5 dicas para ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro

Confira 5 dicas bem objetivas que os pais podem utilizar na educação financeira de seus filhos. Ah! Também vale para sobrinho, neto, afilhado… 😀 

Ontem colaborei com o portal Universal.org com esta matéria solicitada pela jornalista Debora Picelli. Para quem não viu, segue abaixo:

 

moedas

5 valiosas dicas de como educar as crianças a lidarem com o dinheiro

1. Converse naturalmente sobre finanças: alguns pais acreditam que falar de dinheiro com os filhos é chateá-los ou preocupá-los antes do tempo. Porém, os pais não devem passar o conceito de que dinheiro é um assunto chato ou que só serve de preocupação. Quanto antes as crianças forem introduzidas à educação financeira, mais naturalmente lidarão com o dinheiro.

2. Recompensas são bem-vindas: é aconselhável conceder recompensas quando a criança apresentar bom comportamento ou fizer algo positivo, do que dar presentes sem motivo. Quando a criança entende que, para ter algo, deve fazer algo, torna-se mais consciente de seu papel no futuro.

3. Estimule a economia: é um erro pensar que economizar é um verbo que só quem está apertado financeiramente deve conjugar. Estimular, recompensar e dar exemplos de como evitar desperdícios contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes.

4. Simule compras, deixe-as comprar: crianças menores podem aprender como fazer compras por meio de simulações em casa, como brincar de minimercado, colocando preços nos produtos e ensinando-as a comprar. Já as crianças maiores podem pagar pequenas compras sob supervisão dos pais, até que possam fazê-las sozinhas.

5. Mostrar a diferença entre preço e valor:   é preciso que a criança entenda que preço é o número marcado na etiqueta do produto, mas valor é o benefício que esse produto traz. Se o valor está abaixo do preço, o produto é caro, e vice-versa.

capa-livroGostaria de ter mais dicas? Quer um livro que a ajude a empreender sua carreira, mas que fale a sua língua? Achou!

Peça aqui no blog o meu novo livro “Lugar de mulher é onde ela quiser” e tome as rédeas da sua carreira profissional! Clique aqui e receba em casa autografado 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Crianças
  • Juliana diz:

    bom dia Paty!!! td bem? amei o artigo de hj pois tenho dois filhos e sempre ensino o q posso ou nao comprar p eles e o valor de cada coisa, dou parabens qdo eles nao demoram no banho ou sempre apagam a luz qdo saem do comodo q estao e comemoram comigo cada vez q falo q a conta de agua ou luz esta menor q o mes anterior… estou amando seu novo livro, nao penso em ser empreendedora agora mas seu livro esta abrindo algumas ideias msm como funcionaria do setor privado, meu pai esta comecando um pqna mercearia num comodo comercial q ele tem em frente a casa dele e estou ajudando a dar ideias… ontem msm chegou o balcao refrigerado q ajudei a comprar pela net q custou R$2700,00 (2 metros) ele tinha visto um numa loja fisica na nossa regiao por mais de R$4000,00 numa metragem menor, ate brinco c ele q o “filho homem” dele sou eu rsss (eu tenho um irmao q parece q nao q qr nda na vida) e confesso q seus livros me deram uma noçao do q preciso fazer p dar algumas dicas ou msm ajudar meu pai a comecar a empreender, pesquiso mto sobre o assunto e seu blog, livros, videos ou ate msm seus cursos pela EDUK me ajudam, nunca me entedio lendo seus artigos ou algo q tenha vindo de vc rss, vou resumir: vc mudou minha visao sobre passos a dar com dinheiro… bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Fico feliz quando leio relatos como o seu, Juliana. Vai arrebentar em 2017!! 😍

  • Rosimeti diz:

    Estou amando todas as matérias obrigado que o senhor te conceda cada dia mais sabedoria e conhecimento bju

  • Daiana diz:

    Olá Patrícia.

    Gostei muito dessa matéria.
    Eu ainda não tenho filhos, porém tenho dois sobrinhos, um com 3 anos de idade e outro com 2 anos.Gostaria de saber com qual idade a criança deve ter orientações financeiras.

    Desde já agradeço.

    • Patrícia Lages diz:

      Assim que ela souber contar já dá para implementar alguns exercícios. Mas mesmo antes, pode-se trabalhar com recompensas para ela aprender que deve fazer algo para ter algo. Bjs

  • Maria Alice diz:

    Eu tenho um cofrinho desde o ano passado e isso fez com que minha filha me pedisse um. Agora somos duas juntando dinheiro em casa; qualquer moeda ela guarda e eu junto notas de 2 e 5 reais (as que mais vem nos trocos). Vou juntar durante 1 ano, mas retirando para depositar na poupança a cada 3 meses. Ela também deposita na dela. Agora vou abrir uma pro meu filho mais novo. Ah, o marido guarda uma parte do salário. Começamos o ano sem apertos!Meu marido nem acreditou! Graças aos seus livros! Eu leio e passo o que aprendo pra frente.
    Muito obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasando!!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: