Você sabe o que é “crumble”?  É uma sobremesa super simpática e chiquezinha que faz muito sucesso nas melhores mesas. E agora tenho certeza de que vai estrear aí na sua casa. Confira essa super receita!

O crumble é uma sobremesa ideal para o inverno, pois geralmente é servida quente. Mas ela também é bem versátil e servir fria não é má ideia. Então, esteja você mais ao sul do Brasil, curtindo um friozinho, ou mais ao norte, onde o sol raramente tira férias, experimente e aproveite!

 

O legal dessa receita é que você pode escolher as frutas da época como ingrediente principal e aí você ganha duas vezes: as frutas da estação são mais saborosas e mais baratas. Nós aproveitamos a ótima safra do morango e preparamos esta delícia. E quando perguntarem o que é crumble, arrase no inglês e diga que significa “migalhas”. E para quem tem a bolsa blindada, migalha não é resto não, é coisa fina! Vamos à receitinha?

_MG_0861_Crumble de morangos orgânicos com musli

CRUMBLE DE MORANGO

1 caixa de morangos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de passas
Raspas de casca de 1/2 limão

Lave bem os morangos, retire os cabinhos, corte-os ao meio e reserve. Em uma tigelinha coloque a farinha, a aveia, o açúcar e a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture bem até formar uma farofinha. Junte as passas e as raspas de limão e mexa bem. Em refratários individuais, também chamados de cocotes (ai, que chique!!), forre com uma camada de morangos, cubra com a farofa e leve ao forno pré-aquecido (220º) por 30 minutos ou até dourar. Sirva quente e, se preferir, acompanhe com iogurte grego light. Rende até 8 porções.

Meninas, essas cocotes estão super em alta e geralmente são caríssimas nas lojas de shopping, mas se você procurar em supermercados, vai encontrar algumas super fofas por menos de 15 reais cada. Elas são vendidas por unidade e você pode ir montando seu acervo aos poucos. Também fica legal comprar de cores e formatos diferentes.

E para não perder nenhuma receitinha da nossa Cozinha Blindada… [newsletter]

Nos vemos!

Fotografia Wel Calandria – Food Styling Irene Lopes – Produção de Objetos Sonia Lopes – Culinarista Ancelmo Batista

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Adorei e farei para semana que vem. A estou ansiosa por esse caldo é um dos meus pedidos para o jantar. Beijos e boa semana a todos

    • Oi, Lidiane. Atendendo a seu pedido a Irene escolheu um caldinho delicioso!! : )

  • Olá! Amei a idéia dos caldos para aquecer as noites, ficarei em espera! E sendo light então, vai arrasar. bjs

  • Hummm que delícia!!! Adorei a receita e a dica do iogurte grego (amo!).
    Na 25 de março tenho certeza que essas cocotes são mais baratas ainda. O único problema é enfrentar a multidão por lá.
    Beijos linda!!

    • Verdade, tem umas lojas lá que vendem. Coragem! Pra economizar vale tudo!!

  • Gostei das dicas tanto da receita como das cocotes. Chique sem gastar muito, além da praticidade!

  • Gente que máximo!
    Eu estou amando as dicas,e em breve vou fazer.
    Um arraso em tudo, na receita,na dica de utensílios diversificados.
    Agora eu tenho que confessar,quando eu via as fotos nas revistas,em sites,eu realmente imaginava, será que é verdade?Será que é gostoso,ou é de brincadeirinha ,ou imagem feita no computador,rsrsrs.
    Quantas dúvidas não é?Eu fiquei apaixonada pelas fotos,agora com a receita na mão ameiiiiii!
    Paty Linda,que turma maravilhosa,o culinarista,o fotografo,a Irene,estão todos de parabéns amei!Arrasarão !
    Aguardo o caldo que amooo!Bjnhos

    • Oi, Gis. Atualmente as fotos de comida têm que ser feitas realmente com comida e não se pode mais usar o que chamávamos de mock-up, que eram comidinhas falsas. O bom é que as receitas realmente funcionam e depois de fotografar a gente come tudo!!! : )

    • Francy, depois manda a foto pra gente publicar na fanpage do Facebook!! : )

  • Oi , estou gostando muito desse blog e aprendendo também. Queria uma receita para almoço de domingo , depois de ter feito de tudo durante a semana. Bjos

  • Amei da dica!!!

    Além de deliciosa, não deve ser tãããão calórica… e o mais legal é que é simples de fazer! Acho que assim, até eu consigo! 😉

    Parabéns, Patrícia!!! Obrigada pelas dicas PRECIO$A$ rsrsr…

    • Oi, Ana. Adorei o PRECIO$A$!!!
      Casualmente eu tenho o cálculo nutricional dessa receita e, cada porção de 100 g tem aproximadamente 180 calorias, o que para uma sobremesa está ótimo. Se acompanhar com o iogurte aí é só somar as calorias que vêm marcadas na embalagem. Beijinhos!

  • Boa Tarde que receita simples e chique rsrsrs, gostei Paty, e acho uma boa ideia o caldo para semana que vêm. Beijos e até logo. Beijos para a Irene.

  • Olá Patricia boa tarde! Hummm amei a ideia do Caldo! E também estou amando os posts. Que Deus te abençoe sempre e te ilumine cada vez mais! Bjss

    • Que legal receber seu comentário aí do México! Tenho muita saudade daí e quero voltar a visitar. Bjs

  • Procurarei as tigelinhas na 25 de março! Gostei da ideia!!! Beijos

  • Estou amando as dicas, já que é com alimentação que mais gasto… Juntando as compras de mercado, alimentação do dia a dia, trabalho e comer fora é por onde vai a maior parte! Mais dicas please!

  • Humm que delicia, aguardo a receita do caldo, parabéns pelo belo trabalho, tenho que aprender a cuidar da vida financeira. Bjs

  • olá, estou gostando muito de tudo que tenho lido no seu blog, e essas receitas então …
    adoro só tenho um pequena duvida…

    os cocotes são de vidro????
    aguardo sua resposta pois estou ansiosa…bjssssssssss a todas e vc tbm

    • Oi, Stephanie. Essas cocotes são de um material parecido com porcelana, mas são refratárias, portanto podem ir ao forno. São fofas, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *