Segunda-feira é o pior dia da semana?

Apesar de que é muita gente diz que odeia as segunda-feiras, há pessoas que realmente não suportam esse dia.

Aliás, existem uma patologia chamada Síndrome do domingo à noite, sabia?

É quando a pessoa começa a sentir angústia e ansiedade pela aproximação da volta à rotina, ainda que saiba que a segunda nem chegou…

Pessoas que detestam seu trabalho, não estão felizes com os estudos ou não querem enfrentar a rotina dos dias úteis já começam a sofrer por antecipação.

Lembro-me que quando eu vivi aquela época de auto endividamento sofri desse mal, fora alguns outros.

Eu sabia que, certamente, na segunda-feira pela manhã já começaria o inferno das cobranças.

As ligações começavam super cedo e eu já acordava com o coração a mil, pois era um aborrecimento enorme atender o telefone sem saber o que dizer.

Eu não podia prometer que iria pagar, afinal, eu tinha total noção de que não havia como…

Mas repetir o dia todo que eu estava me esforçando para levantar dinheiro era mais cansativo do que trabalhar.

A ansiedade para sair daquela situação era tanta que eu chegava a passar mal aos domingos já no finalzinho da tarde.

Além disso, toda segunda-feira de manhã eu tinha uma diarreia terrível.

E o interessante é que, mesmo muito tempo depois de ter pago todas as dívidas, eu continuava com esse problema!

Sem dúvida alguma, a segunda era o pior dia para mim.

Porém, hoje é um dia que gosto muito.

Então, se esse é o seu caso, saiba que é possível mudar.

 

O que fazer para sair do ciclo do “detesto a segunda-feira”

Primeiramente você deve detectar o que tem feito você odiar esse dia.

Detectado o problema, crie uma estratégia para mudar a situação, ainda que seja mudar de ponto de vista.

Obviamente que, quando eu estava altamente endividada eu não podia resolver a situação da noite para o dia, mas mudei meu ponto de vista.

Coloquei na cabeça que segunda não era mais o dia da encheção das ligações, mas sim, de um novo começo.

Passei a ver que era o primeiro dia de trabalho e que, através dele, eu iria conseguir dinheiro para pagar as dívidas, ainda que fossem muitas.

Essa simples mudança de pensamento fez toda a diferença, por isso, recomendo que você faça o mesmo.

Odeia seu trabalho? Tenho certeza de que lá, por pior que seja, tem coisas boas. Então, foque nelas.

Detesta os estudos? Por quê? Será que você nunca aprendeu nada de bom por meio deles? Foque nisso.

Enfim, mude o seu mindset e certamente a sua semana mudará. Para melhor!

Sobre mindset, assista uma aula completa de como mudar o seu clicando aqui.

Cadastre-se para não perder nada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Confira o desafio anterior:

A importância das primeiras coisas

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Verdade Patrícia!

    E outra coisa que acontece e às vezes as pessoas não percebem é quando dizem que odeiam fazer algo, mas no fundo muitas vezes é por que não sabem, por isso é mais fácil dizer não gosto.

    Um exemplo bobo que vou dar: eu odiava passar roupa principalmente camisa e calça social, era um tédio, eu demorava 1 hora pra passar uma camisa, mas depois que aprendi a passar com técnicas, em menos de 10 minutos eu passo uma e hoje gosto de passar roupa.

    E é isso que percebi em mim, digo que não gosto, mas no fundo é porque não sei fazer, mas quando me esforço e aprendo passo a gostar daquilo.

    Leitura também era uma delas, eu não gostava, achava chato, mas hoje é diferente, gosto imenso de ler.

    Um beijinho e tenha uma excelente segunda-feira, que Deus te abençoe grandemente!

  • Bom dia, Patrícia!
    Gosto de tirar um trechinho dos seus textos para comentar, rsrs…
    “Além disso, toda segunda-feira de manhã eu tinha uma diarreia terrível.
    Mindset significa modelo mental, ou seja, padrões de pensamentos e visão de mundo que influenciam em nossa capacidade de fazer escolhas e tomar decisões boas e ruins a todo o momento. …”
    Nossa natureza é tão perfeita que o corpo sinaliza agressivamente informando: “Olha só, se toca porque você tem coisas para resolver e enquanto isso não acontecer participarei deste modo da sua vida!”
    Vez ou outra acontece isso comigo também, só que é pelas trágicas dores de cabeça! É uma luta porque às vezes quero resolver e confesso que às vezes fico no conforto… empurrando com a barriga… depois é uma baita correria e via de regra passo vergonha por ser flagrada por alguém!
    Hoje acordei feliz pela segunda feira: estou estudando e com os olhos no próximo ano, tenho que preparar um material para ser “a professora da vez” e me apresentar para uma “banca”.
    Finalmente fui pesquisar o significado de “mindset”! 🙂
    Obrigada!

  • Bom dia querida! Quando fui tesoureira de um Banco tinha um funcionário que falava p mim que no Domingo a noite ele já começava com diarréia, pois odiava o emprego do banco e ficava muito depressivo, e te confeço aue era o pior caixa que eu tinha na minha bateria, a sorte dele é que ele era uma pessoa agradável e eu sempre dava um jeitinho para aliviar o lado dele, tipo, tirava ele da bateria de frente e colocava na retaguarda e sempre aconselhava-o a estudar e procurar outro emprego, foi o que ele fez, tornou-se advogado e trabalha por conta. Eu amo a segunda, é sempre um recomeço. Um grande abraço!😍

  • Sofri desse mal por muitos anos também, trabalhava para os outros e todos os domingos a tarde já vinha aquele pensamento, aí vou ter que enfrentar tudo de novo, não que eu não gostasse do que eu fazia e sim da maneira que os meus superiores administravam a empresa, era tanta confusão que estressava o dia inteiro. Mas tudo isso mudou o dia que resolvi sair de lá, agora trabalho por conta própria e amo todas as segundas, porque sei que uma nova semana de coisas novas e muitas conquintas.
    Deus abençoe!

  • Odeie meu trabalho sai dele e hoje faço o que amo e amo as segundas-feiras.

  • Eu sofro da síndrome do domingo à noite, só de pensar que na segunda volto a minha rotina de trabalho me dá angustia nem durmo direito. Sei que vou ter que enfrentar vários problemas na empresa, como: falta de dinheiro, demitir funcionários e por ai vai. Mas tenho pedido a Deus força, sabedoria para enfrentar essa situação.

  • Boa tarde…eu gosto muito da segunda -feira
    é o dia que se começa ….sem aquele cansaço…..do decorrer da semana
    “SEGUNDOU”

  • Boa tarde, eu detestava as segundas, principalmente por não desfrutar da folga de forma organizada. O que era pra fazer na semana deixava para fazer na folga, não aproveita nada e na segunda ia trabalha cansada. 😅

  • Boa tarde Patrícia.
    Acho que o dia de segunda feira é um dia como outro qualquer.
    Certo que nos finais de semana descansamos mais e temos tempo para curtir a família, porém temos que focar no nosso melhor ao iniciar a segunda feira ,onde podemos os concentrar no trabalho e na rotina do dia a dia que diga_ se de passagem essa rotina é cansativa às vezes.
    Nesses dias procuro ler seus livros que são maravilhosos,assistir seus vídeos e seus desafios.
    Que Deus te abençoe🙏🙏

  • Olá Patrícia! Durante muitos anos assistia um programa que quando tocava a música “xyz” de abertura, já ficava chateada com o término do meu final de semana, não curtia o conteúdo e logo passava a pensar na chegada da “dona rotina”. Isso era um desperdício porque ainda tinha um tempinho para continuar relaxando… rs…rs… Depois que parei de assistir a programação “padrão da TV” (no meu ponto de vista), me ocupei com outras atividades e essa mudança fez diferença para mim. Abraços

  • Olá, Patrícia!
    Esse sentimento, sem dúvida, é muito mais comum do que se imagina. Eu particularmente não sofro esse desconforto, mas convivo com várias pessoas que sofrem, tanto no âmbito profissional, como familiar. Muitas vezes é um dos sinais de externação de sintomas depressivos, de assédio moral, dentre outros e é preciso que estejamos atentos para buscar ou oferecer a ajuda necessária a essas pessoas.
    Grande abraço!

  • o fato de pronunciar frases de efeito pode se tornar um grande problema… aprendi uma frase que considero até estranha, mas minha avó, uma italiana que labutou muito em olarias, me ensinou uma frase dura: “segunda é dia de branco!” – indicando o duro trabalho que ela e sua família tinha na olaria desde as 4h da manhã… guardei comigo que segunda era um dia ruim… hoje o mindset é outro – nova semana, novo dia, novo recomeço… direcionei a segunda feira para o dia do meu devocional de entrega a Deus e isso mudou completamente minha crença irracional e disfuncional…. ah, adoro viajar na segunda feira, rsrsrs

  • Este tema é engraçado para mim pois o único lugar que eu trabalhei por anos não tinha final de semana. Trabalhava por escala de até 6 meses direto por 2 de repouso. Então os dias tinham o mesmo peso. Foi cansativo mas esta experiência me trouxe uma vantagem. Há pessoas que só querem o emprego se for segunda a sexta pois final de semana é totalmente inconcebível, e não fazem nada de útil no final de semana, nem descansam. Em muitos casos elas chegam mais cansadas do final de semana e por isso odeiam a segunda-feira. Mas o problema não é a segunda e sim o que você faz com o seu tempo de descanso. Até a Patrícia já nos falou em um vídeo na importância de ficar um tempo sem telas, ou sem fazer nadinha…Em um mundo acelerado temos que aprender a descansar também caso contrário o corpo e a mente não aguentam. É um monte de gente com ansiedade, empurrando as pessoas, fechando no transito,…para no final só conseguir uma economia de 5 minutos e um dia estressante. E tem outro ponto que eu aprendi também aqui no blog que com planejamento não temos tanto estresse. Quando começamos a nos preparar antes, separa a roupa, arruma a bolsa, checa os compromisso do dia seguinte, acorda cedo para não se atrasar…tudo vai fluindo de maneira organizada mesmo que algo inesperado aconteça os demais fatores estão organizados. Não dá para acordar atrasada, passar ainda a roupa, se arrumar, sem saber as atividades do dia,… já uma correria que estressa qualquer um. E isso nos faz mal. Não é ter controle de tudo, mas organização faz bem. e nos faz ganhar tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *