Você está cuidando do que é mais importante?
28/08/2023
Quantas horas perdemos dando importância a coisas irrelevantes e ficamos sem tempo para o que realmente tem valor? É preciso…
Quantas horas perdemos dando importância a coisas irrelevantes e ficamos sem tempo para o que realmente tem valor?
É preciso sair do automático
Por ser uma pessoa detalhista, uma das coisas contra as quais preciso lutar diariamente é a perda de tempo com picuinhas.
Uma vendedora mal educada, um gerente de banco que atende com desdém, ligações incessantes de telemarketing ou uma encomenda tratada como lixo pelo entregador são coisas capazes de me tirar do sério.
É claro que nada disso está certo e não deveria acontecer, mas a questão é que acontecem e, ao que tudo indica, serão cada vez mais frequentes. E a pergunta é: vale a pena o estresse e a perda de tempo com coisas que só vão piorar?
Mas a perda de tempo não se resume apenas às coisas ruim, mas também aos excessos, como o de trabalho, por exemplo.
Você que me segue por aqui me conhece muito mais do que as pessoas que só me acompanham pelas redes sociais (e se leu meus livros me conhece mais ainda!). Se esse é o caso, você sabe que sempre trabalhei muito e, de uns tempos para cá, mais ainda!
Porém, uma experiência recente me fez refletir e reavaliar a importância das coisas.
A prima do Ki-Suco
No ano passado, minha prima/irmã Eloisa (a “prima do Ki-Suco” que cito no livro Bolsa Blindada) foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda.
Entre longos períodos de internações, ela passava algumas temporadas em casa e, em uma delas – que foi de março a junho – era preciso ir ao hospital duas vezes ao dia, seis vezes por semana, para exames e medicação.
Nesse processo, eu, meu primo (irmão dela) e alguns amigos nos revezávamos para levá-la ao hospital, em uma tarefa que levava o dia todo.
Fiquei com as sextas-feiras, saindo de casa às 6h da manhã e retornando por volta das 21h. Levava agenda, laptop, carregadores e todo material de trabalho. Uma mesa da cafeteria do hospital virou meu escritório por várias semanas, afinal, eu estava escrevendo o curso Organização Financeira de A a Z e tinha um prazo curto para terminar.
Porém, quando ela saía da sala de medicação e podia ficar um tempo na lanchonete, eu guardava tudo para dar atenção a ela. Isso me atrasou? Muito! Inclusive, tive de adiar o lançamento do curso por duas vezes, além de trabalhar aos sábados para não atrasar (muito) outras demandas.
Depois de um tempo, a Eloisa teve uma melhora significativa e logo quis me ajudar com a revisão das aulas. Foi ela que fez a maioria dos slides do curso e até esteve um dia no estúdio para repassar os arquivos comigo. Só que, em vez de trabalhar, nós passamos a tarde inteira conversando, rindo e falando sobre mil coisas, menos trabalho!
Lá estava eu mais atrasada do que nunca, cheia de prazos vencendo, tendo que me desculpar com, pelo menos, três clientes e preocupadíssima em não dar conta de tudo. Mas, apesar de terem sido meses complicados profissionalmente, a única coisa que eu faria diferente seria ter dado ainda mais atenção a ela.
No início de julho, a Eloisa se internou para uma rodada final de quimioterapia. Ela estava muito bem, o transplante de medula havia sido um sucesso e os médicos só queriam dar um “reforço” para que ela se recuperasse ainda mais rápido. Porém, uma infecção mudou o rumo das coisas e ela, infelizmente, não resistiu.
A morte precisa estar presente. Sempre
Nós não vamos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém.
Nós não gostamos de pensar na morte, mas isso nos faz valorizar a vida.
Nós não somos imortais, mas somos eternos, pois a alma não morre.
Por isso, o que importa nesta vida passageira é garantir onde vamos passar a eternidade.
Há muito tempo, penso na morte todos os dias. E agora, ainda mais.
Não é um pensamento triste, mas sim, uma reflexão necessária, para que eu não perca o pouco tempo que tenho com aquilo que não importa.
Recomendo que faça o mesmo, pois certamente, você terá uma vida melhor.
É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso. A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo. Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte.
Eclesiastes 7:2-4
Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
Bom dia, Patrícia!
Eu neste exato momento sentado no meio fio na rua esperando a borracharia abrir para concertar o pneu da minha moto ,pois estava saindo para trabalhar de moto táxi ( gosto de começar por volta das 5:30) planejamento do dia por por água a baixo depois disso kkk ,mas este artigo caiu como uma luva .valeu !!! Fiquei triste pela “Elo” mas estendi que existe algo muito maior do que a morte .Deus conforte todos os familiares e muito obrigado por compartilhar esta experiência conosco.
Super forte sua mensagem…
O automático tem nos consumindo…
Nossos filhos estão crescendo, estamos envelhecendo… E não estamos tendo tempo de viver…
Meus sentimentos, e que você e os seus estejam confortados.
Beijos no coração.
Bom dia Paty, excelente reflexâo! Saiba que sua resiliência em lidar com a questão e em continuar dando o seu melhor na mentoria serviu de testemunho para mim e creio que para os demais alunos também, prossigamos guardando nossa fé e mantendo nossas vestes brancas, Deus abençoe!
Bom dia
Por isso deixe a minha vida em São Paulo e estou na Bahia cuidando do meu pai que está com 96 anos.
Ele não está doente só que perdeu a visão.
Maria José
Pois é Maria José, voltei para PE em Janeiro deste ano para ficar perto dos meus filhos e irmãs, passei 12 anos em Praia Grande SP, gostava muito de lá e trabalha muito tmb, optei por voltar e trabalhar pouco, um grande abraço.
Bom dia! Nossa meus sinceros sentimentos pela morte da sua prima irmã, até chorei, já fui atendida pela Eloisa na compra de livros e planner, ela que respondia meus e-mails, eu este ano mudei completamente meu ritmo de trabalho, com isso diminui drasticamente a minha despesa, hj vivo mais para a minha família, marido, filhos e irmãs e não me arrependo. Um grande abraço Patrícia.
Patricia, querida
parabens por mais um texto que nos faz refletir.
Bjes no coração
A mãe da arquiteta mais linda do Brasil passando por aqui!!! Saudades!!
Olá Patrícia! Admito… estou vestindo a carapuça de que não estou cuidando do mais importante: eu mesma!!! Pronto: “desabafei” (rs…rs…) Desculpas pela meia brincadeira… estou ansiosa para resolver algumas questões e me vejo com pressa de resolver tudo ao mesmo tempo e como está em Eclesiastes 3:1-8 “¹ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.² Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;³ Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;⁴ Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;⁵ Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;⁶ Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;⁷ Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;⁸ Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” (https://www.bibliaonline.com.br/), porém, ainda assim reconheço o meu pensamento de que poderia ser um tempo mais breve! (rs…rs…). Abraços
Patrícia sendo Patrícia!!!
Quando li a “Prima do Ki-Suco”, já comecei rir porque eu li o seu livro e jamais esquecerei da história que você contou a respeito da “arte” que você e Elo fizeram!
Você aproveitou muito bem a história de vocês até o fim da vida da Elo – literalmente!
Uma reflexão e tanto em meio a correria (cada dia maior) do dia a dia!
Beijos
E a pergunta é: vale a pena o estresse e a perda de tempo com coisas que só vão piorar? Faz muito sentido essa indagação para mim!
Eu sempre fui uma pessoa imediatista, quando qualquer coisa saia fora do que eu tinha planejado era uma catástrofe pra mim… Desde a Pandemia tenho revisto vários resultados na minha vida e hoje em dia quando estou frente a uma situação fora da minha zona de conforto / planejamento, priorizo por manter minha paz ao invés da razão!!! Gratidão por compartilhar sobre sua prima e tb sobre Luto… Infelizmente a sociedade tem romantizado muito o sofrimento… e evitando se falar de muitos assuntos que inevitavelmente em algum momento todos passamos!
Oi Paty!
Estou passando pelo penúltimo processo que você passou com sua prima…
Muito emocionada com o texto, Patrícia.
Obrigada pela reflexão, por fazer-me entender que preciso desacelarar e pensar no que realmente importa.
Meus sentimentos pela sua prima.
Abraços!
Boa noite, Patrícia.
Meus mais sinceros sentimentos, que Deus te conceda a graça de ter serenidade para enfrentar esse momento tão desafiador, há poucos dias perdi também um ente querido e não é fácil, a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional,. Estou escolhendo aceitar o que não posso modificar e pedindo coragem e Sabedoria para seguir. Espero que você fique bem. Que maravilha você ter conseguido compreender que poderia estar presente com ela naqueles momentos e todo o resto depois seria resolvido, muito sábio. Abraço sereno.
Obrigada querida pela sua maravilhosa prestação de serviço.
Bom dia.
Você realmente fez o certo, pois aquele que é dirigido pelo Espírito Santo, ouve a voz de Deus, e tem consigo o Ajudador, o Conselheiro, o melhor Amigo.
Posso te ajudar, te contando que meu melhor tempo com Deus de verdadeiro amadurecimento, e conhecendo Ele bem de perto, e tambem de ver que tem tantas coisas sem importância nos rodiando, foi quando meu genro de 38 anos faleceu.
Mas posso te garantir que eu vi Deus em todo o tempo tanto conosco como cuidando dele.
Sei que parece algo que não combina, dizer que Deus estava cuidado dele, e ele faleceu.
Mas não vemos como o mundo vê, ele não morrer mas foi para os braços de Deus, e agora sim, Ele está na morada verdadeira. ??.
Eu conhecia Deus de ouvir falar, mas agora meus olhos e ouvidos espirituais o percebem sempre.
Sem dúvida, os momentos difíceis produzem as melhores experiências com Deus e só que vive sabe como é. As demais pessoas não podem entender, mas é maravilhoso!
Bom dia, Paty!
Também fui atendida pela Eloisa na compra de livros pelo site.
Estou cada vez mais refletindo sobre até onde ir com minha carreira no banco. Minha ascendência está envelhecendo e morrendo e isso está me trazendo uma nova percepção sobre a vida. Acabei de fazer 41 anos de idade e voltei de férias da casa da minha mãe, que agora vive numa praia do Espírito Santo. E eu continuo em São Paulo trabalhando.
Sobre atendimentos e produtos ruins, também acho que pode piorar, mas também vejo oportunidade para os competentes se sobressaírem criando o próprio negócio ao invés de trabalharem em empresas mal estruturadas.
De fato, a vida começa aos 40. Na metade da vida, vejo que terei outros desafios. Achei meus parentes idosos muito ansiosos devido aos vários lutos desde a pandemia e também um senso de urgência apuradíssimo, pois pra eles não existe mais o longo prazo, então, tudo é pra agora. Planejou, realizou, foi o que vi acontecendo.
Ficou grande o comentário.
Um abraço pra você e todos os seus nesse momento difícil de luto e reflexão.
Oi, Adri
Muito bem pontuada a questão da oportunidade para ps competentes.
Essa é uma ótima idade para reflexão!
bjs
Muito obrigada pela reflexão ? que verdade maravilhosa ? eterno devemos priorizar o que é eterno?
Patrícia querida,também fiquei triste com a partida a Elo…
Mais Deus é o nosso refúgio e Fortaleza.
Obrigada por compartilhar este momento que nos faz refletir,o tempo deve ser valorizado com o que nos edifica.
Espero um dia te conhecer pessoalmente para te dar um forte abraço por estes anos de aprendizado e cumplicidade….
Deus te abençoe grandemente querida!
Verdade! Meus sentimentos pela perda da sua prima !
Oi Paty,
Esse é para refletir.
Parabéns por mais um excelente post.
Eu tive o prazer de passar algumas poucas horas com a Elô e foi o suficiente para guardar dentro do coração e da mente a grande energia que ela possuía.
Conversamos muitas vezes por whatsapp e cheguei a participar de uma chamada em vídeo que ela fez na escola técnica com seus alunos. Como ela amava o que fazia.
Gentemmm. Não dá para apenas ler, tem que por em prática.
Cuidar dos mínimos detalhes da vida com as pessoas . Todas as pessoas, inclusive, as que amamos e que sabemos que irão fazer muita falta quando partirem.
Cuidar de saber que temos que prestar contas dos nossos atos.
Cuidar da nossa alma para termos a oportunidade de encontrar quem partiu antes de nós.
Agradeço de montão suas palavras.
Beijos.
❤️
Meus sentimentos! Excelente versículo!