O que fazer quando tudo dá errado?

Ser alegre, otimista e perseverante quando tudo vai bem é moleza. Mas e quando você faz de tudo e nada dá certo? Como manter-se firme diante das turbulências da vida?

fé

Os tempos difíceis que estamos vivendo – principalmente na questão financeira – não são apenas uma onda de pessimismo, mas sim uma crise real.

Mais da metade da população brasileira está endividada, além de milhões de pessoas desempregadas, sem saber o que fazer para pagar as contas que vão se acumulando mês a mês. Diante desse quadro, o que fazer?

Eu poderia listar abaixo dicas práticas do tipo, atualize seu currículo e busque novas oportunidades de vagas, inove no seu negócio para atrair mais clientes, aproveite a queda na quantidade de trabalho para pensar em novos negócios etc. etc. etc. Mas nada disso vai adiantar se você perder a fé. Isso mesmo, a fé.

Acreditar em si mesmo quando tudo vai bem é moleza, mas quando parece que todas as nossas bolas batem na trave e voltam como um bumerangue acertando em cheio a nossa testa, a coisa já muda de figura…

Responda honestamente: que mérito há em perseverar quando tudo vai bem? Ou qual profissional vai dar mais de si e sacrificar para inovar e crescer, se a sua vida é um eterno mar de rosas? Resumindo: qual é a qualidade da nossa fé se ela só existe quando as coisas acontecem como manda o figurino?

Existem pessoas que crescem muito rápido, principalmente na vida financeira. Pouco tempo atrás não tinham nada, mas deram um gás e, hoje, lá estão elas – aparentemente – arrebentando e, como se diz por aí, “passando a sua frente”!

Porém, não é incomum ver, depois de mais algum tempo, aquelas mesmas pessoas voltando à estaca zero… E é aí que eu quero chegar!

Uma pessoa que tem fé só quando tudo vai bem, mas se desespera quando as coisas começam a dar errado, demonstra que sua fé não tem qualidade. Mas quando chegamos ao ponto de nos mantermos firmes mesmo diante de problemas, perdas e prejuízos, significa que desenvolvemos uma fé de qualidade. Já ouviu a expressão fé inabalável? É isso: uma fé que não se abala com nada, que continua crendo mesmo quando nada parece estar nos eixos.

 

Aprendi que eu dependo da minha fé: da fé que tenho em mim mesma, no meu trabalho, nos sacrifícios que faço diariamente e, acima de tudo, da fé que tenho em Deus. Sem Ele, amiga, nada feito… Mas aprendi também que, não é porque eu tenho fé que tudo vai sair da forma como eu quero ou preciso. Problemas, dificuldades e “desertos” nós sempre vamos ter que enfrentar, a questão é manter a fé nos momentos em que tudo vai mal.

É como diz uma pessoa incrível que conheci: “se algo está mal, mantenha-se bem!”

Espero que essas palavras possam ajudá-la a manter sua fé, mesmo diante das dificuldades que você possa estar passando. Notou o verbo? Passando. Sim, isso vai passar, apenas creia! 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Rafaela diz:

    Patrícia, muito obrigada! Era o que eu estava precisando ler hoje. Obrigada! Tenha um excelente dia. Abraço. Rafaela

  • TATIANA DE OLIVEIRA ROCHA diz:

    Patyyy!! Como sempre Deus te usando, é incrível!!! Precisava ler EXATAMENTE ISSO HOJE!!! Obrigada!!!

  • elizabete silva diz:

    Muito bom estava precisando ler isso estou desesperada sem trabalho as contas chegando e não vejo saída so a fe mesmo pra mim ajudar nesse momento

  • Emanuelle diz:

    Exatamente isso!!! Puxa estava pensando nessa frase,acompanho o bispo e suas mensagens e tinha acabado de ler esta frase acima, obrigada seu post me ajudam muito …..

  • Miriam Roberta da Silva diz:

    Obrigada , Patrícia, essas palavras vieram como um bom presente, já que hj é meu aniversário.

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns, Miriam! Que seu dia seja super especial!! Bjs

  • simone almeida diz:

    esto nesta situaceo precei qui quanto mais dizems qui cremos mais a luta aumenta pra ver ser agente desite da fe mais ai qui temos qui crer mais ainda por que a luta vai passar em nome de jesus firme crendo na resposata vai chegar

  • Fernanda diz:

    Deus abençoe… e que continue tendo fé não só em si e em Deus mas em todos, em quem você desenvolve e aplica seu trabalho…

    • Patrícia Lages diz:

      Sempre!

  • REGIANE diz:

    Louvado seja Deus! Muito bom o post! Fé é o firme firmamento das coisas que não se veem, mas cremos!

  • Fernanda Oliveira da Silva diz:

    Bom dia!
    Realmente sem Fé, sem resultado, as vezes os nossos olhos mostram uma realidade que dói, que machuca e tira o nosso sono. Contudo a fé, nos faz ver além do olhar físico e a ter a plena certeza do amanhã ensolarado e transformado, a fé nos trás forças quando a nossa se esgota, endireita o caminho que está bagunçado.
    Sem a fé = sem sonho = sem as realizações = pessoa frustada.

  • ANA KAROLINE DE OLIVEIRA COSTA diz:

    Mensagem certa no momento certo, obrigada!

  • Patricia diz:

    Sempre encontro uma palavra acolhedora por aqui. Obrigada Patricia por se deixar ser instrumento de Deus para todas nós.

  • Artemisa Silva diz:

    Palavras muito sábias, pois o que nos permite ficar de pé é mesmo a nossa fé e confiança, pois sem ela até podemos conquistar mas com ela conquistamos e permanecemos firmes na ROCHA até ao fim aconteça o que acontecer.

  • Irina Leal diz:

    Bom dia dna Patrícia! Muito obrigada por esse post, estava mesmo precisando disso, veio no momento certo! Realmente o verdadeiro vencedor é aquele que não se deixa levar pelas dificuldades, mas em meio essas dificuldades ele mantém se firme na sua fé até o fim, eu vou permanecer porque o sabor da vitória será muito mais delicioso! Deus abençoe a si e a seus!

  • Rosângela do Nascimento Candinho diz:

    Sim…Afinal a fé e a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem…bjs

  • Joselene Lima diz:

    Amém! Eu creio!

  • Morgana Silva da Cruz diz:

    Olá, tive a oportunidade de conhecê-la através do programa Mulheres.
    Agora acompanho o bolsa blindada com dicas ótimas e quero adquirir os livros.
    É muito importante ler e ouvir palavras de otimismo e fé quando tudo parece estar perdido.Sou de Urussanga/SC e estou indicando seu trabalho para todos meus amigos.

    Um abraço afetuoso.

    • Patrícia Lages diz:

      Fico muito feliz, Morgana!! Nosso trabalho tem o objetivo de alcançar o maior número de pessoas em todo Brasil, por isso ficamos felizes ao ver que estamos chegando a cidades que não podemos ir pessoalmente. Obrigada pelo comentário! 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: