O tempo não nos pertence, pois não temos nenhuma ingerência sobre ele. Portanto, devemos respeitar o que recebemos sem ansiedade.

Respeito ao tempo, dando tempo ao tempo

Todas as vezes que pensamos sobre o tempo corremos o risco de ficarmos ansiosos.

Isso porque nos lembramos que não podemos controla-lo de forma alguma.

Além de não voltar atrás, o tempo só acaba e isso pode fazer com que tenhamos um senso de urgência para tentar recuperar o que passou.

Por essa razão, quero falar sobre o assunto sob dois aspectos:

Respeito e espera.

Primeiramente, na questão do respeito, o que precisamos entender é que não usar bem as horas que temos é um desperdício.

Amanhã falaremos sobre o quanto Deus não tem nenhum prazer no desperdício de coisa alguma, fique ligado!

Por hora, tenha em mente que o mau uso desse recurso escasso não é nada inteligente.

Porém, é preciso saber que usar bem não significa estar produzindo algo ou fazendo algo desde que acordamos até a hora que vamos dormir.

Aliás, quem acha que dormir e descansar é estar perdendo tempo, engana-se.

Tudo o que nos traz benefícios é um investimento para a nossa vida.

Portanto, se você se sente cansado o dia todo, se não tem ânimo para nada, se vive reclamando de tudo e com o nível de estresse sempre alto, provavelmente está descansando ou dormindo menos do que deveria.

Confira esta passagem de Eclesiastes 3:1

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Aproveite também para ler o trecho todo (8 versículos) clicando aqui.

Só a frase acima já é suficiente para entendermos que sempre haverá uma espera e que isso não é ruim.

Talvez você esteja querendo que algo aconteça “para ontem”, mas não está na hora de receber.

Ao contrário, se você receber o que quer exatamente na hora que quer, pode lhe trazer mais mal do que bem.

Precisamos aprender a investir bem os nossos dias para não desperdiçar tempo, mas também precisamos saber que, por não termos controle algum sobre ele, a espera faz parte.

E lembre-se: “a paciência é uma grande virtude!”

 

Clube da leitura sobre o tempo

Você sabia que todos os domingos, às 16h, apresento ao vivo o Clube da Leitura no meu canal do YouTube?

Na edição de ontem o assunto foi tempo produtivo com indicação de uma ótima leitura.

Se você quiser conferir e fazer parte, basta clicar aqui.

 

Cadastre-se para não perder nada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Confira o desafio anterior:

Gratidão verdadeira

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia Paty! Olha eu aqui de novo rsrs
    Paty sobre essa questão de tempo x trabalho quero te fazer uma pergunta. Vi uns stories de um instrutor comportamental que falou que não existe isso da gente tirar 30 dias de férias e não trabalhar aos finais de semana ou das 08:00 às 18:00 e dps ficar livre. Quem quer enriquecer não pensa e não age dessa forma. Só que ele falou isso estando num belíssimo hotel nesse feriado. Daí pensei: ué e o sétimo dia de descanso que Deus pediu para que respeitassemos? Bem, qual a sua opinião sobre isso?

    Outro ponto: #desabafo: percebo que muitas vezes perco tempo vendo vídeos engraçados na Internet ou assistindo stories, rolando o feed. Sei que isso é perda de tempo e me impede de ser mais produtiva. Confesso que preciso abandonar esse comportamento e investir meu tempo de uma forma melhor.

    • Oi, Caroline!
      Como funcionária CLT, eu tirava 20 dias de férias e vendia 10. Nunca tirei 30 porque realmente acho tempo demais. Para mim não funciona, porque com 20 dias eu já perdia o ritmo e voltar à rotina era horrível. Depois passei a tirar 15 dias, duas vezes ao ano porque o programa onde eu trabalhava parava duas vezes ao ano e era quando podíamos sair todos juntos e voltar todos juntos. Era bem melhor dessa forma.

      Mas como empreendedora, a última vez que tive férias de 25 dias foi há 15 anos, quando me casei e viajei em lua-de-mel. Depois disso realmente não é possível parar de trabalhar por 30 dias. Essa é uma conta que não fecha para quem empreende… O que podemos fazer é aproveitar alguns dias, quase nunca passam de 10, como pode ser que esse instrutor tenha feito.

      Eu sempre descanso semanalmente. Nem sempre é no mesmo dia da semana, mas sempre descanso porque é algo imprescindível. Afinal, Deus não nos ensinaria a descansar a troco de nada. Ele sempre tem um porquê!

  • Bom dia querida! Procuro fazer bom uso do meu tempo, tenho o hábito de acordar cedo e isso faz toda diferença na minha vida, um grande abraço! 😍😘

  • Eu procuro não ser uma pessoa imediatista, principalmente em relação ao dinheiro e a comprar coisas. Isso me torna uma pessoa mais controlada e tenho tempo pra pensar se aquilo é algo que eu quero ter ou se é algo que será realmente útil e não jogarei dinheiro fora. Fiquei 6 meses juntando dinheiro para comprar uma máquina de lavar roupas e nesse tempo pude pesquisar com calma as opções, qual teria o melhor custo e benefício para mim. Comprei uma lava e seca à vista, com frete grátis e com R$ 330,00 de desconto. Se eu tivesse sido imediatista teria comprado uma que não me agradasse tanto e teria pago mais caro com certeza.

    • Essas são as melhores compras. Tb fiz isso com o micro-ondas e o fogão. Foram meses pesquisando na internet e visitando lojas para ver se o produto correspondia às fotos. Estamos bem contentes com os resultados!

  • Oi Patricia,

    alguém com 74 anos, boa saùde, campeã de Tenis senior, respirando vida morreu esse fim de semana, porque não teve tempo de esperar depois que a barreia do trem começou a tocar…não queria perder tempo. Escorregou, caiu e o trem passou…

    • Que triste, Bia… a ansiedade realmente faz mais mal do que podemos imaginar.

  • Patrícia começei a ler esse livro da tríade do tempo, ouvi você falar sobre ele algumas vezes e no seu curso também assisti a aula que fala mais sobre o assunto, confesso que não me interessei muito pelo livro.
    Mas no Clube da Leitura, os poucos trechinhos que você leu me chamou a atenção e fui pesquisar o livro, vou começar o capítulo 2, estou gostando muito mesmo do livro que não fala só de tempo como eu pensava kkkk.
    É muito mais profundo.

    Um grande abraço.

  • Bom dia, Patrícia, tudo bem? Como foi de feriado? Conseguiu descansar? Eu espero que sim!
    Eu consegui descansar, fui tomar café numa padoka ao lado da estação Carrão do metrô, algo que eu a-do-ro fazer!
    Refletir na passagem de Eclesiastes é bastante sério, mesmo…. administrar o tempo “voltou” a ser algo complicadinho porque, apesar dos pesares, ele (o tempo) tem sido escasso, em todos os sentidos!
    O lazer, assim como o tempo de sono devem ser respeitados, assim como as demais coisas!
    Tudo o que faz bem, deve sim, ser observado!
    Olha só, achei em Colossenses capítulo 3, o que o Senhor nos sugere fazer! Vale a pena conferir!
    Beijos

    • Aqui descansamos sim, Vaninha! Foi ótimo e melhor ainda saber que o feriadão de vcs tb foi produtivo. Bora para mais 2020!!! Bjs

  • Olá, Patrícia! Bom dia! Pois é o tempo “chega” para todos…quando era criança, queria ser adolescente, depois adulta e agora, sendo “jovem há mais tempo”, queria voltar a ser criança rs…rs… Bem, só mesmo Deus para nos conceder o entendimento para usufruir, com sabedoria, o tempo em todas as fases da vida. Abraços

  • Sei que sou uma pessoa que quer tudo de imediato,mais tenho que entender que somos limitadas,por isso,temosde fazer escolhas e saber que ninguém é capaz de dar conta de tudo.
    Se eu preciso cumprir um prazo de trabalho, não poderei sair para me divertir.
    Tenho que me adequar ao tempo.
    💋💕❤️

  • Oi Patricia, qta sabedoria vc tem, cada vez aprendo mais com suas reflexões. Obrigada por compartilhar.
    Sobre o texto de hj, talvez, essa seja o tempo de refletir mais sobre o que realmente importa, agregar valores e conhecimento. Reinventar, aprimorar e principalmente AGRADECER, pois só de estar VIVA e com SAÚDE já é o suficiente para sermos gratos.
    As dificuldades, as incertezas, as lutas, sempre existem, cada pessoa tem um desafio a superar.
    O que devemos é ajudar uns aos outros, cooperar, compartilhar e principalmente agradecer a Deus cada dia de vida, seja o dia de “luta” ou de “glória”.
    Q Deus continue te abençoando.
    Abraços,

  • Boa tarde, tempo algo que temos tem que ser bem planejado, se não aproveitamos nada do nosso dia.
    Gosto muito do clube da leitura, eu só consigo ver gravado, pois trabalho nos domingos.🥰

  • Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    Particularmente eu gosto muito dessa passagem
    Eclesiastes 3:1

  • Administrar o tempo é nos dias de hoje uma das grandes virtudes… Sejamos sabios, como disse o apostolo Paulo… ” remindo o tempo porque os dias sao maus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *