Ser bem-sucedida e feliz é possível?

Há quem diga que para se ter uma carreira de sucesso é necessário abandonar a família ou deixar a saúde de lado. Será mesmo que não dá para ter tudo?

dilema

Há algum tempo Randi Zuckerberg, irmã do criador do Facebook Mark Zuckerberg, publicou em seu twitter um dilema sobre a vida de quem quer ter uma empresa bem-sucedida.

Esta é a publicação original:

Screen Shot 2016-02-14 at 2.38.31 PM

Traduzindo:

“O dilema do empreendedor:

Manter amizades. Construir uma grande empresa. Passar tempo com a família. Ficar em forma. Dormir.

Escolha 3.”

Para Randi Zuckerberg apenas 3 dessas 5 coisas são possíveis de se ter, o que eu não concordo de forma alguma.

É claro que não podemos ter tudo na vida e sempre temos que fazer escolhas, mas as 5 coisas listadas são básicas para qualquer pessoa que deseja ter qualidade de vida, por isso, o equilíbrio entre elas ainda é a melhor fórmula.

Afinal, de que adianta ter uma grande empresa, estar em forma e dormir, mas não ter amigos e nem tempo para a família? Ou será que alguém consegue simplesmente escolher não dormir?

Pensamentos como esse têm feito muitas pessoas abandonarem seus sonhos ou acharem que viver uma vida onde se deva trabalhar 20 horas por dia é a saída para quem quer vencer. Não é.

É claro que quando você está começando um negócio ou trabalhando em um grande projeto é preciso empregar mais tempo  e talvez deixar algumas coisas de lado por um período. Mas viver uma vida em que se negligencia o sono, a saúde, a família ou os amigos é uma das fórmulas para uma existência sem sentido.

img_livro01_tab_11Com equilíbrio e o bom uso do tempo tudo pode entrar nos eixos. Aliás, por falar em usar bem o tempo, estou lendo um livro excelente para quem quer organizar melhor sua vida.

Super recomendo “A Tríade do Tempo”, do Christian Barbosa, Editora Sextante.

 

E você, tem conseguido organizar bem o seu tempo ou chega ao final do dia com aquela sensação de que não fez nem metade do que deveria? Se quiser participar de mais uma das nossas pesquisas, responda à pergunta: qual a sua maior dificuldade na organização do seu tempo?

Nos próximos dias estaremos falando mais a respeito disso 🙂

Para não perder nenhum post aqui do blog, inscreva-se

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Jessica diz:

    Bom dia Patrícia! Minha maior dificuldade é conciliar minha faculdade com minhas outras tarefas, pois ela me demanda muito tempo, as vezes eu penso que vou levar poucas horas para fazer um exercício ou estudar uma matéria, e acabo levando muito mais do que isso. Gostaria muito de poder fazer exercícios físicos, mas conciliar casa, trabalho e faculdade realmente tem sido difícil.

    • Jéssica Morais diz:

      Sofro deste mesmo dilema, na verdade acredito que no meu caso falta um pouco mais de disciplina, pois já tentei por algumas vezes me exercitar em casa olhado pelo you tube e vi que é possível, mas devido ao cansaço físico devido a toda a minha jornada não tenho sido disciplinada.

  • Natália diz:

    Tenho 28 anos, 17 com meu esposo e de casada 3.
    Ele quer muito um filho eu TB mas na hora certa.
    Ano que vem quero voltar a estudar, sendo que já sou formada em marketing mas não tenho um bacharelado.
    Ele voltou a estudar este ano, direito.
    Estou cuidando da minha saúde com exercícios desde novembro.
    Trabalho o dia todo, ainda limpo casa, lavo passo, cozinho, não vejo tempo agora para um filho.
    Mas meu marido me cobra muito um filho.

  • Francisca diz:

    Geralmente me programo para fazer as coisas, mas sempre me atrapalho no meio do caminho e aí, nada feito.

  • jaqueline carvalho diz:

    A minha maior dificuldade em relação ao meu tempo é levantar cedo,pq acorda eu até acordo mas o levantar que me acaba.E hj por incrível que pareça eu conseguir pular cedo da cama.Hj quero aproveitar a minha segunda maravilhosa nos mínimos detalhes.E olha que estou falando de uma segunda-feira,pois e ela que quero aproveitar bem hj.

  • Eloisa diz:

    Mais um livro na lista de leitura.

  • Sula Laiane diz:

    Estou super feliz por saber que esse tema será abordado. Tenho muitos impasses no quesito organização, pois costumo levar mais tempo que as outras pessoas para fazer qualquer coisa. Também me distraio facilmente e fico sonhando acordada. Esse livro me parece excelente. Obrigada!

    • leticia diz:

      Comigo acontece o mesmo.

  • Sula Laiane diz:

    Estou super feliz por saber que esse tema será abordado. Tenho muitos impasses no quesito organização, pois costumo levar mais tempo que as outras pessoas para fazer qualquer coisa. Também me distraio facilmente e fico sonhando acordada. Esse livro me parece excelente. Obrigada!

  • Karen diz:

    Bom dia… Acredito que minha maior dificuldade é saber priorizar corretamente minhas tarefas, porque tudo parece importante. Mas também é necessário levar em consideração que possuo muitas tarefas no meu dia-a-dia, como faço pós-graduação, tenho um ministério na igreja em que eu e meu marido possuímos uma célula e mediante disso precisamos durante a semana cuidar de cada um deles, além de participar de 3 reuniões semanais, trabalho de 10h as 20h, sou casada e tenho uma casa para arrumar sempre, e como estou entrando numa reeducação alimentar, preciso preparar todos os meus alimentos todos os dias e por ai se vai… são muitas coisas, e ai fico muito confusa de o que fazer primeiro. Se puder falar sobre isso… bjs… amo seu blog… me ajuda muito!

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, vamos falar sobre organização de tempo!

  • maria vezo diz:

    A minha maior dificuldade quanto a organização do meu tempo é o cálculo prévio do tempo que vou levar para me organizar e cumprir metas com pontualidade.

  • Vanessa diz:

    Olá Patrícia! Parabéns pelo seu trabalho, você me inspira!
    Minha maior dificuldade é encontrar um tempo para a prática de exercícios físicos e por mais tempo que eu dedique ao meu trabalho não consigo finalizar boa parte do que deveria.
    O sono e o descanso estão sempre em falta também. Sempre dormindo tarde.
    Abraço!

  • Petra Lage diz:

    Minha maior dificuldade acredito que seja prioridade nas tarefas do dia. Não estou trabalhando há 6 meses fora e parece que o dia tem menos tempo. Acabo priorizando meus filhos, marido, casa e me deixo para depois. Quero estudar para concurso público e me atualizar na minha área.
    No fundo acredito que falte força de vontade, e no final do dia fico bastante cansada tmb.

  • Claudia Coelho Machado diz:

    Bom dia Paty.

    Nossa que coincidência rsrsrsrs, acabei de comprar este livro.
    Na verdade comprei os três do mesmo autor e paguei R$ 49,03 na Saraiva.
    A Tríade do Tempo
    60 Estratégias Práticas Para Ganhar Mais Tempo
    Equilíbrio e Resultado – Por Que As Pessoas Não Fazem o Que Deveriam Fazer?
    Estou precisando organizar melhor o meu tempo.
    Agradeço a Deus por você me ajudar com seus posts acompanho cada um.
    Obrigada por existir. Bjs.

  • Bia França diz:

    Olá Patricia !

    A dificuldade para mim é sem dúvida priorisar. Quero fazer tudo excelentemente e acabo por não conseguir fazer as coisas básicas e certamente porque não sei ou talvez esqueça do que é realmente fundamental.

    Nem planilha consegui fazer ainda, só de cabeça mesmo o que não dá o mesmo resultado mas já ajuda.
    Não vou desistir. Hei-de encontrar a técnica que me convem.

    Beijos ?

  • Karina diz:

    Perfeito Paty! Esse assunto é mto interessante, gostaria muito de ver mais matérias a respeito. E quanto ao livro já está na minha lista. Beijos.

  • Jéssica diz:

    Dormir e acordar cedo (trabalho à noite).

  • Kelly Santos diz:

    Minha maior dificuldade é dormir cedo e comer na hora certa.

  • Priscila diz:

    Tenho 3 filhos ;
    trabalho das 9 as 18 de segunda a sexta;
    marido;
    casa e roupas para cuidar;
    igreja e via espiritual;
    E ainda não tenho muito tempo fim de semana , pois sempre tem algum aniversário, jantar , almoço , estádio , para ir com o marido e com os filhos, e acabo ,que fico sem muito tempo pra cuidar da casa , do jeito que gostaria, e se não saio com o marido ele fica chateado comigo.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Priscila. Temos que priorizar algumas coisas na vida porque simplesmente não dá para fazer tudo. Se vc está sem tempo para a casa, considere contratar uma diarista. Eu sei que nem sempre esse tipo de despesa está no orçamento, mas creio que vale muito a pena abrir mão de certas coisas para pagar alguém para fazer esse trabalho. Aproveite melhor o seu tempo, vai ser um dinheiro bem investido (e aproveita que, por enquanto, ainda é possível pagar por esse tipo de serviço no Brasil!). Beijos

      • Priscila diz:

        Tive essa ideia, estou com as contas em dia, mas não estou conseguindo ter uma folga no orçamento, por enquanto é luxo, mas já é uma coisa a ser cotada , para que eu possa ter mais tempo para os meus filhos,até lá vou procurar meios que me ajude nesse quesito.
        Obrigada.

  • Fátima Marajó diz:

    Geralmente faço uma lista do que vou fazer e sempre não faço nem a metade. Já tentei organizar com tabelas, agenda e nada dar certo. Sou dona de casa, tenho um filho de 10 anos (tem TDAH) e me faz perder muito tempo com as tarefas escolares dele. Trabalho como artesã, mas nunca termino meus trabalhos e isso me faz perder dinheiro. Gostei da dica do livro e vou comprar para aprender sobre organização.
    Obrigada pelo post de hoje.

  • Alessandra Emerick diz:

    Já sofri muito com a administração do meu tempo e uma das coisas que descobri é que o tempo está diretamente ligado a prioridades. Por um tempo priorizava o sono,depois passei a priorizar a malhação, depois meu filho, depois a leitura e assim por diante. Ao passo que priorizava uma deixava as outras totalmente de lado e isso me angustiava. Comecei então a ler sobre isso, estudar sobre isso até fazer uma agenda do meu dia a dia. Diante disso, me esquematizei melhor. Adequo com equilíbrio os meus horários e tento ao máximo ser fiel a eles. Isso não quer dizer que sempre consigo fazer tudo, afinal tem o trânsito, eventualidades…mas agendar o seu dia seguinte, programando com equilíbrio todas as coisas, para mim foi a melhor forma de administrar meu tempo. Hoje cuido do meu ministério, faço uma segunda graduação, uma Pós EAD, malho, trabalho, curto o meu marido, cuido do meu filho, de pessoas, leio e tenho lazer. Lógico que às vezes abro mão de algo em função de outra coisa e aí sim, quando acontece alguma coisa fora do planejado, priorizo o que no momento não posso deixar de fazer. Hoje por exemplo não pude malhar, pois priorizei fazer a grade da faculdade, que demandou um tempo. Mas sem culpa, o importante mesmo é ter equilíbrio. Bjss,

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou!!!

    • Luciane diz:

      UAU ! Parabéns !!!!
      Qual graduação e pós graduação vc faz ?
      Vou usar seu exemplo pra tentar organizar meu tempo também.

  • Sonia diz:

    Já tive problemas de organizar com tempo que muitas mencionaram mas a experiência que tenho é que tenho conseguido estar organizada a medida que vou desenvolvendo em mim a disciplina. Não é fácil mas acima da vontade tem de haver persistência.

  • Gislene diz:

    Boa tarde, tenho dificuldade quando me programo toda na semana e pinta um imprevisto, as vezes acabo me enrolando toda.

  • Fernanda diz:

    Eu tenho uma grande dificuldade com organização do tempo, e vários dias termino com a sensação de não ter feito tudo,distribuir meu tempo entre marido, casa, criança, projeto social, trabalho, minha alimentação eu acabou deixando um ou outro capenga, gostaria sim de dicas.
    bjos

  • Imaculada Silva diz:

    Minha maior dificuldade é encontrar um equilíbrio para conseguir fazer durante o dia tudo o que planejei e encaixar na rotina todas as áreas da minha vida. Normalmente priorizo uma área e esqueço das outras.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: