Investimentos: como eles funcionam?

Hoje em dia é comum ouvirmos que guardar dinheiro no banco não dá retorno algum, mas será que isso é mesmo verdade? Confira o post de hoje e fique por dentro!

investimentos

Creio que todo mundo concorda que guardar parte do que se ganha é uma boa estratégia para quem não quer ser pego desprevenido, certo? Então por que ultimamente ouvimos tanto que guardar dinheiro no banco não compensa?

Talvez porque os rendimentos não sejam tão grandes quanto no passado, na época da inflação altíssima, quando tínhamos a (falsa) impressão de estarmos ganhando muito dinheiro.

Hoje em dia o retorno pode parecer pequeno, mas quando poupamos escolhendo o melhor tipo de investimento para o nosso momento de vida, para o valor que queremos poupar e pelo tempo que nos é possível, teremos, sim, uma operação vantajosa.

Muita gente me pergunta qual é a melhor aplicação, mas isso depende de algumas variáveis e é aí que muita gente se perde. Para ficar mais fácil de entender, vamos comparar as aplicações com opções de transporte: você pode achar que ônibus sempre será a solução mais barata e que táxi e avião são caros, mas nem sempre isso é verdade! Olha só:

transportation-icon-on-metal-internet-button-original-vector-illustration_48983578Se você vai percorrer um trajeto curto, carregando um monte de bagagem, o táxi pode ser uma ótima opção: confortável, te deixa na porta do local, não precisa dividir com ninguém e você não tem que carregar aquele peso todo. Mas se você for de São Paulo ao Rio de Janeiro (600km), ir de táxi fica totalmente inviável!

Nesse caso, você já teria que pensar em ir de ônibus de turismo ou avião e aí tem outras coisas que precisam ser avaliadas: se você precisa chegar rápido para uma reunião de negócios onde poderá fechar um contrato bacana, mas não dispõe de 6 horas para fazer o trajeto SP/RJ, o avião será a melhor opção. Porém, se você está com tempo, indo viajar a passeio, o ônibus seria mais econômico.

Viu como tudo depende das circunstâncias, do tempo e da expectativa de retorno?

Se você quer conhecer algumas opções de investimento para guardar parte do seu 13º salário, um bônus ou o dinheiro que conseguiu economizar ao longo do ano, clique no link deste banco. Este link não é patrocinado pelo banco, mas estou utilizando como exemplo, pois me parece bem completo e fácil de compreender.

E mais: você não precisa ser cliente do banco para ter acesso a essas informações e isso é bem legal! 🙂

Para voltarmos a falar mais sobre investimentos, deixe seu comentário abaixo dizendo sobre o que gostaria de saber e nós vamos atrás da informação, ok?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Investimentos
  • Larissa diz:

    Boa tarde Pati!!

    Bem interessante seu post de hoje.

    No momento estou investindo apenas em minha previdência privada, mas logo começarei outros investimentos.

    Bjss

  • Rebeca Beserra diz:

    Oi, Paty! Excelente post. Sou leiga nesse assunto e, ultimamente, tenho estado bastante curiosa sobre ele. Como fazer meu dinheiro poupado render mais um pouquinho? Quanto poupar todo mês? Sou leiga mesmo. Então, tudo o que você tiver pra ensinar em seus posts vai servir pra mim. Um bjão! ;* E obrigada.

  • DANIELE FERNANDES diz:

    Oi Paty!! gostaria de saber um pouco mais sobre investimentos no tesouro direto.
    Bjs😘😘

    • RENATA AMARANTE diz:

      Tenho o mesmo interesse, ou seja, saber como aplicar no tesouro direto.

  • Gledis Souza diz:

    Boa tarde,Patricia
    Gostei do post e deixo aqui a minha sugestão.
    Acredito que assim como eu exista outras pessoas que tenham interesse em saber mais sobre o Tesouro Direto.

    Obrigada

  • rodrigo diz:

    olá vi sua reportagem no programa da katia no dia 10 de novembro 2016 voce falando de investimentos pelo que entendi o dinhero estava rendendo 1,5 por cento, minha duvida era qual rendimento paga isso hoje????? desde ja agradeço, obrigado

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Rodrigo! Como dissemos no programa, investimentos dependem de uma série de coisas, principalmente do valor a ser investido e do tempo que o dinheiro ficará lá. Faça uma simulação do que pretende investir e veja as taxas. Abs e obrigada pela visita!

  • SANDRA VENTURIM diz:

    Patricia,
    como sempre assertiva! Tenho interesse pois estou economizando para dar entrada em um imóvel e gostaria de saber a melhor forma de investir meu dinheiro e também uma reserva para emergência…. Beijo

  • Elisângela diz:

    Patrícia, gosto muito de investimentos. Mas, gostaria de sugerir um post sobre casamentos. Formas econômicas para o grande dia. Até que ponto não é desperdício fazer uma confraternização? Conto Conto

  • Paloma diz:

    Oi Patrícia boa noite. Gostaria de saber sua opinião sobre o dinheiro aplicado em caderneta de poupança. Vc acha que o período que estamos passando pode colocar em jogo o dinheiro aplicado. Se corremos o risco de ter dinheiro bloqueado como aconteceu no passado. Gostaria de saber também sobre a relação entre investimentos e imposto de renda. E mais sobre tesouro direto. Beijos. Obrigada.

  • Breno Moreira diz:

    Olá
    Gostaria de saber sobre investir em moeda estrangeira como o dólar e euro.

  • Mayara diz:

    Gostaria de saber mais sobre as opções de investimentos que posso fazer a curto e longo prazo

  • Bruna diz:

    Oi Paty
    Amei esse assunto, porém gostaria de entender mais, pois quando eu leio algo a respeito, parece que estão falando árabe pra mim kkkk (não entendo nada).
    Meu marido esta pesquisando bastante sobre a moeda Bitcoin. Você acha uma boa oportunidade?
    O que não quero, é ficar parada… Quero aprender a investir

  • Josefa diz:

    Oi Paty nossa vc leu meus pensamentos, queria muito que vc falasse sobre investimentos. Quero que vc pesquise as melhores corretoras para quem quer investir.

  • Erika Queiroz diz:

    Olá Patricia, também gostaria de ter informações sobre o investimento para aposentadoria, aquela que poupamos no banco de forma particular: previdência privada. Abraço.

  • Debora diz:

    Fiz o teste e meu perfil é conservador.O q significa ?

    • Patrícia Lages diz:

      Que vc não gosta de arriscar, que prefere investimentos que rendam menos e não tragam riscos do que os que rendem mais, mas podem trazer riscos.

  • Ludmila diz:

    Boa tarde Patricia;
    Eu gostaria que vc fizesse um post sobre financiamento imobiliario. Eu vi no seu curso na EDUK que o financiamento imobiliario sempre é uma boa opção. As parcelas decaem e valor do imovel aumenta. Mas Vale a pena mesmo financiar? Seria o valor de 20 a 30% do imovel…ou seria melhor aplicar este valor e pagar um aluguel com o que rende?

    • Patrícia Lages diz:

      Na verdade, em finanças, nada pode ser tido como “sempre uma boa opção”. Vamos voltar a falar no assunto!

  • Vilma diz:

    Muito Bom esse Post…

    Pago uma previdência privada…
    E perguntei outro dia pra uma gerente se era bom minha previdência.
    Ela falou q sim só que as taxas do administrador estaria altas,e pediu pra me falar com a gerente pra diminuir,nao quis falar…por falta de interesse mesmo.
    Será que tenho que ir??? …tenho medo de falar e eu transferir pra outro banco como ela havia me pedido,se caso ela não tentar diminuir.

    Um grande abraço!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Vilma. Se a própria gerente diz que vc pode pagar menos, qual o problema de ir verificar? Bjs!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: