Ladrões de tempo – Internet, a grande vilã

Todo mundo tem uma certa noção do tempo que a internet tem roubado de todos nós. Mas talvez você ainda não tenha parado para fazer as contas… Surpreenda-se com o post de hoje!

internet

 

Segundo a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada em dezembro de 2014, os brasileiros passam, em média, cinco horas por dia usando a internet durante a semana e mais quatro horas e 24 minutos por dia aos fins de semana. Isso dá um total de mais de 33 horas por semana. O que mais faz o brasileiro acessar a rede são notícias e entretenimento, em igual porcentagem. Depois vem o acesso devido ao trabalho e aos estudos.

O que quero destacar aqui é uma conta rápida:

Se o brasileiro passa 33 horas por semana na internet, o número de horas conectado por mês chega a 132. Considerando a jornada normal de trabalho de 8 horas por dia, podemos dizer que o brasileiro passa mais de 16 dias de trabalho, por mês, conectado à internet. Dezesseis dias! Já pensou no que você faria se ganhasse 16 dias a mais no seu mês?

Agora seja sincera: a maior parte do tempo que você passa na internet tem sido realmente útil? Será que você entra no Facebook apenas para dar uma olhadinha e, quando se dá conta, lá se foram 40 minutos?

Eu trabalho conectada à internet durante boa parte do meu dia, 5 ou 6 dias por semana, por isso, tive que aprender a manter essa ladra de tempo algemada! Preciso ter muita disciplina para manter o foco no que realmente tenho que fazer na internet e não ficar perdendo tempo com coisas que não acrescentam nada.

Para ganhar tempo, tento padronizar tudo o que faço:

  • Tenho uma rotina para pagamento de contas, assim evito de ficar entrando no site do banco cada vez que chega uma conta para pagar;
  • Separo um tempo para responder às leitoras e encaixo quantas couberem naquele dia, deixando as demais para o dia seguinte. Eu amo responder às minhas leitoras, só que elas estão crescendo (graças a Deus) e euzinha sou uma só!! 😀
  • Acesso os e-mails a cada hora e já trato de resolver imediatamente o que for possível. O que tiver que esperar, envio um e-mail confirmando que recebi e que responderei em breve (isso evita que a pessoa me mande outro e-mail ou me ligue perguntando se recebi o e-mail dela);
  • Não fico de papo furado no telefone. Por mais que eu goste de conversar, minhas ligações só são longas quando se trata de algo que realmente vale a pena, caso contrário é pá-pum!
  • Silencio ou saio de grupos de WhatsApp que possuem muitas pessoas ou cujo assunto não justifica uma mensagem rápida. Aliás, WhatsApp é para ser usado em mensagens rápidas e urgentes e não para mandar  textos grandes ou falar de assuntos que podem esperar. Para isso existe o e-mail.

Detox_Daniel–cropNestes 21 dias de detox áudio/visual, certamente você vai ganhar algo que vale mais do que dinheiro: tempo. Como dissemos no primeiro post sobre esse assunto, nesse período você pode acessar a internet para questões de trabalho ou estudo, mas não deve acessar para entretenimento, nem mesmo para ler as notícias, pois elas nos intoxicam demais.

Faça como a nossa leitora Carolina, que postou o seguinte comentário na semana passada:

“Vou usar este tempo para fazer o que eu tanto reclamava não ter tempo! Vai arrebentar!”

Esse é o espírito dos 21 dias! Para não perder nenhuma postagem…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

CofrinhosE antes de ir embora, que tal uma passadinha na nossa loja virtual? Quem adquirir qualquer produto até amanhã estará concorrendo a esse par de cofrinhos fofos.

Lembrando que todas as pessoas que compraram no mês de setembro estão automaticamente no sorteio, OK?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Jarlenys Dias diz:

    Olá, Paty!
    Socorro! Ando a toda hora conectada com Internet até a hora de dormir. Dormi muito tarde e acordei um pouco tarde. Que vergonha! 🙁
    Mesmo participando em Jejum de Daniel, perco imensa horas a pesquisar os blogs dos bispos e das suas esposas, YouTube e outros demais blogs das obreiras. Aí, nao consegui nada . Quando quero ficar sem ir internet, fico preocupada com mensagens, audios e videos dos bispos que poderiam acrescentar algo na minha vida espiritual. Por favor, como ter equilíbrio sem perder muitas horas na Internet?
    Agradeço imenso.
    Beijinhos

    • Patrícia Lages diz:

      Jarlenys, não é passando horas a ouvir mensagens que você irá ser beneficiada. Peça a Deus que lhe mostre quais blogs deve ler e mantenha-se nesses. Defina o tempo diário que usará a internet e coloque um alarme. Terminou o tempo, desligue e não volte a entrar. Isoo vai ajuda-la a ter equilíbrio. Meditar sobre o pouco que lê é melhor do que ler sem parar. Bjs

  • Tamiris Matias Soua diz:

    Suas postagens me vivificam 😀 gosto de por em pratica tudo que a senhora diz e ainda passo ao meu marido tudo oque leio aqui no blog! Estou vivendo a fé do jejum de Daniel, e permanecerei até o fim! Vamos nesta fé! Beijos…

  • Carolina diz:

    Realmente é impressionante o tempo que perdemos com esses ladrões de tempo. Tenho feito isso, Paty, o tempo que eu perdia com as redes sociais, tenho dedicado a fazer coisas muito mais edificantes! Gosto muito das suas postagens! 😀

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Critiane Belotti Solís diz:

    Post muito legal ! Que horas vc estará em Campinas dia 17.10 ?

    • Patrícia Lages diz:

      Provavelmente às 16h, mas vamos confirmar mais adiante! Bjs

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Olá!
    Eu estou conseguindo manter algemado este ladrão do tempo, quanto a internet…. Eu estudo também utilizando o computador… então a página da rede social até fica online…. mas eu verifico somente a cada hora e meia… quando paro para “alongar as pernocas”, tomar um café e espiar a rua aqui da janela (como agora, rsrrs).
    Abraços,

  • Juliana Rangel diz:

    Oi Pati Deus é tão grande que o Jejum de Daniel venho no momento espetacular porque estava vendo que estava ocupando o meu tempo na net mais do que devia e até no meu trabalho estava atrapalhando a qual hoje estou tendo que colocar em dia o que estava ficando atrasado,e quando vejo o seu post eu pensei ta ligado é isso mesmo essa é a fé,poxa que pena que não tive ainda o prazer de lhe conhecer pessoalmente,teria um imenso prazer em lhe dar um grande abraço e te agradecer por tudo e por se deixar ser usada por Deus para nos ajudar que Deus a abençoe mil vezes mais,bem que se tivesse condições você apresentar o seu livro na Catedral Mundial da Fé do RJ para quem crer tudo é possivel ne rs

    • Patrícia Lages diz:

      Seria um grande privilégio! 😀

  • Sula Laiane diz:

    Tá ligado!

  • Carla Luiza Ireno diz:

    Oi Paty,

    realmente, a organização está fazendo parte da minha vida. Estou aprendendo a me organizar, não é fácil; mas eu chego lá =)

  • Sabrina Mix diz:

    Estou com uma dúvida: esse desafio é o mesmo que já foi feito em abril? As lições serão dadas apenas por e-mail ou serão reproduzidas aqui no blog também?

    Na verdade, eram duas dúvidas! 😀

    Beijos e sucesso!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Todos os dias teremos um post, mas quem faz o desafio é você mesma, se abstendo das coisas que a intoxicam e trocando o tempo que era investido nisso em coisas que a farão ser mais produtiva e positiva. Bjs!

  • jaqueline carvalho diz:

    Estou nessa fé!

  • Isabela Balado Duarte diz:

    Adoraria ter uma agenda 2016 bolsa blindada…
    Pense nisso!!!
    Grande beijo!!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: