Uma coisa perceptível é que as pessoas que fazem mais coisas, mais conseguem fazer. A produtividade está mais no empenho do que na capacidade.

Produtividade: quanto mais você faz, mais consegue fazer

Uma coisa que várias pessoas já me perguntaram é como consigo fazer tantas coisas.

Embora a resposta pareça meio infantil é esta: fazendo!

Isso porque nem sempre consegui fazer tantas coisas diferentes, mas fui conseguindo fazer, fazendo.

Lembro-me que quando comecei a escrever no blog da Cristiane Cardoso.

Apesar de ser apenas uma vez por semana, eu levava dias até chegar ao texto final.

Com isso, ficava imaginando como ela conseguia escrever três ou quatro posts enquanto eu produzia só um.

Mais tarde, quando iniciei meu próprio blog por sugestão dela mesma, achei que escreveria, no máximo, 3 vezes por semana.

Porém, por muito tempo escrevi diariamente, como agora, no Desafio dos 100 dias.

Com o passar do tempo, fui ampliando a produção de conteúdo e hoje temos:

  • Canal do YouTube – com 2 vídeos semanais e o Clube da Leitura, ao vivo, todos os domingos
  • Coluna do R7 – que começou duas vezes por semana e agora publico às segundas, quartas, sextas e domingos
  • JR Dinheiro – Todas as segunda-feiras, ao vivo no Jornal da Record (que começa às 19h45)

Fora isso, tenho os contratos de publicidade, a loja virtual, a produção de livros e produtos (teremos uma novidade hoje no Clube da Leitura!) e o trabalho no estúdio do meu marido.

Então, o segredo – que nem é segredo – é esse: ir fazendo!

 

Mais empenho que capacidade

Se você acha que não tem capacidade para dar conta das coisas que quer ou precisa fazer, está enganado.

Primeiramente você precisa estar disposto, o resto vem depois.

A gente sempre dá um jeito na agenda, de acordo com aquilo que estamos dispostos a fazer.

Pouco a pouco você vai pegando o ritmo e, o tempo que antes parecia não existir, dá impressão que brota!

Depois que você começa, a coisa embala e você percebe que dá sim!

Não é questão de ser alguém ultra especial ou com inteligência acima da média.

Acredite: o empenho, nesse caso, conta mais que a capacidade, pois esta segunda, você vai adquirindo com o tempo.

Nos vemos amanhã ou hoje às 17h, veja o recadinho abaixo!

 

Recadinho para quem acompanha o Clube da Leitura

Devido às eleições, mudamos o horário neste domingo!

 

 

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia querida! Verdade! A produtividade brota, o importante é o querer. Amo ser produtiva. Ansiosa pela novidade rsrsr…um grande abraço! 😍😘

  • Bom dia, quando eu li que a senhora fazia tantas coisas, eu pensei coitada de mim, não consigo fazer nem metade do que a senhora faz. Na verdade eu sou capaz sim, o que tenho que fazer e ser organizada, me empenhar mais nas coisas que faço. Obrigada pelos ensinamentos.
    Deus abençoe seu domingo 😘

  • Patrícia, tenho aprendido isso ao longo da vida e você tem sido uma inspiração. Li o Bolsa Blindada em 2017 e gostei tanto que comprei pra dar de presente para uma prima e para minha sobrinha mais nova. Desde então, acompanho seu trabalho no You Tube e aqui no blog. Esse ano comprei o Sucesso não cabe na bolsa e Lugar de mulher é onde ela quiser e já está na “esteira” de leitura. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco! Tenha um ótimo domingo! 🙂

  • O hábito de escrever um diário me ajudou a escrever melhor. Hoje, no meu serviço, consigo escrever e-mails curtos passando minha mensagem em poucas linhas.

  • Boa tarde!
    O meu trabalho é um ótimo exemplo. No fim do dia eu sempre agradeço a Deus por ter me concluído tudo que me foi proposto!

  • Paty, só tenho a agradecer tanto conteúdo. Li esse artigo enquanto acompanhava a gravação do clube do livro de hoje (que complementa o post de hoje)

    Realmente produtividade é questão de escolha, estou lendo o livro da Tríade que você sempre indica, realmente ele é maravilhoso. Parei de correr e estou realizando muito mais andando e planejando…

    Lendo seu post hoje, me trouxe um aliviou na alma, pois as pessoas próximas de mim, me fazem me sentir um ET, comentam que minha vida é corrida, que tenho muita coisa…

    Mas eu não tenho o habito de reclamar, as vezes comento o que estou fazendo e acredito que elas deduzem algumas coisas mas não perguntam o que de fato ocorre, o COMO faço, devido a quantidade de coisas que consigo realizar, que como você escreveu aqui, é fruto de muita organização e emprenho.

    Claro que as vezes falho, desequilibra a balança, mas quando vejo os resultados e o progresso mais me motivo, mais me organizo e mais realizo.

    Não é porque tenho um filho com autismo que deveria ficar presa em casa em função dele 100%, pois isso seria o caminho do fracasso e do regresso dele.

    Hoje, acompanhando seu conteúdo, lendo os seus 2 últimos livros que são sensacionais (Lugar de Mulher.. e O Sucesso não cabe na bolsa) consigo ser profissional de carreira (com 2 pós graduações) atuando na área de suprimentos e gestão da qualidade, acompanho meu filho toda segunda a tarde e quinta a noite nas terapias, ajudo nas atividades escolares (devido a pandemia não temos ajuda do tutor que ele teria em sala), participamos todo final da semana da missa pois nossa fé é o combustível, faço atividade física pelo menos 2x na semana, escreve artigos esporadicamente para um site, no último anos li mais de 12 livros, fiz um módulo do seu curso gerenciando a si mesmo e mais outros 3 cursos on line esse ano, tenho momentos de família e passeio com meus pais, esposo e filho, além de ter momentos de lazer com amigos também.

    A lista ainda tem outras coisas, mas era para ilustrar que quando tomamos o controle da nossa vida, tem como realizar muitas coisas sim. Se deixarmos Deus ser nosso guia, como você tem trazido nesses desafios, a gente consegue multiplicar as horas.

    P.S.: Obrigado por nos inspirar. Dia 21/11 é meu aniversário e só tenho a agradecer a pessoa que estou me tornando nesse último ano, principalmente depois de conhecer você (ainda virtualmente, mas quando você vir para Curitiba-Pr espero que seja pessoalmente). Enorme Abraço

  • Muito bom! E Pati, como ter um equilíbrio? ou seja fazer mais sem tomar o tempo de outras coisas mais importantes? Como família, descanso e etc?

    • Oi, Deise!
      Eu acho que a melhor estratégia é priorizar o mais importante no momento. Por exemplo, às vezes eu estou tão cansada que a prioridade é o descanso e não querer produzir mais sem condições para isso.
      Devemos sempre nos avaliar enos condicionarmos às boas escolhas! Bks

  • Paty tudo bem?

    Eu não consigo participar aos domingos ao vivo do Clube da Leitura, mas sempre ouço/vejo durante a semana e ontem ouvi/vi e uma das frases que me marcou foi exatamente sobre isso “Uma coisa que várias pessoas já me perguntaram é como consigo fazer tantas coisas. Embora a resposta pareça meio infantil é esta: fazendo!” Amei seu post e também o clube da leitura. Quero ser mais produtiva e agora me empenharei mais a fazer (melhor feito do que perfeito-as vezes fico esperando o perfeito).

    Bjs,
    Miriam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *