Ola. Tou a 6 meses com uma mulher divorciada. Desde que nos conhecemos ja mudei de trabalho 3 vezes e o ultimo me deve dinheiro. Agora comecei para outro e penso que vai dar certo. Mas penso que a minha namorada vai me deixar porque nao tenho dinheiro neste momento. Apesar de falarmos muito e disse à ela que é uma fase ruim na minha vida. Ela esta indecisa. Diz que tem medo que nao mude a minha vida. O que pensa disto?

      A pergunta é: isso realmente é uma fase há apenas 6 meses ou vc não permanece em emprego nenhum? Se essa é a sua conduta de vida, ela tem razão em não querer se envolver, pois ela não está vendo segurança em você. Mas se essa é mesmo apenas uma fase, mostre a ela.

    Olá Patrícia,

    estou noiva a 3 anos com um rapaz que tem uma vida estruturada , emprego , casa própria, um homem maravilhoso, carinhoso,mas tem uma família sangue suga, pais que moram longe mas estão sempre que podem pedindo dinheiro,mesmo ele mandando uma mesada eles pedem mais dinheiro e uma filha de 23 anos que não trabalha e a ex mulher que nada faz também moram em um outro imóvel que é dele e ele banca tudo paga uma pensão altíssima que pra elas nunca ta bom, estão sempre precisando de ajuda e um irmão encostado que mora na casa dele com uma sobrinha adolescente. Enfim…eu trabalho tenho minha independência financeira,mas se tenho alguma situação difícil nunca posso contar com ele pq ele até me ajuda mas com valores irrelevantes , já conversei com ele que não sou a favor dessa situação mas ele não vai mudar isso ficou bem claro, como vou me casar com um homem que eu não posso contar financeiramente porque tem uma fila enorme de gente pra ajudar antes de mim?

      Oi, Monica!
      Eu vejo duas questões muito diferentes: uma delas é que, se vc quer se casar com ele não deve ser pelo motivo de poder contar com ele financeiramente. Os motivos devem ser outros.
      A outra questão é que, se você não aprova essa atitude dele ajudar todo mundo e te colocar no fim da fila, vai ser um casamento insuportável porque vc mesma já disse que ele não vai parar.
      Se ele parasse já seria difícil porque a família toda iria se voltar contra você (sabendo que vc é a razão de ele ter fechado a torneira).
      Aconselho que, antes de vc tomar qualquer decisão, leia o livro Casamento Blindado. Vai valer a pena. Bjs

    Olá Patrícia! Estou em uma situação muito da complicada,me de uma orientação. Quando eu tinha 34 anos conheci um homem mais velho ele 54anos.( ficamos uns 8 anos namorando).que se apresentou como Sozinho na vida..eu solteira com um filho de 9 anos.morando sozinha, resolvi me relacionar com ele, ele me vendo trabalhar bastante, graças a Deus sempre trabalhei amo correr atrás dos meus sonhos, pagar minhas contas direitinho… Ele gostou de mim. Insistiu para me namorar. Como eu estava a anos sozinha resolvi aceitar. ele mais velho me ajudando um pouquinho financeiramente passei a gostar dele. Pensei comigo estou sozinha sem ninguém ele cheio de vontade de uma namorada. Falei há vou tentar. Vou namorar com ele, a diferença de idade, sempre me dava um pouquinho de vergonha, mais nunca o ferir o machuquei por causa disso.pensei se ele for bom para mim e me fizer bem e feliz vou sim ser fiel a quem me dar valor. Só que ele nunca aceitou me bancar.. por eu ser mais nova, acho ele tinha medo de me dar demais. Por isso eu sempre tinha que estar trabalhando. Até pedir ele uma vez para me ajudar um pouco mais para eu sair de um antigo trabalho por estar a 8 anos naquele trabalho queria dar um tempo, dar um descanso ate arrumar outro. Mais ele nunca aceitou dizia NÃO. Eu nao tenho dinheiro. Arruma outro primeiro.ele é um micro empresário ganha super bem ele tem 3 motoristas que trabalha para ele. Enfim descobrir que ele não me ajudava porque ele tem esposa e uma filha de 29 anos em outra cidade, e que ele quem banca, sustenta elas. Ele mesmo abriu o jogo de tanto eu cobrar..o dinheiro dele é super controlado por elas. A Empresa ele colocou no nome das duas.(filha e mãe).Ele só trabalha, faz tudo. A empresa ele quem Administra tudo.elas não tem e não sabem nada de como é o trabalho que ele tem de fazer. ( o salario e lucro tudo ele colocou no nome delas cai na conta delas.).Apesar que ele gosta muito da empresa dele.Fora que ele é aposentado por invalidez A perna dele é machucada.Ele recebe mais + Ou – 2.000mil reais! De aposentadoria.
    Agora pela empresa dele.cai na conta da filha e da Mãe, que no caso é a esposa dele…na faixa + de 30.000 mil Reais. Eu sempre fiel a ele falei :eu quero comprar um carrinho, vc me ajuda? eu trabalho muito vou fazer um consórcio de um carrinho usado, para eu poder com meu filho passear. Como já estava envolvida gostava dele. Fui lá fiz um financiamento de 5 anos. Comprei o carro.ele pagou os 5 anos. Sozinho. Enfim me deu o carro. Comprei usado mais bem consersavado vale uns 17mil.Eu com muita luta conseguir um emprego novo ganhando o dobro do antigo. Enfim minha renda eu fichada ganhando 3.100,reais. No qual trabalhei 6 anos.É ele me ajudando com uns mil e poucos reais por mês. Devido a minha renda de trabalho conseguir comprar um ap.financiado.graças a Deus! Porém , ele passou a ser possessivo, perdeu o respeito passou a me perseguir em todos meus horários.passou a me sufocar, eu sempre pedindo para ele parar e ele nada. Fiz uma loucura sair da empresa porque ele estava indo lá me envergonhar dando esparo me prejudicando me ferindo muito.e eu sempre honesta com ele. Nao aguentei este mal,fui ao psicólogo pedir ajuda achando que o defeito estava em mim, eu saí da empresa atual que estava para dar um basta NELE. e acabar com tudo com ele.nao estava feliz mais. Ja ameacei falar com a familia dele, mais ele nao aceita o fim, me persegue, me difama no bairro, passo por vergonha direto por conta dele. Ele mora no mesmo bairro que eu.a família dele morra em outra cidade.ele tem dinheiro disse já ter procurado o advogado dele. Disse ter direito no meu carro, coisa que ele não precisa..ele tem 5 carros, sendo três de trabalho e dois de passeio dele e da família dele. esta semana ele comprou mais um ( Igualzinho o meu igualzinho mesmo) fica andando no bairro, o porque nao sei de tamanha perseguição. Estou triste com odio dele, magoada, ele já está se envolvendo com uma parente minha, dando ela dinheiro.ele passou a me seguir, estou a proucura de um novo trabalho.. ele consegue não sei como saber o horário pouco saio na rua. Me ameaça comprar um ap. no mesmo condomínio que moro. ( quando ele me disse isto, não aguentei fiz boletim de ocorrência contra ele). Não tenho como mudar ele me encontra me segue para me ofender com palavras, me chama de assaltante LADRA, fala que roubei ele. Fala que roubei um carro dele. Fala com todo mundo que foi ele quem me deu carro ap. Sendo que sempre a maior parte eu paguei. Eu nunca trair ele.sempre fui honesta e fiel. Dei valor porque sou assim. Hoje o que eu mais queria era mudar de onde moro mais como? Que tristeza eu vivo. não sei o que faço ele me difama demais já chamei ele já disse o carro que vc quer? Para vc me deixar em paz?recomeçar minha vida? Eu vendo o carro e te dou a metade.Eu não sou feliz com vc… Vc não quer que eu cresça…vc estar me prejudicando. em tudo por conta da minha casa financiada, e o carro que me deu, Realmente nao sei mais o que faco estou super sem chão. ele me faz mal. Estou me sentindo uma prisioneira nem na rua tenho prazer de sair, quando saio, fico cortando caminho como se estivesse sendo proucurada estou cansada de pessoas me procurar para perguntar o que tenho com ele, que ele estar andando com carro igual o meu ! falando que sou PIlANTRA LADRA, isto estar me machucando prejudicando tanto e me tirando tantas energias….estou sem saber o que fazer,com raiva de tudo e estou por toda parte sem visão, me de uma palavra

      Vc devia ter se afastado dele assim que descobriu que ele tem família. É isso que tenho a lhe dizer…

    Oi Patrícia, adoro o blog e seus livros e gostaria de sua opinião. Bom, eu namoro há uns seis meses com um rapaz de 26 anos, que é consultor, sabe, tipo de perfumaria, make, suplementos, enfim.. essa empresa consome muito, pq ele quase nunca tem dinheiro, o que tem é pra investir em mais produtos e pra ficar pagando treinamentos da empresa. Acontece que eu não trabalho, faço faculdade e dependo muito dos meus pais, oq faço é uns bicos, pra pagar minhas coisas. Eu não sou encostada, eu mesma me banco, racho a conta, odeio e nunca fui sustentada por homem. Mas ele não tem consciência, sabe que não trabalho e vive me pedindo dinheiro emprestado, meus cartões de crédito, usa minha casa como ponto de apoio, come, bebe, dorme… e nunca me ajudou a pagar uma conta, sequer, ele mora com os pais e não gasta com casa. Só com as contas dele. E sinceramente, não sei oq fazer. Ele não tem dinheiro pra nada, tem dias que nem pra comprar o almoço ele não tem, a gente não sai quase nada, diversas saídas eu que banco. Ele parece um animal ferido e eu a cuidadora, ele chega com muitos problemas e eu o ajudo, mas me consome muito, tem muito ciúme e problema de auto estima. Aí eu sugiro arrumar um emprego fixo, pra ter mais dinheiro sabe, pra sair, pra investir no próprio trabalho de consultor, ou procurar fazer um curso ou faculdade, mas ele acredita veementemente que vai ser bem sucedido nesse negócio, essa empresa parece que faz algum tipo de lavagem cerebral. Não sei se quero continuar com ele se ele ficar nesse trabalho. Você acha que estou errada?

      Eu acho que vc sabe exatamente o que fazer. Ele já deixou bem claro quem ele é….

    Oi Patrícia, adoro o blog e gostaria de sua opinião. Bom namoro a quase 5 anos e meu namorado começou a me pedir dinheiro emprestado, eu logo emprestei, pois ele disse que pagaria na próxima semana e nada de pagar. Ele trabalha, mas as vezes gasta com muitas besteiras. Do dinheiro que emprestei para ele e um valor bem considerável e já faz quase dois anos que ele não me pagou nada. Gostaria da sua ajuda para saber como devo falar com ele.

      Oi, Ester
      Eu observo algumas coisas (já que vc pediu a minha opinião). Não sei a idade de vocês, mas 5 anos de namoro não é pouco tempo. Por que ainda não decidiram dar um passo adiante na relação? Talvez porque nem vc e nem ele tenham certeza do futuro dos dois como um casal e, mesmo depois de 5 anos, vc não sabe como abordá-lo sobre um assunto um pouco mais delicado. Pense: por que vc deixou passar dois anos para pensar em cobrá-lo?

    Oii tenho mil dúvidas sobre meu namoro a começa pela família a mãe dele e muito intrigante melosa pegajosa d+ poim o sonhos dela a cima do filho ele gosta de mim mas disse que me apoiaria afinal ele quer ter a própria família más percebo muitos abtos que ele não tinha por exemplo ta muito controlador como ele ta desempregado por enquanto ele me pede uns 150 por mês e disse que era pra realizar nossos sonhos mais acho um exagero da parte dele eu particularmente não tenho a intensão de dar posso sim depositar na minha própria conta que não tenho acesso. Sei que eh um caso .muito intrigante pra mim e não sai da minha cabeça oq vc pode me aconselha

      O namoro é a fase de conhecimento de ambos e se vc observa que não têm compatibilidade é um grande indício de que precisam avaliar com muito cuidado se vale a pena continuar perdendo tempo com quem não tem nada a ver.

    Meu namorado não consegue se organizar financeiramente e sempre ta com as contas por um fio, eu tenho um pouco mais de dinheiro guardado.. estamos namorando a 1 ano, confio nele mas as vezes fico receosa de ficar “ dando “ dinheiro quando ele precisa, ou de cobrar depois.. mas fora isso, quero ajudar ele a se organizar financeiramente mas nao sei nem por onde começar..

      Obviamente vc deve fazer o que quiser com o seu dinheiro, porém, deveria pensar melhor antes de “dar” dinheiro. O ideal seria você ajudá-lo a viver dentro daquilo que ele tem, a se organizar e a não gastar mais do que ganha.

    Oi Patricia, Tudo bem?

    Muito interessante seu artigo, estava pesquisando na web sobre gatos no namoro…
    Namoro um rapaz um pouco mais de um ano, meu primeiro namorado.
    As pessoas sempre falam pra mim que o namorado tem que ter uma condição de “bancar a namorada” digo nao em relação a ele pagar minhas dividas ou coisa parecida, porque isso nao acontece, mas quando a gente sai pra algum lugar pagar a conta ou se vamos fazer um passeio… Como estou desempregada no momento ja teve vezes da gente vijar (em familia) e eu recusar porque nao tinha dinheiro pra ajudar mesmo ele querendo pagar na vdd fico incomodada com isso em ele sempre ta bancando as coisas sozinhos….

    Ele nao é uma pessoa de dar presentes, e jamais peço algo, nem presente e principalmente dinheiro, na vdd tenho vergonha disso.

    Vc consegue me dar uma ajuda sobre este assunto. nao sei se como me comportar diante disso.

      O que vc deve pensar é que o namoro é uma fase de observação do comportamento um do outro. Além disso, maus comportamentos se potencializam no casamento. Ou seja, se ele não te dá presentes agora, não dará no casamento. Se isso é um problema para você, pense a respeito. Não acho que ele tenha que sustentar você ou pagar coisas que vc não tem condição, mas creio que vc deve observar como ele cuida do dinheiro dele, como ele trata os pais, como ele se responsabiliza em relação à vida como um todo, pois como ele é hoje com a família, ele será com vc.

    Olá Patrícia, está tudo bem?
    E sobre a questão dele me dar algum dinheiro mensalmente para me ajudar com minhas despesas pessoais. Quando e como falo sobre isso?

      A pergunta é: em fase de namoro, por que ele teria de arcar com os seus gastos? Qual seria a justificativa?

    Bom dia Patrícia, tudo bem? Estou noiva, e começamos a abordar os termos do casamento, foi quando falando sobre qual regime iríamos adotar, meu noivo começou a dizer que era um pouco constrangedor falar sobre aquele assunto, e começou a mencionar o carro que ele tem, que seria estranho colocar meu nome também no carro, isso me chateou muito porque uma simples resposta sobre qual regime adotariamos, a conversa tomou um outro rumo, ele nunca gastou nem um centavo comigo, mas deu a entender como se eu quisesse me aproveitar dele.

      É um bom indício do que vem a seguir… uma pessoa que ama (mesmo) e quer dividir a VIDA toda não se importa de dividir um carro. Pense bem.

    Realmente, vc tem razão!
    Obrigada ?

    Olá Chamo-me Russel e tenho 20 anos de idade e estou à frequentar à Universidade .. Namoro com um moço de seus 20anos faz um 1 ano e alguns meses ele também está a frequentar a Universidade, ele vive com os Avós e Eu vivo com os meus Pais! No início quando ele ainda estava a conquistar-me tudo era bonito, me convidava para passear, para tomar sorvete e ir ao zoológico, mas passando alguns meses tudo mudou, a nossa rotina essa quase a mesma os passeios haviam terminado e sempre que quiséssemos nos ver eu tinha que ir à casa dele todos os dias, me arrumava, ficava bonita e vestia o meu último grife só para ir à casa dele e ficarmos a conversar ou à namorar até o meio dia, eu com fome sem comer nada, ele nao me servia nada acho que tinha receio dos Avós falarem pra ele.. Ao passar do tempo essa rotina foi me cansado e eu somente suportava porque o amo muitíssimo que por vezes sentia vergonha de lhe pedir crédito ou qualquer coisa porque segundo ele, ele não tem é pobre, tem pais separados e vive com os Avós, mas quando o aceitei eu nao sabia que a situação seria era tão gravíssima assim! Nunca comemoramos se quer um dia especial juntos, ou se comemoramos passa despercebido, no aniversário dele eu lhe ofereci uma camisete e no dia dos namorados eu lhe ofereci um perfume e no Natal lhe ofereci um relógio, eu entendo que ele nao tenha condições para me dar algo do género, mas ele nao consegue ser criativo, todos os dias é a mesma coisa, casa dele e depois minha casa e volto com fome! Será que devo continuar com ele? Sou feliz com ele mas sinto que por vezes ele faz chantagens emocionais, usa as necessidades dele para me pedir favores ou para justificar algo que ele nao tem como me dar, sempre que ele me pede algo se eu tiver dou… Nao sou rica, muito pelo contrário sou filha de um professor e minha mãe é dona de casa. Quando o meu namorado nao tinha telefone eu lhe emprestei o modem do meu PC, para poder enviar trabalhos da Faculdade e tal uma vez que os estudos este anos foram online devido à pandemia, eu lhe emprestei o meu modem durante 1 ano mesmo eu sabendo que o meu Pai ia querer usar! Inventei uma desculpa disse que havia perdido o modem enquanto emprestei o meu namorado. Passou-se um ano e a mãe decide comprar um Tecno Park para ele e eu pedi de volta o modem e depois daí ele começou a me tratar diferente, discutíamos quase sempre, se ligava pra mim era por falta de opção, para ele me transformei em um nada.

      A sua resposta está no fim da sua última frase.

    ?? Foi isso que signifiquei para ele esse tempo todo? Um nada ?

      O quanto antes vc se livrar dele, melhor para vc encontrar alguém adequado. Recomendo ler o livro Namoro Blindado.

    ? tanto me esforcei para ser a melhor namorada para ele, mas sempre que ele tivesse oportunidade jogava os meus erros na cara, hora porque eu fazia devia crédito no meu telefone uma vez que ele nunca me dava, e eu ficava sem entender o porquê dele estar a falar se quem paga as minhas dívidas era eu.

    Gosto de um rapaz mas eli não mim ajuda na parte financeira. E tem. Um. Rapaz quê namorei no passado. Eli faz tudo. Por mim. Eli mim ama de verdade mas n amo gosto dele. Gostaria. De uma opinião com qual devo ficar estou muito endesiza

      Você não está pronta para ficar com nenhum dos dois. Você precisa cuidar de si mesma primeiro. Leia o livro Namoro Blindado.

    Bom dia patrícia,observei alguns comentários,e não resistir em falar um pouco do que estou passando,conheci uma pessoa pelo site de relacionamento,passamos a gostar muito um do outro, descobri que está se divorciando isso já tem um tempo,ele não gosta de falar muito no assunto,ele mora com a mãe,mas com o tempo e nos conhecendo descobri que a ex mora do lado com os filhos,já estamos juntos à dois anos ,fizemos uma tentativa de morar juntos ,ele foi muito responsável quando estamos morando juntos,mas descobri que ele estava em traindo virtualmente,flertando com uma mulher casada,depois disso passei por várias situações e resolvi ir pra casa dos meus pais em Mg eu residia em sp,com o tempo dele me procurou arrependido e acabei perdoando ,fez dois anos recentemente e um ano que sai de sp ,eles sempre vem me ver,um relacionamento a distância se tornou um desafio pra nós,voltei a confiar nele,mas todo esse tempo dele nunca se preocupou em me perguntar se preciso algo,sempre fui dependente financeiramente,já ele sempre se virou do jeito dele sem uma profissão instável,eu sou da área da saúde ,mesmo ele não me ajudando ,eu sempre dava um jeito e ajudava,nunca pedi nada pra ele,e tbm não cobrava até que comecei apensar melhor e disse que eu não ajudaria mais,pq ele ganha mais que eu e não sabe administrar. Hoje ele quer que eu volte pra sp,e como eu falei aqui voltei a mãe estrurar e ter o apoio da minha mãe perdi meu pai recentemente,por um lado foi bom ter vindo ficar com eles,tive todo apoio ,cheguei destruída emocionalmente,agora estou pensando se volto ou não,confiança não e mais a mesma ,mas me sinto presa emocionalmente a ele,como não existisse ninguem mais. Ele todo esse tempo me sp,não tem nenhuma estrutura pq que eu me sinta segura pra voltar. Estou muito insegura em relação a minhas coisas sobre ele,pra dar um passo novamente. Esse só e o resumo da minha historia.

      O seu problema está longe de ser financeiro. Você não está se valorizando e, por isso, homem nenhum a valorizará (muito menos esse que n unca assumiu você). Valorize-se! Leia o livro Casamento Blindado, pois tenho certeza de que vai ajudá-la.

    Patrícia, estava lendo seu post e fiquei interessada.
    Minha situação é que tenho 24 anos, me formei recentemente, já trabalhei porém decidi sair do meu estágio para focar em criar meu próprio negócio e namoro já 1 ano e 3 meses. Meu namorado tem 26 anos e atualmente está fazendo faculdade porém não trabalha Porém faz investimento em criptomoedas. Ele já trabalhou antes da gente namorar porém saiu da empresa e hoje foca em fazer investimentos. O que me incomoda é que ele espera que eu vá até ele pois moramos longe e apenas eu tenho carro. Então meio que ele depende de mim para ir aos passeios e até visitar ele. Ele já veio poucas vezes aqui em casa mas prefere que eu vá até ele. Outra coisa é que acho que ele deveria se esforçar mais. Ele é inteligente, tem um grande potencial porém fico incomodada às vezes porque queria que ele achasse um emprego fixo e não ficasse maior tempo em casa. Essa dependência dele esperar por mim ir visitar ele e também ficar pedindo pra ir ver ele várias vezes da semana sendo que acaba ficando pesado pro meu lado em questão financeira incomoda bastante até pq infelizmente estou dependendo dos meus pais no momento. Então meio que a programação na casa dele ficou a mesma coisa. Ele praticamente gosta só de ficar deitado vendo coisa, as vezes quando falo pra fazer algo diferente ele não quer e fico bem entediada. Gosto dele mas esses aspectos me incomoda. Queria sua opinião!
    Desde já Obrigada

      Ele é muito novo para ser tão acomodado e muito velho para ter tido um único emprego na vida… É isso que vc quer?

    Ola, meu namorado é muito pão.duro e tem uma ótima condição financeira , mas nunca quer almoçar fora ou passear , já notei que è p não gastar , até nos lanches de casa ele toma conta do que comemos , isso me incomoda muito . Acho que ele é doente.

      A pergunta é: vc quer passar o resto da vida com alguém assim?

        Oi Patrícia,
        Boa tarde! li seu post achei muito interessante, está de parabéns pelo conteúdo. Tem uma situação que eu queria muito a sua opinião, estou namorando há um ano, devido a pandemia meu namorado foi desligado do trabalho e ainda não consegui um emprego fixo, ele é personal trainer, então tem uma renda que é variável e não é tão boa assim, ele tá buscando outras oportunidades de emprego, mas ainda não conseguiu. Ele é uma pessoa muito boa que eu gosto muito. Mas que não tem me ajudado em nada e acaba que ele fica muito aqui na minha casa, eu tenho emprego, sou servidora pública, tenho me sentido mal com essa situação eu queria saber qual que é a sua opinião, como que eu devo agir? Ele tem 40 anos, ainda mora com os pais, já foi noivo 02 vezes, eu tenho 40 anos, sou divorciada e tenho 1 filho de 10 anos. Muito obrigado um beijo

          É difícil opinar somente com essas informações, mas o que eu noto é que vc não disse que o ama, mas sim, que apenas “gosta muito”. Acho que o problema está aí…

            Oi Patrícia, bom dia!
            Tudo bem? Eu o amo e gostaria de ficar com ele, mas essa questão de orçamento pesa muito na relação. Qual a sua opinião?
            Um abraço

            Se vcs não conseguirem resolver esse problema agora, depois de casados a tendência é piorar, pois ele vai dizer que sempre foi assim e não entenderá o porquê de vc querer mudanças.

            Concordo, porque é assim quando nos não gostamos de algu na relação o melhor é dizer logo para depois não dizer que eramos assim e estava tdo bem agora tapar o sol com a peneira é o chato deixar o factor amor de lado e conversa com ele de namorados para o futuro

    Obrigada pelo seu comentário! Nunca tinha falado pra ele diretamente sobre o assunto dele participar das finanças, mesmo que seja da forma que ele puder. Agora falei, vamos.ver no que vai dar. Todos merecem uma chance de fazer diferente. Concorda?

      Sem dúvida!

    Patrícia, gostaria de uma orientação, ganho bem mais que meu namorado e ultimamente tem sido difícil, praticamente quando saímos ou fazemos algo eu tenho que acabar pagando, ele tem uma demanda grande, como aluguel e 3 filhos para pagar pensão, então vive com a corda no pescoço, tive paciência até agora mais confesso que não estou me sentindo bem com essa situação. Não sei que decisão tomar, qual sua opinião sobre isso? bjs

      Oi, Adrieli
      Eu creio que vc já tomou uma decisão, pois já detectou que é uma situação insustentável. Se está assim no namoro (e essa realidade dele não vai mudar tão cedo), continuará e se potencializará no casamento. Algumas pessoas aguentam essa dinâmica, mas ela é muito difícil porque não há uma solução rápida (ele continuará com os filhos e a pensão será sempre proporcional aos eventuais aumentos de renda que ele possa ter). O que eu posso dizer é que após o casamento, a tendência é que vc banque muito mais do que simples passeios. Resta saber se vc está disposta.

    Minha namorada está me ajudando a mobiliar o meu AP, temos a intenção de nos casar, somos praticamente noivos apesar da aliança ainda não ser a de ouro, mas ela reclama de tudo que faz, considera errado, mas ainda faz, e o pior, eu não peço nada. Ela tem expectativas de vida que eu não tenho condições de dá e ela me cobra por isso, que tenho que ganhar mais, arrumar um emprego melhor. Bem difícil a relação, motivos de muitas brigas, penso em terminar.

      Oi, Marlon
      Vc fez bem em buscar ajudar. Geralmente os homens não fazem isso e acabam perdendo boas oportunidades. Vamos lá!
      Vejo que seu relacionamento é bem confuso, pois vcs não são noivos (“praticamente” significa que não é). Ela faz algo que acha que não deveria fazer, mas nem por isso deixa de fazer. Ela quer que vc cresça, mas vc não tem essa visão (conflito de objetivos). Vc começou dizendo que pretendem se casar, mas no fim diz que pensa em terminar. Enfim… o que vcs precisam é sair dessa confusão toda. Aconselho que vcs dois leiam o livro Namoro Blindado. Com certeza vai ajudar os dois a saírem dessa situação.

    E eu ? Que levei mantimentos de casa para namorado semanalmente por pelo menos 1 ano , e muito vaidoso ….abasteci sua prateleira de cremes e perfumes nesse periodo …….de 10 x que saimos 9 eu pagava tudo sozinha , passeio , lanche e motel , sempre compreendendo a situação financeira dele desfavorável , esta desempregado , faz serviços de eletricidade como autonomo , universitário e estagiário de direito aos 49 anos , ele dirigia meu carro inclusive o bateu , paguei conserto sozinha , paguei multa de 1.400,00 também sozinha , se negou a participar de entrevistas de emprego alegando ser cuidador de pai e mae doentes e estar correndo atras do sonho de ser policial ,ter que se dedicar aos estudos , estágios , preparação para prova da OAB, situação se tornou insustentável, ate que tive um chilique/ ataque de pelanca daqueles oriundo de pressao psicológica devido tamanho abuso perante minha boa vontade no sucesso do relacionamento , o cobrei de diversas posturas e atitudes desejadas , ouvi que era muito infantil e mimizenta , que tudo que fiz por ele foi porque quis e que não suportava eu ficar jogando na cara dele , e que sendo assim teriamos que terminar . Hoje se fala comigo e de maneira fria e gelida. Apos 2 anos e 9 meses , faz 1 mês do término . Como fui tola, hoje tenho 51 anos, mas ja tive um relacionamento com ele no passado ha 20 anos atras, ia na minha casa todos os finais de semana, sequer levava um paozinho e sumiu do nada. Houve a possibilidade desse reencontro agora praticamente 3 anos atras, antes não tivesse dado chance do primeiro encontro. Indignada e rejeitada duplamente. Mega master trouxa .
    P.S. Autorizada a divulgacao da minha história e um comentario de um profissional desde que meu nome não seja divulgado

      Muito obrigada pela generosidade em expor o seu caso. Infelizmente, você fez parte de um time enorme de mulheres que cai nessa, mas fico muito feliz que voc6e tenha se libertado. Ah! Ri muito com o seu bom humor! Bjs

    Patrícia, bom dia!
    Trabalho, sou plantonista e estudo, estou em um relacionamento a dois meses. Ele fala sobre casamento, porem e totalmente dependente dos pais .
    O mesmo estar desempregado a dois meses, e tem problemas com depressão e brigas dentro de casa, praticamente todos os agrados que ele deu foi por que o pai e mãe comprou ou por que sobrou de algum trocado dos pais. Temos a mesma idade e eu estou mais desenvolvida em todos os aspectos. Os pais deles estão super apoiando o relacionamento, porem meu pai diz aparentemente ele parece ser muito acomodado e eu seria a provedora de tudo.
    Eu não sei que tipo de posicionamento tomar, talvez seja por ser meu primeiro relacionamento serio.

      Claro que os pais deles estão super apoiando…. Até quando eles iriam sustentar uma pessoa sem iniciativa alguma como o filho deles? Se alguém pegar esse rojão, ótimo (para eles, não pra vc!)

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


TV Patrícia Lages

Não foi fornecido um URL válido.


Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.