5 dicas para gastar menos no supermercado

03/06/2015

5 dicas para gastar menos no supermercado

Quantas vezes você foi ao mercado comprar “só uma coisinha”, mas acabou gastando um dinheirão? O que fazer para comprar o…

Quantas vezes você foi ao mercado comprar “só uma coisinha”, mas acabou gastando um dinheirão? O que fazer para comprar o necessário sem estourar o orçamento?

Ter um mercado em cada esquina é, sem dúvida, uma mão na roda. Porém, essa facilidade faz com que muita gente não se programe, afinal, é só passar rapidinho… Mas é aí que mora o perigo! Esse rapidinho pode virar facilmente um demoradinho e arruinar seu orçamento.

Por isso, o método Bolsa Blindada vai lhe dar 5 dicas (com duas ferramentas) para ajudá-la a não cair nas supertentações dos supermercados.

Screen Shot 2015-05-29 at 20.40.21

1) Defina os dias de ir às compras – ir a esse “antro de perdição” sempre que precisar de qualquer coisinha vai fazê-la gastar mais dinheiro, ainda mais porque brasileiro morre de vergonha de passar no caixa só com um produtinho de 4 reais (embora seja só isso que precise). Tem que ter, no mínimo, uma cestinha! Se você se condiciona a ir ao mercado quinzenalmente, por exemplo, ainda que esteja faltando alguma coisa, vai acabar se virando com o que tem. Você usa a criatividade e sua bolsa continua blindada!

supe

 

2) Lista de compras: não saia de casa sem ela – quando você não faz lista, faz estragos! Esteja focada no que realmente precisa e certamente você gastará o suficiente, sem desperdícios. Para ajudá-la temos uma arma secreta que muitas blindetes já têm usado: nossa lista blindada. Dividimos os produtos de supermercado em 4 categorias (para você economizar até na hora de imprimir!). Escolha as categorias que vai comprar, imprima e anote as quantidades. Para acessar é só clicar aqui e baixar. (Nesse espaço você também encontra outras ferramentas de ajuda na blindagem, como o calendário acima, entre outros, dê uma olhada e aproveite!).

 

3) Não compre o que não precisa – ainda que esteja em promoção, comprar o que não precisa sempre deixará a sua conta mais alta. Cuidado!

 

4) Controle os valores arbitrários – muitas pessoas fazem a compra do mês e, depois, semanalmente dão aquela passadinha no mercado para comprar os perecíveis. Particularmente faço a compra grande a cada 2 meses apenas, pois vou em um atacadista onde os não perecíveis e produtos de limpeza são, em média 15% mais baratos. Depois, semanalmente passo no mercado para comprar os perecíveis. Para não perder o controle, estabeleço previamente um valor para os gastos semanais e agora tenho o Controle de Gastos Bolsa Blindada como escudeiro fiel!

Ele não serve apenas para anotar o que você gasta, mas também para prever gastos. Veja uma forma super bacana de como tenho usado (só não repare nos garranchos!):

IMG_1050

Primeiro anoto o valor que determinei para esses gastos, no caso R$ 200. Depois anoto quanto gastei de fato e tento não ficar muito fora desse valor. Se em uma semana gasto menos, posso gastar um pouquinho mais na outra. Mas se ultrapasso o limite, na semana seguinte tenho que economizar. Não tem segredo! Basta manter o controle para não se perder.

Usar o Controle de Gastos vai facilitar muito a sua vida, pois ele estará sempre na sua bolsa e você poderá anotar na hora (até guardar a notinha do mercado dentro para comparar).

OBS.: Não precisa gastar uma linha para colocar o crédito ou débito, pois você já pode somá-lo ao valor da semana seguinte e fazer seu caderninho durar mais! Fiz desta forma apenas para ficar bem claro como funciona o sistema. 😀 

 

5) Programe seu cardápio – se você programar o que vai fazer durante a semana, facilitará na hora de fazer a lista e não perder o foco. Você varia no cardápio, mas não varia nos gastos. Facilita muuuuuuito a nossa vida!

 

IMG_6883_FdoBCO_AbrePara adquirir o Controle de Gastos Bolsa Blindada é só  selo-gratisClicar aqui.

Com apenas R$ 9,90 você vai economizar muito. Aproveite que o frente é grátis para todo Brasil!

Venda exclusiva no blog.

 

Nos vemos!

20 comentários

    Ontem mesmo estava pesquisando sobre cardápios mensais e vi que ajuda muuuuito, não só na questão da praticidade, mas também na economia da casa,fazendo com que a gente se programe para que não sobre nem falte os alimentos perecíveis. Um abraço, Patrícia !

    🙂

    Um outra dica que me ajuda a economizar no supermercado é não ir no mercado com fome! rsrs. Você sempre vai querer comprar mais do que precisa. Beijos!!

      Dica vinda da mais nova dona de casa! 😀

    Patrícia já li o seu livro, mas não sei o que fazer. Quando vejo coisas fico até doente por não conseguir comprar, e eu quero de verdade parar de gastar e aprender a economizar meu dinheiro. Por favor me ajude.

      Olá, Jusciara. Vc precisa de um tratamento, pois se não parar de gastar não vai conseguir atingir o objetivo de economizar. Vou te mandar um e-mail, OK? Bjs

    Hum… Muito boas as dicas. Realmente é preciso saber lidar com o supermercado.

    Qd a gente q não economiza tentamos mudar.O problema qd o marido q é o campeão do supéfluo…O meu, numa padaria e mercearia gasta a metade do q gasto no mês.Vai buscar um pão, trás 6 e sempre joga 2 foras, além de trazer um docinho, um salgadinho, um…..no dia de pagar reclama q ficou muito caro..Mas no próximo mês, faz td d novo..Falar não adianta mais, desisti. Acho q ele precisa de tratamento, ms não aceita..

    Boa noite, Patrícia !!! Estou muito desesperada,pois já li seu livro e vários outros sobre finanças, mas não consigo economizar. Eu começo, mais depois não continuo !! Muitas vezes gasto para ter u prazer momentâneo, mas depois vem as consequências, então me arrependo amargamente e quando consigo sair das dívidas, lá estou eu de novo de volta a elas. Tenho muito desgosto e mesmo vergonha de mim mesma. Venho clamando a Deus por ajuda, pois sozinha eu não estou conseguindo superar isso. O que faço?

      Deyse, vc precisa simplesmente decidir o que quer e ninguém pode fazer isso por vc, nem Deus. Se vc não quer gastar, não gaste. Seja firme na sua decisão. É simples, mas só vc tem esse poder sobre si mesma. Creia e vc vai conseguir. Bjs

        Obrigada, Patrícia !!! Já pensei até em procurar um psicólogo para me ajudar a superar esse descontrole financeiro. Sei que preciso ser firme em minha decisão de mudança !!
        Bjs !!! Fica com Deus !!!

    Que ótimas dicas! Vou colocá-las em prática a partir da próxima compra.
    Abraços

    GRACIAS!!!!!!!!!
    ESTOY EMPEZANDO A ORGANIZARME CON MIS GASTOS, ESTAS PLANILLAS SON EXELENTES. GRACIAS ES MUY ÚTIL,

    Oi Patricia estava desesperada com minhas dívidas…
    Passei e vi seu livro e comecei por dar uma virada em minha vida financeira em 180 dias…
    Estou com uma perspectiva que vai dar certo…
    Gostei da forma que começou o livro da organização pessoal brinquei com meu esposo que você tinha vindo aqui em casa para se inspirar pois “Era” exatamente desorganizada em tudo.. Comecei ler ontem e vou colocar em prática tudo…
    Obrigado e vou dar o meu testemunho aqui..
    😉

      Isso mesmo: ERA!!! Vai arrebentar!!

    oLÁ Patricia, estava desesperada sempre ganhei muito bem , mas gastava tudo e ainda ficava devendo, estes gastos acabaram com o meu casamento pois comecei a mentir para justificar meus gastos.Me endividei e comprava tanta roupa que so hoje levei cinco sacos de roupas infantis para vender para um brecho e minhas filhas nem usaram,e agora quase sem marido e falida comeco a ler seu livro espero que vcs meninas me ajudem .Assinado uma ex consumista

      O bom é que vc abriu os olhos e ainda poderá recuperar o que perdeu e conquistar tudo novamente ?

    Olá Patricia, para mim o q funciona e saber os preços dos produtos (tenho uma tabela e anoto tudo, alguns a gente sabe de cor outros precisamos consultar a tabela). Entao entro no supermercado para comprar so o que preciso. Mas, se tiver alguma promoçao de fato eu levo com certeza.

    Olá, Patrícia estou muito feliz pelas dicas assisto muito seus vídeos,ainda não comprei o livro mas vou me programar para comprar,cheguei a um ponto q as dívidas estavam me adoecendo emocionalmente,gastava três vezes mais q o q eu ganhava e todo início de mês me sentia péssima,pq sabia que isso não é normal os meus gasto nada mais era pra preencher um vazio q existia dentro de mim em fim.Depois q descibrir seu canal comecei a por em prática algumas de suas dicas e hoje me sinto melhor em controlar cada centavo e ter cautela na hora de comprar ainda não estou totalmente controlada,mas já me sinto muito feliz por não fazer do cartão de ccrédito extensao do meu salário,tenho 2 meses sem usar o cartão e estou apenas pagando as compras que eu havia parcelado e ja vejo um bom resultado cortei vários gastos desnecessários e sempre me pergunto se realmente preciso do produto antes de comprar.

    Eu estou praticando assim mesmo. Coloco o estimado e vou seguindo igual o exemplo e realmente funciona. E no caixa passo primeiro os essenciais e fico de olho no total do caixa ou peço para ela me avisar quando chegar a tal valor. Isso tem me ajudado muito.

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages

Não foi fornecido um URL válido.


Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.