Quando o cliente vira seu vendedor

A melhor propaganda que há ainda é o famoso boca a boca. Quando você fala do seu produto o resultado aparece, mas quando o seu cliente recomenda o seu produto os resultados tendem a ser muito maiores. Confira o post de hoje!

Uma das coisas mais difíceis hoje em dia é a fidelização de um cliente. Vender uma vez não é tão complicado assim, mas fazer daquele cliente um comprador frequente já são outros quinhentos. Mais difícil ainda é fazer do seu cliente alguém que indique e recomende o seu produto ou serviço.

É certo que quando compramos algo bacana ou contratamos um bom serviço sempre queremos indicar a alguém, mas o medo de que a experiência não seja tão boa quanto a nossa foi às vezes nos impede de fazer essa indicação. Então o que pode fazer seu cliente recomendar você para alguém? E é aí que está a ciência da questão: não basta ter um bom produto ou executar um bom serviço, é preciso que haja confiança. Quando o seu cliente não só gosta do seu produto, mas confia nele, a recomendação acontece.

Eu e meu marido vivemos fazendo reformas em casa ou no nosso estúdio fotográfico. Em dez anos de casados já estamos na quarta ou quinta, nem me lembro mais… Contratamos diversos pedreiros, pintores, encanadores, marceneiros, mas raramente indicamos algum, pois quase sempre as coisas só saíram como deveriam porque nós ficamos em cima, fazendo aquela marcação cerrada que nem todo mundo tem condições de fazer.

O único que indicávamos de olhos fechados era um pedreiro bem de idade, daqueles da época em que dizer “amanhã chegarei às 8h” não significava chegar no dia seguinte às 9 dando uma desculpa esfarrapada. Mas não era só questão de pontualidade, pois ele não pedia material à toa, não enrolava e sempre dava um jeito de atender nossos pedidos da melhor maneira possível. O trabalho era ótimo, mas o diferencial é que dava para confiar nele.

No meu trabalho a confiança é a chave do negócio. Vender livros, cursos e palestras tem tudo a ver com confiança, afinal, você não investiria em algo que não é tão atraente quanto uma roupa nova sem que tivesse o mínimo de confiança de que teria algum retorno positivo. Geralmente as palestras acontecem por recomendação de alguém que já assistiu e que, além de ter gostado, adquiriu confia de que eu posso repetir a dose em outra ocasião.

E quanto aos livros? Livro é um produto que se vende de um em um, pois vai ser muito difícil você ver alguém entrando em uma livraria e pedindo dois deste e três daquele. É um e olhe lá, afinal, o brasileiro não é muito fã da leitura. Por isso, um leitor só indica um livro quando confia que o outro também vai gostar ou, no mínimo, ser ajudado.

Considere isso no seu negócio: entregue mais do que um produto ou serviço, passe confiança e você terá um cliente-vendedor, assim como eu tenho a Nara Borges que gravou essa vídeo-senha fofíssima sobre o Bolsa Blindada. Confira!

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Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • May/SP diz:

    Também sou sua cliente-indicadora/vendedora rs estou sempre recomendando seus livros e indicando seu site.

    Beijos!

  • Daniele Antonio diz:

    É uma pena que brasileiros não tenham o habito da leitura. Mas eu tenho vontade de entrar numa livraria e compra o livro Bolsa Blindada no atacado para sair distribuindo entre minhas amigas rsrsrsrs.

  • Stefanie diz:

    Muito bacana, é examente isso mesmo, a confiança!
    Já presenteei tanta gente com seus livros, sempre quando penso em o que posso dar de presente a alguém a primeira coisa que me vem na cabeça são seus livros.
    Mãe, irmã, amigas, muita gente já foi agraciada com suas dicas para mudança financeira.
    E faço isso porque confio no seu trabalho e sou prova viva de que o conteúdo funciona!
    Beijos!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Ownnn, obrigada! ?

  • Ana diz:

    Oi Patricia,Agora que descobri seu blog, ja me tornei fã.
    Realmente Confiança é primordial. Eu só indico quem confio.

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