O Brasil tem mais de 70 milhões de inadimplentes e, entre eles, estão milhões de cristãos que conhecem o Deus da prosperidade. Por que isso acontece?
Por que muitos cristãos estão endividados?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que, apesar de sermos cristãos, não somos robôs.
Deus não nos obriga a nada, mas nos ensina e nos dá dicas do que fazer por meio da Bíblia.
Os resultados práticos que teremos virão das escolhas que fazemos: se obedecemos, colhemos bons frutos, mas se preferimos fazer a nossa vontade (ou copiamos o que “todo mundo faz”), fatalmente colheremos maus frutos.
Vamos analisar algumas passagens e, mais abaixo, você encontrará um vídeo que complementa o assunto.
Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?
Provérbios 22:26-27
Quantas não são as pessoas que estão altamente endividadas neste momento porque emprestaram seu nome, seu cartão ou contraíram dívidas assumindo compromissos de terceiros acreditando que eles honrariam sua palavra?
Muitas dessas pessoas fizeram isso com “a melhor das intenções”, acreditando até que este seria um gesto cristão. Mas independentemente dos motivos, elas desobedeceram a Palavra de Deus.
Sendo assim, devemos virar as costas para os outros?
A Bíblia não está dizendo que devemos dar as costas a quem precisa, mas sim, que se não temos como arcar com o que estamos nos empenhando, não devemos fazê-lo.
Em outras palavras, se o seu próximo (seja lá quem for) precisa do seu nome, do seu cartão, da sua fiança, é porque ele está tentando fazer algo que não tem condições de fazer.
Se alguém precisa do seu nome é porque o dele está sujo. Se precisa do seu cartão é porque o banco lhe negou um ou porque já estourou seu limite. Se precisa que você seja fiador, é porque está tentando fazer algo além de sua própria capacidade.
O que a Bíblia diz claramente é: “Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder?” o que significa que você só deve ajudar se tiver como pagar sem correr nenhum risco.
Na prática, significa que, se um amigo, parente ou quem quer que seja, pedir seu cartão para comprar algo de R$ 100, você só deve concordar caso possa pagar aquela conta ainda que a pessoa não lhe pague (o que acontece em 99% das vezes).
Agora, se a falta de pagamento da pessoa lhe trará o risco de se endividar, você não deve atender ao pedido. De novo: seja lá de quem for.
Ou será que a Bíblia diz que “se for mãe, pai, irmão, amigo ou membro da sua igreja, aí sim, arrisque-se de olhos fechados que Eu resolvo daqui de cima?”
Não, a Bíblia não traz exceções e Deus não assumiu nenhum compromisso de lhe socorrer diante de uma má escolha. Ele irá lhe perdoar, claro, mas não vai livrá-lo das consequências.
E o que dizer das pessoas que estão endividadas por terem gastado além do que deveriam? Há diversas passagens sobre isso, mas vou citar duas e deixar as explicações por conta do vídeo que você encontra mais abaixo.
Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar.
Lucas 14:28-20
Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz?
Isaías 55:2
São textos bem claros, mas que pedem alguns momentos de reflexão. Mas antes, eu tenho um convite para você!
Entre no meu GRUPO VIP!
No dia 04 de junho vou lançar meu novo curso Organização Financeira de A a Z.
Porém, antes do lançamento estamos selecionando pessoas para o meu grupo VIP no WhatsApp.
É por ele que você receberá informações sobre o curso e algumas dicas importantes.
Para entrar, clique no link abaixo, pois você terá uma condição especial!
https://chat.whatsapp.com/CSZvRGf62SU2ZXiolwfYoo
Como extrair conhecimento dos ensinamentos bíblicos
Vamos mostrar como fazer isso de forma prática!
Reserve 20 minutos para assistir o vídeo abaixo, pois esse tempo pode abreviar anos de dores de cabeça!
Aproveite e envie o vídeo para os seus grupos de WhatsApp. Certamente algum dos seus contatos está precisando saber disso. Para facilitar, copie este link: https://youtu.be/ld1eDYe4KL4
Este post lhe ajudou? Conhece alguém endividado por causa de alguma situação como essa? Caso sim, deixe nos comentários (não precisa citar nomes), pois uso casos reais para ilustrar minhas explicações. Ajudaria bastante o nosso trabalho!
Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
Parabéns pelo post, teu conteúdo sempre ajuda muito.
Excelente vídeo trouxe para mim muitos reflexões, gostaria de mais vídeos sobre o assunto. Eu tenho dívidas com contas de consumo, água, luz e prestações de casa, quero pagar, mas o que ocorre é que converso com meu marido sobre as dívidas ele concorda em negociar, mas quando chega o dia de pagar gastou o dinheiro com outras coisas, ele não dá o salário dele em minha mão, e não é o que eu quero, mas ele não tem palavra para pagar as contas e só com meu salário não consigo pagar todas as dívidas e as contas do mes, daí as dívidas só vão aumentando, não sei mais como agir e nem o que fazer, pode me orientar nesta situação?
Ele precisa entender que ser responsável faz parte da vida adulta e que se ele não cumprir o que diz, a primeira pessoa que não vai confiar nele será você. Não ter palavra é algo muito sério em um casamento. Conversem sobre isso! Aconselho que vc leia o livro Casamento Blindado 2.0.
Irmãos é muito fácil querer tirar alguns textos isoladamente e tomar como base pra tirar conclusões, mas acontece que na prática o buraco é mais embaixo. Por exemplo, gasolina e alimentos com preço astronômicos, a necessidade de ter um fiador porque é obrigação da imobiliária, e te sobra somente a opção de se humilhar pra outros ou morar na rua, carro que quebra, parente que fica doente, etc. Muitas pessoas não passaram por esse processo tão simples assim de escolher entre certo ou errado, mas sim, porque ocorreram circunstâncias que o levaram à isso. Somados os baixos salários e a alta carga tributária brasileira, me parece um tanto superficial ou hipocrisia esses argumentos.
São nas horas difíceis que se prova a fé. Crer em Deus quando tudo está nos eixos é muito fácil. E crer somente nas promessas da Bíblia, mas achar impossível cumprir os deveres é bem mais superficial.
Obrigada, Patrícia. Este ensinamento aprendi com você a anos e realmente funciona. Vou falar que este ensinamento evita até brigas em família ou com amigos. As pessoas já sabem que com você há limites e elas não podem abusar. Até porque dos 99% que não devolve, a grande parte ainda vira seu inimigo por você perguntar quando o dinheiro devolvido. É um conselho bíblico maravilhoso.
Minha sogra sustenta a filha dela e fica incomodando os outros filhos por causa disso e quando ela é repreendida ela só chora e continua do mesmo jeito.
Nesse caso, qualquer “ajuda” só vai atrapalhar…
Excelente
Olá Patrícia! Lembrei da expressão popular sobre “fazer o bem sem olhar para quem”, que a cada dia se mostra ser uma “falácia” porque na maioria das vezes, o que é o “fazer o bem” acaba sendo prejudicial ao próprio autor da ação, por não avaliar a situação, não refletir sobre as consequências e então decidir sobre a melhor alternativa. Às vezes, não envolve somente fazer um favor para terceiros (emprestar o nome, cartão, CPF, etc), pode ser algo simples do tipo “eu, para eu mesma” Por exemplo: fazer uma compra desnecessária, por impulso do tipo “eu mereço” ou se “fulano de tal pode, eu também posso” e não perceber que isso pode levar a pessoa a mergulhar no “labirinto do consumismo”. Abraços
Realmente! A mente do ser humano é complicada…
A educação financeira é essencial na vida de qualquer pessoa. No caso explicado aqui se refere aos cristãos, a Bíblia diz que sendo o cristão justo, ele vive por fé! E fé não é pular do viaduto crendo que nada acontecerá. Isso tem outro nome: suicídio! Orar a Palavra de Deus, declarando cada promessa ali escrita tomando para si como verdade, faz com que a nossa mente seja renovada o tempo todo e a solução chega, sem sombra de dúvida! Basta crer para ver (e não o contrário). A planilha que você ensinou fazer, anotar diariamente cada despesa não é um bicho de sete cabeças, mas é ter disciplina. Eu abri mão de muitos caprichos (e não venham dizer que não têm caprichos, porque tem sim, rsrs) e hoje vivo uma vida em paz, garantindo o pão na minha mesa e a gratidão e alegria pela modo de vida que venho construindo a cada dia!
A Biblia realmente é um manual e Deus muito carinhoso com a gente sempre nos ensinando sobre tudo
Gostei muito do vídeo. Eu mesmo sou uma que estou muito endividada e nem sei por onde, começar a me organizar. Peço a Deus sabedoria.
Obrigada
A Bíblia fala o marido é o cabeça da mulher, e ele é o provedor da família. E já ouvi vários pregadores dizer que o casal tem que ter conta conjunta. E quando o marido não tem responsabilidade com as finanças e todo mês pede socorro a mulher?
As pessoas são diferentes e é preciso entender a realidade de cada um. Seria realmente ótimo se o casal fosse unido e equilibrado em tudo, mas infelizmente, não é isso que vemos em muitos casos.
“Chicote Santo” Patrícia, ” chicote Santo ” rsrsrsrsrs obrigado ! Vou entrar no grupo. Abraços .
Patrícia boa tarde.
Tudo bem ?
Gosto muito das suas publicações e gostaria de lhe enviar um e-mail , referente a uma situação.
Haveria essa possibilidade. ?
Pode mandar aqui mesmo que eu respondo sem publicar!