Diga não ao desperdício

Durante toda a semana vamos dar dicas e ideias para evitar ao máximo o desperdício. Vamos otimizar o uso de tudo que temos e aprender a crescer financeiramente fazendo nosso dinheiro valer cada centavo!

desperdício

O desperdício faz parte da vida do brasileiro mesmo sendo um povo cuja renda está muito aquém do que deveria. O salário mínimo do Brasil é uma vergonha, mas mesmo assim, não é difícil encontrar pessoas que ganham pouco e ainda desperdiçam parte do seu salário!

É uma questão cultural confundir fartura com esbanjamento e prosperidade com desperdício. Até na Bíblia encontramos passagens contra o desperdício, veja algumas:

  • Somos aconselhados a sermos fiéis no pouco para podermos receber o muito, ou seja, aquele que não valoriza e ainda esbanja o pouco que tem não poderá ter muito;
  • Deus determinou que o povo no deserto recolhesse o maná em quantidade suficiente para seu sustento naquele dia. Nem mais, nem menos. Quem recolheu em excesso viu o maná apodrecer e ser desperdiçado;
  • E o que dizer do cordeiro que Deus mandou assar antes da saída do povo do Egito? As famílias pequenas que não tinham pessoas suficientes para comer o cordeiro todo deveriam chamar outras famílias para não haver desperdício. Todo cordeiro devia ser consumido, sem que nada fosse jogado fora.

Talvez agora você entenda o motivo de estar sempre na estaca zero na vida financeira. Você trabalha, ganha, gasta – não sabe nem em quê – e vive no vermelho. É preciso dar valor ao que se tem, não desperdiçar o que foi dado a você e, sabendo fazer bom uso das coisas, estar pronta a receber mais.

Para começar, você deve analisar tudo o que vem sendo desperdiçado na sua vida. Seja comida, roupas que comprou em excesso e não usa, maquiagem, produtos de beleza que chegam até a estragar de tantos que tem, roupas para os filhos, eletrodomésticos que nem são usados, produtos de limpeza etc.

Anote tudo o que foi gasto em excesso e que acabou virando desperdício. Fique atenta às próximas compras e, se possível, venda as coisas das quais não precisa. Se tiver alguma ideia do que fazer com esses excessos, deixe um comentário abaixo para ajudar outras leitoras na luta contra o desperdício.

Atenção: a cultura do desperdício está tão enraizada na mente das pessoas que provavelmente não vão faltar pessoas para dizerem que você está virando mão de vaca, muquirana ou mesquinha. Faça as coisas com equilíbrio e não dê ouvidos às pessoas que não compreendem a importância de evitar o desperdício. Vá de acordo com o que você acredita e é isso que importa!

Querendo mais dicas para dar uma virada na sua vida, encomende o livro Virada Financeira aqui no blog. Você vai receber em casa e autografado!

Amanhã vamos falar sobre como evitar o desperdício na cozinha e teremos receitinhas maravilhosas para você anotar no seu caderninho! 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Cozinha Blindada
  • Mariane diz:

    Bom dia Patrícia, amei tanto o bolsa blindada 1, que tive que comprar o 2 e o virada financeira, aqui em casa muita coisa mudou, em relação ao desperdício estamos caminhando bem, e temos visto, ótimos resultados, no post em que você ensinou a ecomizar no mercado, fazendo um cardápio semanal, foi muito bom adotamos este método e está funcionando bastante,mais economia e praticidade.
    Beijos obrigada por compartilhar conosco toda sua experiência e aprendizado.
    Hoje sou uma blindete em construção?

  • Cristina diz:

    Muito bom!post altamente necessário!

  • Hevellyn diz:

    Bom dia Pati.

    Realmente o desperdício tem deixado muita gente enrolado por aí.
    Eu aprendi muito com sua dicas aqui, e agora nem alimento é comprado em excesso. Pois tudo é realmente pago do nosso suado salário.
    Então, em tudo, antes de comprar, me pergunto, se realmente preciso, se é necessário no momento, se tenho dinheiro pra comprar/manter aquilo.
    As roupas mesmo, sempre faço doação, as velhinhas dependendo do estado jogo fora, troco peças com amigas quando não gosto mais, ou levo em brecho e faço um dinheirinho com roupas que estão em bom estado e sei que nunca mais vou usar.
    Obrigada por cada dica, os 21 dias de detox foi muito importante, estou muito mais equilibrada, consciente, e feliz pois sei que Deus usa vocês pra nos abençoar com tantas dicas e ensinamentos.
    Um beijo grande, continue sendo esse canal de sabedoria!!
    Ats.

  • leila diz:

    Bom dia a todas! O pior é que não consigo ver onde existe desperdício na minha vida, já que não compro roupas, não compro em excesso comidas e não ando gastando na rua…nem cafezinho eu tomo na rua!!!!! Mas ele existe!!!!! Estou seguindo a planilha que ensinou Patrícia e vendo todos os gastos, para encontrar onde está o mal…:(

  • MARIA IONE LINHARES diz:

    Bom dia.

    Eu quase me encontrei nesse post, rs. Eu não sei o que acontece, mas fico sempre no vermelho e não compro coisas em excesso, pra falar a verdade, eu não tenho quase nada em casa. Meus móveis são todos velhos e poucos, somente o basicão. Minhas roupas são bem comuns, sem luxo, não são de marca e meus sapatos, conto nos dedos. Não tenho joias, bijus, maquiagens, nada ( apenas o necessário) e não consigo identificar onde está meu disperdício. Eu moro em casa própria, modesta mas,própria. Preciso de ajuda urgente.

    Abs

    • Patrícia Lages diz:

      Vc deve anotar tudo o que gasta, seja o que for, e colocar todas as suas contas na ponta do lápis para detectar onde tem gasto. Dessa forma vc vai achar! Bjs

  • Charlene diz:

    Olá Paty… Passando pra te parabenizar pelo desafio detox 2016. Assim como os anteriores tenho certeza que ajudou muita gente como eu. A sequencia contra o desperdício também é muito legal, considerando a atual situação do nosso país… Obrigada por dividir tantas dicas valiosas e principalmente por elas sempre serem pautadas na Palavra de Deus. Que ele continue te abençoando!

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Boa tarde Patty,
    Eu aprendi com minha mãe a utilisar todas sobras de legumes, tudo vai para a panela da sopa. É bom para à saúde , aquece no inverno e refresca no verão.
    Outra dica contra o desperdicio é na hora de dar a ferro: aprendi a dobrar a roupa logo que está seca. Tudo o que for possivel ponho em cabides. Organiso assim todas as peças e começo pelas com ferro morno e assim por diante. Prontinho, a hora de dár a ferro é organizada, roupas bem passadas e a fatura da eletricidade agradece !!
    Dizia minha Mãe ,para nós 8 irmaos, uma casa sem governo é pecado rsss Tudo se aproveitava !
    Nenhum de nós esqueceu e assim perpetuamos esses costumes que só nos trazem beneficios,
    Beijinho

    • Patrícia Lages diz:

      Como dizia a minha avó “os antigos é que sabiam das coisas”!! Beijinhos!!

  • Sandra Reche diz:

    Olá Patrícia, assisti todos os cursos que vc ministrou na EDUK e amei…
    A minha mãe tinha um ditado “DESPERDÍCIO NÃO É SINAL DE FARTURA”.
    Agradeço pelos excelentes ensinamentos e dicas, Deus a abençoe!!!
    Um forte abraço.

    • Patrícia Lages diz:

      Sua mãe sabe das coisas, Sandra!! 😀

  • neila diz:

    já coloquei algumas coisinhas nos sites que você listou no programa da Kátia Fonseca,estou doando outras que não consigo vender como cremes/maquiagem/perfumes, mas é isso vivemos esbanjando o que não temos, amo seu livro, tô começando a mudar minha vida!!!!!!!!!!!!!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou!

  • Patricia diz:

    Verdade.
    É bem nítido que as pessoas se sentem obrigadas a gastar quando tem R$ sobrando, ao invés de pensar no dia seguinte.

  • Ndundila Lourenço diz:

    Ola a todas, gostaria muito de ler os livros Bolsa Blindada 1 e 2 e Virada financeira pois vou abrir uma lojinha e acredito que estes livros me ajuadariam muito mas infelizmente sao vendidos apenas no Brasil ??? que pena.

    • Patrícia Lages diz:

      Há um distribuidor na África do Sul que envia a Moçambique e Angola. Procure no meu Facebook por Ezequiel Ortiz, pois ele poderá lhe enviar! ?

  • Bethania diz:

    Muito bom esse texto, gosto de todas as suas matérias, pra mim muitas vezes funciona como aquele puxão de orelha que eu estava precisando… pra reparar em certas atitudes…abraço

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: