Desafio dos 100 Dias #15 – Futuro financeiro das mulheres assusta

Veja alguns dados do IBGE sobre o comportamento financeiro das mulheres e faça com que seu destino não seja como o de muitas…

sozinha_2Segundo dados do IBGE, as mulheres estão se tornando cada vez mais chefes de família. É assustador saber que mais de 87% dos lares sem cônjuge são sustentados por mulheres. O que isso significa?

Que elas tentam um relacionamento, têm pelo menos um filho, separam-se e arcam (quase sempre sozinhas ou com pouca ajuda do ex) com todas as despesas da casa e dos filhos.

Isso faz com que elas passem a viver apenas “apagando incêndios” e quase nunca conseguem a ascensão financeira que buscam. A mulher está casando mais tarde para estudar mais e, portanto, ter uma carreira profissional melhor. Elas também têm filhos mais tarde pelo mesmo motivo. Porém, ao não investirem em seu relacionamento amoroso, elas se veem sozinhas e com toda responsabilidade sobre si mesmas. Diante disso, não conseguem tirar proveito do seu ganho, nem ter aquilo para o qual se prepararam tanto.

Para compensar a vida sem muitas perspectivas, elas se lançam nas dívidas, pois querem ter tudo o que a publicidade diz que precisam para terem um pouco de satisfação. Além de quererem dar aos filhos tudo aquilo que não tiveram. Está formado o ciclo vicioso que vai levar embora a estabilidade financeira dessa mulher.

Querida blindete, o tema de hoje pode mudar a sua vida se você realmente prestar atenção e der ouvidos: não arrisque todas as suas fichas em uma carreira profissional que vai lhe dar uma suposta independência. Suposta porque se você não investir no seu casamento, vai ser essa mulher que, de tão independente, vai acabar sozinha.

O texto de introdução do livro Bolsa Blindada 2 fala sobre isso: ter uma carreira, ter ascensão profissional, mas não fazer de si uma pessoa solitária. Invista no seu relacionamento e não caia nos erros que muitas mulheres têm caído.

Reflita sobre o assunto. Cuide do seu casamento e não deixe que o trabalho afaste você de sua família. E se você é solteira, aproveite a oportunidade que está tendo de pensar sobre isso e não caia na mesma armadilha que muitas mulheres estão caindo. E para você que está nessa situação de criar seus filhos sozinha, não se feche para o amor. Só tenha mais cautela daqui para frente.

Amanhã vou publicar a lista dos erros mais comuns das mulheres e que está substituindo a independência pela solidão.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Thalita Aureliano dos Santos diz:

    Muito bacana Patricia!

  • Marta diz:

    Wake up call! A solitária independência.
    São tantas as bagagens que hoje a mulher tem devido à disseminação de uma cultura podre e afastada dos preceitos divinos que é muito difícil encontrar o equilíbrio. São tantos os obstáculos que nos afastam de uma vida plena e feliz. Se o dinheiro, a profissão, a aparência exterior são importantes, eles não trazem felicidade verdadeira, a felicidade vem de dentro, através que atitudes que tomamos.
    Este tema é super importante e fico a aguardar pelos posts seguintes 🙂
    Beijinho grande querida Patrícia, fico a aguardar a visita a Portugal para este ano de 2015 🙂 se quiser eu até a convido para dar uma palestra na melhor faculdade de economia e gestão do país! A visita à biblioteca do palácio de mafra já é garantida 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada pelo convite. Estamos trabalhando para ir!!

  • Mariana Diniz diz:

    Boa dia,Paty.
    obrigada pelo seu comentário. Ajudou-me a refletir mais ainda nas decisões que tenho que tomar em 2015.
    Beijos.

  • Letícia Reis Neiva diz:

    Como essa postagem falou comigo!!! Creio que foi resposta de Deus para alguns questionamentos meus! Obrigada Patrícia.

  • Marta diz:

    Nossa Paty que postagem bacana, foi muito bom ler cada paragrafo e absorver o que você quis passar.
    Que Deus abençoe cada vez mais e sempre lhe dê a direção para nos alertar com textos tão bacanas e de fácil compreensão.

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Deus está dando uma grande chance atravez todos estes posts a todas ,inclusive as mais jovens para nāo fazerem o que muitas de nós mais velhas fizemos.
    Por falta de conhecimento também priorisei minha vida professional ,é hoje olho para traz e reconheço o que vale ter de Tudo materialmente se não há ninguém com quem dividir….Felizmente que encontrei outra saida para me sentir útil et feliz…Enfim se tivesse que voltar ao passado nunca tinha priorisado A parte profissional !!
    Beijinho Querida Patty,quando vier para o continente europeu ,Tunis é so a 2h45de Paris

  • Lúcia diz:

    E para as viúvas…e que tem um ou mais filhos, sem pensão deixada pelo cônjuge???

    • Patrícia Lages diz:

      Vc precisaria ver com algum advogado se há como requerer alguma pensão do governo. Minha mãe conseguiu uma pensão do meu pai, então pode ser que vc consiga também, mas depende de cada caso e um advogado pode ajudá-la.

      • Lúcia diz:

        Obrigada pelo carinho e preocupação mas graças a Deus – isso já tem 11anos que passou – e tenho conseguido honrar com minha responsabilidade. Tenho uma profissão linda e que tem me ofertado para criar meu filho. Hoje está c/ 18anos, acabou o ensino médio e está prestando vestibular. É um menino exemplar. Além disso, tenho o auxílio de minha família para que eu possa manter o trabalho. E acima de tudo tenho DEUS – meu grande amigo!!! E o blog da Cristiane e o seu para sempre seguir e aprender muito. Beijos!!!

        • Patrícia Lages diz:

          Então arrebentou!!! 🙂

  • marinete miranda diz:

    Querida Patrícia. Obrigada pela oportunidade de adquirir mas conhecimento . abraços

  • Kátia Bernardes diz:

    Ei Pati, neste texto você arrebentou!!! Abriu a visão de várias mulheres a respeito da vida profissional. A vida da mulher hoje é muito puxada e ela tem que estabelecer algumas prioridades. A ascensão profissional faz com que muitos sonhos de luxo, conforto e comodidade sejam realizados e isso prende muito a mulher, principalmente quando a pessoa com quem ela está casada não luta para dar a ela esse tipo de conforto. A bola de neve começa e ela vê os benefícios do trabalho como sendo maiores que os do relacionamento, porque no trabalho ela vence com um esforço único e no relacionamento ela depende do esforço da outra pessoa, o que gera um desgaste e ela quer se economizar disso. Muito forte o que você disse e nos leva a refletir bastante a respeito.

    • Patrícia Lages diz:

      Ótima reflexão, Katia 🙂

  • Tati diz:

    Parabéns Patrícia. Ótimo texto e muito verdadeiro. Muita coisa mudou em minha vida, desde o momento em que vc apareceu. Talvez uma das respostas de Deus para minhas orações. O seu depoimento, sua simplicidade e principalmente a volta que você conseguiu dar na sua situação, fizeram com que eu tomasse uma atitude e comecei a agir. Estou bem melhor hoje do que a um ano e pouco. Mas ainda tenho o que melhorar, pois é muito difícil se livrar de uma vida de ” dívidas”..onde o crédito fácil te chama a todo momento. Super beijo.

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Tati. A educação financeira pode ser difícil no começo, mas depois se tornará natural. E o melhor de tudo: sempre vale a pena! 🙂

  • Andréa Peppe diz:

    Olá Pati! Acabei de ler seu livro Bolsa blindada 2 e adorei…o Blindada 1 ainda não consegui ler mas pretendo o mais breve possível.
    Nossa esse texto é para mim…tenho dois filhos que criei praticamente sozinha e já estão adultos e eu não consegui conquistar quase nada nessa vida, como você diz só apagando incêndios. E nem penso em me relacionar pois acho que não vou conseguir arrumar tempo pra isso , nesse texto estou tendo um momento Epa!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Andréa. Que ótimo que vc gostou do livro! Quando à sua situação, creio que vc deva arranjar um tempo para conhecer alguém, pois é importante vc construir algo ao lado de alguém. Seus filhos já estão crescidos, é hora de cuidar de vc!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: