Desafio Detox #18 – Uma ideia muda tudo

Tudo que existe nesse mundo nasceu de uma ideia. A roupa que você usa, o esmalte das suas unhas, uma poltrona de design que custa 20 vezes mais que uma comum. Será que você está usando bem a sua “fábrica de ideias”?

idea_crop

É claro que a sua fábrica de ideias é o seu cérebro e que você o usa 24 horas por dia (inclusive enquanto dorme). Mas a maneira como usamos essa maravilhosa máquina faz toda diferença.

Na correria diária do mundo moderno sobra pouco tempo para usarmos o cérebro da forma correta e, se há uma forma correta é porque há uma errada, concorda?

A forma errada de usar o cérebro é mantê-lo a maior parte do tempo no automático.

  • Você come sempre a mesma coisa para não ter o trabalho de pensar em uma comida diferente;
  • Você compra sempre nos mesmos lugares para não ter o trabalho de pensar em outros locais de compra;
  • Você mantém os mesmos pensamentos sobre as coisas para não ter o trabalho de rever seus conceitos;
  • Você executa suas tarefas todos os dias do mesmo jeito para não ter o trabalho de pensar em fazer de maneiras diferentes.

Sim, pensar dá trabalho! Então é muito mais fácil colocar o maior número de tarefas possíveis no automático. Com isso, seu cérebro vai ficando “preguiçoso” e você não tira proveito de toda capacidade que ele tem. Aliás, você sabia que nosso cérebro é programado para gastar o mínimo de energia possível? Se você não estimula-lo, ele vai buscar cada vez mais trabalhar menos!

A forma correta de usar o cérebro é pensando. Todas as funções do cérebro são executadas involuntariamente, como respirar, manter seus órgãos funcionando ou mandar um aviso de dor cada vez que você bate o dedinho na quina do criado-mudo. Fora isso, ele quer descanso! Ou seja, quanto menos você pensar, menos ele vai trabalhar…

A única maneira de comandar seu cérebro é através pensamento, logo, quanto menos você pensa, menos controle tem da sua vida.

Quantas vezes você está tão sobrecarregada que mal tem tempo de pensar? E o resultado de agir sem pensar é bom ou ruim? Por isso, o desafio de hoje (e para toda a vida) é pensar sobre como você tem feito as coisas. Ou, em outras palavras, sair do automático.

Dê trabalho ao seu cérebro e não permita que ele fique preguiçoso armazenando uma energia que precisa ser bem utilizada. Se for preciso, escreva os seus passos desde a hora que se levanta. Será que você acorda sempre atrasada? Isso lhe faz bem? Você sai sempre de casa vestida de qualquer jeito e sem o café da manhã? Enfim, faça isso com tudo o que você faz e repense sua forma de agir.

Quando você usa seu cérebro tem ideias e UMA IDEIA MUDA TUDO!

E uma das melhores formas de abrir sua mente e exercitar seu cérebro é a leitura. Se você não gosta ou não tem o hábito de ler, busque livros sobre assuntos que você gosta, seja lá o que for. Você não precisa ler Os Lusíadas logo de cara, basta ler algo que faça sua cabeça funcionar. É de plantas que você gosta? Leia sobre elas. É de gatos? Saiba mais por meio dos livros.

Bolsa 1 e 2

E se quiser saber mais sobre finanças, corra na nossa lojinha e aproveite esta semana antes do aumento do frete. Os Correios aumentaram as tarifas em mais de 10% e na segunda teremos novo valor de envio. Corre!

Nos vemos amanhã para o Desafio #19!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Tatiane diz:

    olá 🙂

    Exercitar o cérebro dá trabalho, mas nos torna capazes de escolher com razão!! Essa semana meu esposo comentou o motivo do sucesso dos vídeos de comédia, é que ao vê-los ninguém precisa pensar.

    Bjs!! boa leitura 🙂

  • Joara - Cenáculo do Riacho Fundo II - Brasília - DF - Brasil diz:

    Texto muito sábio.

  • Sónia diz:

    Gostei muito do texto me ajudou bastante. Me enxerguei que tem muita coisas que estavam no automático com este desafio coloquei mesmo o meu cérebro a funcionar e, já identifiquei o que preciso de mudar ou seja pensar em novas ideias para resolver situações.

  • Izabela diz:

    Me identifiquei 100%
    Meu cerebro está mesmo muito preguiçoso. No altomático. #PatiuMudarIsto

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: