A série que me acompanha há mais de 10 anos!

Será que eu a acompanho ou é ela que me acompanha? São mais de 10 anos de leitura desta incrível série e… ainda não acabou! Veja como um livro pode trazer ótimas lembranças para a sua vida.

as-lagrimas-da-girafa-alexander-mccall-smith-8535904360_200x200-PU6e7b8ba4_1O ano era 2004 e eu estava indo para Londres pela primeira vez. Preocupada em fazer as malas, acabei esquecendo de escolher um livro para ler durante as 11 horas de voo, caso me faltasse o sono.

Naquela época meu marido era apenas um amigo muito querido e foi ele que me levou para o aeroporto. Conversamos por mais de uma hora (sempre adorei conversar com ele!), mas faltando  5 minutos para embarcar, percebi que estava sem livro… Corremos até uma livraria e encontrei um sobre a África e isso já foi suficiente para comprá-lo, tratava-se de “As lágrimas da girafa”, de Alexander McCall Smith, em português.

Comecei a ler já na sala de embarque e simplesmente amei. Era sobre a única detetive mulher de Botsuana, um país descrito no livro com tantos detalhes maravilhosos que me fez desejar dar uma passadinha lá antes de pousar na Inglaterra! Só que me dei conta de que o livro fazia parte de uma série (Agência Nº 1 de Mulheres Detetives) e eu havia comprado o volume 2.

Ao chegar em Londres, o primeiro lugar que pedi para me levarem foi em uma livraria. Era linda, enorme e super bem organizada. Como eu queria passar o dia inteiro ali! Não sabia nem o que escolher, pois as opções eram muitas. Fiquei maluca fazendo as contas para não estourar meu orçamento, mas a verdade é que eu queria levar tudo!

Mas eis que, de repente, avisto duas maravilhas, daquelas que a gente esfrega os olhos achando que é miragem: os volumes 1 e 4 estavam bem diante dos meus olhos, em inglês! The Nº 1 Ladies’ Detective Agency (Agência Nº 1 de Mulheres Detetives) e The Kalahari Typing School for Men (Escola Kalahari de Datilografia para Homens, em tradução livre, não achei o título em português).

livros

Eu não podia acreditar naquela coincidência e, claro, levei os dois na hora! Li o primeiro na viagem de volta e adorei! Pude entender muito melhor a história, embora o volume 2 traga um resumo muito bem escrito sobre o início. Só tinha um problema: como eu poderia ler o volume 4 sem ter lido o 3?! 🙁

Procurei o bendito volume 3 por todo lado, mas no Brasil não havia em parte alguma. Passado um tempo, não aguentando mais de curiosidade, pulei para o 4… Alguns anos depois achei em um site brasileiro os volumes 3 e 5, em inglês: Morality for Beautiful Girls e The Full Cupboard of Life (Moral para Garotas Bonitas e O Armário Cheio de Vida, respectivamente).

livros_2

Com todo prazer li o terceiro, voltei a ler o quarto e depois parti para o quinto! Mais alguns anos se passaram e encontrei os volumes 6 a 11 na Amazon brasileira, em inglês. Pedi todos, mas a loja ia entregando conforme a disponibilidade, então um dia chegaram o 10 e o 11, mas eu tinha que esperar os anteriores! Meses se passaram até que, finalmente, recebi todos eles… Ufa!

hd_100123720_01Para encurtar a história (que já está bem grandinha), em minha primeira viagem aos Estados Unidos levei o volume 6 “In The Company of Cheerful Ladies” (Na companhia de senhoras alegres), mas infelizmente o esqueci (sem terminar de ler) no avião! 🙁  Agora como eu ia ler do 7 em diante sem ter lido o 6? Tudo de novo!! hahahahaha…

Depois de mais algum tempo sem tocar na minha coleção, decidi ir para o volume 7 assim mesmo (comecei naquele final de semana que mencionei no post de segunda-feira).

 

Cada vez que retomo a leitura, lembro-me de onde estava quando li o segundo, depois o primeiro, pulei para o quarto e voltei no terceiro… Detalhe: quando li o quarto já estava namorando com meu marido, o 5 li já casada e, depois, pude dividir com meu marido a alegria de ter achado o restante da coleção em uma noite que ele trabalhou até tarde e eu o esperei pesquisando na internet!

No-1.-1-Ladies-CollectionAgora estou maluquinha atrás desses chás em homenagem à coleção, olha que tudo! Pense numa pessoa que gosta de chá, ainda mais dos meus livros queridos 😀 Cada um se refere a um dos 3 principais personagens da história: o primeiro, “97 per cent” é a nota final que a secretária da detetive, Grace Makutsi, tirou na escola de secretariado, o segundo “Speedy Motors” se refere ao nome da oficina mecânica do marido da detetive, Mr. J.L.B. Matekoni, e, o terceiro “Precisous’ cup of comfort tea” é em homenagem à própria detetive, Precious Ramotswe, que adora um chá “confortável”.

Tenho centenas de livros e sempre me lembro com carinho dos momentos que reservo para ler. Quando se lê por prazer tudo flui e aprendemos coisas novas mesmo sem perceber.

Ache os seus livros, leia por prazer, aprenda e seja mais feliz. Amanhã vou dar dicas de como pesquisar livros que se “encaixam” com você e fazer ótimas aquisições!

Para não perder…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

 

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Destaque, Livros
  • luana Rocha diz:

    Eu considero os livros bons amigos.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Sou sócia da Biblioteca Mário de Andrade e já faz um tempão que não apareço por lá.
    É hoje!!!
    Beijos

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Sou sócia da Biblioteca Mário de Andrade e já faz um tempão que não apareço por lá.
    É hoje!!! Super obrigada!
    Beijos

  • SUELANE SANTANA ASSUNCAO diz:

    AH PATRICIA, SÓ VC MESMA.KKKKK
    EU AMO OS LIVROS DA ESCRITORA STORMIE OMARTIAN
    O PODER DA MULHER QUE ORA
    O PODER DA FE EM TEMPOS DIFICEIS
    O PODER DA ESPOSA QUE ORA.
    AMO……

  • Charlene diz:

    Fantástico Paty! também amo ler e vou aproveitar suas dicas. Bjs.

  • Sula Laiane diz:

    Tenho exemplos desse em minha vida, os momentos em que encontrei maravilhosos livros. Um deles foi o Bolsa Blindada 1, que sugeri na lista do amigo secreto de livros que teve no trabalho. Ganhei ele e, com muita empolgação, me deparei com algo que precisava muito: um alimento espiritual para me ajudar a superar o problema que estava vivendo. Até pensei: meu problema é interior, como um livro para a vida financeira vai me ajudar? A resposta veio na parte 2 dele: “Do Espiritual ao Material”. Foi tudo o que precisava para me levantar. Outra experiência foi com o Melhor Que Comprar Sapatos, da Cris. É sempre maravilhoso ter o livro certo em mãos, no momento certo.

  • Delândia Silva diz:

    Livros…minha paixãaaaaaaaaaaao…Quando vc foi para Harvard e disse da biblioteca, eu pirei…fiquei me imaginando lá…penso que iria chorar de emoção ( tudo choro kkkkk ).O primeiro livro que li foi O caso da Borboleta Atíria, gostei tanto que nunca mais parei, chego a ler três livros por vez. No momento estou lendo Casamento Blindado ( muito bom ), Guerreiras de Oração e Uma vida com proposito ( Fantástico).
    Beijos minha querida, você é top de linha

    • Regiane diz:

      Delândia, eu também li este livro o caso da borboleta Atíria há muitos anos atrás, tinha me esquecido..que legal você refrescou minha memória. E fui pesquisar na internet e achei outros títulos da editora ática que também já li e são muito bons como Os barcos de Papel, eu lia para minha vozinha…como é bom ler.

  • Eloise Santos diz:

    Esse ano estou muito inclinada a leitura, se comparado a anos anteriores rsrsrs e encontrei esses livros que como vc fala,são para vida toda,”A esperança de uma mãe”, “O sonho de uma filha” e claro o que me levou aos outros dois “Amor de redenção”, de Francine Rivrs. Amor de Redenção é indiscutivelmente maravilhoso a história me fez refletir muito, e quando acabei de ler fiquei meio chocada, foi estranho rsrsr, mas me identifiquei muito com a serie composta por esses dois outros livros, em fim, o mundo dos livros realmente é maravilhoso, inclusive estou mesmo querendo encontrar outros que eu me identifique tanto quanto os anteriores 😀 então seu post veio muito a calhar!Ficarei ligadinha :*

  • Joselene Lima diz:

    Muito legal! Adorei a homenagem feita á secretária da história e também gostei muito da sua história de amor 🙂

  • Geisilaine diz:

    Eu amo livros, tive o gosto pela leitura ainda criança, e dou graças a Deus por isso! Eu leio com prazer, só que as vezes me pego meio acelerada na leitura, estou me policiando para ler mais devagar.

  • Erika diz:

    Bom dia! realmente livro é uma companhia e tanto….afinal com os mesmos podemos “viajar” a lugares maravilhosos…fora que nos proporciona uma cultura enorme…é sempre muito bom ler…a leitura nos edifica muito!!!

  • Márcia de Souza diz:

    Bom dia Patrícia!

    Li este artigo e achei muito interessante. Acho que vai ser útil par outras blindetes…O que você acha?
    Seus livros e dicas têm me ajudado muito!
    Um abraço!!!!

    http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/financaspessoais/sete-pecados-capitais-que-levam-%C3%A0-inadimpl%C3%AAncia/ar-AAaZO1b?ocid=mailsignoutmd

    • Patrícia Lages diz:

      É um resumo do que sempre falamos aqui. Educação financeira, pensar por si mesma e auto-conhecimento, sem isso ninguém vai para frente!

  • Ricardo Candido diz:

    Olá Dna Patrícia, adorei o Post, eu também sou um admirador de livros e já li “Agência Nº 1 de mulheres detetives”, não sabia que era uma série. E eu também tenho disso quando vejo um livro lembro da época e onde eu o lia, muito bacana isso né? Abraço, adora seu trabalho, continue assim.

  • Gisele diz:

    Sou uma apaixonada por livros. Lembro do primeiro livro que li, e uma sequencia de cinco que ficaram marcados na minha adolescência. Passados alguns anos, meu marido e eu fizemos um sacrifício e foram todos os meus livros chorei igual uma criança, rs rs. Passado alguns anos entrei em uma livraria e bummm, achei os cincos (foi em uma Sebo kkk) Levei todos com um sorriso de orelha a orelha. Lendo sua história, lembrei deste episódio. A leitura nos proporciona prazeres incríveis.

    • Patrícia Lages diz:

      Imagino o que vc tenha feito com os livro e posso dizer que – se é o que estou pensando – também fiz!! Mas não me arrependo, pois ao ter feito aquilo, hoje tenho meus próprios livros. Só os fortes entendem!! rs…rs…

  • Nayana Eduarda diz:

    Olha, eu digo que graças a Deus descobri meus assuntos de interesse e posso dizer que neurociência e nutriendocrinologia funcional tem sido os meus “hits” literários do momento! Eu só tenho a concordar que quando achamos nosso gosto, “pegamos gosto” pelo que fazemos, seja leitura, atividades de lazer ou espirituais, trabalho, etc. Paty, mais uma vez obrigada por ter compartilhado conosco os vídeos do professor Pier! Ele fala tanto sobre leitura não é mesmo? Muito bom, estou feliz até hoje por tê-lo conhecido! 😀
    Bjs

  • Patricia diz:

    Eu adorei que vc nos apresentou o Prof. Pier. Sempre fui muito estudiosa e ate hoje é assim. Mas as palavras dele modificaram minha forma de estudar. Ja assisti pra la de 10 videos dele no youtube rs.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu tb!!!!

  • CIDA diz:

    AI AI PATRICIA MUITO ENGRAÇADO ESSA HISTORIA DOS SEUS LIVROS ! NUNCA PAREI PRA PENSAR A RELAÇAO ENTRE LIVROS E NOSSAS HISTORIAS E MOMENTOS.

  • Jaqueline diz:

    Maravilhoso,quando nos encontramos numa coleção.

  • Carolina Nogueira diz:

    Essa série tem em português?

    • Patrícia Lages diz:

      Acho que só o primeiro, pelo que pesquisei…:(

  • Glaucilene diz:

    Olá, Patricia

    Que engraçado! O que aconteceu com você também aconteceu comigo. Comecei a ler o número 3 e quando percebi que era uma série fiquei super ansiosa para ler os demais. Aí consegui o número 1, 2, 5 e 6. Estou no 2º e quando terminar vou reler o morality for beautiful girls e depois terei que comprar o 4. Estou adorando essa série, e o McCall Smith se tornou um dos meus escritores preferidos. A leitura dessa série é leve e super interessante. Não vejo a hora de ler todos eles. Ah, e como você, passei a ter uma vontade imensa de conhecer Botswana, após conhecer todos esses personagens, rsrsr. Ótimo post.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: