“Siga o seu coração!” Quem nunca ouviu esse conselho? Mas será essa a forma mais coerente de tomar decisões na vida? Esse é o tema de hoje, confira!

cora

Músicas, poesias, novelas, peças teatrais, revistas, livros, publicidade, filmes e tantas outras formas de expressão e comunicação nos aconselham amplamente a dar ouvidos ao nosso coração. O bombardeio é tanto que, “seguir a voz do coração”, virou meio que senso comum na nossa cultura, um tipo de verdade absoluta. Porém, se pararmos para pensar a respeito, chegaremos a uma conclusão bem diferente.

O coração é a fonte das nossas emoções, dos nossos sentimentos. Quando agimos pelo sentimento ou pelo calor da emoção do momento, raramente paramos para raciocinar sobre a ação. A emoção e os sentimentos têm o poder de neutralizar a razão e é aí que mora o perigo.

Agir pela emoção pode ser prejudicial em vários aspectos da vida, mas hoje vou abordar apenas a questão da carreira profissional.

Perdi a conta de quantos relatos já recebi (e algumas situações que até presenciei) de pessoas que se arrependeram amargamente por terem, num momento de raiva (emoção), tomado atitudes impensadas. Pessoas que xingaram seu superior e perderam um bom emprego; que trataram mal um cliente e perderam uma venda importante; que chegaram a agredir verbalmente (e até fisicamente) um colega de trabalho e foram demitidas por justa.

coracao

Se agir pelo coração fosse bom, meu conselho para você seria: quando estiver com as emoções à flor da pele no trabalho, tome a atitude que seus sentimentos mandarem! Está com raiva? Xingue, brigue, faça todo mundo saber o que você sente! Está de saco cheio? Chute o balde, mande seu chefe catar coquinho e saia batendo as portas! Mas eu seria totalmente irresponsável se fizesse isso, concorda?

Não se deve agir movido por sentimentos e emoções (produtos do coração), pois eles são enganosos e inconstantes. Hoje você está com raiva, nervosa, chateada, injuriada… mas amanhã, com a cabeça fria, você vai conseguir raciocinar e essa raiva vai desaparecer.

Todo mundo sabe que não devemos nos deixar levar por essas crises emotivas (que vêm para todo mundo), mas mesmo assim, qual é o conselho sobre a voz do coração? Ouví-lo, fazer o que ele manda, obedecê-lo! Quer coisa mais incoerente do que isso?

Então amiga, meu conselho para você é: NÃO DÊ OUVIDOS À VOZ DO SEU CORAÇÃO! Pare, respire fundo, se acalme e, somente depois disso, seu raciocínio vai ser restabelecido e você vai poder tomar uma decisão sensata, sem ter do que se arrepender, combinado?

Screen Shot 2017-08-04 at 19.06.18

Antes de terminar, confira os 3 ganhadores do nosso concurso cultural do “Diário do Amor Inteligente”

  • A Adriana Gomes ganhou pela melhor frase: “Nos dias de hoje mais vale um livro na mão do que um divórcio voando!” Além de ser muito criativa é a mais pura verdade, né gente?
  • A Ivana Oliveira ganhou porque, embora tenha 32 anos e nunca tenha tido um namorado, ela não desistiu do amor e nem de amar. Hoje, vemos muitas meninas de 16, 17 anos que, por nunca terem namorado, já pensam que jamais serão felizes na vida a dois. E se tem uma coisa que a pessoa que quer ser feliz no amor precisa ter é perseverança, por isso, a Ivana merece, concordam?
  • O Douglas Costa foi o terceiro ganhador por ser um dos poucos “blindados” que comentam aqui no blog. Sabemos que temos muitos leitores homens, mas são poucos os que se aventuram em participar com seus comentários. Homens que querem blindar as finanças e têm interesse em aprender um pouquinho sobre o universo feminino têm todo nosso apoio, não é meninas? 🙂

Espero que vocês tenham gostado do nosso critério de escolha e, em breve, faremos mais concursos por aqui!

1363754-350x360Ah! Quase de esqueço de contar uma super novidade: está saindo o novo livro “Casamento Blindado 2.0”! É uma atualização do livro lançado 5 anos atrás, com capítulos totalmente novos. Eu não vou deixar de ler por nada e convido você a se programar para adquirir o seu.

Aliás, o que vocês acham de sortearmos uns exemplares aqui no blog? 🙂

 

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Oi Paty

    Adoro seus artigos e seus vídeos do YouTube. Acho boa a idéia de sortear os livros.bjs
    Bjs

      • Acompanho seu trabalho desde o início…, blog, livros,cursos,enfim. Me propus a participar do concurso cultural por que gosto do blog e lá havia a informação de que as melhores respostas ganhariam e não os melhores motivos( muito menos só por ser homem). Mas enfim, o blog é seu. Deixo apenas como sugestão que descreva nos seus concursos os critérios reais da seleção pra não gerar desapontamentos com seus leitores que se propõe e participar.

        • O concurso não tem intenção de desapontar nenhuma leitora, ao contrário. Mas fica aqui o seu registro.

  • Olá Patricia!
    Amei a ideia do sorteio Casamento Blindado 2.0.
    Já quero participar!!
    Beijos

  • Ler é muito bom,amplia nossos conhecimentos,viajamos na leitura (eu principalmente,viajo e muito quando a leitura me prende). Acho ótima essa ideia de sortear livros,isso ajuda as pessoas interessar-se ,pela leitura.

  • Olá querida Paty! Estou de volta! Uhu!?
    Que saudades de estar aqui a comentar os seus posts. ?
    São umas bênçãos para mim. ?
    Eu tenho cuidado o que falo quando estou nervosa, irritada. Consigo controlar porém ainda não consegui controlar a língua da murmuração.
    Paty, gostaria que falasse ao respeito das primícias. Quer dizer, até hoje ainda não consegui entender como é colocar Deus em primeiro lugar. Pensei que colocar a Deus em primeiro lugar tem a ver com décima parte do dízimo( dinheiro). Mas não era. Descobri por que ainda não tenho sido abençoada mesmo dando dízimos e ofertas. Pode falar ao respeito disso, Paty?
    Que Deus lhe abençoe
    Beijinhos blinadados.?

    • Nós ainda vamos lançar o sorteio. Estamos aguardando o lançamento do livro! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *