Saiba dizer não

Muitas vezes saber dizer não evita uma série de problemas, mal entendidos, perda de tempo e tantas outras coisas chatas do dia a dia. Mas como colocar essa dica em prática?

Segunda a cultura brasileira é “educado” dizer sim para tudo (mesmo que depois você não cumpra…). Com isso, muitas pessoas se encontram em um estado de permissividade do qual não conseguem sair.

Elas acostumaram as pessoas ao redor de que estão disponíveis a todo instante, que sempre farão o que lhe pedem e jamais serão capazes de dizer o tão temido não. Preciso explicar quem sofre com isso? Não! rs…rs…

A questão é que, se as pessoas estão sobrecarregando você com um milhão de pedidos, perguntas e tarefas é porque, em algum momento, você permitiu. É o tal negócio: as pessoas só fazem conosco o que nós permitimos que elas faça. Nem mais, nem menos.

Se você não colocar limites não espere que alguém venha fazer isso por você, afinal, se eu tivesse alguém que me dissesse sim para tudo eu iria achar que ela pode dizer sim. Para que eu iria parar de pedir se ela sempre atende?

Você precisa estabelecer limites para o que você pode ou não fazer e até mesmo sobre o que você quer ou não fazer. É a sua vida e ninguém tem o direito de sobrecarregá-la ou obrigá-la a fazer o que não quer. Existe uma listinha de dados que podem ajudá-la a saber quando dizer não. Confira:

Devo dizer não quando…

  • me pedem algo que não tenho tempo para fazer;
  • vou me prejudicar para ajudar alguém;
  • o que me pedem vai contra minha ética, crença ou moral;
  • atender alguém implica em ter de mentir;
  • o que me pedem vai causar brigas ou indisposição com alguém importante para mim (marido, amiga etc.);
  • aquilo irá me sobrecarregar;
  • não sei se vou dar conta;
  • não me sinto a vontade para atender.

Se você não se respeitar, não espere que os outros a respeitem. Saber dizer não é um limite que impõe respeito e não tem nada a ver com ser mal educada, grosseira ou rude. É uma questão de tomar as rédeas da sua vida e seguir o caminho que você achar melhor.

B1

E falando em controle, você já adquiriu o Controle de Gastos Arbitrários Bolsa Blindada? Ele é super fofo e cabe na bolsa para que você anote todos aqueles gastos que levam o seu dinheiro, mas que, no final do mês, você nem sabe quanto gastou…

Ele é feito para você anotar aqueles gastos não previstos na sua planilha como cabeleireiro, restaurante, um presentinho, uma roupa nova etc. Anotando cada gastos você terá o controle sobre suas despesas e saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo. E tem um precinho especial comprando 2 unidades e o frete é grátis! Para adquirir o seu é só clicar aqui e tomar o controle das contas! 🙂

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Sara diz:

    Eu já sofri muito por não saber dizer não para as pessoas e infelizmente já fui muito prejudicada de confiar nas pessoas que me deram o seu sim, e no final das contas, elas não poderam cumprir!
    E o pior de tudo é quando a pessoa sabe que não vai conseguir cumprir mais dá aquele “sim” só pra não ter que passar pelo “constrangimento” de dizer não e vc ficar chateada com ela! Pois eu prefiro o não!
    Me poupa tempo, desgastes emocionais e faz eu ir atrás de uma outra solução mais rápido, se todos pensassem assim exemplificariam as coisas muito mais rápido!
    Infelizmente isso faz parte da cultura brasileira! Bjss

  • Cristina diz:

    Perfeito!queria muito que minha sogra tivesse rede social pra eu compartilhar esse post com ela,pq ela é dessas que diz sim pra todos ajuda todos(na verdade dá conta do que seria obrigação de todos)e acaba ficando em segundo plano e muitas vezes se prejudicando.
    Quando estou com ela tento ajudar,mas as pessoas que se beneficiam dela ser assim não gostam que outros se intrometam(claro!),sentem ciúmes e me criticam,mas sigo em frente pq ela tem um coração muito bom e não gosto de ver ou outros abusando da boa vontade dela.
    Como sempre vc tem um texto excelente pra cada situação!estou acompanhando seu blog sempre!

    • Patrícia Lages diz:

      Imprime e leva pra ela! ?

  • Elaine Cristina Gonçalves diz:

    Paty, já sofri muito com isso, na verdade até bem pouco tempo, mas tive que começar a impor limites e ensinar meu filho também. Nos mudamos recentemente, pois já não estava dando muito certo morar com minha mãe e meu irmão , justamente pq eu estava dizendo sim pra tudo (carro emprestado, dinheiro emprestado, eu arcar com todas as contas da casa) e quando eu decidir colocar limites começaram as brigas (sim, eu dizia sim pra ajudar e muitas vezes me prejudicava, mas quando resolvi dizer não fui chamada de egoísta). E depois que eu me mudei, um outro episódio que me deixou estarrecida: muitas mães ultimamente não querem mais cuidar dos seus filhos. Meu filho tem 9 anos e com essa história de coleguinha vir brincar aqui em casa, tinha dia que vinha umas 6 crianças pra minha casa e se deixasse, ficavam o dia inteiro, mãe não chamavam pra almoçar, pra tomar banho e ainda queriam dormir aqui. Algumas deixavam os filhos comigo pra ir na rua, dizendo que iam rapidinho e demoravam horrores e outras ficavam em casa dormindo, ou nas redes sociais e eu ficando estressada em casa. Mas isso tudo só acontecia pq eu não sabia dizer não. Mas depois que eu coloquei limites essas coisas não acontecem mais comigo.
    Beijinhos e desculpe por falar tanto.

  • lumara diz:

    Dizer sim pra tudo é falta de equilíbrio. Temos que reconhecer nossos limites.

  • Marta Florencio diz:

    Isso acontece muito comigo, como não quero ser “grossa” com as pessoas acabo dizendo sim para quase tudo, mas hoje em dia estou tentado dizer mais “não”, mas as pessoas, principalmente os familiares não entendem isso, acha que devemos ter todo o tempo para eles, que, mesmo que eu estude trabalhe e ainda tendo as responsabilidades na IURD, eles acham que eu não faço nada, que podem pedir para eu fazer algo, e tenho que fazer na hora, e se dizer “não!” já era! ja vira motivo de briga etc.Mas isso foi por causa, que no momento que era para eu dizer não, eu falei SIM, não soube equilibrar meu tempo.

    • Patrícia Lages diz:

      Em tudo vale o equilíbrio, amiga. Quando a gente pode dizer sim, ok, mas quando não dá…

      • Marta FLorêncio diz:

        Verdade, hoje eu sei o quanto é importante ter equilíbrio em tudo.

  • Mila sembeia diz:

    Sofri bastante por não saber dizer achava que me colocando a disposição sempre das pessoas as teria mais perto, realmente elas estavam perto me sobrecarregando mais e eu tinha receio de dizer não para não magoa-las, o meu valor é que estava em questão pois quando a pessoa não sabe dizer não às pessoas não dão valor a ela. hoje vivo feliz da vida e sou respeitada.

  • jaqueline carvalho diz:

    A minha sogra é esse tipo de pessoa.Me aborreço quando vejo quer estão passando do limite com ela,tento alerta-la mais prece que já esta entranhado na natureza dela dizer sim pra tudo.

  • jaqueline carvalho diz:

    *parece

  • Cleide Ribeiro costa diz:

    Eu não conseguia dizer não pra ninguém, e isto me sobrecaregava muito! hoje eu consigo dizer não e o sim na hora certa, e isto tem mi ajudado muito não sinto mais sufocada, e não sinto constrangida de dizer não porque em muitas vezes o não ajuda dos dois lado da pessoa que está pedindo e também do lado da pessoa que está pedido.
    .

  • Luana diz:

    E muito importante saber a hora de dizer nao,quando colocamos limites ate nossa vida flui.

  • Thalita Targino diz:

    Muito bom! Quantas vezes já condenei por dizer um “não”. Sem dizer que na maioria das vezes digo “sim”, sem poder, só para agradar, e sempre no final quem sofre sou eu. Mas essa listinha vai me ajudar mais ainda a partir de agora que sei que quem coloca limites sou eu, não porque sou “má” e sim por ter as rédias da minha vida…
    obrigada Patrícia, abraço!!!

  • Leticia diz:

    Identifiquei em min alguns pontos que me mostraram que tenho que aprender a dizer não. Tudo que foi publicado aqui neste blog me ajudou bastante porque as vezes quando dizia sim para todos as pessoas sempre pediam mais e assim não tinha tempo para cuidar Nem da minha aparência que era algo que não estava me ajudando .

  • virgínia franco diz:

    Matéria ótima pra mim que não sei dizer nao pra ninguém, mtas vezes deixo de fazer minhas coisas pra agradar alguém, senão já ficam de bico… principalmente pessoas da família.

  • alessandra diz:

    aprender a dizer nao tambem e importante para nosso bem e dos outros

  • Michele Silva diz:

    Aprender a dizer não NÃO é uma tarefa fácil, principalmente quando a pessoas que pede é alguém que apreciamos de algum modo. Mas saber o momento correto de dizer não com toda certeza nos fará um bem danado danado

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: