Tá difícil manter o foco?

Ter foco naquilo que fazemos em meio à correria que vivemos não é tarefa fácil. Por isso, a consultora em RH e coaching Shana Wajntraub vai nos dar ótimas dicas!

Conheci a Shana Wajntraub nos bastidores de um programa de TV em que ambas fomos convidadas a dar entrevistas. Assisti a participação dela e gostei de cara da forma simples que ela explica coisas, às vezes, bem complicadas. Por isso, a convidei a dividir seus conhecimentos com vocês, blindetes. Aproveitem!

Andréia (nome fictício) é Jornalista e atua como Repórter em uma rede de televisão renomada, onde há 4 anos desenvolve um ótimo trabalho. Porém, nos últimos meses, começou a ficar desatenta sem saber o que priorizar e não conseguia concluir as suas tarefas, apenas iniciá-las. Sua dispersão fez com que acumulasse pendências e prejudicou a qualidade de seu trabalho. Quando conversamos chegamos a conclusão que a falta de FOCO era o seu principal problema. 

O foco é uma das competências mais valorizadas pelo mercado. Profissionais que sabem onde querem chegar e como fazer para alcançar os seus objetivos, conseguem obter muito mais resultados.

A concentração, o senso de urgência e uma boa priorização são fundamentais para conseguirmos concluir metas em todos os sentidos, seja para praticar exercícios físicos, se dedicar aos estudos, trabalhar, entre outras situações.

Reflita: quantas vezes você acessa suas redes sociais enquanto está no trabalho ou dirigindo? Quantas vezes você olha seu celular ao conversar com alguém seja cliente, amigos ou familiares?

Estas “dispersões” tiram o foco das nossas atividades principais que, naquele momento, se tornam secundárias, terciárias ou até simplesmente esquecemos por que estávamos fazendo aquela tarefa e a deixamos de lado por completo.

Voltando ao caso de Andréia, percebemos durante o processo de coaching, que a sua dispersão era alta. Após estabelecermos pausas durante as suas atividades, ela conseguiu diminuir sua ansiedade e a qualidade do seu trabalho melhorou significativamente.

Segundo Daniel Goleman, psicólogo americano e Ph.D. da Universidade de Harvard, vivemos em um momento sem tempo, onde não fazemos pausas em nosso dia a dia. “Sem essa pausa não conseguimos digerir o que está acontecendo ao redor. Os circuitos cerebrais usados pela concentração são os mesmos que geram a ansiedade. Quando aumenta o fluxo de distrações, a ansiedade tende a aumentar na mesma proporção.”

Por isso, é necessário ter momentos no trabalho e na vida, para parar e refletir, focar no que está sendo feito, estar realmente PRESENTE. Sem concentração, passamos a não direcionar os nossos pensamentos.

Shana Wajntraub

Muito bacana, não é? Que tal deixar seu comentário para a Shana, que é essa lindeza (e super simpática) aí da foto? Tenho certeza de que ela vai amar conhecer nossas blindetes! 🙂

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Bernadete Belém diz:

    Amei,As dicas.

  • Fátima diz:

    Tambem tenho minha coaching pessoal que me ajuda muito nessas questões, tenho muita dificuldade em dar conta das coisas pois me disperso facilmente. Se todos tivessem a consciencia da necessidade de ter uma coaching, seriamos diferentes. Vale a pena!!!!

    • Shana Wajntraub diz:

      Fico muito feliz em saber que gostaram do artigo! O foco é muito importante para o nosso sucesso pessoal e profissional.
      Fátima, o trabalho de Coaching realmente pode transformar as nossas vidas! Vejo isso em meus clientes diariamente. Muito obrigada!

  • keith diz:

    ufafafafa, olá paty eu sofro com essa doença chamada desconcentração.kkkkkkkk
    e isso prejudica-me no meu trabalho, para piorar sou secretaria de advogados ja da para imaginar o meu sufoco.

  • Nayana diz:

    Que bacana esse post! Esse mecanismo de ansiedade x distrações foi bastante interessante. Eu mesma não aguentei, há algum tempo cancelei o facebook e o whatsapp pois estava me deixando dispersa demais. Cada um luta como pode e eu percebi logo a diferença na realização das minhas atividades, que foram muito otimizadas.Valeu a dica!

  • Larissa diz:

    Oi Pati

    Amei o post. 🙂
    As dicas são bem interessantes!
    Ultimamente tenho sofrido desse mal, mas estou me policiando para voltar ao normal e conseguir terminar todas as minhas atividades.
    Beijos

  • Patrícia Bacellar diz:

    Amei as dicas! Isso não se aplica somente no ambiente de trabalho, mas em tudo na vida. Se não se mantiver o foco naquilo que se faz, seja em apenas lavar uma louça, alguma coisa não ficará bem feita! E, só será vista na hora em que alguém precisar.

  • Lanny Oliveira diz:

    Nossa que legal esse ensinamento…eu mesmo trabalho na internet mas volta e meia me distraio com coisas que era meu foco naquele momento
    gostaria de aprender mais sobre como me disciplinar para manter meu foco e assim ser mais produtiva

    Espero que tenha mais posts como estes aqui..pois são muito proveitosos
    Obrigada pelas dicas Shana!

    • Patrícia Lages diz:

      Vamos falar mais sobre o assunto sim, Lanny 🙂

  • Jackeline diz:

    Amei as dicas, trabalho no rh e sei bem o que é perder o foco o serviço atrasa e o cliente não sabe esperar ficamos estressados e uma mudança de habito muda tudo no nosso cotidiano.

    Obrigada acrescentou muito em minha vida.

    • Shana Wajntraub diz:

      Muito obrigada a todas! O foco é um dos ingredientes mais importantes para o nosso sucesso!

  • Fernanda Xavier diz:

    Gostei das dicas! Eu tenho dificuldade nesta questão de foco, trabalho como secretária, e quantas vezes estou ocupada e o telefone toca, e eu simplesmente me perco, resolvo outra questão e volto “ao q estava fazendo”, telefone celular eu deixo de lado no trabalho, senão não dá, já basta o meu ramal. Mas esta questão do sem tempo, tá dificil mesmo….bjos

  • daniela diz:

    Parabéns Shana!!! Que Bom Que Conseguiu manter o foco!!! Valeu pelas Dicas!!

  • Adriana diz:

    Gostei muito e creio que me ajudara daqui em diante manter meus focos.

  • Kátia Bernardes diz:

    Ei Shana, obrigada pelo post! Amei mesmo! O problema das distrações acaba gerando um outro maior e difícil de se livrar que é a procrastinação. Coisas que deveríamos já ter resolvido, vamos postergando e postergando. Creio que devemos sim ter foco e as paradas de descanso para reflexão e uso da criatividade. Estou aprendendo cada dia mais que mais importante que trabalhar muito, é trabalhar certo. Quem trabalha certo, não precisa trabalhar muito e quem trabalha muito não tem tempo pra ganhar dinheiro, então vamos mudar nossos pensamentos e focar no que realmente é bom pra nós! Beijinhos, obrigada pelo post e contamos com você aqui sempre que desejar e combinar com a Pati!

    • Patrícia Lages diz:

      Muito legal o seu ponto de vista, é isso mesmo!! Bjs

    • Shana Wajntraub diz:

      Muito obrigada! Kátia, fico feliz em saber que evita procrastinar as suas atividades. Excelente. Parabéns e sucesso! Beijos.

  • Kátia Bernardes diz:

    Ah, esqueci de dizer: você é muito linda!!!

  • Eloise Santos diz:

    Eis o meu ponto fraco: Falta de foco! Mas essas dicas com certeza vão me ajudar 😉

  • Ana Claudia diz:

    Shana, amei as dicas, essa semana eu li um livro chamado Ansiedade do dr Augusto Cury e quando li esse post me lembrei de algumas coisas que li a respeito. Estamos vivendo num mundo fast food e tantos outros fast’s que simplesmente paramos de refletir e priorizar aquilo que realmente é importante para nós naquele momento, inclusive no trabalho.Beijos, e Paty, não estou em todos os comentários, mas saiba que estou aqui blindando todos os dias com seus post’s viu!rs

    • Patrícia Lages diz:

      Blindando e divando! 🙂

    • Shana Wajntraub diz:

      Muito obrigada a todas! Ana Cláudia, este livro é excelente. No mundo atual, repito que o Foco é o principal fator para o nosso sucesso pessoal e profissional. Sucesso! Beijos.

  • Suze diz:

    Muito interessante essa questão de ter pausas durante o dia. Ás vezes a gente pensa que quanto mais fizer, mais vai aproveitar o tempo, porém a pausa é realmente importante para pensar no que fazer primeiro e organizar as tarefas, ainda que mentalmente.

  • Carla Gadelha - Genibaú - Ce diz:

    Shana, seja muito bem vinda!
    Já amei as dicas de hoje, imagina o que vem por ai, para nos ajudar.
    Se estava sem foco, agora vou analisar-me e focar.

  • geyse diz:

    gostei muito da dica e venho em um momento oportuno pois estou passando essa situação no trabalho.

  • Erika Queiroz diz:

    Realmente é extremamente necessário termos foco no dia a dia. Apesar de tantos afazeres em todos os sentidos, tenho tentado e conseguido me focar melhor. Mas creio que precisamos de um estudo mesmo, para que essas dicas primordiais sejam praticadas. Gostaria que houvessem mais dicas dessa fofa da Shana em níveis cada dia mais elevados!!! Adorei!!!

  • joana diz:

    Oi Patricia, amei essa conversa, pois eu raramente consigo manter o foco na realidade eu nem me lembro se alguma vez eu cheguei eté esse foco, principalmente quando se trata de comprar alguma coisa que preciso juntar dinheiro, muito obrigado a você e a Andreia pois me ajudaram muito a refletir sobre isso.

  • LUCIANA VIEIRA diz:

    Amei o post, Shana. Pensei em procurar um coaching pois estava assim mesmo, sem foco. As pausas que ela sugeriu para a “Andreia” eu já fiz, por acaso, no meu trabalho e realmente funcionam. Não percebi na época, mas lendo o post me recordei. Parabéns Paty sempre acrescentando valor a nós, Blindetes!!!!! Bj

  • Alana diz:

    Esse post foi a direção aue me faltava. Obrigada
    🙂

    • Shana Wajntraub diz:

      Fico muito feliz com o feedback de todas e em saber que ajudei de alguma forma! Muito obrigada!
      Caso queiram tirar dúvidas, fiquem a vontade para entrar em contato!
      E-mail: [email protected] – (21) 98818-9877 / (11) 98207-8502 / skype: eleverh.
      Será um prazer ajudá-las! Beijos.

  • Marta diz:

    Muito bacana esse post, é incrível como são situações que as vezes nem percebemos e quando lemos o post paramos pra pensar e vemos aonde estamos errando.
    E realmente isso de olhar várias vezes o celular atrapalha principalmente nesse era de whatsapp. Mais tudo depende de uma mudança de nossos hábitos e que eu estou lutando diariamente contra isso.
    Muito boa a sua colocação Shana.

  • Carla Monise diz:

    Ter foco na vida é algo de Deus sobre nossas vidas … Não somente nos ajuda a conquistar aquilo que desejamos como também nos ensina a crescer na vida e nos torna sabias 🙂 Ter foco e conquistar sonhos, objetivos, e principalmente a ter mais intimidade com Deus 🙂 É isto eu acho he he Obrigada pelo post muito jóia SHANA

  • Luiz diz:

    muito boa a dica Shana! … ameeeiii!!
    Aprendi muito com essa dica e entendi que ficar desatenta prejudica a mantermos o foco para alcançarmos aquilo que queremos!
    Parabéns pela postagem e por dividir esses conhecimentos com nós Blindetes da Patricia!

  • Brenda*S.Luís-ma* diz:

    Maravilhoso esse post. Há uns meses acompanhei no blog da Cris algo sobre planejamento do tempo e entre um dos pontos chaves achei muitissimo interessante as estrategias de Marcia Paula com o texto *Porque Gestão Do Tempo É Importante?* fala sobre como podemos ter um controle de nós mesmas, e como isso é possível? Somente sabendo as prioridades,não é que devemos eliminar certas coisas que não tão importantes,mas podemos deixá-los para algum momento em que o tempo está “restando” olha que é dificil,mas todos acabamos tendo ele… e a frase que acredito completar o que achei foi essa: “A gestão do tempo tem muito a ver com o gerenciamento de si mesmo.”
    Beijos no seu♥♥♥

    • Patrícia Lages diz:

      Ótima frase mesmo! 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: